Queremos dar às crianças o melhor, o mais bonito. Por isso, impõem-se requisitos especiais às suas roupas. É importante que não prejudiquem a sua saúde. Existem muitos materiais na internet e em bibliotecas sobre o tema "Costura para crianças". Este artigo abordará as características das roupas infantis para diferentes idades, que são importantes a considerar ao cortar e costurar.
Recursos de costura para crianças
Uma das características importantes das roupas infantis é que elas crescem rapidamente. Mesmo as peças mais bonitas logo se tornarão desnecessárias. Portanto, ao cortá-las, você precisa cortá-las um pouco maiores que o molde, levando em consideração a altura.

As tendências da moda infantil não são tão importantes quanto as dos adultos. Por isso, ao criar peças de vestuário, a praticidade de produtos que criem as condições mais confortáveis para a criança vem à tona. O uso de tecidos naturais, com cortes confortáveis e práticos é fundamental.
Importante! É necessário que as roupas sejam higroscópicas, permitam a boa passagem da umidade e não esfreguem.
Fazer suas próprias roupas infantis tem vantagens importantes:
- Como as crianças crescem rápido, elas precisam comprar coisas novas constantemente. Por isso, é importante economizar cortando e costurando você mesmo.
- Ao escolher o modelo ideal, você pode confiar no seu gosto, em vez de escolher entre os modelos disponíveis na loja. Existem muitos sites em russo que explicam detalhadamente as opções disponíveis.
- Ao criar peças de vestuário com as próprias mãos, o artesão pode criar as roupas que deseja. Ao mesmo tempo, ele não é obrigado a se limitar à variedade de itens oferecidos pela loja.
- O mestre pode não apenas criar os modelos que já domina, mas também aprender novos visitando sites temáticos em russo. A criação de roupas infantis costuma ser menos complexa do que a necessária para adultos.
- Se desejar, você pode usar não apenas moldes existentes, mas também encontrar novos estilos online. Há uma grande variedade de modelos adequados com descrições detalhadas publicados na internet. Ao mesmo tempo, você pode encontrar não apenas moldes tradicionais antigos, mas também novos estilos de roupas modernos.
- Depois de dominar os princípios gerais da criação dessas roupas e adquirir a experiência necessária, você pode se envolver em buscas criativas e criar seus próprios estilos.
- Quando os pais criam roupas para os filhos, eles se dedicam de corpo e alma à criação, tentando agradá-los. Roupas feitas com amor serão muito melhores do que as compradas em lojas.
- Quando uma mãe domina a arte da costura e consolida seus conhecimentos trabalhando em uma máquina de costura, criando peças para o filho, ela não só adquire um passatempo emocionante, como também uma nova profissão. No futuro, essa atividade pode se tornar uma fonte de renda adicional.
Na maioria dos casos, a silhueta de uma criança segue parâmetros padronizados. Normalmente, as roupas compradas são projetadas especificamente para essas crianças. No entanto, nos casos em que a silhueta do bebê não é padronizada, será mais fácil costurar roupas para ele você mesma do que encontrar uma opção adequada em uma loja. Esse problema existia mesmo na época soviética.
Para a sua informação! Costurar suas próprias roupas não só dará roupas ao seu filho, mas também as fará levando em consideração as características do bebê.

O que procurar
Ao fazer roupas infantis, é importante levar em consideração as seguintes características:
- Para bebês, use apenas tecidos naturais que permitam que a pele respire livremente. Para isso, por exemplo, chita, flanela ou tecido atoalhado são adequados. Não é recomendado costurar com tecidos sintéticos que irritam a pele do bebê, causam assaduras ou escoriações na pele delicada do bebê.
- É necessário prestar atenção especial às costuras. A master class foi elaborada levando em consideração que elas devem ficar na parte externa da roupa, para não causar atrito.
- A durabilidade e a usabilidade das roupas no verão e no inverno são muito importantes. É importante lembrar que as crianças sujam as roupas constantemente, o que leva à necessidade de lavá-las constantemente. Para que durem o máximo possível, você precisa escolher o tecido certo. O tecido também não deve desbotar ou encolher após a lavagem.
- Ao criar um guarda-roupa para uma criança pequena, não é necessário usar muitas peças de roupa. A ideia é que as crianças cresçam rapidamente e as roupas se tornem inutilizáveis. Basta incluir de 3 a 4 peças de cada tipo no guarda-roupa.
Ao criar roupas para bebês, é necessário que elas sejam o mais simples possível. Uma grande variedade de moldes pode ser encontrada em sites russos e estrangeiros.
Quais ferramentas você precisará?
Ao criar moldes para roupas infantis para iniciantes ou artesãos experientes, você precisa preparar os seguintes materiais e ferramentas:
- Tecido para costura.
- Tesoura.
- Restos de giz ou sabão para transferir o molde para o tecido.
- Agulhas, linhas, alfinetes.
- Papel para desenhar e recortar moldes.
- Máquina de costura.
- Uma régua.
- Conjunto de padrões.
Para a sua informação! Roupas para meninos e meninas geralmente são mais fáceis de fazer do que para adultos. São mais acessíveis para iniciantes.

Como tirar medidas de uma criança
A maioria das crianças usa tamanhos padrão para a sua idade. Isso é especialmente verdadeiro para crianças menores de um ano e meio. Nessa situação, é conveniente usar tabelas padrão. Se necessário, elas podem ser ajustadas, mas é melhor fazer isso como último recurso. Normalmente, os moldes são publicados para tamanhos padrão e, se você não fizer ajustes, eles podem ser usados sem precisar fazer alterações.
Para crianças mais velhas, as medidas são feitas da seguinte forma:
- A circunferência do pescoço é medida na sua parte inferior.
- Para obter a circunferência do peito, meça onde está a parte mais volumosa. As partes salientes das escápulas devem ser cobertas.
- Crianças pequenas não têm cintura bem definida. Recomenda-se medi-la aproximadamente, amarrar uma fita métrica em volta dela e deixar a criança se movimentar. Quando a fita métrica estiver flácida, considere essa medida como circunferência. Se a barriga do bebê estiver saliente, a medida é feita no ponto mais largo.
- Para medir os quadris, pegue os pontos mais salientes: as nádegas e as bordas dos ossos do fêmur.
- A largura do peito é a distância entre as axilas. A largura das costas é medida de forma semelhante.
- Para determinar a circunferência da cabeça, enrole a fita ao redor da parte mais larga.
Para a sua informação! Com base nas medidas tiradas, é criado um molde, com o qual é possível costurar roupas confortáveis e bonitas para crianças.

Moldes para costura DIY de roupas infantis
Ao costurar roupas infantis, é importante lembrar que a prioridade é o conforto para a criança. É importante cortar e costurar de forma que a criança não sinta desconforto ao usar essas roupas e manusear brinquedos.
Para recém-nascidos
Uma das peças de roupa essenciais para bebês é a fralda. Sua produção é de costura para iniciantes; para crianças, a fralda também pode ser usada como toalha. Este produto se destaca pelo corte simples. Aqui está uma das variedades mais simples. O procedimento de costura para crianças, com uma descrição para iniciantes, é descrito abaixo.
Para costurar, você precisa de um tecido com propriedades higroscópicas. É aconselhável escolher um que tenha a aparência e o toque de uma toalha felpuda. A master class (MK) aqui é extremamente simples. Ao costurar para crianças, os moldes para meninas e meninos são feitos desta maneira:
- Use um pedaço quadrado de tecido com 70 cm de lado.
- Ao costurar, um triângulo com um lado de 25 cm é fixado em um dos cantos.

A parte externa deste modelo pode ser decorada com apliques, bordados, fitas ou outros recursos. Antes de unir as peças, é necessário processar cuidadosamente as bordas da fralda e do capuz.
Macacão
Uma das opções de costura mais comuns para crianças é um macacão com fecho nas costas. Será mais conveniente para crianças pequenas, pois elas passam a maior parte do tempo deitadas de bruços. Aos tamanhos indicados no molde, você precisa adicionar um centímetro e meio para margem de costura.

Existem diferentes opções para costurar essas roupas de bebê. Por exemplo, as mangas podem ser abertas ou fechadas. Estas últimas também são chamadas de "arranhões". Ao costurar, você precisa garantir que todas as costuras estejam localizadas na parte externa da roupa.

Cocar
Um gorro é necessário para proteger a cabeça da hipotermia e reduzir o risco de lesões mecânicas. Chapéus para crianças: estes são moldes simples para iniciantes. Costuma-se fazer dois tipos de gorros:
- Feito de material fino e macio para usar em casa.
- Mais grossos, projetados para as ruas.
Ao costurar para crianças com suas próprias mãos, você deve levar em consideração que as costuras devem ser externas. Elas não precisam ser necessariamente costuradas à máquina, pois são fáceis de fazer à mão. Às dimensões indicadas no molde, você precisa adicionar um centímetro e meio para a margem de costura. É necessário prender duas tiras estreitas ao elemento central, o maior. Estas últimas são costuradas na borda e usadas como amarrações. Acredita-se que esta opção seja mais segura do que o uso de fitas.

Para crianças em idade pré-escolar
Uma mãe pode costurar um vestido festivo para a filha para a formatura do jardim de infância em apenas uma noite. Se for usado tecido fino na produção, deve-se usar um forro. As medidas no molde são para a parte externa. Para o forro, subtraia 6 cm delas.

Para fazer o babado, você precisa de um tecido contrastante. Recorte um retângulo de 200 x 11 cm.
MK - costura passo a passo de roupas infantis é feita desta forma:
- Para o babado, a tira é dobrada no sentido do comprimento e costurada com ponto invisível. Ela é costurada na frente.

- Eles fazem costuras laterais.
- Costure o forro e a parte superior com os lados avessos juntos.
- A cava e o decote são finalizados com viés.
- Há tiras na parte de trás do pescoço.

Agora o vestido para o jardim de infância está pronto.
Crianças em idade escolar primária
Ao entrar na escola, a criança precisará de muitas roupas diferentes. Nesta fase da vida, ela desempenha muitas funções diferentes. As roupas nessa idade devem levar em conta as mudanças relacionadas à idade, que os pais não devem esquecer ao costurar para os filhos. O corpo da criança se alonga com a idade – ela fica mais magra. As roupas devem corresponder ao fato de que sua vida se tornou muito mais diversificada. Ela precisará tanto de jeans quanto de roupas para as férias.

Adolescentes
Os adolescentes estão se aproximando dos adultos em termos de aparência. Nessa fase da vida, as crianças tentam se assemelhar a eles. Elas tendem a preferir cortes e cores de tecidos mais chamativos. Costurar roupas infantis com as próprias mãos deve levar essas características em consideração. Nessa idade, as crianças começam a prestar mais atenção à sua aparência e à moda. Portanto, cortar e costurar para adolescentes exige habilidades especiais.

As roupas de uma criança devem corresponder não apenas à sua silhueta, mas também ao seu estilo de vida. Quanto mais velha ela fica, mais exigentes são suas roupas. Ao mesmo tempo, não podemos esquecer que elas devem proporcionar conforto e não prejudicar a saúde.




