Desde a antiguidade, peles de animais são usadas para criar roupas, pois aquecem bem. Alguns moradores das montanhas ainda usam peles de carneiro para se protegerem do congelamento. Itens feitos de pele verdadeira não molham e secam rapidamente. Portanto, protegem em diferentes condições climáticas.
- Tecnologias de tratamento de peles naturais
- Encharcando
- Descarnação
- Conservação
- Bronzeamento
- Depósito de gordura
- Último processamento
- Tipos de pele natural
- Selo
- Lontra marinha
- Lontra
- Raposa do Ártico
- Raposa vermelha e raposa prateada
- De que tipo de pele são feitos os casacos de pele de carneiro?
- Toscana
- Merino
- Enterfino
- Canguru
- Marta
- Castor
- Como distinguir os tipos populares de pele
- Sistema de rotulagem de produtos de pele natural
- Como escolher e usar um casaco de pele feito de pele natural
- Como usar
Tecnologias de tratamento de peles naturais
O processamento de pele feito na fábrica e à mão é quase o mesmo, mas há alguns pontos em termos de trabalho.
Encharcando
A primeira etapa do preparo é chamada de imersão. Como o nome sugere, a essência reside na imersão das peles. Esse trabalho é realizado para dar à pelagem sua leveza e elasticidade naturais e para remover as peles da preservação. O processo envolve a imersão da pele em água aquecida a uma temperatura de 40 °C e por até quatro dias, dependendo do tipo de animal. Para 10 kg de pelagem, são utilizados 80 litros de água.

Após 3 horas, a água deve ser trocada, adicionando-se sal à nova solução, e o procedimento de imersão deve ser repetido, mexendo as cascas de tempos em tempos. Após quatro dias, elas devem ser espremidas com uma prensa mecânica.
Descarnação
Este procedimento visa remover todos os pedaços de carne e gordura subcutânea restantes da carcaça. O trabalho é realizado em uma máquina de descarnar especial, cujo mecanismo principal é uma haste de aço inoxidável com facas helicoidais instaladas nela.

O material é colocado de modo que as facas se movam da crista para as laterais da pele e da cauda para o pescoço.
Conservação
Esta etapa é necessária para evitar a decomposição do lado da polpa como um objeto orgânico, para amolecer os compostos de colágeno no lado da polpa e para saturar a pele com a acidez necessária para o próximo processo.

O procedimento é realizado em líquidos ácidos especiais com sal. A composição mais popular é uma solução de sal e ácido sulfúrico. O líquido é preparado na proporção de 10 g de ácido sulfúrico e 50 g de sal de cozinha para 1 litro de água. A solução é aquecida a 50 °C. A duração da imersão varia de 7 horas a 4 dias.
Bronzeamento
Após o bronzeamento, a pele fica macia e elástica, sem esticar nem rachar. Uma infusão forte de casca de carvalho ou salgueiro pode ser usada como agente de bronzeamento (adicione 0,5 l de casca a 1 l de água morna). Misture tudo, leve para ferver e cozinhe por 20 minutos, depois deixe descansar por um dia. A infusão é filtrada através de um curativo e a pele é coberta com ela, que é então seca.

Depósito de gordura
Uma solução especial é preparada para esta etapa. Em 1 litro de água, dissolva 200 g de óleo de peixe e 50 gotas de amônia, resfrie a essência e adicione meio litro de água. Esses componentes são misturados e aplicados cuidadosamente na pele, mas de forma a não manchar a peça. Em seguida, as peles são secas a 25 °C.
Último processamento
Ao final, o casaco de pele é amassado com pedra-pomes ou lixa fina, trabalhando-o ao longo da pele, da cabeça à cauda. Ao final do trabalho, ele é levantado e sacudido.
Para a sua informação! Após todas as manipulações serem concluídas, a pele fica completamente seca por 24 horas, e fica pronta para a costura do produto.
Tipos de pele natural
Quais são os tipos de pele que existem nos casacos de pele e suas características.
Selo
As peles de foca são muito adequadas para pessoas que levam um estilo de vida ativo. A pelagem é cinza, lisa, macia ao toque e de bela cor. Todas essas vantagens lhe conferem singularidade. Além disso, vestem bem. As peles de foca são usadas para costurar casacos de pele e para adornar móveis (sofás, poltronas).

Lontra marinha
A pelagem natural deste animal possui propriedades incríveis. Não é muito alta, mas muito espessa, macia e lisa. Os pelos têm o mesmo comprimento – cerca de 3 cm em toda a carcaça. A densidade é bastante alta, o que garante que a pele não fique molhada e não deixe passar água.
Lontra
Um tipo de pele caro e raro. Como as lontras são muito difíceis de reproduzir, as peles são obtidas principalmente pela caça.

Raposa do Ártico
A raposa do Ártico tem uma variedade de cores: do azul e claro ao prateado e marrom.
Para a sua informação! Um casaco de pele feito de pele de raposa-do-ártico terá um preço alto. No passado, nobres e comerciantes da Rus' compravam esses casacos para suas esposas. Os casacos de pele e os cocares femininos feitos desse animal costumavam custar mais do que ouro, por isso eram passados de geração em geração.
A pele de raposa-do-ártico não tolera manuseio brusco. Pelos longos e subpelo macio conferem volume. Se você usar tiras ou bolsas no casaco de pele, ele se desgastará rapidamente. Portanto, é melhor que os entusiastas de carros evitem usar esse tipo de casaco. É ideal para caminhadas leves no inverno rigoroso.
Raposa vermelha e raposa prateada
Um casaco de pele de raposa não é comprado por luxo; ele deve mantê-lo aquecido em geadas severas. Para se sentir confortável no inverno, você precisa escolher corretamente um produto tão caro. A gama de cores dessa pele é muito variada: do preto brilhante ao prateado ou cinza com um toque de branco. Ela tem três cores. Se o casaco de pele tiver muito branco, será muito caro.

A raposa vermelha é a espécie mais popular para a confecção de casacos de pele. A raposa que vive no norte da Rússia tem uma pelagem mais clara do que a dos "sulistas".
As vantagens óbvias dos produtos de pele de raposa incluem:
- vida útil de até 10 anos;
- alta resistência ao desgaste;
- vista luxuosa.
Observe! Produtos feitos com essa pele são adequados tanto para meninas gordinhas quanto magras, bem como para mulheres de qualquer idade.
De que tipo de pele são feitos os casacos de pele de carneiro?
Os casacos de pele de carneiro são feitos principalmente dos seguintes tipos de pele.
Toscana
São cordeiros jovens de ovelhas de lã longa, criados em fazendas especializadas, principalmente no sul da ilha ibérica, na Espanha. Devido ao subpelo denso, aos pelos longos e sedosos e à superfície externa bem polida, a pele de carneiro do cordeiro toscano é usada para costurar peças muito quentes, mas luxuosas.
Merino
Esta é uma pele de uma ovelha de lã fina chamada merino. A pelagem tem um pelo denso e forte, composto por fibras finas com uma estrutura desenvolvida. Graças a isso, a pele merino possui incríveis propriedades cicatrizantes e é um bom regulador de calor. Ela absorve o excesso de umidade durante a transpiração e geralmente tem um efeito benéfico no corpo.
Enterfino
Variedades dessa pele são obtidas de um tipo de ovelha de lã grossa. A pelagem, como o nome sugere, é mais rígida e diferente da lã merino, e a parte da carne, ao contrário, é mais densa. Portanto, esses casacos de pele são duráveis, mas não muito quentes.
Para a sua informação! Ao criar roupas externas com pele verdadeira, não apenas pele de carneiro é usada, mas também outras peles.
Canguru
Uma pele rara, valorizada por sua pelagem macia, espessa, macia e agradável ao corpo. Possui uma bela cor vermelha. Os itens de canguru são costurados com a pelagem para fora.

Essas peles, decoradas para parecerem leopardos, são lindas.
Importante! O couro de canguru é leve, por isso é muito popular para costurar diversos calçados esportivos. É confortável para exercícios, pois seus pés não cansam nem transpiram.
Marta
A marta é um animal encontrado principalmente na natureza. Os criadores aprenderam a criá-la, mas o processo é trabalhoso e longo, e nem sempre é possível obter peles de alta qualidade no final. Existem apenas algumas delas em zoológicos, e a caça desses animais é proibida. Em certas épocas, a captura é permitida e apenas em quantidades limitadas.
A pele da marta está disponível em diversas cores: azul-escuro, azul-claro, cinza e areia. A pele da marta é espessa e sedosa, por isso os produtos são muito valorizados no mercado.
Castor
A pele de castor é produzida apenas na Rússia e no Canadá, e cada país usa sua própria tecnologia.
O castor canadense é mais popular. O acabamento dessas peles é um processo tecnológico complexo, se comparado ao acabamento de outras peles. Para que a pelagem seja idêntica em alguns parâmetros da carne (maciez, elasticidade), ela precisa passar por dezenas de etapas de processamento, o que leva muito tempo.

Para a sua informação! Existem poucos castores na Rússia. As peles têm acabamentos variados, pois vêm de caçadores em pequenas quantidades.
Como distinguir os tipos populares de pele
Ao verificar se um casaco de pele é falso, você deve se guiar pelos três critérios a seguir.
- Observe a base do casaco de pele. Um casaco de pele natural terá uma base áspera, não muito agradável ao toque. Em casacos de pele artificial, a base é feita de tecido denso comum. Você pode verificar isso com uma agulha comum. Ela precisa ser inserida na base: se passar facilmente, o produto é artificial.
- Toque no casaco de pele com as mãos. A pele artificial amassa facilmente nas mãos, formando dobras na base do casaco e ele não retorna à sua forma original. Com a pele natural, ocorre o oposto.
- Espalhe o pelo na base. A trama em malha indica que o casaco de pele é artificial. Nesse caso, você pode encontrar fios do produto. A pele natural é sedosa, com a pele visível na raiz.
Sistema de rotulagem de produtos de pele natural
A marcação de pelos leva em consideração os seguintes fatores:
- peles inteiras preparadas e suas partes;
- itens que são feitos inteiramente ou parcialmente de pele por dentro;
- coisas cujo pelo está preso ao exterior e fará parte dele.

Tais designações não são utilizadas nos seguintes casos:
- peles de animais sem tratamento;
- pele decorativa.
Também não há marcação em:
- luvas ou mitenes;
- chapéus;
- bolsas;
- qualquer sapato de pele.
Como escolher e usar um casaco de pele feito de pele natural
A melhor escolha é o toque. Você precisa tocar o casaco de pele com as mãos e, se ele for macio e agradável ao corpo, então é um produto de verdade. Uma cor vibrante não garante que ele não desbotará com o passar dos anos. O casaco de pele não deve ser apenas bonito, mas também confortável de usar.
Como usar
Uma excelente combinação para o início da primavera em temperaturas acima de 10°C é qualquer gola alta e uma jaqueta de pele ou casaco de pele curto.
Você também pode comprar uma jaqueta de primavera com detalhes em pele. Uma jaqueta com mangas de pele ou capuz ficará linda, à qual você pode adicionar um cachecol elegante. Pode ser usada com vestido, jeans e botas de primavera.
Os preços dos produtos variam de 50 mil rublos a quantias astronômicas de vários milhões de rublos. Tudo depende da fábrica onde a costura é feita.
Para a sua informação! Para comprar um casaco de pele de qualidade real, você precisa saber como escolhê-lo corretamente (pelo toque, necessariamente com um ajuste, etc.).
É importante lembrar que um item de qualidade custará caro. Se um casaco de pele de raposa for oferecido no mercado por 10 mil rublos, então é 100% falso, o que, aliás, é fácil de distinguir a olho nu.




