Couro legítimo é um tecido feito a partir de peles de diferentes animais. É um material único, pois cada animal possui sua própria estrutura de pele. Todas as peles legítimas são classificadas por finalidade, tipo de matéria-prima utilizada e método de acabamento.
Tipos por finalidade
De acordo com sua finalidade, a pele natural tem diversas variedades, que diferem na descrição e têm propriedades individuais próprias.

De acordo com sua finalidade, o couro é dividido em:
- Couro para calçados. Poucas pessoas se perguntam que tipo de couro existe para calçados. Esse tipo de pele é indicado para a parte superior e inferior de botas e sapatos. A camada superior deve ser respirável e levemente elástica, enquanto a inferior é indicada para a sola e as palmilhas. Esse material deve ser rígido e resistente a flexões, danos mecânicos e umidade.
- Selaria. É usada para fazer bolsas, cintos e outros acessórios. Peles de gado e porco são adequadas para isso. O principal requisito para o tecido é resistência ao desgaste e durabilidade. O tipo de selaria é um material favorito para artesanato.
- Vestuário e armarinho. Os mais altos padrões estéticos são impostos a este material. Esses tecidos são muito variados e diferem entre si em design e acabamento artístico.
- Móveis são feitos de peles inteiras de animais. Seus principais requisitos são resistência à abrasão, boa permeabilidade ao ar e higroscopicidade.
- Automotivo. Como interiores de couro são encontrados principalmente em carros executivos caros, as propriedades do material devem ser únicas. É necessário que os produtos sejam altamente resistentes a rasgos e abrasão. Indicadores como resistência à umidade e elasticidade também são de grande importância.

Tipos por tipo de matéria-prima utilizada
Há também uma classificação de peles por tipo de matéria-prima. Os principais tipos apresentados no mercado russo incluem:
- Pele de porco. É o tipo mais barato, pois tem uma aparência pouco apresentável e uma estrutura pobre, que nem se compara à pele de gado bovino. Este material tem muitas desvantagens. As principais incluem baixa elasticidade e um odor desagradável difícil de eliminar. Além disso, é muito dura e molha rapidamente. Basicamente, a pele de porco é usada como material de forro.
- Couro de bezerro. É usado na confecção de roupas, estofados, bolsas e muitos outros acessórios. Este tecido se destaca pela boa resistência ao desgaste e elasticidade. A pele não quebra nem racha, por isso a qualidade do couro bovino é famosa em todo o mundo.
- Pele de cabra. Produtos feitos com essa pele ocupam 9% do mercado russo. Comparada à pele de bezerro, ela é mais resistente a rasgos. Produtos feitos com esse material são muito quentes, impermeáveis, mas ao mesmo tempo "respiráveis". A pele de cabra é muito macia e flexível, pois é revestida com lanolina (cera de cabra). É mais fina que a pele de bezerro, portanto, mais leve. Agasalhos, sapatos, bolsas e alguns acessórios são feitos com essa pele.
- Pele de veado. É macia e elástica, sem vincos. O material mais comum é a camurça de veado, que se distingue pela sua aveludada. Luvas quentes, pastas e carteiras são feitas deste tecido.

Importante! A pele de veado é considerada a mais quente.
Tipos dependendo do acabamento
A pele pode ser lisa ou texturizada. Tudo fica claro com o tipo liso, mas nem todo mundo sabe o que é couro texturizado. Pele texturizada é um tecido com superfície irregular. Para obtê-la, o material é acolchoado, drapeado, cortado e tecido.
Dependendo do acabamento, o couro é dividido nos seguintes tipos.
Spiluk (veludo fendido) é um produto semiacabado de couro genuíno, obtido pela divisão da pele de animais em três partes. A camada superior é considerada a de mais alta qualidade e a mais cara. A camada intermediária é de qualidade média. É revestida com material artificial. E a camada inferior (carne) é usada para produzir cola e gelatina técnica.

O couro napa "Natura" é um couro bovino bem processado. Este tecido é muito macio e tem uma cor uniforme. É usado principalmente na produção de jaquetas de couro. O preço desse material é relativamente baixo. O tecido de membrana usado para costurar jaquetas turísticas é especialmente famoso, pois protege bem da umidade e do vento.
O couro Palma Dollar possui alta densidade, o que o impede de esticar prematuramente nas partes de suporte dos móveis. Além disso, os produtos feitos com este material são resistentes ao atrito seco e úmido.

O couro para calçados é feito de couro de gado, porco, cabra, cavalo e outros animais. Suas principais vantagens são: resistência à umidade, permeabilidade ao vapor, bem como resistência a rasgos e compressão, o que o torna resistente à deformação. É usado não apenas na fabricação de sapatos, mas também em bolsas, pastas, cintos e luvas.
Couro para armarinhos é um tipo especial de pele usado para costurar carteiras, bolsas, luvas e outros tipos de produtos. Basicamente, são produtos caros que enfatizam o status de elite do proprietário. Peles de gado são usadas para produzir couro para armarinhos.

Cheprak. Este material é feito de peles de gado bovino, retiradas do dorso do animal. O material (couro) é ótimo para a confecção de palmilhas, arreios e diversos acessórios. Que tipo de couro é o Cheprak? É o mais grosso de todos os tipos apresentados.
Shagreen é um couro feito de diferentes tipos de matérias-primas. Seu padrão lembra a pele de cabra. O material é macio e ligeiramente áspero ao toque. Este material é usado para estofar móveis, para decoração de interiores, e bolsas, clutches, carteiras e chaveiros também são feitos de couro.
Chevrette é o nome do couro obtido pelo curtimento de peles de ovelhas e carneiros. Sua principal característica é a espessura fina, de 0,6 a 1,5 mm. Bolsas, roupas e sapatos são feitos de chevrette.

O couro envernizado é famoso por seu brilho incrível, e é por isso que os produtos feitos com esse material são muito populares há muitos anos. Ele é feito por curtimento ao cromo. Após o acabamento, óleo de linhaça e nitrocelulose são aplicados à superfície, o que produz um brilho tão único.
Observe! O couro envernizado genuíno é bastante exigente em termos de cuidado e uso. No frio, ele racha e, no calor, derrete e estica demais. Além disso, esses produtos não toleram umidade e sujeira.

Como verificar originalidade e qualidade
Para ganhar dinheiro, os vendedores costumam vender materiais poliméricos sintéticos como se fossem naturais. Para não errar e não desperdiçar dinheiro na hora de escolher o couro para costurar roupas, você precisa aprender a distinguir o original do falso.

Existem vários indicadores aos quais você precisa prestar atenção ao escolher um produto:
- A etiqueta que acompanha o produto deve ter o desenho de uma pele de animal, o que indica a origem orgânica do material. No entanto, já existem artesãos que aprenderam a falsificar tais etiquetas;
- O material original tem um cheiro específico. Não é muito forte e também não pode ser considerado desagradável. No entanto, você pode cometer um erro nesse ponto. Existem substâncias que imitam facilmente o odor da pele;
- Análise de um pedaço de tecido bruto. Pode ser visto na costura ou nos bolsos, de dentro para fora. Se a borda não for tecida, não for fibrosa e não deslaminar, então você tem um material natural em mãos;
- Teste de fogo. Como experiência, você pode atear fogo a um pedaço de tecido. Se ele não pegar fogo, mas arder lentamente, então é um tecido natural. Tecidos inorgânicos queimam instantaneamente. No entanto, nem todos os vendedores permitem que você atear fogo aos seus produtos. Além disso, muitas coisas são tratadas com misturas especiais que impedem a ignição do tecido;
- a capacidade de absorver umidade. Se você derramar um pouco de água no couro natural, ela será absorvida e uma mancha escura permanecerá;
- Capacidade de armazenar calor. Se você colocar a mão em uma superfície de couro por um tempo e depois removê-la, o material permanecerá quente. Tecidos artificiais não conseguem armazenar calor, e até mesmo um traço de suor permanecerá da mão.

Couro legítimo geralmente não é barato, mas é melhor comprar itens de qualidade que durem muito e tenham uma aparência apresentável do que produtos ecológicos baratos que se desfazem em quatro semanas. Casacos de tecido não podem ser comparados a este material, embora a combinação desses dois tecidos pareça bastante impressionante.




