Recentemente, nas vastas lojas que vendem artigos de couro, surgiram produtos com a seguinte inscrição impressa na etiqueta: composição - 100% PU. Mesmo os consultores de vendas muitas vezes não sabem explicar corretamente ao comprador o que é esse material: couro prensado ou couro sintético, natural ou artificial. E todas essas definições estão incorretas. Couro PU - o que é isso? Será discutido mais adiante.
Couro PU: o que é
Ao considerar se este produto é couro natural ou sintético, podemos afirmar com segurança o contrário. Trata-se de poliuretano, um polímero de alta qualidade com a estrutura e a estrutura do couro natural. O couro de poliuretano é um material inovador e de alta tecnologia com excelentes características.

Existem dois tipos deste material: 100% poliuretano e tecido com revestimento de PU. É fácil entender o que é um tecido de PU se você estudar a composição:
- A camada superior é de poliuretano, que é aplicada na base.
- A base é composta por duas ou três camadas constituídas de material natural defeituoso, especialmente processado.
- Uma das camadas é de couro natural prensado.
- A segunda base é feita de fibra de algodão.

A camada superior é tingida, tratada com diversos agentes e decorada. As camadas internas da base não são tocadas, o que resulta em maior resistência e não esticamento do tecido. O material permite a passagem de ar, pois sua estrutura é porosa. Sua aparência é mais atraente do que a do couro legítimo, mas suas propriedades não são inferiores e, em alguns aspectos, até superiores.
Observe! Poliuretano é um couro artificial com uma mistura de couro natural. Também é chamado de couro ecológico, pois utiliza matérias-primas de alta qualidade e ecologicamente corretas em sua produção. Os produtos acabados são seguros, atóxicos e hipoalergênicos.
Como o tecido PU é feito?
A produção do material em questão é um processo complexo e trabalhoso, que consiste em várias etapas tecnológicas. O couro é composto por várias camadas e geralmente é feito à base de algodão, malha ou qualquer tecido fino, até mesmo materiais não tecidos.

Sobre ela é aplicada uma fina camada de material natural, obtido a partir de restos e áreas defeituosas de matérias-primas naturais que passaram por um processamento especial. Essa camada é impregnada com misturas complexas de polímeros para lhe conferir resistência. O último revestimento – a terceira camada – é de poliuretano, que confere textura ao material.
O processo tecnológico de aplicação de poliuretano sobre uma camada de couro natural ocorre a uma temperatura de 130 a 160 graus. O produto final não perde as propriedades inerentes à matéria natural. O poliuretano é considerado um material sintético, mas permite tingir couro PU nas cores mais incríveis, com padrões e estampas, pelas quais os consumidores tanto o adoram.

Este material adquire as seguintes propriedades durante o processamento:
- resistência a geadas severas;
- suporta cargas mecânicas pesadas;
- É extremamente durável e elástico, e as roupas feitas com ele só rasgam nas costuras;
- não tem cheiro sintético.
A estrutura deste material é macia e agradável ao toque. É muito mais leve que o couro legítimo ou o couro sintético.

Onde é usado
Devido às suas características tecnológicas avançadas, o couro possui uma ampla gama de aplicações. Designers gostam de trabalhar com este material, pois sua superfície oferece amplas possibilidades para a implementação de ideias de design interessantes.

O que é feito de material de poliuretano:
- pulseiras de relógio;
- capas para laptops, câmeras e celulares;

- jaquetas masculinas e femininas, jaquetas de plumas;
- bolsas para mulheres e homens, carteiras;
- calçados - superfície e sola: botas, sapatilhas, tênis;
- estofamento de móveis;

- equipamentos esportivos: bolas, luvas, calçados esportivos, máscaras de proteção facial.
Como o material possui boa resistência a óleos minerais, é utilizado na fabricação de vedações automotivas. Se a etiqueta das botas ou sapatos tiver a série STIKS impressa, isso deve indicar a alta qualidade do material utilizado na fabricação dos calçados. Isso garante a alta durabilidade da sola de poliuretano e do cabedal do sapato, feitos com o material em questão.
Roupas e acessórios, móveis e carros, equipamentos esportivos e outros itens feitos de couro PU servirão ao seu dono por muito tempo sem alterar sua aparência original, sem deformar ou desbotar.

Diferenças entre materiais naturais e artificiais
Os fabricantes aprenderam a falsificar couro artificial com a ajuda de novas tecnologias, tornando difícil distingui-lo do couro natural. Isso se aplica não apenas à superfície frontal, mas também à parte de trás do tecido. Por que um comprador deveria saber qual material foi usado para fazer um determinado item? O material natural dura muito, não tem medo de mudanças de temperatura e permite a passagem do ar, e o preço desse item é muito mais alto do que o do "couro sintético".
Para evitar comprar uma falsificação pelo preço de um material natural, você precisa realizar os seguintes testes diretamente na loja:
- Coloque uma gota de água na superfície do produto. Se o material for natural, a água será absorvida rapidamente e o couro escurecerá nessa área. O couro sintético não absorve água e não mancha.

- A naturalidade pode ser verificada pela deformação. O material precisa ser dobrado: se surgirem dobras no ponto de dobra, que depois desaparecem rapidamente, o material é natural.

- O corte do material natural é ligeiramente mais grosso do que o do substituto, pois é feito com base em tecido fino. Recomenda-se verificar o corte, caso o item que você está comprando tenha um.
- Você pode colocar a palma da mão na superfície. O couro legítimo esquenta imediatamente e começa a liberar calor, absorvendo umidade simultaneamente. O couro sintético resfria a palma da mão e não absorve umidade.
Observe! Você pode verificar a naturalidade pelo cheiro. Matérias-primas naturais têm um cheiro especial e é impossível confundi-lo. Já materiais artificiais têm cheiro de oleado ou plástico. No entanto, os fabricantes aprenderam a trabalhar com aromas que interrompem o cheiro. Portanto, é necessário verificar todos os parâmetros.
Outro teste é o de inflamabilidade. O couro legítimo não se danifica ao ser tocado pelo fogo, mas o couro artificial começa a derreter. Outro teste é o peso do produto. Um item de couro será significativamente mais pesado do que um feito de "couro sintético". Isso fica claro se você comparar o peso de roupas externas.

A questão permanece um tanto obscura: trata-se de couro de poliuretano ou não. Como este material é produzido por meio de processos químicos de alta tecnologia, trata-se de um material artificial. Embora tenha características superiores: o material permite a passagem do ar e absorve umidade, como o couro natural. Não tem medo de baixas temperaturas e tem uma longa durabilidade. Mesmo assim, é um material artificial, embora contenha uma camada de couro natural processado de altíssima qualidade.
Vantagens e desvantagens
O que é couro de poliuretano e quais são suas vantagens na utilização:
- tem alta resistência ao desgaste;
- permite que o ar passe livremente;
- absorve umidade (suor);
- parece muito semelhante ao material natural;
- resiste a baixas temperaturas, não racha nem endurece com a geada;
- não tem cheiro de produtos químicos;
- não causa alergias;
- elástico;
- mantém sua forma por muito tempo durante o uso.
O material é bastante macio e se ajusta perfeitamente à silhueta. O material PU é muito, ou seja, 4 a 5 vezes mais barato do que um produto natural, o que permite atualizar seu guarda-roupa com mais frequência com itens e acessórios da moda, mudar o interior do seu apartamento e comprar móveis novos e bonitos. Ao comprar tecido para costurar algo, é fácil levar exatamente a quantidade necessária para o produto, o que é impossível com couro legítimo.
Importante! É muito fácil cuidar de produtos feitos com este material. As roupas podem ser lavadas até na máquina de lavar e não precisam necessariamente ser passadas, bastando pendurá-las por algumas horas e os "vincos" desaparecerão.
O material em questão tem poucas desvantagens, mas elas existem:
- Quem tem animais de estimação, como cães e gatos, deve evitar comprar móveis com estofamento em couro sintético. Se houver um arranhão profundo, o defeito não será reparado.

- Ela suja rápido e, se houver crianças pequenas na família, é impossível remover completamente as obras de arte das canetas hidrográficas e tintas.
- Couro barato demora mais para esquentar, o que é inconveniente no inverno.
A superfície de poliuretano não pode ser limpa com abrasivos para remover a sujeira. A integridade da estrutura da superfície pode ser danificada e uma mancha desagradável permanecerá, impossível de disfarçar.
Couro de alta qualidade com revestimento de poliuretano é um bom material, merecedor de ampla aplicação em diversos setores. Pode facilmente substituir o couro natural, o que o torna mais humano para a vida selvagem. Mas encontrar material de alta qualidade é difícil e você terá que tentar, e é absolutamente impossível para uma pessoa comum determinar isso no momento da compra. Antes de comprar, é recomendável estudar as instruções apresentadas sobre as diferenças entre material natural e artificial.




