Uma sacola de compras é simplesmente um item essencial em casa. Um produto como esse pode ser usado para idas ao supermercado ou ao mercado. Com ela, você pode levar coisas para o campo, transportar itens que podem sujar uma sacola comum. A multifuncionalidade é complementada pela facilidade de produção própria. Até mesmo uma costureira inexperiente pode costurar a bolsa mais simples.
Materiais e ferramentas
Antes de começar a trabalhar, você deve estocar todas as ferramentas e materiais necessários. A lista basicamente contém alguns itens, já que o produto não se distingue por um design complexo:
- Fios de seda na cor do material principal. Esses fios podem ser usados para costurar qualquer tipo de tecido com segurança.
- Linha e agulha ou alfinetes de segurança para usar na montagem preliminar do molde.
- Régua (fita métrica), giz (lápis), papel Whatman. Tudo isso é necessário para preparar o molde.

- Para finalizar a costura, é melhor usar uma máquina de costura. Assim, os pontos ficarão perfeitos e uniformes. Isso afetará significativamente a aparência do produto.
- Se estiver usando tecido grosso, pode ser necessário um furador.
- O principal é o tecido. Pode-se usar um ou vários tipos de tecido – tudo depende da complexidade do modelo escolhido.
Informações adicionais! Para costurar um bolso de remendo por dentro ou por fora, para fazer um forro, vale a pena escolher um tecido com estampa.

Além disso, você pode precisar de acessórios. Geralmente, são rebites, botões, ganchos de pressão ou zíperes. Esses pequenos itens servem como fechos.
De que tecido costurar
Antes de costurar uma sacola de compras, vale a pena escolher o tecido certo para ela. Nem todo tecido é adequado para esse tipo de sacola. É preciso levar em consideração que o produto será usado principalmente para o transporte de produtos domésticos, o que representa um alto risco de contaminação grave.
Para a sua informação! Uma sacola de compras não é uma sacola de barbante que você pode simplesmente enxaguar na torneira e ela voltará à sua aparência original; aqui, o processo de remoção da sujeira pode levar muito mais tempo.
Além disso, não quero gastar muito dinheiro comprando material que será usado para fazer um item que será usado para diversos fins domésticos. Além disso, pode ser necessária uma troca rápida do produto.
Os seguintes tipos de tecidos serão opções ideais:
- Bolonha. A bolsa, neste caso, deve ser forrada. A mortadela em si não é um tecido muito durável e prático. Além disso, não mantém a forma. Mas remove perfeitamente várias manchas e não molha. O custo desta opção de tecido é baixo e as cores são agradáveis com sua variedade.
- Dermantine, ou, como dizem, dermantine. Uma opção muito prática para sacolas de compras. O material se adapta perfeitamente a qualquer formato, é muito durável e fácil de limpar. A única desvantagem é que, com o uso prolongado, a camada superior começa a descascar. Como resultado, o produto perde sua aparência atraente.
- Jeans. O material mais popular e acessível, com muitas vantagens. Durável, não desbota após várias lavagens, mantém bem o formato do molde básico e é fácil de remover a sujeira. Você pode obter o tecido de graça se usar jeans velhos para costurar.
- Capa de chuva. Uma excelente alternativa à mortadela. Fácil de processar, seca rapidamente após a lavagem e repele a umidade, além de ser barata. Uma excelente opção para um modelo que se dobra durante o transporte. Este produto pode ser carregado na bolsa de uma mulher, se necessário.

Observe! Para não precisar comprar tecido de capa de chuva ou mortadela, você pode usar o material de um guarda-chuva velho. Esse formato pode se tornar um molde básico, e o guarda-chuva velho também servirá para isso.
Além de todos os fatores listados para a escolha desses tecidos, você também precisa considerar a facilidade de processamento e a resistência dos tecidos. Além disso, você pode usar algodão, chita e até estopa decorativa. Mas essas opções são boas apenas por serem ecologicamente corretas. A praticidade desses produtos é baixa, pois o tecido é mal lavado e rapidamente se torna inutilizável.

Moldes para uma sacola de compras
O padrão de uma sacola de compras pode ter opções completamente diferentes — cada modelo tem suas próprias características e é projetado para desempenhar funções específicas. Para não complicar o processo de criação de um item para as necessidades domésticas, vale a pena escolher os formatos mais simples. É o caso da sacola de corda, também chamada de torba.
Importante! Antes de escolher um modelo de bolsa de corda, você deve decidir imediatamente que tipo de tecido será usado.
Algoritmo passo a passo para criar um padrão em tecido para tal modelo:
- Você precisa preparar uma tira de tecido medindo 50 cm por 130 cm.
- A borda esquerda precisa ser dobrada para cima para alinhá-la com a lateral da tira.
- Dobre a borda direita de cima para baixo usando o mesmo princípio da esquerda.
- Haverá um quadrado no centro e triângulos se formarão nas bordas.
- Selecione uma diagonal no quadrado central. Dobre a peça ao longo dessa diagonal.
- Dobre o molde de acordo com o diagrama fornecido.
- Passe a peça montada para garantir todas as dobras necessárias.

Assim que o molde básico estiver pronto, você pode começar a costurar o produto. Você pode inspecionar o molde com antecedência, verificando se todas as partes do produto estão uniformemente dispostas.
O processo de fabricação de uma sacola de compras (bolsa)
A master class sobre como costurar uma bolsa dessas não é complicada. Todas as etapas da formação da base são bastante simples. Até mesmo uma costureira iniciante pode lidar com a tarefa. Para facilitar o trabalho, vale a pena preparar o local de trabalho - organize uma boa iluminação e remova itens desnecessários.
Como costurar uma sacola de compras usando um molde pré-fabricado:
- Conecte todas as juntas do molde resultante com alfinetes de segurança. Você pode costurar com ponto alinhavo.
- Para dar volume ao produto, você precisa costurar os cantos inferiores, que formarão a parte inferior, no viés. Para isso, separe triângulos iguais de cada lado. As figuras devem ser idênticas.
- Todas as costuras são feitas à máquina, usando qualquer tipo de costura. Mas é melhor usar uma costura em zigue-zague. As bordas dos cortes devem ser chuleadas ou dobradas previamente ao costurar.
- Para esconder a junta da alça, que ficará exatamente no meio do ombro, recomenda-se costurar um tubo de tecido. Basta preparar uma tira de tecido medindo 8 × 15 cm. Alinhave as bordas e conecte-as ao longo do lado mais comprido.
- Coloque um tubo de tecido na borda superior antes de costurar e só então fixe as peças na máquina de costura. Puxe o tubo sobre a costura. A peça não precisa de fixação.

A bolsa de corda principal para uso doméstico está pronta. O próximo passo será a decoração. Você pode costurar um bolso de remendo na base, feito do mesmo tecido do tubo da alça.

Você também pode fazer outro modelo de bolsa de corda. Para isso, use um molde mais simples. O processo de costura será muito mais simples, já que apenas os detalhes nas laterais são costurados. A melhor opção seria um modelo de bolsa:

Ao mesmo tempo, qualquer modelo é bastante compacto e funcional em termos de transporte.
Para a sua informação! Qualquer modelo pode ser dobrado e carregado na bolsa — não ocupa muito espaço. Graças ao formato largo, o produto é espaçoso e prático de usar.
Dicas úteis para costurar bolsas de tecido
Cada molde de bolsa é uma base, mas existem alguns segredos que ajudam a torná-la mais prática e durável. Se você usá-los no processo de costura de uma sacola de compras, ela pode durar muitos anos sem perder sua praticidade.
Dicas úteis:
- Antes de começar a costurar, verifique se o tecido encolhe, a qualidade da tinta e as características do tecido. Lave um pequeno pedaço de tecido e espere secar, envolvendo-o previamente em algodão branco, ainda úmido. Em seguida, compare as dimensões resultantes com as iniciais. O próximo passo é verificar se o tecido branco foi tingido. Se muitos fios estiverem desfiados nos cortes e o próprio tecido estiver dividido em fibras, não há sentido em trabalhar com esse tecido.
- Para reforçar as costuras, você pode costurar um cordão na bainha ao fazer o chuleado ou costurá-las por cima com uma tira de tecido grosso.
- A decoração pode ser resumida à colagem de um adesivo termocolante na tela principal. Essa decoração pode ser alterada a qualquer momento, e você não precisará se preocupar com isso por muito tempo.
- Ao criar um molde, não se esqueça de adicionar tecido para as margens de costura. Se você não fizer isso nesta etapa, o produto ficará menor do que o esperado.
- Ao preparar um molde ou recorte de tecido, é preciso monitorar cuidadosamente a direção da linha. Se cada parte tiver uma direção diferente, o produto ficará deformado mesmo durante o processo de costura.
- A praticidade de uma bolsa para as necessidades domésticas é determinada pela sua facilidade de uso. Não sobrecarregue o produto com itens decorativos que só vão atrapalhar.

Se você levar em conta todos os conselhos durante o processo de trabalho e segui-los, o produto ficará bonito, com o formato correto e prático.
Para a sua informação! Também deve-se levar em conta que tal item no traje de uma dona de casa que vai ao mercado fazer compras ainda não é uma bolsa de senhora, e decoração excessiva está simplesmente fora de lugar aqui.

Para não arrastar as compras em sacolas pouco confiáveis, que também são caras, você precisa costurar uma sacola de compras especial. Fazer um acessório para casa pode ser feito sem custos e sem tempo extra se você escolher um modelo simples e usar roupas velhas como material. Normalmente, costurar um item desses não leva mais do que 1 a 2 horas.




