Um belo robe no estilo japonês pode não apenas enfatizar as curvas de quem o veste, mas também adicionar ainda mais feminilidade. Tal robe expressa elegância e mistério. Como o tema do Japão e da China ainda é popular, muitas pessoas encomendam robes quimono para si mesmas ou os confeccionam. Embora o padrão deste produto tenha mudado um pouco, ele não perdeu sua elegância.
Os quimonos masculinos modernos também são usados em várias artes marciais: caratê, judô, etc. Este artigo lhe dirá como costurar um quimono, quais tecidos e técnicas escolher para isso e também como costurar um yutaka.

Seleção de material
Muitas vezes, ao costurar um quimono, limitam-se a cetim, seda ou chiffon. Esses tecidos são leves e fluidos, o que é ótimo para roupas de verão em casa. São agradáveis ao toque das mãos e do corpo e realçam perfeitamente a beleza de uma mulher. Se escolher um bom tecido e a costura for feita corretamente, você pode até receber convidados de quimono.
Importante! A base do quimono é usada ativamente por diversos estilistas para costurar vestidos de noite e de banho para uso doméstico. Se você deseja criar um robe quentinho e aconchegante, deve optar por tecidos atoalhados ou veludo.

Estampas com motivos japoneses ou chineses ficam especialmente bonitas e femininas em tecidos de quimono: sakura em flor, samurai, pássaros e montanhas. Tradicionalmente, os quimonos são feitos em várias cores: branco, carmesim, vermelho, rosa, azul e verde. Menos frequentemente, amarelo, bordô ou outros tons de vermelho são usados.

Características da costura do quimono
Mesmo que a capa seja costurada de forma adaptada e por esforço próprio, deve-se levar em consideração o estilo e as tradições japonesas. Além do tecido e da estampa, deve-se atentar para outros pontos importantes. O padrão do quimono consiste em retângulos, como o padrão do haori feminino, o que o distingue bastante das roupas comuns de estilo europeu. Formas retangulares economizam material, o que pode ser caro. Além disso, no Japão, fios macios são usados para isso, evitando que o tecido seja puxado com força.

Outro destaque do quimono está nos ombros e na cintura, escondendo assim todas as imperfeições da figura feminina. A Europa valoriza o relevo do corpo, enquanto no Japão o ideal é a planura e a uniformidade.
Importante! Uma característica tradicional do quimono é também um tipo de maquiagem que amplia visualmente os olhos. Graças a ela e às roupas coloridas, as mulheres japonesas parecem bonecas.
Tirando medidas
Antes de começar a costurar, você precisa tirar as medidas básicas do corpo. Para um quimono, elas são: Ssh, St, Sg, Sb, Di, Ds, Do, Dpt, Dr. O desenho do futuro produto pode ser feito imediatamente na tela. Mais instruções:
- Vale a pena começar com uma grade - linhas auxiliares;
- A borda inferior da tela é rotulada como “Inferior”;
- Do “fundo” Dee é disposto perpendicularmente à dobra;
- A partir do ponto inicial, meça Ds + 2 centímetros - nível da cintura;
- Também, do original para baixo, meça Cg * 1/3 + 10 centímetros - nível do peito;
- Na dobra na altura do peito, meça Cg * ½ + Pg. É importante lembrar que Pg não deve ser menor que 6 centímetros, e o valor de Cg * ½ + Pg não deve ser menor que Cb + Pb. Pb pode ser minimizado - até 2 centímetros;
- Meça a largura do broto a partir da dobra na tela, igual a Cw * 1/3 + 1,5 centímetros. A partir do ponto resultante, marcado com uma cruz na imagem, reserve Dp ao longo do original;

- Meça a profundidade do broto ao longo da dobra da tela em relação ao original. É igual a 1/3 da largura;
- Conecte todos os pontos do broto com uma linha suave;
- Incline o corte do ombro, medindo 3 centímetros para baixo a partir da vertical original;
- Encurte a manga de uma peça em 3 centímetros a partir da costura lateral;
- Desenhe uma bissetriz a partir do canto da cava em 5-7 centímetros e marque suavemente a parte inferior das mangas e a costura lateral;
- Recorte a parte de trás com margens mínimas e coloque-a no lugar da prateleira;
- Corte uma prateleira na parte de trás.

Características do padrão de base do quimono
Um quimono é um robe de tamanho único que se adapta a qualquer tipo de corpo. A largura padrão das costas de um quimono é de 60 cm. Ele é drapeado na figura com a ajuda de um cinto e a peça não parece muito grande. Se for necessário mais volume, cunhas são adicionadas à base.
Importante! Um quimono tradicional é feito de tecido com 30 cm de largura. Para isso, é necessário cortar uma parte traseira costurada, mas se o tecido tiver mais de 30 cm de largura, isso não é necessário, a menos, é claro, que você precise repetir exatamente um quimono tradicional.
Ao cortar, são utilizadas apenas formas geométricas simples. A parte de trás é um retângulo com 60 cm de largura e o comprimento necessário. As prateleiras têm 45 cm e a borda da cintura é cortada a 15 graus em relação ao pescoço. O pescoço é processado a partir de uma prateleira de tecido de 10 cm de largura. Outra característica é o comprimento total do produto. Geralmente, ele é feito 20 cm mais longo do que o necessário.

Características do padrão da manga
As mangas também são cortadas em retângulos. Ao contrário de peças adaptadas com mangas finas e justas, um quimono tradicional tem mangas bem largas, costuradas nos cantos. A manga do quimono é costurada na base não ao longo do corte completo, mas apenas em metade dele. A parte maior da manga, dobrada ao meio, não cai sobre o braço, mas sobre a borda da manga. As bordas abertas que permanecem são costuradas nos cantos. É exatamente assim que esse tipo de quimono é obtido, o que o distingue de outros robes semelhantes.
Como costurar um quimono sem molde
Para costurar, você precisará de um tecido leve ou de uma toalha felpuda grande. No segundo caso, você obterá um robe quente e macio para o banheiro e a banheira. O quimono é um daqueles tipos de robe que podem ser costurados sem molde, com os detalhes do futuro produto sendo transferidos para o tecido a partir de papelão ou papel. Os esboços a seguir mostram como isso pode ser feito a partir de um pedaço retangular de tecido.




Como costurar um yukata: molde e costura
Yukata é o mesmo que quimono, mas é feito de tecidos com estampas em branco e azul ou branco e cinza. É um tipo de quimono, geralmente feito de algodão. As mangas de um yukata podem ser mais curtas do que as de um quimono, mas ainda são amarradas com um cordão durante o trabalho. Ao contrário de outros tipos de quimono, o yukata pode não ser feito de seda. Esse produto é mais barato, usado para sair e em férias. Às vezes, é usado para dormir. Em outros aspectos, incluindo o padrão ou a costura, sua fabricação, bem como sua aparência, não é diferente de um quimono de seda tradicional.

Decoração
Para dar ao produto uma característica especial, ele é costurado em várias camadas. Tudo depende do tipo e da finalidade do quimono. Uma decoração pode ser modesta, enquanto outra pode ser muito provocativa. Não apenas a cor e o material desempenham um papel importante, mas também o comprimento e a transparência.
Tradicionalmente no Japão, as meninas decoram seus quimonos com:
- Cadarços de diferentes formatos;
- Fitas de cetim;
- Cadarços de diferentes comprimentos;
- Potes grandes nas costas ou no cinto.

Como usar um quimono corretamente
Além da costura, será interessante aprender como usar o produto e quais regras devem ser seguidas. Ao vestir um robe, você precisa endireitar as costas, esticar o queixo e endireitar os ombros. É preciso se mover com suavidade. O ato de exibir partes do corpo escondidas atrás do tecido é considerado indecente. Essa regra é um símbolo da igualdade entre a beleza das meninas e o declínio da juventude das mulheres mais velhas. Embora as mulheres japonesas modernas não sejam mais tão honrosas em relação ao uso de quimonos, o processo de costura e vestimenta ainda é considerado uma verdadeira arte.

Assim, o molde de um quimono feminino é um processo simples e emocionante que até mesmo artesãs iniciantes podem realizar. Ao costurar um robe assim, você pode surpreender seus entes queridos e economizar dinheiro em roupas para casa.




