A angorá é universal por direito. É um tipo de lã com a qual são feitos diversos produtos: suéteres, casacos, cobertores, etc. É fácil de cuidar e durável. O custo é bastante alto, mas compensa o calor que os itens de angorá proporcionam.
Como surgiu o angorá
A lã angorá sempre foi considerada a rainha dos tecidos por proporcionar calor, beleza e conforto. Muitos se perguntam: de quem é a lã angorá? Geralmente, referem-se à lã de ovelha turca, mas a lã também é produzida por outros animais. Um deles é a cabra angorá, que "veste um luxuoso casaco de lã" o ano todo.

Por muitos anos, cabras viveram na Turquia, na província de Angorá (Ancara). Já no início do século XIX, os europeus apreciavam e começaram a usar peças feitas de angorá. Ao perceber o quão "ouro" era, o sultão proibiu terminantemente a exportação de animais da Turquia. O custo da lã era tão alto que os chineses tiveram a ideia de produzir um material mais barato a partir da penugem de coelhos selvagens, chamado angorá.
Angorá é mohair, que se traduz como "escolhido". E, de fato, a lã angorá é um tecido muito bonito, durável e, ao mesmo tempo, leve e com toque agradável. Os designers a chamam de "elegância confortável".

Mohair é uma fibra natural. Para obtê-la, crianças com menos de seis meses ou crianças maiores com menos de dois anos são tosquiadas até a morte. Assim, obtém-se um material macio e sedoso da mais alta qualidade. Se a lã for retirada de um animal adulto, ela é usada apenas para agasalhos.
Para a sua informação! Hoje, a proibição de exportação de mohair foi suspensa, e o angorá é vendido no mundo todo.
Angorá - de que animal é essa lã?
Para entender com certeza o que é angorá, você precisa entender como ela é extraída hoje. A penugem de angorá é macia e quente. No entanto, deve-se levar em consideração que a penugem não fica firmemente fixada no fio, já que as fibras de seda são lisas e macias. Portanto, a angorá geralmente é combinada com lã simples ou merino, bem como com lã sintética e acrílica.
O fio de angorá é leve. A escovação ou depenagem é feita duas vezes por ano, e os animais são tosquiados e raspados aproximadamente a cada 10 a 13 semanas. Os pelos felpudos são mais curtos do que as fibras de lã, mas muito quentes e leves. O pelo dos animais é muito limpo, pois a pele secreta uma quantidade insignificante de glândulas sebáceas.

Em escala industrial, são criados principalmente coelhos albinos brancos. O melhor angorá é produzido em:
- Itália;
- França;
- Japão.
Para a sua informação! Coelhos angorá coloridos são criados somente na Índia.
Hoje, a lã de ovelha angorá é entendida principalmente como mohair. A melhor lã angorá é usada na produção de malhas, tanto separadamente quanto em combinação com outros tipos de lã para aumentar a resistência das fibras.
As peles das cabras angorá do Levante e da Pérsia são usadas para cobertores, tapetes e outros artigos também chamados de angorá. O angorá também é usado para fazer casacos.
Descrição do tecido angorá
As principais qualidades do angorá são maciez e calor. A maior parte do material produzido em escala industrial é branco e pode ser facilmente tingido, se necessário.

Angorá ou mohair, usados para tricô, são muito procurados atualmente, graças aos quais propriedades como calor e individualidade são combinadas em um único produto. As qualidades do tecido são anuladas pelo fato de a penugem de coelho ter vida curta. Com o passar dos anos, os pelos se soltam da base, de modo que tanto o tecido quanto as malhas de angorá são caracterizados como materiais mistos. As fibras com as quais o angorá é misturado são as seguintes:
- lã, merino para materiais caros;
- acrílico para malhas e fios;
- viscose e poliéster para itens de preço econômico.
Importante! Antes de comprar um produto de angorá, é importante estudar a composição do tecido. Isso afeta o preço e as características.
A lã pode conter materiais sintéticos, o que a torna mais resistente. No entanto, após uso prolongado e frequente, os pelos do tecido perdem suas propriedades de isolamento térmico. Isso se deve à redução da quantidade de fiapos.
Classificação das qualidades da lã angorá
A maior parte do que é vendido como angorá é caxemira, obtida a partir de penas de coelho com a adição de fibras adicionais. Esse tecido não é resistente e não dura muito. Normalmente, no mercado nacional, você encontra tecidos que consistem em:
- penugem - 10-20%;
- fio acrílico - 50%;
- poliéster - 40%.

Às vezes, fabricantes desonestos usam fios comuns de ovelhas em vez de plumas.
Hoje, o angorá é mais frequentemente encontrado em duas variedades populares: melange e supreme. No primeiro caso, utiliza-se um material formado pelo uso de fios de cores diferentes em um único fio. O tom de cada elemento do material às vezes é muito contrastante ou pode diferir em vários tons. Devido à combinação de fios de diferentes tons, obtém-se uma versão padronizada que se assemelha à suavidade do mármore polido. Quanto mais contrastantes forem os fios, mais brilhante será o tricô. Esse material de algodão é elástico e estica bem.
Características do cuidado com o tecido
O verdadeiro angorá requer cuidados cuidadosos.

As recomendações são as seguintes:
- Não lavar, mesmo à mão, somente a seco;
- é proibido passar a ferro, pode alisar com vapor;
- armazenar em capas;
- Você precisa usar repelentes de traças.
Itens baratos com uma pequena quantidade de angorá são fáceis de cuidar. Você pode lavá-los em água a 30 °C com xampu de bebê.
Lados positivos e negativos
O angorá tem muitas vantagens, mas também tem desvantagens.

Prós:
- fofo, macio, confortável;
- brilhante e sedoso, fica lindo;
- relativamente leve, quase arejado;
- mantém a temperatura corporal não apenas no tempo frio, mas também no calor;
- hipoalergênico;
- fácil de pintar.
Aspectos negativos:
- vida útil curta, baixa resistência ao desgaste;
- limpa;
- medo de água.

Avaliações
As opiniões das pessoas que avaliaram esta lã são em sua maioria positivas:
Irina Valerina, 39, Kazan: "Uso angorá há muitos anos. A lã não coça, é quente e não estica. O segredo da longevidade é o cuidado adequado."
Marina Pugovkina, 51, Stavropol: "Adoro peças de mohair desde os tempos soviéticos. É difícil encontrar lã de qualidade hoje em dia, então eu mesma tricoto. Angorá também é bom para as articulações e a lombar."
Portanto, o angorá é um material genuíno e de alta qualidade, com muitas qualidades positivas. Os produtos feitos com ele são feitos tanto para adultos quanto para crianças. Mas há uma desvantagem significativa: a necessidade de cuidados especiais.




