Como se chama lã de ovelha e o que é feito com ela? À primeira vista, essas são duas perguntas muito simples, mas nem todos conseguem respondê-las.
É por isso que continuaremos falando sobre a singularidade dos produtos de lã, porque hoje a fibra de ovelha está se tornando cada vez mais popular.
História
Cientistas afirmam que a fibra de lã era usada muito antes do linho. Nossos ancestrais aprenderam primeiro a processar peles de animais e depois dominaram a tecnologia têxtil.

Arqueólogos descobriram que ovelhas foram domesticadas pelos egípcios há milhares de anos. Uma amostra de tecido de lã foi encontrada em túmulos às margens do rio Oka, o que atesta as origens antigas da tecelagem.
Sabe-se também que na Roma Antiga se praticava o cruzamento de ovelhas, o que deu origem à raça Merino Tarantino. Os romanos utilizavam ativamente a fibra desses animais para produzir roupas.

Processo de fabricação
A lã retirada das ovelhas é chamada de velo. As ovelhas são tosquiadas por um tosquiador. A lã é removida com cuidado para não danificar a estrutura da fibra. Pele de carneiro enrolada e suja deve ser removida imediatamente, caso contrário, o tecido será de baixa qualidade. Toda a fibra tosquiada é classificada por comprimento, cor, espessura e ondulação. Se o tecido contiver os pelos mais semelhantes, ele durará muito tempo.
Informações adicionaisA pele de carneiro de melhor qualidade e mais bonita é considerada aquela tosquiada na primavera.
Após a tosquia, inicia-se a etapa de limpeza. O velo é lavado por profissionais especialmente treinados, pois é necessário não danificar a estrutura da fibra e a lanolina (a cera animal natural que reveste o pelo do carneiro).

Após a lavagem, a fibra é colocada em uma máquina especial onde é penteada. Cada fio é separado separadamente e, em seguida, usando o ar em uma das câmaras da máquina, é combinado novamente. Em seguida, as fibras são tratadas com óleos especiais, projetados para fixar a lanolina.
A próxima etapa envolve pentear cuidadosamente a lã com escovas especiais. O tecido resultante é dividido em tiras uniformes e alimentado em uma máquina que transforma o fio em fios finos chamados roving. Ele é carregado em uma máquina de fiação, onde vários fios são combinados em um.

Usando outro tear, os fios são transformados em tecidos de lã, destinados à produção de peças quentes e confortáveis.
Características do material
Produtos feitos de lã de ovelha são famosos por suas propriedades benéficas. As principais incluem:
- Capacidade de manter as condições naturais de temperatura. A pele de carneiro absorve o suor humano e permanece seca. O suor evapora na atmosfera sem deixar vestígios.
- Propriedades antibacterianas. O velo não acumula bactérias e micróbios e também possui a propriedade de autolimpeza.
- Propriedades curativas. A lanolina é extraída da pele de carneiro e é utilizada na produção de medicamentos. É bastante difícil obter uma substância exclusivamente pura, por isso a lanolina não é amplamente utilizada. Em sua forma natural, tem efeito anti-inflamatório, remove erupções cutâneas e promove a cicatrização de feridas.

A lã de ovelha também pode normalizar a pressão arterial e o sono, tem um efeito benéfico nos músculos e articulações e alivia a fadiga.
Existem 5 tipos de fibra de ovelha:
- A fibra penugenta, constituída por uma camada escamosa e cortical, tem uma espessura média (de 5 a 30 mícrons).
- Fibra de transição. Também é caracterizada por uma camada escamosa e cortical. O diâmetro dos pelos varia de 30,1 a 52 micrômetros.
- Fibra awn. É dividida em fina (52,1-75 µm), média (75,1-90 µm) e grossa (90,1 µm ou mais). Essa fibra é composta por um núcleo contínuo, camadas escamosas e corticais.
- Pelo morto. É muito semelhante à fibra capilar de proteção, diferindo apenas na camada central extremamente desenvolvida. Seu comprimento é superior a 75 mícrons.
- Cobrindo o cabelo. Esta fibra é caracterizada por seu comprimento curto, ausência de ondulações e rigidez.
Uso de lã de ovelha
A fibra ovina é amplamente utilizada em diversos setores. É utilizada na produção de:
- Tapetes. Os tecelões fazem bases de lã ou superfícies felpudas, que tornam o tapete bonito e denso.
- Roupa de cama. O velo é usado para fazer cobertores, mantas e travesseiros, que possuem excelentes propriedades higroscópicas.
- Roupas. Meias, suéteres e coletes são considerados muito quentes e populares. Para bebês, as calças são feitas para absorver bem a umidade, e a criança sempre se mantém aquecida.
- Toalhas de banho. Esses produtos absorvem gotas e retêm o calor do corpo, proporcionando máximo conforto após procedimentos na água.

Produtos de lã
Todos os itens de lã de ovelha são muito quentes e ecológicos. No entanto, nem todos são confortáveis de usar, pois alguns itens podem "morder". Tudo depende do tipo de fibra.
Os animais são divididos em lã fina, lã média e lã grossa.
Artigos de lã fina são mais caros. São macios, arejados, quentes e não causam coceira. Chapéus, cachecóis, vestidos e roupas infantis são feitos dessa lã.

As fibras de lã média são usadas principalmente para fazer bolsas, sapatos e decoração. Lã e feltro são lã feltrada. Ela mantém bem sua forma.
Fibras grossas e felpudas são usadas principalmente na produção de carpetes. Se fibras grossas entrarem no tecido, elas podem morder.
Para evitar problemas, você precisa olhar o rótulo:
- Wolle – esta inscrição indica que a lã pura de ovelha foi usada na produção das roupas. Itens com esta marca são de qualidade média.
- Schurwolle, lanavergine, lã nova, lã virgem – indicam alta qualidade. A lã contém no máximo 7% de outras fibras.
- Lã de cordeiro é a lã de um cordeiro que foi tosquiado pela primeira vez.
- Merinowolle é um nome que indica lã merino de altíssima qualidade.
Informações adicionaisNão será difícil entender por que o item que você comprou causa coceira se o rótulo indicar que ele contém fibra de alpaca.

Ao escolher a lã de ovelha, são avaliados diversos indicadores que afetam diretamente a qualidade do produto futuro. Ao escolher o velo, preste atenção a:
- Finura é o diâmetro das fibras de lã. Quanto mais fina a fibra, melhor será o fio e os itens feitos com ela.
- Comprimento. É o tamanho dos pelos que influencia a aparência do futuro tecido.
- Equalização. É julgada pela finura e comprimento. O ideal é a presença de uma finura na runa que pertença à mesma classe ou uma diferença de 1 grau.
- Cor. O tom mais valioso da lã é o branco, pois pode ser facilmente tingido em qualquer outro tom. Se for observado amarelamento na lã, significa que os animais foram mantidos em condições inadequadas. A fibra perdeu sua cor natural sob a influência do calor e da umidade.
- Durabilidade. Se a lã produzida rasga facilmente, é considerada de baixa qualidade e é chamada de resíduo. Não produzirá um bom tecido.
Como fazer um cobertor de lã de ovelha com suas próprias mãos
Costurar um cobertor de lã de ovelha é um processo simples, mas trabalhoso. Ele ocorre em várias etapas:
- Seleção de material. Você pode comprar fibras puras e não lavadas no mercado. A lã de ovelha pura é muito mais cara do que a lã não lavada, mas você precisará do dobro para fazer um cobertor. Um adulto precisará de 2,5 kg de matéria-prima.
Informações adicionaisVocê também pode comprar lã crua e lavá-la você mesmo. Mergulhe o fio em água com sabão e, depois de um tempo, retire-o e estenda-o sobre uma grade. Vire a lã periodicamente para que seque uniformemente em todos os lados.

- Bater a lã. Para esta etapa, você precisa de um bastão longo e uma atadura de gaze. Estenda um cobertor, coloque a lã sobre ele e borrife levemente com água. Em seguida, pegue um bastão e bata na lã, virando-a periodicamente para o outro lado. O processo de bater deve durar até que a quantidade de pele de carneiro dobre.
- Fazendo uma capa. Uma capa é costurada de chita ou chita. Um lado é deixado bordado. A capa é virada do avesso.
- Estendendo a lã. Você precisa estender as fibras de lã sobre um cobertor bem esticado. Você precisa alisá-las com as palmas das mãos e chamar um assistente que ficará do outro lado e enrolará o cobertor em um rolo. Você não deve enrolá-lo muito apertado e empurrar constantemente o fio que fica pendurado nas bordas. Você precisa segurar a borda não costurada e puxá-la para o rolo. Em seguida, endireite as laterais e vire a capa do avesso. A lã deve ficar para dentro, depois disso, é bem alisada com as mãos. A borda bordada da capa é cuidadosamente costurada.

- Acolchoando o cobertor. Para este processo, você precisa de um fio de algodão nº 10 dobrado em 3 camadas e uma agulha grande, com pelo menos 8 cm de comprimento. Você precisa recuar 10 cm de qualquer canto da capa. Pressione os cantos do produto com um peso para que o cobertor permaneça imóvel. Os pontos são feitos em todo o cobertor, mantendo uma distância de 10 cm. O fio não deve acabar. Se necessário, amarre um novo pedaço de fio na ponta.
Prós e contras dos cobertores de pele de carneiro
Os cobertores de lã de ovelha são um dos mais populares há muitos anos. No entanto, como muitas outras coisas, eles têm suas vantagens e desvantagens.

As principais vantagens incluem:
- Boa circulação dentro do produto, garantida pelo livre arranjo das fibras.
- Propriedades medicinais.
- A capacidade de manter a temperatura natural do corpo.
- Baixo custo.
- Eco-amizade
- Alta higroscopicidade.
Há também algumas desvantagens:
- As fibras naturais tendem a endurecer, então o cobertor durará apenas alguns anos.
- A lã de carneiro atrai ácaros, por isso esse produto pode causar alergias.
- O cobertor é difícil de cuidar, pois não é adequado para lavagem.
- O velo mal processado tem um cheiro muito desagradável.
- Se você comprar lã merino, os produtos serão espinhosos.

A lã de ovelha é um dos materiais naturais mais comuns. Distingue-se pela sua qualidade única e, embora existam algumas desvantagens na sua utilização, estas são insignificantes. Por isso, não deve recusar peças originais e quentes que podem alegrar o quotidiano cinzento.




