Moldes e instruções para costurar capas de cadeira com encosto

Toda costureira deseja transformar de forma bonita e eficaz o design de um cômodo e seu interior, mas nem todas desejam fazer mudanças radicais ou recorrer a grandes reparos. Uma das maneiras mais simples, mas ao mesmo tempo eficazes, de complementar ou realçar o interior de forma lógica é costurar capas originais para cadeiras e bancos.

Esses elementos de design podem não apenas agradar aos olhos e dar uma nova vida a móveis antigos, como também protegê-los de diversos tipos de sujeira e pragas. Para descobrir essa prática, é recomendável familiarizar-se com ela por completo. Este material mostrará como costurar uma capa para cadeira, um banquinho - um acessório, padrões para capas de cadeira serão mostrados, qual tecido escolher para isso e quais características o processo de costura implica.

A capa pode trazer de volta a popularidade de uma cadeira velha
A capa pode trazer de volta a popularidade de uma cadeira velha

Os benefícios de fazer suas próprias capas para cadeiras

Em primeiro lugar, as capas criadas à mão não só atendem a todas as preferências de estilo da anfitriã, como também são confeccionadas com cuidado, com material de alta qualidade. Cadeiras com encosto e bancos com capas protetoras não perdem suas propriedades práticas, mas adquirem novas características: beleza e elegância. O estofamento removível protege os móveis do envelhecimento e do desgaste prematuros.

Capa Simples para Cadeira de Cozinha
Capa Simples para Cadeira de Cozinha

Durante o processo de costura, você pode determinar o quão bem um determinado tecido se ajusta ao assento, como ele se ajusta e permanece nele. É impossível verificar isso ao comprar produtos em lojas.

Importante! Se a capa for costurada à mão, ela será de alta qualidade e custará o mínimo de dinheiro ou quase de graça se forem usados ​​tecidos de coisas velhas para costura.

Capas de banco caseiras
Capas de banco caseiras

As vantagens de fazer você mesmo o estofamento são óbvias:

  • Os assentos serão originais e se adaptarão perfeitamente ao interior da sala se certos requisitos forem atendidos;
  • Móveis que foram melhorados pelo "revestimento" se tornarão mais confortáveis ​​e "viverão" mais devido à sua proteção;
  • Levará pouco material e dinheiro para ser feito, mas a aparência do móvel mudará drasticamente;
  • As capas removíveis podem ser facilmente removidas e lavadas caso fiquem sujas.
As capas não só protegem os móveis, mas também complementam o interior
As capas não só protegem os móveis, mas também complementam o interior

Como escolher um estilo

A decoração de cadeiras é classificada de acordo com vários fatores: estilo, incluindo o formato e a função do produto, e o material utilizado em sua fabricação. Este último será discutido em detalhes na próxima seção.

Dependendo do formato dos produtos, eles são divididos em várias categorias:

  • Sólidos, que protegem completamente o móvel de influências externas. Cobrem não apenas o assento, mas também o encosto e as pernas. Possuem uma fixação forte, o que ajuda a mudar radicalmente o design do móvel e a esconder suas imperfeições;
Você pode estar interessado nisto:  Padrões interessantes de gravatas borboleta masculinas
Uma capa de uma só peça, que já se tornou uma opção tradicional para cadeiras com encosto
Uma capa de uma só peça, que já se tornou uma opção tradicional para cadeiras com encosto
  • Separados, que incluem capas separadas para o encosto e o assento. Isso traz vantagens específicas: facilidade de manutenção, já que você pode remover facilmente parte da decoração e lavá-la, e praticidade.
Elementos separados são práticos e originais
Elementos separados são práticos e originais
  • Somente o assento. Cobre apenas o assento e o fundo das cadeiras. Esta opção é a mais prática e exige pouco tempo e dinheiro.
A capa do assento protege-o de forma confiável contra abrasão
A capa do assento protege-o de forma confiável contra abrasão

A escolha do estilo também vem da finalidade e das funções das capas, com base nas quais elas são divididas em:

  • Acessórios do dia a dia usados ​​diariamente. Vale lembrar que tais capas devem ser lavadas com mais frequência devido à carga constante. Para isso, ao escolher o material para elas, aposte em um tecido denso, altamente durável e fácil de limpar;
Uma capa simples para o uso diário
Uma capa simples para o uso diário
  • Festivos. São projetados para eventos festivos e têm como principal função decorar o ambiente e criar um efeito "uau" nos convidados, atraindo a atenção para a mesa. Diferem dos tradicionais por serem geralmente feitos de tecidos caros, com diversas decorações em forma de laços, babados, fitas e drapeados.
As capas formais efetivamente chamam a atenção para si mesmas e para a mesa
As capas formais efetivamente chamam a atenção para si mesmas e para a mesa

Selecionando tecido para costura

A costura pode ser feita com uma variedade de materiais. Tudo depende da finalidade da capa. Para o uso diário, você precisa de um tecido prático e barato, e para as festas, um tecido bonito e elegante. Além disso, leve em consideração o cômodo onde as cadeiras estão localizadas, sua finalidade e o seu próprio interior.

Importante! Para o uso diário, você deve escolher um material resistente ao desgaste que possa ser removido, lavado ou batido a qualquer momento. Um dos critérios também é a ausência de eletrificação e absorção de sujeira. Tecidos de algodão, microfibra, linho ou seda são considerados, com razão, alguns dos melhores tecidos para costura.

Estojo elegante em cores claras
Estojo elegante em cores claras

Tecidos de algodão

Entre eles, cetim, chita, jeans ou sarja são os mais preferidos. Sua principal vantagem é que mantêm bem o formato, não causam alergias em pessoas sensíveis e podem ser lavados na máquina. Os tecidos de algodão são baratos e são produzidos em diversas variações de tons, cores e padrões. Eles também têm desvantagens: desbotam e molham rapidamente.

Capas de algodão
Capas de algodão

Tecidos de linho

Entre eles estão a estopa, o próprio linho e a lona. São ecologicamente corretos, altamente duráveis, repelentes à sujeira e podem ser submetidos a lavagens intensivas na máquina e uso intensivo. Além disso, o linho não absorve bem a sujeira, é hipoalergênico e fácil de cuidar. Tecidos de linho ásperos com processamento mínimo são ideais para uma capa do dia a dia. As desvantagens são: dificuldade de limpeza e passagem, textura áspera. As capas de linho são adequadas para o uso diário em ambientes campestres ou de estilo étnico.

O tecido de linho parece prático, mas bonito
O tecido de linho parece prático, mas bonito

Floco e microfibra

Estes materiais são de nova geração. Suas principais vantagens são:

  • Resistência ao desgaste;
  • Atratividade;
  • Sem rugas;
  • Não deforma quando lavado.
Você pode estar interessado nisto:  Moldes e procedimentos de costura para uma saia meio-sol você mesmo

Importante! Apesar disso, a microfibra e o flocado não podem ser submetidos a tratamento térmico: secagem em radiador ou passagem a ferro. Isso não é necessário se não houver enrugamento.

Capa de cadeira de microfibra
Capa de cadeira de microfibra

Seda

Os tecidos de seda incluem: brocado, cetim e crepe-cetim. Suas vantagens são a durabilidade, a elegância e a elasticidade. Os tecidos de seda permitem criar dobras e drapeados espetaculares. Há também desvantagens: alto preço, cuidados e lavagem exigentes e engomagem delicada. Esses tecidos são adequados para criar capas festivas nos estilos clássico e neoclássico, indiano e árabe.

As capas de seda podem enfatizar a solenidade do evento
As capas de seda podem enfatizar a solenidade do evento

Como tirar medidas e fazer um molde?

A primeira coisa a fazer ao costurar é tirar as medidas do móvel. O molde depende diretamente do design e das dimensões da cadeira ou banco. Para tirar as medidas, pegue um material que mantenha bem o formato e coloque-o ao redor da cadeira, prendendo tudo com alfinetes. Nesta etapa, considere: o quanto as pernas da cadeira serão cobertas, se haverá fechos no encosto, e assim por diante.

Luxo e funcionalidade se unem em brocado
Luxo e funcionalidade se unem em brocado

As medidas também podem ser feitas com papel vegetal. Para isso, primeiro aplique uma camada de papel no assento e prenda-a com alfinetes. Em seguida, trace o contorno. Adicione um centímetro e meio de cada lado para fazer a margem. Os detalhes são então recortados. O encosto é medido da mesma forma que se a costura fosse para uma cadeira.

Para a parte frontal da capa, medem-se o comprimento das pernas e a largura da borda frontal do produto. Em seguida, desenha-se um retângulo em papel vegetal, com acréscimo de 5 cm na parte inferior e 10 cm nas laterais. A tudo isso, acrescenta-se uma margem de 1,5 cm para a costura da borda superior.

Capas práticas e estilosas
Capas práticas e estilosas

Os moldes para as laterais da "saia" são feitos da mesma maneira. Adicionam-se 15 cm à borda adjacente à parte externa das costas. O molde é feito em várias cópias. A medida da parte externa das costas é feita da seguinte forma:

  • Uma grande folha de papel vegetal é aplicada na parte superior do verso;
  • As bordas do lado externo são marcadas;
  • Linhas são desenhadas ao longo das pernas até o chão;
  • Adicione 5 cm na parte inferior e 1,5 cm para margem de costura.
Capa traseira translúcida
Capa traseira translúcida

Importante! Os centros são marcados na parte superior e inferior dos moldes, ao longo dos quais o tecido é então dobrado e cortado em duas partes iguais.

Transferindo o molde para o tecido

O desenho é feito em papel vegetal na seção acima. Depois de pronto, é transferido para o tecido, levando em consideração a posição das linhas dos veios. A transferência pode ser feita com lápis, sabão ou giz. Vale lembrar que o molde é feito em duas vias.

Medidas para a capa
Medidas para a capa

Instruções passo a passo sobre como costurar uma capa de cadeira com encosto

Você pode encomendar a alfaiataria com o tecido comprado de um artesão, mas é muito mais lucrativo e agradável fazê-la você mesmo. A única ressalva: todas as medidas devem ser precisas e levar em consideração as margens de costura e o encolhimento do tecido durante a lavagem. Para isso, um ou um centímetro e meio devem ser suficientes.

Você pode estar interessado nisto:  Moldes simples de gorros e chapéus para recém-nascidos
Instruções para costurar um produto simples
Instruções para costurar um produto simples

Para começar, você precisa preparar todos os materiais e ferramentas necessários:

  • Linhas e agulhas;
  • Máquina de costura;
  • Fitas adesivas;
  • Tesoura e um furador.
Tirando medidas de uma cadeira padrão
Tirando medidas de uma cadeira padrão

As instruções passo a passo para fazer isso são as seguintes:

  • Faça um molde em papel vegetal ou filme que se ajuste bem ao móvel para tirar todas as medidas;
  • Recorte o assento em material sintético macio e deixe folgas de 1 cm nas bordas e 3 cm na parte traseira;
  • Coloque o enchimento de poliéster no assento e meça os recortes para as pernas na parte traseira. Recorte os recortes ao longo do contorno;
  • Determine a altura da capa e, deixando a parte inferior do móvel aberta, meça as laterais e o encosto da cadeira;
Caixa decorada com laços
Caixa decorada com laços
  • Transfira o molde para o material selecionado e recorte, lembrando de deixar margem para costuras e encolhimento;
  • Arredonde os cantos das laterais para um melhor ajuste da capa;
  • Costure todas as peças com uma máquina de costura. Faça cortes nas bordas arredondadas para evitar que o tecido enrugue;
  • Costure elementos decorativos em forma de trança ou miçangas ao redor do perímetro do assento;
  • Experimente uma capa de cadeira;
Estojo decorado com flores para crianças
Estojo decorado com flores para crianças

Características das capas para cadeiras infantis

Se a capa for para uma cadeira infantil, o ideal é que ela seja feita de algodão hipoalergênico, durável e resistente ao desgaste. Esse material permite a passagem do ar e é fácil de lavar. O tecido em si é bem barato e não será uma pena jogar fora uma capa dessas se ela for danificada por um pequeno malandro.

É melhor colocar uma capa impermeável na cadeira alta, que seja fácil de lavar. Como cada móvel tem seu próprio design, você terá que tirar todas as medidas individualmente para a cadeira ou para a capa padrão.

Caso infantil em forma de jogo de cozinha
Caso infantil em forma de jogo de cozinha

Importante! Se o kit incluir uma capa padrão, você deve examiná-la cuidadosamente e entender onde estão as costuras e qual é o seu design.

O método geral de costura é simples:

  • Prenda o tecido principal e o forro;
  • Coloque-os frente a frente;
  • Costure ao longo das bordas, deixando 20 cm sem costura na lateral para virar o produto do avesso;
  • Vire o estofamento do avesso e endireite-o;
Os assentos dos bancos se desgastam rapidamente sem capa
Os assentos dos bancos se desgastam rapidamente sem capa
  • Vire o lado não costurado e costure-o de qualquer maneira;
  • Marque os locais onde os cintos de segurança devem ser colocados, se necessário;
  • Decore o produto com laços, babados, fitas ou apliques termocolantes.
Colchão para cadeira alta
Colchão para cadeira alta

Lindos exemplos de capas

Para expandir o potencial criativo do leitor, abaixo estão algumas capas bonitas e elegantes que podem restaurar qualquer peça de mobiliário à sua antiga glória.

Um tecido colorido e brilhante, proveniente de um retalho, pode facilmente mudar o visual de um simples banco de bar.
Um tecido colorido e brilhante, proveniente de um retalho, pode facilmente mudar o visual de um simples banco de bar.

Assim, o molde para capas de cadeira não é particularmente difícil. Qualquer pessoa, mesmo uma artesã iniciante, pode fazê-lo e executar outras etapas do trabalho. Existem muitos estilos de capas, divididos em formais e casuais. Com base nisso, são selecionados o material para a produção, a presença de elementos decorativos, etc.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior