Brinquedos feitos por você sempre serão uma prioridade. São originais e podem ser decorados ao seu gosto. Mas, muitas vezes, ao costurar produtos, as artesãs se deparam com a construção de desenhos. Este artigo explica como costurar uma coruja com as próprias mãos e também apresenta uma almofada de coruja com um molde.
- O que é necessário para costurar um brinquedo
- Tudo o que você precisa para trabalhar: ferramentas e materiais
- Padrão
- Tela
- Decorando um brinquedo
- Enchimento
- Máquina de costura
- Pequenas coisas necessárias
- Como costurar uma coruja com suas próprias mãos (para iniciantes)
- Como costurar uma coruja de feltro: master class
O que é necessário para costurar um brinquedo
É claro que sem certos materiais e dispositivos não será possível obter um brinquedo, então você precisa estocar tudo o que precisa e então começar a trabalhar.

Tudo o que você precisa para trabalhar: ferramentas e materiais
Não há muitas dessas coisas, mas todas elas certamente serão necessárias para deixar o pássaro de brinquedo bonito.
Padrão
Qualquer produto começa com a construção de um desenho. Ele pode ser encontrado na internet em qualquer formato desejado ou você pode tentar desenhá-lo você mesmo. É muito fácil fazer um molde para uma coruja, geralmente composto por duas partes: o corpo, o bico e as patas. Para transferir o desenho para o tecido, você precisa usar giz ou um marcador permanente. O processo de corte é realizado com um rolo têxtil. Ao construir um molde você mesmo, para facilitar o trabalho, ele é construído em tamanho real. Além disso, ao transferir o desenho para o tecido, é necessário levar em consideração as margens de costura. Para que 2 centímetros não sejam suficientes.
Tela
Para economizar na compra de tecidos, você pode pegar e desfiar um lençol velho ou um robe de malha que não seja mais usado, o principal é que as bordas do tecido não desfiem, caso contrário, terão que ser processadas em overloque.

Atenção! Dessa forma você pode usar coisas desnecessárias e liberar espaço em sua casa.
Se os brinquedos não precisarem ser costurados para uso pessoal, mas para venda ou presente, é aconselhável comprar o material em lojas especializadas. Recomenda-se escolher apenas materiais naturais que não causem alergias e irritações na pele.
Decorando um brinquedo
Com a ajuda de renda, fitas de cetim ou retalhos de tecido, você pode decorar lindamente o produto final. Costureiras costumam usar miçangas, lantejoulas ou strass. Isso dará ao brinquedo um estilo mais luxuoso e único. Com a ajuda de botões ou rebites, você pode fazer olhos ou uma boca para a coruja.

Enchimento
O enchimento do brinquedo é selecionado de acordo com a idade da criança que irá utilizá-lo.
Por exemplo, para bebês menores de um ano, não se pode usar produtos com enchimento de trigo sarraceno calcinado (que é frequentemente usado para pesar vários lugares em brinquedos de tecido). Isso porque o bebê pode engolir acidentalmente partículas do enchimento. Para essa idade, é melhor usar algodão ou espuma de borracha dentro dos produtos. Para crianças maiores, enchimento de fibra sintética ou holofibra é adequado. Às vezes, trapos velhos e retalhos de tecido são usados como enchimento, deixando o produto bem macio. Perfeito para crianças.
Máquina de costura
Para criar um produto de qualidade, recomenda-se o uso de uma máquina de costura. Como as costuras feitas à mão não são suficientemente resistentes, isso pode danificar o brinquedo após a primeira lavagem, com os fios brilhando e se destacando. Se não tiver máquina, trabalhe apenas com uma costura dupla, o que aumentará a resistência. Também é necessário processar alguns materiais em overloque para que os cortes não se desfaçam. Se não tiver, pode usar um ponto zigue-zague para o acabamento.
Pequenas coisas necessárias
O que mais você pode precisar ao fazer brinquedos:
- agulhas e alfinetes;
- rolo têxtil;
- dispositivo para enfiar uma agulha;
- fios de cores diferentes;
- fita métrica.

Qualquer ferramenta para transferir o desenho para a tela (marcador, sabão, giz, etc.). Materiais para decoração. Pode ser qualquer coisa: pedrinhas, botões, glitter (para a versão de Ano Novo), miçangas. Você também pode costurar flores e corações separadamente e inseri-los nas patas da coruja, se desejar.
Como costurar uma coruja com suas próprias mãos (para iniciantes)
Para criar brinquedos macios, geralmente se dá preferência a tecidos duros, como jeans, feltro, malhas e chita. Eles mantêm melhor sua forma, portanto, servirão à criança por mais tempo. Antes de começar a trabalhar, é aconselhável estudar os tipos de tecidos e comprar o que você gosta. Para iniciantes, é indesejável usar tecidos muito caros, pois, em caso de falha, eles terão que ser descartados. É melhor tentar costurar em materiais mais baratos, como chita, linho ou algodão. Além disso, são naturais, o que facilita o trabalho.
Ferramentas de costura:
- Papel Whatman ou papelão;
- pedaços de tecido velho (as cores são escolhidas de acordo com o gosto pessoal);
- penugem sintética ou espuma de borracha;
- botões ou contas para os olhos;
- linhas, agulhas e um rolo de tecido.
As instruções de operação são descritas em detalhes abaixo.
Para funcionar, você precisa de um pedaço de papel com um ângulo de 85 graus e outro com um ângulo de 30 graus.

O raio desses círculos de segmentos deve ser simétrico. Como resultado, formam-se dois triângulos com base de papel convexa.
Em seguida, costure as partes para formar um cone com o material. Corte a parte superior do cone com um alfinete (cerca de um terço). Preencha o restante do cone generosamente com enchimento de poliéster e costure o furo.
Costure a ponta vazia do cone ao corpo do brinquedo, criando assim a cabeça.
Agora você precisa fazer um fundo estável para a coruja de tecido. Corte um círculo de papel, cubra-o com tecido e costure-o na base. Assim, o brinquedo ficará firme em qualquer superfície. Agora só falta costurar os olhos e decorar a coruja como desejar.

Como costurar uma coruja de feltro: master class
Materiais e ferramentas para o trabalho:
- esboço de um desenho;
- rolo de tecido;
- formigamento;
- feltro de cores diferentes (branco, preto, vermelho, verde);
- tecido com padrões ou enfeites para um brinquedo mais bonito;
- enchimento.
Coruja de feltro – o molde é composto por várias partes: a base do corpo, o bico e as patas. Como alternativa, você pode encontrar um molde na internet, imprimi-lo e recortá-lo seguindo o contorno. Fixe cada parte em um pedaço de feltro preparado, recorte-as e remova os alfinetes.
Usando um ponto corrido, costure os elementos de feltro coloridos nos espaços em branco das asas de tecido. Esconda o nó no final da costura finalizada, entre o material e o feltro. Insira um alfinete para prender o material estampado em um ponto.

Em seguida, você precisa verificar o molde para garantir que as peças estejam posicionadas corretamente e tenham o tamanho certo. Pegue o molde da parte frontal do corpo da coruja e coloque as peças pretas dos olhos sobre ele. Prenda-as com alfinetes e costure. Faça o mesmo com o outro olho.
Deve haver uma distância de cerca de meio centímetro entre os olhos e a borda do corpo. Costure as partes branca e vermelha das pupilas por cima.
Atenção! Se você estiver fazendo um brinquedo com crianças, é melhor não deixá-las costurar sozinhas; neste caso, você pode simplesmente colar os olhos usando PVA transparente.

Usando o molde do brinquedo, posicione e costure corretamente a barriga feita de material colorido e, em seguida, costure o bico e as patas. Você também precisa costurar pequenos triângulos pretos - orelhas - para completar o desenho da frente da coruja. Usando linha, borde a cauda na parte de trás do corpo.
Junte as duas peças, insira as asas entre elas e prenda-as com alfinetes. Comece a costurar da parte inferior da asa esquerda até a parte inferior da asa direita — isso deixará um espaço interno para o enchimento.
Encha a coruja com espuma de borracha ou enchimento sintético e costure o buraco.

Não aperte muito, pois as costuras podem se soltar. O produto final deve ficar bem plano. No final, você precisa remover os alfinetes da coruja. Para produtos de feltro, você definitivamente deve usar uma máquina, já que é bastante difícil costurar um tecido tão grosso, sendo necessárias agulhas maiores com um furo grande. Portanto, ao trabalhar manualmente, isso levará muito tempo.
Se desejar, você pode decorá-lo com pele, franjas ou fitas, costurar um bolso na parte de trás para pequenos itens (isso fará uma bolsa para a cozinha) e também pode fazer várias corujas para montar um conjunto de brinquedos. Além disso, se desejar, você pode costurar uma almofada de coruja com um padrão de acordo com a Figura 6.
Brinquedos deste tipo requerem cuidados especiais. Se for usado algodão ou enchimento sintético, não é recomendado lavá-los na máquina. Altas velocidades podem fazer com que o enchimento fique aglomerado e encolha. Para brinquedos de espuma, use apenas um ciclo delicado e sabão em pó líquido, caso contrário, partículas abrasivas grandes podem permanecer no interior. É aconselhável secar os brinquedos em local bem ventilado, mas longe da luz solar direta.

Concluindo, vale ressaltar que é bastante fácil fazer corujas de feltro com as próprias mãos, usando moldes. Você pode envolver crianças no trabalho, o que terá um grande impacto em suas habilidades mentais e motoras. Para costureiras iniciantes, recomenda-se assistir a várias master classes para facilitar o trabalho.




