O jacquard acetinado é um material único, amplamente utilizado na indústria leve. Distingue-se pela sua alta qualidade e densidade (de 180 a 225 fios por centímetro quadrado). A composição deste tipo de tecido pode incluir fios adicionais de poliéster ou outros materiais. Como o jacquard difere do cetim comum? Quais são as vantagens? Para que serve? As respostas para todas as perguntas podem ser encontradas neste artigo.
Composição, propriedades, densidade do material
A palavra "cetim", traduzida do francês, significa cetim. No entanto, o material recebeu esse nome apenas por uma característica: o reflexo da luz solar. O tecido em si é apresentado como um tecido de algodão grosso, mas devido à sua alta densidade, pode refletir facilmente a luz, o que o assemelha à seda.

O material é criado em uma máquina de tecelagem separada. A densidade é de até 225 fios por 1 cm², e a composição pode incluir algodão, poliéster e tecidos sintéticos. Na máquina, eles são firmemente entrelaçados, criando um padrão convexo original.

Importante! A principal característica é o relevo, belos padrões heterogêneos.
Para que o padrão fique claramente visível, ele precisa ser tingido. Os fabricantes inventaram dois tipos de tingimento de cetim. O primeiro método consiste em tingir os fios que serão usados na tecelagem antes da criação do tecido. A cor é intensa e saturada, pois cada fio teve tempo de absorver a tinta. O segundo método consiste em criar um padrão branco ou cinza puro e, em seguida, mergulhar o tecido em diferentes soluções e corantes. Isso permite que a estampa ganhe expressividade e a cor se torne mais vibrante.
Tecido durável é frequentemente usado para estofamento de móveis. Não tem medo do tempo nem das circunstâncias. É altamente resistente ao desgaste, portanto, mesmo após 5 a 7 anos, não se suja nem se desgasta.

Outras propriedades do material:
- absorve bem a umidade;
- respirável;
- retém calor;
- não fica eletrificado quando em contato com pelos ou cabelos de animais;
- a densidade chega a 225 fios por centímetro quadrado - esse cetim é usado para roupas ou roupas de cama;
- densidade acima de 250 fios é caracterizada por alta resistência ao desgaste ao interagir com produtos químicos (sais agressivos, pós, alvejantes), usados para criar têxteis para o lar: cortinas, fronhas decorativas, lençóis).
Diferenças entre jacquard acetinado e outros tipos
A primeira característica distintiva é a aparência. O material jacquard tem a mesma estrutura tanto na frente quanto no verso. Muitos compradores não conseguem identificar imediatamente qual lado é qual. Mas isso não é um problema – os padrões e as cores são completamente idênticos e, mesmo se você colocar o tecido com o avesso para cima, dificilmente alguém notará. Na aparência, o material decorativo pode assemelhar-se a produtos medievais. É perfeito para criar um interior requintado.

A segunda característica é a alta permeabilidade ao ar e a durabilidade. O produto, mesmo sendo feito de tecidos naturais, não amassa nem se desgasta.
O que é melhor: cetim regular ou jacquard
Ao comparar, você pode ver várias vantagens claras do jacquard:
- Os lençóis não deslizam com o peso do corpo.
- Não são formados nós, buracos ou pelotas.
- Sem manchas de água ou suor.
- A cor não desbota sob a influência da luz solar.

Recomendações para escolher
Para escolher o material certo de alta qualidade, você precisa seguir algumas recomendações abaixo:
- Este tecido é particularmente durável. Portanto, ao comprar, você pode verificar com segurança sua resistência ao desgaste. Você pode tentar rasgá-lo. Mas sem fanatismo, pois mesmo o tecido mais durável pode rasgar sob a influência de grande força. Se o tecido rasgar ou começar a desfiar com o mínimo esforço, é falso. O cetim jacquard verdadeiro não cede ao mínimo impacto.
- Absorve bem a umidade. Você também pode pegar um pequeno pedaço de tecido e despejar algumas gotas de água sobre ele. Um produto de qualidade absorverá a umidade em um minuto, e não haverá vestígios em 2 a 3 minutos.

- É preciso observar atentamente a densidade do produto. Se você observar fios com trama fraca ou falhas que não deveriam estar ali, é um defeito ou uma falsificação.
- Você pode determinar a qualidade do cetim com um simples movimento da mão. O jacquard é um tecido que não solta fiapos, agradável e macio ao toque. Basta passar a mão sobre a superfície do material para perceber sua qualidade.
- A qualidade do padrão deve ser do mais alto nível. É necessário examinar cuidadosamente a impressão, não devendo haver fios ou bolinhas salientes. Além disso, os fios devem estar bem saturados de tinta e a cor deve ser intensa. O padrão deve ser feito no mesmo estilo em toda a tela.
Características do atendimento
À primeira vista, este é um tecido durável e duradouro. Isso se aplica se você adotar cuidados delicados e delicados. Para quem não quiser se preocupar com isso, o material pode ser levado a uma lavanderia a seco, onde farão todo o necessário para renovar a cor, a estrutura e a densidade do tecido. Mas se você não quiser gastar dinheiro extra, os cuidados em casa não serão menos eficazes. Existem algumas regras que devem ser seguidas.

- Ao lavar, use apenas água fria. Ela ajuda a manter a elasticidade e a densidade do tecido. A água morna destrói as ligações das fibras, o que leva à perda de qualidade do tecido.
Importante! Para roupas de 200 a 250 fios, você pode usar água com temperatura de até 40 graus. Isso estará indicado na etiqueta do fabricante.
- Água sanitária e cloro são inimigos. Produtos químicos altamente concentrados podem remover a tinta, deixando a cor opaca ou a tela completamente branca. Uma ótima opção para lavar é usar sabonete líquido suave, sem fosfatos.
- Não use escovas ou esponjas com base ou cerdas duras. Isso destruirá a estrutura das fibras e o tecido não ficará liso e sem fiapos. Se precisar remover uma mancha, faça-o com movimentos suaves e lentos, usando uma esponja macia, previamente embebida em detergente neutro.

- As peças lavadas devem ser torcidas exclusivamente à mão, com cuidado e suavidade.
- Para secar a tela, ela deve ser pendurada ao ar livre, de preferência à sombra parcial. Isso protegerá o fio do desbotamento e da perda de cor.
- Passe a ferro somente do lado avesso.
Importante! Para evitar que os fios se dobrem e o tecido perca a elasticidade, antes de secar o tecido ao ar livre ou na varanda, estenda-o sobre uma superfície plana e deixe-o descansar por algumas horas. Os fios secarão e manterão sua forma original. Depois, você poderá pendurá-lo.
Vantagens e desvantagens
Cada tecido tem suas próprias vantagens e desvantagens, dependendo da escolha que fizer para a criação de um produto específico. Vamos considerar as vantagens e desvantagens do jacquard.

Prós:
- tecido hipoalergênico;
- agradável ao toque;
- reflete a luz como seda;
- padrões originais que acrescentam sofisticação e estilo;
- alta resistência ao desgaste;
- densidade;
- rápida absorção de umidade;
- resistência a altas temperaturas;
- O tecido praticamente não amassa; para endireitá-lo, basta sacudi-lo algumas vezes.

Contras:
- roupa de cama não é indicada para o verão;
- requer cuidados cuidadosos.
Avaliações
Para ter certeza absoluta de que este é um material realmente bom e de alta qualidade, é recomendável considerar as avaliações de roupas de cama feitas de cetim jacquard:

Alina, 42 anos: “Ganhei este conjunto de roupa de cama de presente há alguns anos. No início, não dei importância e simplesmente o joguei no armário, pensando que minhas amigas tinham me dado algo barato. Mas, um ano depois, decidi tirá-lo e dar uma olhada mais de perto. Gostei muito da aparência do jacquard, então decidi dar uma olhada. Era um inverno frio, e a roupa de cama comum não me mantinha aquecida; tive que ligar os convectores na potência máxima, o que era caro. Depois de várias noites sob este cobertor, fiquei agradavelmente surpresa – muito mais quente, sem necessidade de gastar dinheiro com eletricidade. O tecido é agradável ao toque, de alta qualidade, com um padrão lindo. No geral, só pontos positivos. Agradeci às minhas amigas depois!”

Oksana, 20 anos: “Li muitos artigos na internet sobre a qualidade do cetim e decidi comprá-lo (felizmente, minha situação financeira permite). E o que posso dizer? É um material de altíssima qualidade que vale o investimento. Sim, é preciso se preocupar com os cuidados, mas eu, pessoalmente, não me arrisco a fazer isso sozinha – levo à lavanderia uma vez por mês. Mas, no geral, está tudo bem. Agora, quase todo o meu apartamento é de cetim – gosto da beleza estética dos padrões e da riqueza das cores.”

Alexander, 33: “O que posso dizer… Esta é uma ótima opção para sua casa ou apartamento, mas é um pouco trabalhoso. Decidi fazer as pazes com minha esposa – para agradá-la com uma roupa de cama nova e bonita. Me aconselharam a escolher jacquard. Primeiro, pesquisei na internet e, depois, levando em consideração todas as recomendações de escolha, fui às compras. Para ser sincero, encontrar cetim de alta qualidade é muito difícil. Quem não entende disso pode facilmente comprar um produto com defeito ou uma falsificação. Portanto, leia primeiro de 4 a 5 artigos sobre o assunto e só depois escolha.”

Jacquard é um material de alta qualidade que nem todos podem pagar. Mas é definitivamente uma boa opção para o seu orçamento. Considerando as inúmeras vantagens e desvantagens, incluindo o cuidado delicado, podemos concluir sobre a singularidade e a alta qualidade do tecido. Para quem decidiu fazer uma compra cara e durável para sua casa, esta será uma excelente opção.




