O que poderia ser mais importante do que o nascimento de um filho? Nos primeiros meses de vida, as crianças ainda não conseguem controlar a temperatura corporal de forma independente, por isso as jovens mães usam vários gorros. Mas comprar roupinhas de bebê todos os meses é bastante difícil e caro. Este artigo fala sobre como costurar uma touca para um recém-nascido e o que é necessário para isso.
- Como escolher o tamanho certo de chapéu para seu filho
- Tabela de tamanhos de chapéus para recém-nascidos
- Medidas e molde para touca de bebê
- Modelagem do produto
- Desenhando um desenho de um padrão de boné
- Construção do fundo
- Construção da parte principal
- A parte de trás de um boné de bebê
- Linha frontal e inferior da tampa
- Sequência de costura de um boné a partir de duas partes
Como escolher o tamanho certo de chapéu para seu filho
Quando uma criança é muito pequena, com apenas alguns meses de idade, é difícil levá-la a lojas de roupas, então você precisa comprar chapéus de acordo com suas próprias medidas. Determinar o tamanho do chapéu de uma criança é bastante simples. Recomenda-se usar um centímetro, ou pelo menos um fio que não estique. O centímetro deve ser aplicado no ponto mais convexo da cabeça e, na frente, acima das sobrancelhas da criança.

Não aperte a fita métrica e, se necessário, arredonde o resultado para cima. O número resultante será o tamanho do chapéu. Por exemplo, se as medidas derem 42 cm, é melhor escolher o tamanho 43. Ao comprar, leve em consideração a idade do bebê.

Nos primeiros anos de vida, o bebê cresce muito rápido, por isso não é aconselhável comprar muitos chapéus do mesmo tamanho de uma só vez. A cada 2 meses, aproximadamente, você precisa comprar novos itens. Às vezes, você pode comprar itens para o crescimento. Para bebês, o tamanho 44 é adequado; aos seis meses, você pode comprar com segurança o 46; e a partir de um ano, a partir do 48. Esses valores são médios e podem variar de acordo com o bebê, pois cada pessoa é única.
Após um ano, o tamanho da cabeça muda, mas não em alta velocidade. É aconselhável tirar medidas a cada seis meses e observar as mudanças. Malhas comuns, que não exigem muitos cuidados, são perfeitas para costura. Tecidos felpudos são adequados para a versão de inverno, mas neste caso é necessário fazer um forro para que o acessório mantenha bem o formato.

Tabela de tamanhos de chapéus para recém-nascidos
O tamanho do chapéu pode ser encontrado sem medidas; indicadores aproximados são conhecidos a partir da idade da criança. Desde a União Soviética, roupas infantis eram compradas dessa forma. Tabela de tamanhos a partir da idade da criança:
| Idade (meses) | Tamanho do produto |
| De 0 a 1 | 35 |
| 3 | 40 |
| 6 | 44 |
| 9 | 46 |
| 12 | 48 |
Você pode usar esta tabela para comprar chapéus e bonés para crianças, mas como não há uma medida específica, é melhor comprar produtos feitos de tecidos elásticos. Afinal, cada bebê tem um formato de cabeça diferente. Os médicos modernos insistem em não comprar bonés infantis se o fabricante se baseou em idade e estatísticas médicas ao produzi-los. Veja abaixo como costurar um boné com as próprias mãos.

Medidas e molde para touca de bebê
Por exemplo, você pode pegar o tamanho da circunferência da cabeça de 46 cm. Para encontrar a largura da parte lateral do produto, você precisa dividir o comprimento da circunferência da cabeça por dois, a meia circunferência será de 23 cm.
Se o gorro for feito sem a possibilidade de tirar medidas, por exemplo, para um presente, você precisará usar a tabela indicada acima. O molde para um gorro recém-nascido é baseado na circunferência da cabeça.
Modelagem do produto
Antes de começar a trabalhar, você precisa escolher um modelo de touca. O molde da touca pode ser encontrado na internet, em revistas ou em master classes. Se a sua imaginação estiver boa, é melhor confiar nela e fazer um enfeite de cabeça original. Ele pode ser costurado ou tricotado, você pode adicionar orelhas ou fitas. Você pode costurar uma touca para um recém-nascido com suas próprias mãos em várias etapas, que são apresentadas a seguir.

Desenhando um desenho de um padrão de boné
O modelo padrão de um gorro para bebê é costurado a partir de duas partes. É muito fácil de fazer, mesmo uma pessoa sem experiência consegue. O molde de um gorro para recém-nascido pode consistir em três partes ou mais, mas a complexidade do trabalho aumentará.
Construção do fundo
Comprimento da parte inferior do produto. Faça um ângulo reto, onde o ponto O será o topo. Em seguida, cancele o comprimento da parte inferior da tampa, cerca de 10 cm.
A largura da base na parte superior. Do topo O para a direita, meça 5 cm e marque o ponto O2.
Largura da base na parte inferior. Meça 5 cm da linha O1 à direita e marque o ponto O3. Conecte as medidas O2 e O3. Em seguida, divida a linha OO2 ao meio e marque O4. A partir de O2, conte 3 cm para baixo e marque O5. A partir de O2, meça 1,5 cm ao longo do canto e marque o ponto O6. Em seguida, conecte O4, O6 e O5 com uma linha reta.

Construção da parte principal
Faça um ângulo reto e marque o vértice M.
Comprimento da base. Meça 16 cm a partir do topo de M e marque o ponto M1.
Largura da base. Do ponto M, desenhe 10 cm para a direita e marque o ponto M2. Como a largura da tampa na parte superior é 2 cm maior que na parte inferior, a partir do ponto M1, conte 12 cm para a direita e marque o ponto M3. Agora conecte M2 e M3 com uma linha. Do ponto M3, desenhe 2 cm para cima e adicione o ponto M4. Agora, conecte M4 e M1.
A parte de trás de um boné de bebê
Para fazer um molde de touca para recém-nascidos, você precisará de papel e lápis.

Você precisa desenhar cuidadosamente um retângulo bonito. Ele pode ser marcado como ABCD, as linhas verticais AD e BC terão o mesmo comprimento de 15 cm (metade da circunferência da cabeça e mais 2 cm):
As linhas horizontais AB e DS terão a largura do lobo occipital e também terão o mesmo tamanho de 7 cm.
Linha frontal e inferior da tampa
A partir da linha C, desenhe o segmento CD e reserve 2 cm.
Conecte os pontos B e 1 (na parte inferior). Conecte o ponto 1 (na linha inferior) ao local onde o produto será costurado. Isso pode ser visto na imagem abaixo.

Sequência de costura de um boné a partir de duas partes
Como qualquer trabalho, costurar um gorro começa com um molde. Você pode imprimi-lo usando os desenhos fornecidos neste artigo. Recorte os elementos necessários para o enfeite de cabeça no tecido.
Se uma fita de renda for costurada no rosto, a parte lateral deve ser um pouco mais estreita.
Costure a fita de renda na parte de trás do boné, fazendo dobras. Os elementos são costurados em um único plano, com a borda voltada para cima, não para os lados. Disponha os elementos constituintes do boné, alinhando as linhas no centro. Em seguida, prenda tudo com alfinetes. Todos os pedaços de tecido precisam ser varridos. Isso é feito em duas etapas, começando pela linha central em ambas as partes. O tecido não deve ser puxado com muita força, caso contrário, as bordas ficarão irregulares.

Importante! Para costureiras iniciantes, recomenda-se prender as pontas das costuras com agulhas antes de começar a alinhavar. Costure o gorro com ponto à máquina.
Costure a borda frontal do produto com uma costura larga e franzida. Essa pequena franzida é necessária para que o gorro se ajuste bem ao crânio. Costure uma renda ou fita de cetim na parte frontal do gorro. Essa costura pode ser alinhavada, se desejar. Por fim, as costuras devem ser processadas com fita de viés. Para isso, você precisa cortar uma tira de 30 mm de largura de um material fino, como algodão.
Importante! Se o boné for para uso diário, é aconselhável fazer as costuras para fora. Será muito mais confortável e macio para a criança usá-lo.

Costure o debrum ao longo da costura. Corte o excesso de tecido, dobre o debrum ao redor das margens de costura e costure com ponto alinhavo. A costura plana finalizada precisa ser costurada. Ao final do trabalho, passe a frente na borda inferior do gorro e faça cordões para que o gorro possa ser amarrado com um nó. Uma tira fina de algodão serve. Você pode costurar um macacão de tricô no gorro e já terá um conjunto de roupas.
Chapéus podem ser usados não apenas por crianças, mas também por meninas adultas. No site de artesanato Pastila, há um vídeo sobre como costurar um gorro feminino com as próprias mãos, além de moldes e diagramas. Portanto, não será difícil praticar seguindo a videoaula. Eles podem ser usados com diversos vestidos ou combinados com ternos.
Os chapéus infantis precisam ser lavados com frequência, por isso, ao fazê-los, é melhor usar tecidos naturais e fáceis de cuidar. Algodão, chita ou lã são perfeitos. Podem ser lavados a uma temperatura de até 15°C e secos na máquina. Mas é melhor lavar as roupas infantis com líquidos ou pós suaves. É permitido passar a ferro a uma temperatura de até 38°C ou com vaporizador.
Importante! É aconselhável lavar as roupas das crianças várias vezes por semana, mas separadamente das dos adultos.
Não é recomendado costurar broches, strass ou miçangas como decoração, pois podem arranhar a pele delicada do bebê.

É muito fácil fazer você mesmo gorros de bebê. Isso ajudará a economizar o orçamento de uma família jovem, já que no primeiro ano a criança cresce rapidamente, o que significa que você terá que comprar gorros com muita frequência. É melhor levar tecido natural para o trabalho, para que a criança não desenvolva alergias. Esses produtos podem ser costurados como presente para uma jovem mãe na alta ou no batizado de um filho. Se desejar, você pode decorar com diferentes fitas ou rendas.




