Muitas pessoas se interessam em como costurar uma manta de bombons com as próprias mãos. Algumas querem economizar dinheiro, outras querem praticar costura ou criar um visual único. Não é difícil fazer isso, até mesmo um iniciante pode dar uma aula magistral, mas primeiro você precisa descobrir o que é essa manta.
- O que é um cobertor de bombons e por que ele é necessário?
- O uso de cobertores bombon e as diferenças entre as variedades "adulto" e "infantil"
- O que você precisa preparar para costurar
- Seleção e preparação de materiais
- Calculando a quantidade de tecido e escolhendo uma opção de corte
- Como costurar um cobertor de bebê usando a técnica bombom
- Como costurar protetores de berço usando a técnica "bombom"
- Quais cobertores não podem ser costurados usando a técnica de bombom passo a passo
- Como cuidar de um cobertor de bombom
- Como lavar um cobertor de bombom
O que é um cobertor de bombons e por que ele é necessário?
Um cobertor bombom é um tecido com dois lados diferentes. De um lado, parece um cobertor comum e, do outro, há volumosos fragmentos quadrados do mesmo tamanho, preenchidos com tecido. As bordas do bombom podem ser decoradas com uma borda larga ou outros elementos decorativos, tornando-o um ótimo complemento para o interior de qualquer casa.

A manta bombom é baseada na técnica de bordado patchwork. Essa técnica de costura é utilizada desde a antiguidade. O problema é que, muitas vezes, as pessoas não tinham tecido, então tinham que costurar com os fragmentos que encontravam. Agora, esse estilo passou por algumas mudanças. Primeiro, começaram a usar tecidos bonitos e de alta qualidade e, segundo, o esquema de cores da manta é cuidadosamente pensado. Além disso, a principal diferença em relação ao patchwork é o volume – obtido pelo enchimento de fragmentos.
O uso de cobertores bombon e as diferenças entre as variedades "adulto" e "infantil"
Este cobertor tem uma ampla gama de aplicações. Pode ser usado como capa para dormir. Também será uma adição interessante e incomum ao design do quarto e dará ao interior um estilo único. Pode ser usado em diferentes situações:
- como um tapete para uma criança. Crianças são inquietas e caem com frequência, e um cobertor assim pode suavizar o impacto e proteger contra ferimentos;
- como manta para sofá. Cobertores de qualquer tamanho podem ser usados para esse fim;
- como substituto de uma colcha. O Bonbon dará ao interior um visual único e bem cuidado;
- em vez de um cobertor. Esse cobertor é muito quente, você pode se cobrir com ele nas noites frias de inverno, sentado em uma cadeira.

A principal diferença entre um cobertor de bebê e um cobertor de adulto é o tamanho. Mas também há diferenças no estilo. Por exemplo, ao fazer um cobertor de bebê, você pode usar muitas cores vibrantes e comprar tecidos com estampas dos personagens de desenho animado favoritos dele. Um cobertor de adulto deve ser feito de forma que não se destaque do estilo do quarto.
Importante! Um cobertor em tons neutros pode ser considerado universal; ele ficará harmonioso em qualquer interior.
O que você precisa preparar para costurar
Para costurar você precisará dos seguintes materiais:
- tecido de base;
- tecido para fragmentos;
- recheio;
- fios;
- pinos;
- tesoura;
- caneta hidrográfica.
Seleção e preparação de materiais
A base do cobertor será um simples pedaço de tecido. Um lençol comum servirá para esse propósito, já que não ficará visível de qualquer maneira. Mas deve ser macio e agradável ao toque, pois estará em contato constante com o corpo.
Observe! Cada pessoa escolhe o tecido para os componentes do cobertor de acordo com seu gosto. Você pode usar materiais sintéticos e naturais. A paleta de cores também pode ser variada. Alguns preferem o minimalismo, e uma ou duas cores serão suficientes para eles, enquanto outros preferem recriar todas as cores do arco-íris.

O enchimento deve ser de alta qualidade e não deve amassar ao ser lavado. Uma ótima opção seria o enchimento sintético. Algodão e seus derivados não podem ser usados para enchimento. Esses materiais perdem a aparência após a primeira lavagem e também acumulam umidade dentro do cobertor.
Os fios devem ser selecionados de acordo com as cores dos tecidos para os fragmentos. Cada elemento deve ser costurado em sua própria cor para que não se destaque do conjunto.
Você também precisará de um pequeno conjunto de alfinetes para prender temporariamente as peças ao cobertor e um marcador para marcar o tecido.
Calculando a quantidade de tecido e escolhendo uma opção de corte
Para determinar a quantidade de tecido necessária, primeiro você precisa escolher uma base. O tamanho depende de como o bombom será usado. Se for para a finalidade pretendida, é melhor escolher um lençol. Ele pode servir de molde para outro tecido. Você também pode usar uma capa de edredom para esse fim.

No caso de um bombom infantil, você também precisará de um molde. Somente um mestre em seu ofício poderá selecionar a quantidade necessária de tecido a olho nu.
O padrão depende do tamanho do tecido. Primeiro, você precisa tirar as medidas e depois calcular como marcar o tecido. Normalmente, são usados quadrados, mas em alguns casos, o tamanho da base não permite que sejam costurados harmoniosamente. Nesse caso, você pode usar retângulos. Eles também podem ser alternados com quadrados.
Por exemplo, uma fileira pode ser feita de quadrados com 15 cm de lado e a próxima fileira de retângulos de até 30 cm de comprimento. Em geral, tudo depende da situação. Por exemplo, se os quadrados não couberem, você pode cortar o excesso da base.
Atenção! O uso de formas retangulares não é tão popular neste estilo. Quadrados são considerados a opção clássica.
Como costurar um cobertor de bebê usando a técnica bombom
Primeiro, você precisa preparar todos os materiais e fazer os cálculos. Para um cobertor de bebê, é aconselhável escolher tecidos de cores vibrantes com estampas grandes. Primeiro, você precisa decidir o tamanho. Abaixo, você encontra instruções sobre como costurar um cobertor de bombom para uma criança:

- Marque a base. Para um cobertor de bebê, um comprimento de 170 cm e uma largura de 136 cm serão suficientes. Essa base pode ser dividida em quadrados com 17 cm de lado; você precisará de 10 de comprimento e 8 de largura.
- Você precisa decidir o padrão do cobertor. Por exemplo, você pode escolher duas cores e organizá-las em um padrão xadrez. Linhas diagonais de três cores também ficam lindas.
- Agora você precisa pegar o tecido para as formas, costurar uma tira de 8 quadrados e prendê-la à base com alfinetes, seguindo as marcações. O tecido não deve ficar apertado na base; você precisa fazer pequenos bolsos com ele, que serão preenchidos com enchimento.
- Em seguida, você precisa costurar cada quadrado na base, na parte superior e nas laterais, sem tocar na parte inferior.
- Agora você pode encher cada quadrado com enchimento e costurá-lo na base por baixo.
- Seguindo o molde, costure as tiras restantes na base. O produto final pode ser decorado com elementos decorativos, como debrum.

Como costurar protetores de berço usando a técnica "bombom"
Qualquer criança, mesmo que ainda não tenha aprendido a andar, precisa de proteção na cama. Protetores de berço ajudam a proteger a criança não só de colisões, mas também de correntes de ar. Para crianças mais velhas que já conseguem andar, eles são simplesmente insubstituíveis. Protetores de berço feitos com a técnica "bombom" serão uma excelente solução, pois possuem todas as qualidades necessárias. São muito macios e não ocupam muito espaço. Você pode encontrar produtos prontos em lojas, mas é mais fácil costurá-los você mesmo.

Fazê-los não é difícil. Primeiro, você precisa tirar as medidas do berço e, em seguida, decidir o formato e o comprimento das partes retangulares. Uma cama padrão tem laterais de 60 x 30 cm. Elas são divididas em quadrados com 15 cm de lado. A técnica de costura é a mesma de um cobertor, mas você precisa levar em consideração algumas características. Primeiro, você precisará de menos enchimento, caso contrário, as laterais ocuparão muito espaço livre na cama. Em segundo lugar, é aconselhável escolher tons de tecido que tenham um efeito calmante, já que as laterais estarão constantemente na frente dos olhos da criança. Você pode escolher um tecido com estampa de estrelas, lua ou nuvens.

Também não é recomendado decorar adicionalmente as laterais com pequenas decorações que podem ser facilmente arrancadas.
Quais cobertores não podem ser costurados usando a técnica de bombom passo a passo
A técnica do bombom impõe algumas restrições ao formato das mantas produzidas. Como a base é feita de almofadas quadradas ou retangulares, não é possível fazer uma manta redonda ou oval.

Como cuidar de um cobertor de bombom
Não é recomendado lavá-lo à mão, caso contrário, o cobertor ficará rapidamente inutilizável. Também não é recomendado repetir este procedimento com muita frequência. Não seque na máquina de lavar ou com aparelhos elétricos especiais. Como o enchimento é feito de materiais que não absorvem água, o tecido seca rapidamente ao ar livre. Mas é importante garantir que não fique exposto à luz solar direta. É melhor colocar o cobertor na horizontal.
Importante! Algumas fontes afirmam que você pode secar um cobertor de bombons na máquina de lavar em velocidade baixa.
Além disso, você precisa seguir algumas regras ao passar. Nunca passe as almofadas superiores, no máximo você pode molhá-las com vapor a uma curta distância.
Como lavar um cobertor de bombom
É permitido lavá-lo apenas no modo "lavagem delicada", a uma temperatura não superior a 30 graus. Se o tamanho for muito grande e o cobertor não couber no tambor da máquina de lavar, recomenda-se levá-lo à lavanderia. Após a lavagem, é aconselhável deixá-lo em um suporte especial para remover o excesso de líquido.

Em geral, qualquer pessoa pode fazer um cobertor com as próprias mãos (bombom). O processo de criação deixa bastante espaço para a criatividade, e cada pessoa pode se expressar. Até mesmo um iniciante pode costurar um cobertor bombom. Não requer muito tempo e materiais para fazê-lo, mas o resultado fará com que você se orgulhe de si mesmo. Além disso, se você fizer com as próprias mãos, ele o aquecerá muito melhor no inverno.




