Existem várias maneiras de aplicar padrões e inscrições em tecidos. A serigrafia em camisetas é um método comprovado que permite decorar uma peça rapidamente. A impressão aplicada ao produto permanecerá nítida por muito tempo e manterá seu brilho. A essência da tecnologia é a passagem da tinta por um estêncil. Como antes era seda, o método recebeu esse nome. Agora, esse material é a fibra de poliamida (poliéster).

Serigrafia em tecido
Esta tecnologia única é praticada desde a antiguidade. Adquiriu sua forma moderna na década de 50 do século passado. Desde então, o método de serigrafia direta tem sido utilizado para decorar uma variedade de produtos. A tinta é transferida para o tecido por meio de um estêncil. A impressão é feita de forma semelhante em tecidos para rodapés, couro e plástico. Outros métodos e tecnologias para transferir um padrão para tecidos: uso de impressora, sublimação e entretela.
A serigrafia tem suas peculiaridades: ao criar menos de 50 camisetas, o preço é bastante alto, pois a produção de um estêncil exige muita mão de obra. Além disso, uma imagem colorida não funciona. Afinal, as tintas não se misturam, e o número de tons é limitado. É fácil transferir um logotipo, mas não uma foto. Diversos processos tecnológicos são utilizados para a implementação. A seguir, veremos passo a passo o que é a serigrafia em tecido.
Importante! A camiseta com a imagem é feita no computador.
A essência da tecnologia
O equipamento para serigrafia é selecionado de acordo com o lote de camisetas em que a imagem precisa ser aplicada. Assim, uma pequena quantidade é processada em máquinas serigráficas manuais. Para grandes tiragens, utiliza-se uma máquina carrossel semiautomática. Isso aumenta significativamente a produtividade e também reduz os custos. Afinal, com sua ajuda, as imagens são impressas em várias camisetas simultaneamente.
A tinta é aplicada diretamente no tecido, o que é diferente do método que utiliza a transferência térmica. Após a aplicação do desenho, é feita uma fixação permanente. As tintas são fixadas usando um secador de túnel.
A serigrafia em tecido tem as seguintes características.
- A imagem é transmitida com alta precisão.
- As estampas são ricas e coloridas.
- A complexidade do desenho não afeta o resultado. Pode ser tanto decoração quanto inscrições.
- O processo automatizado permite produção em grande volume a um custo relativamente baixo.
Falando sobre a possibilidade do método, é necessário destacar a universalidade da tecnologia. Não há requisitos especiais para o material. A impressão é feita em algodão ou tecido misto, que são igualmente adequados para colorir. A imagem é aplicada em qualquer parte da camiseta, moletom ou regata finalizada. Além disso, a imagem pode ser feita antes do corte da tela, usando um lenço, e assim por diante. A imagem fica brilhante e em relevo, e sua vida útil é comparável à do próprio material.
A serigrafia em tecido é usada nas seguintes áreas.
- Fabricação de uniformes para equipes esportivas.
- Uniformes dos funcionários da empresa.
- Vestuário corporativo para promoções e eventos.
- Camisetas para competições e exposições.
- Presentes memoráveis para clientes e parceiros.
A serigrafia é a produção de itens exclusivos e únicos. Eles podem interessar o público, a clientela de qualquer empresa, e também valorizar a imagem.
As seguintes etapas são distinguidas no processo.
- O layout para impressão é criado ou adquirido pronto. O cliente pode levá-lo à empresa de serigrafia. Ou os designers trabalham nos elementos do desenho.
Atenção! Para melhor transferência da imagem para o tecido, utilize imagens vetoriais. Não há pixels, o que não cria um efeito de rasterização quando ampliado.
- O arquivo em formato vetorial é obtido como positivo ou convertido em negativo, dependendo da técnica utilizada. O layout é dividido em cores, das quais até seis são usadas na serigrafia.
- É criado um estêncil de malha, necessário para impressão.
- Pegue um layout preparado para cada cor e faça um filme. Você precisa transferir a imagem dele para uma peneira especial. Ela pode ter diferentes densidades de fios e tamanhos de furos.
- O filme é transferido para um tecido de malha. Para isso, utiliza-se uma emulsão fotossensível, que reveste o tecido do estêncil.
- O modelo e o tecido com a emulsão aplicada são transferidos para a unidade de exposição, onde a substância é exposta à luz. Onde a tinta atravessa o tecido, a emulsão é destruída. E em outras áreas, ela endurece, impedindo o vazamento da substância corante.
- A peneira finalizada é firmemente colocada na estrutura da máquina tensora. Ela é colada com cola de secagem rápida. O tecido não deve saltar, caso contrário, a qualidade da impressão será prejudicada.
- Para cada cor, o estêncil de malha é feito da mesma maneira.
- A próxima etapa da serigrafia envolve a fixação de todas as telas na máquina de carrossel. Elas são alinhadas. Afinal, a tinta deve atingir o tecido no lugar certo. A camiseta é colocada sobre a mesa de trabalho e o estêncil é inclinado em sua direção, instalando-o paralelamente. Usando um dispositivo, a tinta é puxada ao longo da peneira, exercendo alguma pressão. Onde a emulsão não interfere mais, a tinta penetra no produto através dos furos. Depois disso, eles começam a aplicar outra cor. O carrossel da máquina é simplesmente rolado ao longo do estêncil com a imagem desejada.
Seguindo o pedido, eles concluem todas as etapas e enviam a camiseta para secar em uma câmara túnel especial, onde a tinta é fixada.

Principais vantagens
Este método de aplicação de uma imagem em tecido é prático e vantajoso. A seguir, listamos as vantagens do método.
- Versatilidade em relação aos tecidos: naturais e artificiais, sintéticos. A impressão em seda também é possível.
- Durabilidade sob as seguintes condições: tintas de qualidade, processo de desenho correto. Assim, a imagem durará por muito tempo.
- Simplicidade, sem intensidade de trabalho e custos de tempo com bons resultados.
- Alta produtividade. Após a criação de um estêncil, do qual 6 peças podem ser fixadas em uma máquina carrossel, a impressão é realizada rapidamente.
- Grandes tiragens são possíveis.
- Uso múltiplo do estêncil. Longa vida útil das malhas.
- Baixo custo do processo.
A serigrafia é considerada um método vantajoso para a aplicação de desenhos em tecidos. Esta é provavelmente a principal vantagem. As tintas são resistentes ao desgaste, o que garante uma longa durabilidade das imagens. Os produtos podem ser lavados várias vezes em água quente com praticamente qualquer composição de detergente.
Há alguma desvantagem? Observou-se a longa preparação para impressão. O layout e os estênceis levam a maior parte do tempo.
Importante! É impossível alterar o design rapidamente; ele deve ser aprovado com antecedência.
Preços
O preço para a implementação deste método pode ser considerado acessível, pois depende da abrangência do pacote de serviços. Por exemplo, se foi utilizada uma imagem pronta ou se foi realizado um design individual. Outro fator é se é necessário projetar um produto único ou um lote inteiro. O serviço de atacado é mais barato. O prazo dentro do qual o pedido deve ser concluído é importante. A complexidade e o tamanho do desenho também influenciam.
O preço médio de uma camiseta (1 peça) é de 1.500 rublos*. Essa tecnologia é uma das mais acessíveis para transferência de imagens para tecido. Ao mesmo tempo, o produto fica brilhante e espetacular, o que se tornou o motivo da popularidade do método entre os consumidores.
* O preço indicado é válido a partir de setembro de 2019.




