A gama de materiais é atualizada periodicamente. E aqui, a moda dita as regras. Não se pode surpreender o consumidor comum com seda, linho e lã, aos quais ele está acostumado. É por isso que a produção têxtil desenvolve novas soluções e busca uma abordagem ao consumidor moderno, oferecendo-lhe novos itens. Entre os materiais populares e procurados está o Niágara.
O que é tecido Niagara?
Niágara (super macio) é um novo produto na indústria têxtil usado para costurar roupas de verão. Este material não elástico é adequado para a confecção de uma ampla gama de peças de vestuário de verão, incluindo vestidos de noite.

Na aparência e em algumas propriedades, o material é semelhante à seda artificial, mas são dois materiais diferentes.
Combina propriedades positivas:
- Suavidade;
- Facilidade;
- Agradável ao toque;
- Resistência a rugas;
- Fácil de processar;
- Pouco exigente no cuidado.

Composição e tecnologia de produção.
O tecido é composto por 95% de matérias-primas sintéticas (poliéster) e 5% de elastano (elastano, lycra). Há também uma combinação à base de viscose (40%).
Dependendo das fibras que compõem o tecido, as propriedades diferem:
- A viscose é um tecido frágil que enruga e rasga;
- Matérias-primas sintéticas - elasticidade e resistência.

Tecidos com elastano são adequados para costurar peças com silhueta justa. Tais peças não se desfazem na costura.
- Poliéster + elastano (97%, 3%) é uma combinação comum. O tecido é leve, elástico e flexível. Não amassa, tem boa permeabilidade ao ar e mantém bem sua forma;
- Poliéster + viscose + elastano (62%, 35%, 3%). O material é higroscópico, agradável ao toque e permite a circulação do ar. Enruga um pouco e perde a resistência quando molhado;
- Poliéster + algodão (95%, 5%). Tecido elástico com propriedades higiênicas médias. Mantém a forma, sujeito a amassados.

Existem diferentes tipos de materiais:
- Simples pintado;
- Corrida.

Há uma grande variedade de variações de impressão:
- Floral;
- Geométrico;
- Resumo;
- Tira;
- Célula;
- Inscrição;
- Outras opções.

A variedade de texturas permite combinar tecidos, experimentar drapeados e montagens de produtos.
A base do tecido é uma trama simples, onde os fios ficam bem próximos uns dos outros. Esse tipo de trama é a chave para criar um material durável com uma superfície fosca ou lisa.

Características e propriedades
Mecânico:
- Aumento da força sob pressão e tensão;
- Elasticidade e flexibilidade. Essas propriedades são possuídas pelo material, que contém elastano;
- O produto não enruga devido às fibras sintéticas;
- Drapeabilidade. A finura e a leveza do tecido permitem a formação de pequenas dobras no produto final;
- Resistência ao desgaste.

Físico:
- Baixa higroscopicidade para tecidos feitos de materiais sintéticos;
- Umectação (alto nível) devido ao fato do material ser fino e a superfície ser lisa: gotas de líquido permanecem na superfície do produto por um período mínimo de tempo;
- Permeabilidade ao ar (média).
- Os parâmetros de espessura permitem que massas de ar e vapor penetrem no tecido em uma velocidade menor do que com fibras feitas de matérias-primas naturais;

- Capacidade térmica (mínima): O tecido não retém calor por ser muito fino;
- Permeabilidade à poeira (mínima). A fibra é densa e lisa, por isso as partículas de poeira não penetram nela;
- Eletrificação (aumento do grau). Ao cuidar do material, faz sentido usar antiestáticos que reduzam o grau de eletrificação. Tecidos que contêm viscose apresentam menor grau de acúmulo de eletricidade estática.

Tecnológica:
- Deslizante: não escorrega devido à trama lisa;
- É possível o encolhimento;
- A expansão dos fios (capacidade de esticar) é praticamente ausente;
- Descamação - não;
- A moldagem é possível após tratamento térmico úmido preliminar.
Ela estica ou não?
O tecido pode esticar, o que permite a produção de peças de guarda-roupa de verão que se ajustam ao corpo — vestidos de verão, ternos de verão, etc. A capacidade do material de esticar torna possível produzir peças que se ajustam ao corpo.

O que é costurado em Niagara?
O material mais fino e fluido é usado para costurar peças de guarda-roupa feminino: vestidos, saias, blusas, túnicas, vestidos de verão, etc. Graças às propriedades inerentes ao material, os produtos têm uma aparência atraente e enfatizam as curvas da figura da modelo. A textura macia acompanha exatamente os contornos da figura, e o volume do drapeado confere feminilidade ao look. Saias esvoaçantes esvoaçam tentadoramente nas rajadas de vento, assim como macacões.
A fibra é usada na produção de roupas casuais e de noite.
Observe! Não é recomendado costurar roupas infantis, pois o tecido praticamente não apresenta baixa permeabilidade à água. O material é usado para fazer roupas festivas para crianças.

É usado ativamente na produção de itens domésticos - toalhas de mesa, tule, fronhas decorativas, móveis.
Tecidos para móveis são adequados para estofamento de sofás. Caracterizam-se pela maciez, são agradáveis ao toque, não acumulam sujeira e são duráveis.
Cortinas e persianas de tecido são uma ótima opção para cozinhas, quartos de bebês ou salas de estar. Cortinas de fibra são leves, brilhantes e trazem leveza ao ambiente.
Recomendações básicas de cuidados
Requer cuidados especiais. Informações detalhadas sobre como cuidar do item podem ser encontradas na descrição do produto (etiqueta anexa).
- Lavar à mão ou à máquina (“Delicado”) a 30°C;
- Ao lavar, utilize detergentes líquidos. É proibido o uso de alvejantes;
- Enxágue bem a roupa para evitar manchas de sabão depois que a peça secar;
- Centrifugue na velocidade mínima da máquina. A centrifugação mecânica é proibida. A niagara com viscose requer um manuseio delicado durante a centrifugação, pois o tecido pode rasgar quando molhado;
- Seque naturalmente, alisado. O produto seca rapidamente se for à base de sintéticos;
- Não é apropriado passar a ferro se o produto tiver sido seco alisado. Passe a ferro no modo "seda" com o tecido umedecido.
Vantagens e desvantagens do material.
- Fosco;
- Facilidade;
- Suavidade;
- Aparência apresentável;
- Agradável ao toque;
- Excelente caimento.

Como em qualquer assunto, existem desvantagens
- Eletrifica. Requer tratamento com um composto antiestático;
- A lavagem em água quente promove encolhimento em todo o comprimento do produto;
- Partículas de poeira se acumulam na superfície.
No geral, este é um material de qualidade para roupas, um prazer trabalhar com ele, e é um prazer usar peças de roupa feitas de Niagara.
Características do trabalho
Possui diversas características: finura, leveza, iridescência, acabamento fosco, sem desfiamento de cortes, facilidade de trabalho, possibilitando a confecção de vestidos, blusas, saias, vestidos de verão de diversos estilos, corte livre com diversas inserções, corte semi-ajustado e ajustado.

Uma das variedades de tecidos supermacios refere-se aos tecidos para vestidos e blusas. Pode ser de origem sintética, com 97% de poliéster e 3% de elastano, com adição de 35% de viscose. O niagara, com diferentes composições de fibras, apresenta características variadas. O material se caracteriza por uma superfície lisa e fosca devido ao denso entrelaçamento de fios na urdidura e na trama. Os parâmetros de densidade são de até 130 g/m².
De acordo com avaliações reais de potenciais compradores de produtos têxteis, o tecido é agradável ao toque, leve, seca rapidamente e é usado para fazer roupas frescas e confortáveis no verão. Mesmo após muitas lavagens, o produto parecerá novo se as recomendações de cuidados com o tecido forem seguidas. O material não é apenas bonito, mas também durável, elástico e permite que o corpo respire.
https://www.youtube.com/watch?v=8Z8vcg72QAc




