Há coisas que você quer usar o tempo todo. Isso inclui produtos feitos de angorá, que são quentes e macios, e te aquecem no frio. O tecido de lã angorá é um tipo especial de material que proporciona calor e conforto especiais ao dono. Você precisa descobrir que tipo de tecido é antes de comprar roupas do material em questão.
Que tipo de tecido é esse?
Tecido angorá, o que é e o que pode ser costurado com ele? Angorá é um material obtido da penugem de uma raça especial de cabras e coelhos. A penugem de coelho não é muito durável, então outras fibras são introduzidas no tecido para torná-lo mais resistente. Às vezes, os fabricantes fabricam tecidos com lã de ovelhas de raças de lã fina, mas ele é inferior em todas as características ao tecido angorá verdadeiro.

A pluma natural de angorá é tingida em branco, cinza e preto. São fáceis de tingir, então as lojas vendem vestidos e ternos em diversas cores. Os produtos feitos com esse material se distinguem pela retenção de calor durante o uso. Itens feitos com pluma natural de angorá são tão leves que quase não pesam.

História do surgimento do tecido
A fonte original das fibras para este tecido incomum era uma raça especial de cabras com lã longa, criadas apenas na Turquia. Elas foram trazidas para a Europa e começaram a ser ativamente criadas no século XVI. A raça de cabras recebeu o nome da capital da Turquia, Ancara, que antigamente era chamada de "Angira", o que mais tarde deu à raça um nome ligeiramente distorcido: Angorá.

As cabras são pequenas, mas têm pelos muito longos, macios, sedosos e quentes ao toque. Elas têm um brilho e uma luminosidade incomuns, refletindo a luz do sol.

As cabras são difíceis de manter, não criam raízes e se sentem bem em qualquer lugar. Por isso, os criadores desenvolveram o coelho angorá, um animal pequeno e despretensioso. Se uma cabra produz de 4 a 8 kg de lã quando tosquiada, um coelho produz apenas 0,5 a 1,5 kg de penugem. Seu comprimento também é menor: o de uma cabra mede de 25 a 35 cm e o de um coelho, de 8 a 10 cm. Em sua forma pura, a penugem de coelho não é usada para produzir material, pois é frágil.
Como a lã de angorá é obtida
A penugem do coelho angorá é cortada com tesouras especiais ou pinças elétricas. Nem sempre é arrancada à mão. Alguns países consideram esse método desumano para os animais e o proibiram. No entanto, a lã obtida dessa forma é considerada de alta qualidade devido à boa qualidade da pelagem. A pelagem é retirada do coelho quando atinge 7 a 12 cm de comprimento.
As cabras angorá produzem uma fibra branca e brilhante chamada "mohair". A aparência pode variar dependendo de quantas vezes por ano o animal é tosquiado. Se a lã for removida duas vezes por ano, o comprimento do pelo é de apenas 10 a 15 cm; se for removida uma vez, de 20 a 30 cm.
Observe! Quando crianças com menos de um ano de idade são tosquiadas, a lã resultante é muito macia, fina e da mais alta qualidade.
Composição e características
Do que é feito o material angorá? O que é: tecido natural ou sintético? Muitas vezes, a lã natural de coelhos angorá é misturada com sintéticos: viscose, poliéster ou acrílico. Às vezes, fibras naturais são adicionadas, como lã de ovelha. Isso é feito para melhorar a qualidade do tecido. O tecido feito de pele pura de coelho é muito frágil e instável. Possui propriedades de baixo desempenho. Também tem um preço alto, nem todos podem comprá-lo. E os aditivos sintéticos reduzem o custo do produto e, via de regra, seu custo.

Observe! Ao comprar um produto de angorá, certifique-se de estudar a composição das fibras. É importante saber quais aditivos foram usados na produção do tecido. Isso é necessário para esclarecer a questão de como cuidar do item.
O material angorá é macio e agradável ao toque. Os itens feitos com ele criam conforto e aconchego. O tecido requer cuidados especiais, mas vale a pena. As características distintivas do tecido são maciez, leveza e calor. O produto é ótimo para usar, retém o calor, não pinica e não causa reações alérgicas. O material tem um pelo macio e suave.

Tecidos feitos com penugem de cabras angorá são muito caros e raros. São chamados de "mohair". Já os tecidos feitos com penugem de coelhos são chamados de "angorá" em uso constante.
Tipos de Angorá
Os fabricantes oferecem diversos tipos de tecido ao comprador. Eles diferem no tipo de animal cuja pluma foi utilizada e na presença de fibras adicionais. Os principais tipos são:
- Mohair – feito de penugem de cabra, material macio e fofo, muito caro.

- Angorá - utiliza-se penugem de coelho, mas não mais do que 20%, pois o tecido é solto e frágil. Pequenas penugens tendem a se soltar do fio.
- Melange – pelo de animal diluído com enchimentos artificiais de cores contrastantes. De perto, parece lascas de mármore.
- Supreme é uma malha angorá de estrutura fina. Lycra é adicionada ao tecido, para que ele estique bem e não mude de forma.
- Macio é um material artificial. O que é malha angorá? É uma imitação de pelos de animais. Elastano e poliéster são usados na produção. O tecido é feito com uma superfície felpuda e lisa. Lurex é frequentemente adicionado a ele e roupas festivas são costuradas. Se você é alérgico a lurex, essas roupas devem ser usadas sobre roupas íntimas de algodão.
Observe! A etiqueta sempre indica de que tipo de plumas o tecido é feito.
Se houver um símbolo WN, então é de penas de cabra; se houver um símbolo WA, então é de penas de coelho. O tecido pode ser usado para costurar roupas adultas e infantis. Muitas empresas produzem roupas de angorá. Empresas francesas, italianas e polonesas são bastante conhecidas.
Com lurex
Separadamente, devemos considerar o tecido com adição de lurex. O resultado é um material atraente e vibrante, usado principalmente para costurar roupas festivas. Os fabricantes oferecem uma grande variedade de cores, para que cada mulher possa escolher um tipo de tecido que combine com sua aparência.

Como cuidar de produtos de angorá
Itens feitos de qualquer tipo de tecido angorá devem ser manuseados com cuidado e delicadeza. Não devem ser lavados com frequência; seria mais humano levá-los a uma lavanderia a seco.
Se você for obrigado a lavar roupa sozinho, deverá seguir algumas regras:
- O tecido pode esticar bastante após a lavagem e alterar o tamanho do produto.
- A peça deve ser lavada à mão em água morna, sem fazer força e sem amassar.
- É melhor despejar algumas colheres de xampu de bebê na água. Mergulhe o produto em água com sabão dos dois lados.
- Enxágue a peça também em água morna. Não torça.
- Coloque a peça sobre uma toalha felpuda e seque bem. A secagem também é necessária com a peça desdobrada sobre uma toalha seca, trocando-a periodicamente. O processo de secagem é atrasado devido a isso, mas a peça não será trocada.

Após a secagem completa, penteie o tecido para dar uma aparência agradável. É melhor lavar você mesmo as peças infantis, mas leve as peças adultas à lavanderia.
Vantagens e desvantagens do tecido
O tecido tem muitas vantagens:
- macio e macio, fofo e aconchegante;
- sedoso ao toque e agradável aos olhos;
- sem peso;
- mantém aquecido em climas frios e quentes;
- confortável de usar, não formiga e não causa alergias;
- O material pode ser pintado em qualquer cor.
Apesar do grande número de aspectos positivos, esse tecido também apresenta desvantagens:
- produtos feitos com este material não são duráveis;
- pode deformar-se e desgastar-se rapidamente quando usado;
- quando lavado, pode esticar, mudando de tamanho;
- As traças comem penugens naturais.
Observe! Se você cuidar bem de um item, ele agradará seu dono por muito tempo.
Na Rússia, roupas de angorá são muito procuradas; apenas roupas quentes e que aquecem o corpo ajudam a sobreviver ao frio intenso e prolongado. Para as crianças, chapéus, cachecóis e luvas são a salvação, pois são quentes e não irritam.




