Moldes para camisas femininas e masculinas: ordem de costura

O melhor presente para um homem ou uma mulher será uma camisa costurada à mão. No processo, você pode criar um esboço exclusivo, levando em consideração as características individuais da figura. Além disso, você pode usar qualquer tipo de tecido, diversos acessórios, métodos de corte e processamento de peças. Um detalhe bem feito se tornará um detalhe ideal para a imagem do escritório.

Nuances de costura

Antes de começar a costurar um item de guarda-roupa de escritório para mulheres/homens, vale a pena escolher o tecido certo. Depende muito da época do ano – existem tipos especiais de tecidos para costurar camisas quentes. Se considerarmos o padrão, as opções ideais serão tecidos como cetim, popeline, cambraia e algodão.

Características distintivas
Características distintivas

Para costurar uma camisa para mulher/homem, você precisa escolher o modelo certo. Há muitas opções — com mangas compridas ou curtas, com gola virada para baixo ou alta, com corte ajustado ou solto. Há peças que podem ser usadas para criar um visual oversized. A variedade de modelos pode ser extensa. Mas ainda vale a pena prestar atenção aos pontos que diferenciam os modelos masculinos e femininos.

Para mulheres

O padrão de uma camisa feminina terá várias diferenças. A primeira é a presença de pinças sob o peito e uma silhueta ajustada. Além disso, inserções decorativas de renda ou outro material podem ser usadas. Naturalmente, o tamanho do produto também será um diferencial. Outros aspectos visuais são pouco diferentes do exemplo masculino.

Para homens

Antes de costurar uma camisa masculina, vale a pena conhecer algumas de suas diferenças em relação a uma feminina. A primeira é o tamanho. A segunda é a silhueta mais solta e o corte simples.

Componentes do produto
Componentes do produto

O modelo masculino tem menos pinças e quase nenhum detalhe decorativo.

Medidas

Para garantir que a camisa costurada seja do tamanho desejado, você precisa tirar as medidas necessárias. Todos os dados devem ser anotados para evitar confusões. A versão correta do molde pode ser preparada com as seguintes medidas:

  • Circunferência do pescoço "OC". Coloque a fita métrica bem na parte inferior.
  • Circunferência do peito "OG". A circunferência do peito deve ser medida sob as axilas.
  • Circunferência da cintura "OT". Encontre o ponto exato do tronco.
  • Circunferência do quadril "OB". As medidas devem ser tiradas aproximadamente 20 cm abaixo do umbigo.
  • Largura do peito "Ch" e largura das costas "B". Insira réguas sob a depressão muscular. Usando uma fita métrica, meça a menor distância entre esses objetos.
  • Comprimento do ombro "SL". Determinado a partir da linha que mede a circunferência do pescoço até a altura do ombro.
  • Comprimento do braço, incluindo o ombro, da linha do pescoço até a primeira articulação do polegar.
  • Determine a circunferência do bíceps.
  • Circunferência do pulso.
  • Comprimento das costas. Da linha do pescoço até o cóccix.
  • Comprimento do ombro à cintura, frente e costas do tronco.

Esta é uma variante de tirar medidas para costurar uma camisa masculina, mas este padrão também é adequado para um tipo clássico de camisa feminina.

Você pode estar interessado nisto:  Moldes e ordem de costura de túnicas: opções simples e rápidas
Tirando medidas
Tirando medidas

Informações adicionais! Ao fazer medições, não aperte demais a fita métrica.

Ao tirar as medidas, vale a pena considerar algumas nuances do modelo. Por exemplo, se você precisa costurar uma camisa túnica para uma mulher, o comprimento do pescoço até a barra deve ser maior. Ao mesmo tempo, é aconselhável fazer uma extensão nos quadris, tirando medidas gradualmente ao longo de todo o perímetro das nádegas.

Materiais

Antes de começar a costurar um produto, você precisa preparar não apenas o tecido, mas também as ferramentas certas. É importante considerar a qualidade das ferramentas selecionadas, pois disso dependem o resultado e a aparência da peça.

Matéria
Matéria

Para costurar um item de qualidade, você precisa preparar o conjunto certo de ferramentas:

  • Uma máquina de costura de qualquer configuração. Você precisa selecionar uma agulha adequada ao tipo de tecido escolhido. Também deve haver uma agulha dupla, o que ajudará a formar um ponto bonito.
  • Para deixar marcas no tecido, você pode usar giz, sabão, marcadores têxteis e um cortador rotativo (cortador ou rolo copiador). Essa ferramenta se assemelha a uma roda com bordas serrilhadas ou lisas no cabo. Depois de passá-la pela tela, resta uma linha pontilhada ou contínua.
  • É aconselhável escolher uma tesoura de alta qualidade. Para modelar uma camisa, você deve usar apenas peças de molde cuidadosamente cortadas. A lâmina da ferramenta deve ser afiada e o cabo deve ser o mais confortável possível para segurar. Você pode comprar uma tesoura especial com cabo moldado. Este design permite cortar o tecido sem levantá-lo da superfície de trabalho.
  • A costura geralmente é feita em uma mesa comum. Posteriormente, você pode comprar uma mesa de corte profissional. Uma alternativa a móveis caros pode ser uma tábua de corte de papelão. Um local de trabalho confortável é especialmente importante ao modelar uma camisa, pois há muitos detalhes em seu corte.
  • Às vezes, você até precisa usar um furador, que ajudará a furar partes e detalhes particularmente densos.
  • Um abridor de casas seria uma boa ideia, pois algumas costuras podem ficar irregulares ou de baixa qualidade.
  • Você precisará de papel vegetal com tamanho de centímetro para criar um molde e papel comum para esboçar o desenho.
  • O ferro de passar é usado em quase todas as etapas da costura — ele é necessário para alisar costuras durante o processo de montagem.
  • Pequenos itens que você precisará são alfinetes de segurança e fita adesiva. Essas ferramentas são simplesmente necessárias para conectar temporariamente as partes do molde.
Kit de ferramentas
Kit de ferramentas

Além disso, você precisa preparar linhas de costura que difiram apenas alguns tons da cor do próprio tecido. Você precisará de pequenos botões para decorar os punhos e a abertura frontal.

Instruções passo a passo

Costureiras iniciantes costumam ter dificuldades para costurar uma camisa com o corte mais comum. Para concretizar sua ideia, você precisa passar por várias etapas:

  1. Construir um molde de acordo com as medidas tomadas.
  2. Em seguida, todos os detalhes são recortados do tecido.
  3. As tiras, jugos e todos os cortes no tecido precisam ser processados.
  4. Fazendo a gola e costurando-a.
  5. Depois, são preparadas as pinças para as mangas e depois são costurados os elementos.
  6. Por fim, as costuras laterais e os punhos são processados.
Algoritmo de costura
Algoritmo de costura

Essas etapas do trabalho são realizadas independentemente de se tratar de uma camisa masculina ou feminina. A diferença estará apenas nos parâmetros e no formato do molde em si. O princípio de processamento de todas as peças é padrão.

Você pode estar interessado nisto:  Criando um molde e costurando um body de renda feminino

Preparando o molde

Existem várias diferenças entre camisas femininas e masculinas, que já ficam visíveis ao preparar o molde. Para não complicar o processo de construção, vale a pena usar as opções mais básicas. Como seria um molde para uma camisa feminina simples:

Padrão feminino
Padrão feminino

Para criar uma camisa masculina, você também pode usar opções de corte simples. Normalmente, para este tipo de modelo básico, você pode usar este padrão:

Padrão masculino
Padrão masculino

Se for difícil criar um padrão sozinho ou você não tiver experiência no assunto, você pode usar estes exemplos.

Abertura

Quando o molde estiver completamente pronto, você pode começar a cortá-lo e prepará-lo. O layout preparado, para o qual todos os parâmetros previamente definidos são transferidos, é a base para a criação das partes do molde.

As partes do futuro produto são cortadas do tecido. Para fazer isso com perfeição, você precisa prender as partes de papel à tela usando alfinetes de segurança. Use giz, sabão ou um marcador para contornar os espaços em branco.

Importante! Para evitar que partes da camisa fiquem deformadas no futuro, é recomendável escolher a mesma direção do fio para todos os elementos do futuro produto.

Preparando todos os detalhes
Preparando todos os detalhes

Usando uma tesoura, recorte os detalhes. Nesta etapa, vale a pena repetir todas as linhas do contorno exatamente. Após essa preparação, você pode costurar uma camisa masculina ou uma blusa feminina no estilo masculino.

Processamento de pranchas

Faça um entalhe com a tesoura - alinhave a linha de saída da tira e desenhe uma linha de giz para baixo. Marque 6 cm à esquerda do entalhe na parte da frente, desenhe uma linha de giz para baixo, alinhave uma margem de 1 cm para o lado avesso. Marque 2,5 cm à esquerda do entalhe e desenhe uma linha de giz paralela à saída da tira. Dobre a margem de 3,5 cm para o lado avesso e pesponte na camisa. Dobre o fecho para o lado direito e costure uma linha decorativa ao longo da tira. Você obterá um fecho de uma peça com 2,5 cm de largura. No lado avesso, você obterá uma borda de 1 cm.

A vantagem de costurar essa barra é que ela é uma peça única, o que significa que não há necessidade de cortar partes extras e ajustá-las adequadamente. Não há necessidade de duplicar nada adicionalmente. Esse fecho pode parecer muito complicado, mas se o tecido for usado em uma gaiola ou tira, a barra é feita com bastante facilidade e rapidez. Deste lado da barra, as laçadas serão varridas.

Opções para processar cada parte
Opções para processar cada parte

Para uma mulher, essa abertura pode ser refeita: em vez de botões ou botões de pressão, pense em uma gravata interessante. Tipos mistos de fecho de abertura ficarão interessantes.

Processamento de jugos

Você precisa costurar o jugo à peça traseira da seguinte maneira: coloque a peça traseira entre as duas peças do jugo, ou seja, os cortes inferiores, e coloque-a entre os cortes superiores. Faça entalhes no centro. Além disso, forme listras e células. Use alfinetes de segurança para alinhá-las e fixá-las. Em seguida, costure à máquina. A largura da costura deve ser de aproximadamente 1,2 cm.

Características de uma coquete
Características de uma coquete

Observe! Durante o processo de costura e preparação dos moldes, vale a pena monitorar cuidadosamente o alinhamento do molde no tecido, se houver.

Você pode estar interessado nisto:  Como fazer uma linda bolsa feminina de tapeçaria

Após costurar o jugo, a costura é varrida e a peça é passada a ferro. Agora você precisa costurar a linha de acabamento na máquina de costura. Costure uma linha de conexão ao longo do jugo. Isso ajudará a conectar as duas peças. Isso deve ser feito ao longo das cavas, ombros e decote. A largura da costura deve ser de 0,5 cm.

Processamento de colarinho

A gola alta é o modelo mais popular em camisas femininas e masculinas. Ela é composta pelas seguintes partes: gola superior e inferior; partes externa e interna. O processamento começa com a duplicação das peças. É necessário colar as tiras de entretela. Isso é feito passando as peças pelo avesso. Processe as partes externa e interna.

Processamento de colarinho
Processamento de colarinho

Coloque as peças com os lados direitos juntos, vire-as em 3 lados, corte as margens de costura para 3 mm. Vire a gola para o direito, passe a bainha, passe a ferro e costure uma linha de acabamento na largura do calcador.

Costura na gola

A costura continua, o que significa que é hora de costurar a gola finalizada. Cole o molde na gola finalizada e desenhe uma linha com giz para conectar a gola ao suporte.

Costurando uma gola
Costurando uma gola

Costure as bordas abertas com ponto à máquina ou à mão. Coloque as peças sobre a peça da camisa e costure na base.

Processando o fundo moldado de uma camisa

Até mesmo uma costureira iniciante consegue fazer o acabamento da parte inferior da peça. Você precisa fazer uma dobra de 1 cm e passá-la a ferro. Depois, faça outra dobra e passe a peça novamente. Em seguida, costure a dobra na máquina de costura. É aqui que a master class pode ser finalizada.

Fendas nas mangas

A manga da camisa é difícil de finalizar em termos de cortes. Vale a pena considerar uma pequena folga na área da inserção da manga, de cerca de 1 cm. Isso se aplica tanto a mangas longas quanto curtas.

Costura na manga

Alfinete o ponto mais alto do boné e a costura do ombro. Costure a manga na cava. Ao fazer isso, você precisa distribuir o ajuste uniformemente.

Costura na manga
Costura na manga

O procedimento é realizado em uma máquina de costura. As margens de costura são chuleadas em uma máquina overloque ou zigue-zague. A largura da costura é de 0,8 cm. A costura ao longo da manga de uma camisa masculina pode ser pespontada com um ponto de acabamento.

Costuras laterais

Tecnologia de preparação de costuras laterais. Esta é uma característica distintiva de uma camisa masculina: os cortes laterais e das mangas são costurados com uma única linha. Varra os cortes laterais da camisa e das mangas.

Processamento de costuras laterais
Processamento de costuras laterais

Experimente a camisa. Isso ajudará você a corrigir quaisquer imprecisões no corte e a marcar o comprimento exato da manga. Costure as bordas laterais da camisa e da manga. A largura da costura é de 1 cm. Acerte as bordas da costura e passe-as a ferro no verso.

Processamento de manguito

Uma blusa ou camisa não é possível sem punho.

Processamento de manguito
Processamento de manguito

Mas existem várias opções para criar uma braçadeira e, portanto, o princípio de processamento será diferente: você precisa observar os formatos e tamanhos.

Até mesmo um iniciante consegue costurar uma camisa. É bem fácil se você usar um algoritmo passo a passo como diagrama. Primeiro, você deve escolher um molde simples e só então começar a processar as partes individuais. No final, todas as partes de um produto são montadas.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior