Moldes e costura de babados em saias e vestidos

Cachos românticos podem transformar completamente uma saia, transformando-a em algo feminino, luxuoso e sofisticado. Como item do guarda-roupa feminino, saias amplas são adoradas tanto por meninas quanto por mulheres adultas. Saias com esses detalhes são preferidas tanto para eventos especiais quanto para o trabalho no escritório.

Na maioria das vezes, são as mães de meninas que pensam em como costurar essa saia antes das férias no jardim de infância ou na escola, bem como aquelas cujos filhos estão dançando. Nesses casos, as saias latinas são costuradas. Ao mesmo tempo, a costura não requer conhecimentos e habilidades especiais. Basta ter um conjunto básico de ferramentas e conhecimentos básicos na área de corte e costura.

Saias com babados
Saias com babados

Materiais e ferramentas necessários

Antes de começar a costurar, você precisa escolher um bom material. Primeiro, ele deve manter sua forma, não esticar nem encolher, não enrugar, além de ter caimento fácil e formar ondas. Ao escolher um material, preste atenção especial ao fato de que ele não sobressai nem puxa o forro, mas sim forma linhas suaves. Jeans leves, organza, chiffon, tule e algodão são os mais adequados para esses fins. Para o tempo frio, é melhor dar preferência a camurça, lã ou pelúcia.

Ferramentas de costura
Ferramentas de costura

Observe! Para costurar uma saia, é melhor escolher tecidos lisos. Eles enfatizarão efetivamente a silhueta e demonstrarão a sofisticação do corte. Os babados, por si só, carregam uma carga semântica, portanto, em um conjunto com desenhos e padrões, parecerão de mau gosto.

O conjunto de acessórios dependerá do modelo. Antes de costurar babados em um vestido, saia ou blusa, você precisa preparar as ferramentas. Você definitivamente precisará de papel, tesoura, giz, uma máquina de costura, linhas, agulhas, uma régua e uma fita métrica.

Como construir uma peteca

Você pode decorar um produto acabado com esses detalhes ou adicioná-los a um novo projeto, mesmo que o modelo escolhido não tenha babados. Antes de cortar os babados, você precisa decidir o método de modelagem e corte. Eles são modelados e cortados de duas maneiras: em círculo e em espiral.

Método de corte circular
Método de corte circular

Modelando um padrão em um círculo

Você pode modelar um padrão em um círculo seguindo estas etapas:

  1. Primeiro, você precisa determinar o comprimento. Para isso, você precisa medir o comprimento do corte do produto. Ele corresponderá ao comprimento do círculo interno do molde.
  2. Em seguida, você precisa calcular o raio do círculo interno. Para isso, divida o comprimento do círculo por 2Pi.
  3. Usando um compasso, desenhe um círculo interno no papel de acordo com as dimensões.
  4. Para formar o círculo externo, o raio do círculo interno é multiplicado por 2.
  5. A distância entre os círculos é determinada pela largura da peteca.
  6. Depois que ambos os círculos forem desenhados, eles devem ser cuidadosamente cortados de um lado, de preferência na diagonal.
  7. Recorte o molde ao longo dos contornos externos e internos.
  8. O molde resultante deve ser fixado no tecido e os contornos transferidos, recortados e cortados em tiras.
Você pode estar interessado nisto:  Padrões e instruções para costurar persianas romanas você mesmo
Saia com babados em círculo
Saia com babados em círculo

O detalhe está pronto. Só falta costurá-lo ao produto.

Peteca espiral
Peteca espiral

Modelando um padrão usando uma espiral

Toda costureira sabe como cortar babados em espiral. Para isso, você precisa fazer o seguinte:

  1. Pegue um pedaço de papel e desenhe duas linhas cruzadas nele.
  2. Marque pontos à mesma distância em cada linha. A distância será a largura da peteca.
  3. Desenhe uma espiral usando os pontos marcados.
  4. Usando uma linha comum, determine o comprimento da peteca e, partindo do centro, coloque-a em espiral. Onde a linha termina, a peteca terminará.
  5. Você precisa cortar o molde exatamente ao longo da espiral ou transferir o diagrama para o tecido e recortá-lo.
Saia com babado em espiral
Saia com babado em espiral

A peteca espiral está pronta, só falta costurá-la ao produto. Antes de cortar a peteca em espiral, recomenda-se preparar todas as ferramentas e materiais necessários. Para facilitar a tarefa, os especialistas recomendam o uso de papel vegetal em vez de papel comum, pois ele é forrado em uma gaiola, o que simplificará bastante a criação do molde.

Papel vegetal raster
Papel vegetal raster

Costurando uma saia

Para quem decide costurar uma saia dessas pela primeira vez, é necessário entender a terminologia antes de escolher um modelo e cortar o tecido. É importante entender a diferença entre babados, babados e babados.

Saia com vários babados
Saia com vários babados

Para babados e babados, são usados ​​pedaços retangulares de tecido, franzidos ao longo da borda superior ou no meio. Os babados são feitos de pedaços redondos ou semicirculares. Apesar da diferença, os três tipos são usados ​​para complementar saias. Neste caso, a saia é costurada com base em um padrão clássico com elementos de modelagem na parte inferior ou a partir de um pedaço de tecido semicircular ou redondo.

Saia reta com babado
Saia reta com babado

Sequência de costura

Assim que o molde estiver pronto, você pode prosseguir diretamente para a costura. Para isso, siga estes passos passo a passo:

  1. Nos painéis frontal e traseiro da saia, alinhave, costure as pinças e passe-as em direção ao meio.
  2. Una o painel frontal da saia ao babado frontal, com os lados direitos juntos. Faça o mesmo com o painel traseiro e o babado. Faça um ponto, arremate e passe as bordas.
  3. Você precisa costurar um zíper escondido na costura do lado esquerdo e finalizá-lo.
  4. Varra e costure a costura do lado direito, conectando os pontos de controle, e faça um ponto alto nas bordas, passando-as a ferro para separá-las.
  5. Repita os mesmos passos para o forro, certificando-se de deixar uma abertura onde o zíper está localizado.
  6. Varra o forro e a saia juntos na cintura, com os lados avessos juntos.
  7. Finalize a borda superior da peça com um cinto costurado.
  8. Use um ponto ziguezague ou chuleado para finalizar a parte inferior da saia.
  9. Dobre o tecido ao longo da parte inferior do produto em 1 centímetro e passe a ferro.
  10. Prenda a parte inferior com um ponto de conexão reto.
  11. No forro, dobre o tecido duas vezes por 1 cm para fazer uma bainha dupla.
  12. Costure e passe a ferro.
Você pode estar interessado nisto:  Regras de costura e modelagem para unicórnios

A saia reta está pronta.

Saia reta com babado na parte inferior
Saia reta com babado na parte inferior

Padrão

Para costurar um babado em uma saia, o molde deve ser preparado com antecedência. Para isso, desenhe os painéis frontal e traseiro de uma saia reta em uma folha aberta. Ao longo da costura lateral, a partir da linha inferior do lado direito, no painel frontal do molde, você precisa medir 24 cm. No lado esquerdo, marque 12,5 cm e marque os pontos conectados por uma linha reta. Ações semelhantes são realizadas no painel traseiro do molde.

Após a conclusão das etapas acima, os detalhes do produto são marcados. Linhas de direção são traçadas em cada detalhe. Em seguida, os detalhes do babado são cortados, os quais são divididos em oito partes. Antes de cortá-los, segmentos são desenhados de baixo para cima usando uma régua. Ao longo das linhas marcadas, os detalhes são cortados, sem cortar 3 cm até a borda superior.

O molde é colocado sobre uma grande folha de papel e suas partes são cuidadosamente afastadas à mesma distância, que é igual a 7 centímetros. O molde resultante é fixado e recortado ao longo do contorno.

Molde de saia com babados
Molde de saia com babados

Em uma superfície plana, o tecido pré-preparado é disposto em uma única camada, com a face para cima, e as peças do molde são dispostas sobre ele de forma que o fio fique paralelo às bordas. As pinças são marcadas com giz. Depois disso, você pode cortar as peças, lembrando-se de deixar margem para as costuras. Também é necessário marcar os pontos de controle da coincidência das costuras. Se necessário, as mesmas peças são usadas para cortar o forro. Ao costurar uma saia com babados, o molde não é diferente daquele costurado com babados.

Modelando uma saia lápis com babado

A saia lápis está na moda há vários anos. Ela ajuda a criar uma imagem feminina e fluida, tornando a silhueta mais esbelta e graciosa. É por isso que está presente no guarda-roupa de toda mulher que se preze.

Você pode estar interessado nisto:  Modelagem e costura de um vestido longo
Saia lápis com babado
Saia lápis com babado

A modelagem de uma saia lápis é feita em várias etapas e se baseia no molde básico de uma saia reta. Para modelar uma saia com babados, é necessário, antes de tudo, um molde para uma saia lápis, com as medidas corretas.

Com esse padrão, você terá metades dos painéis frontal e traseiro. A parte de trás permanece inalterada e a frente é montada inteiramente para o trabalho posterior. Em seguida, as linhas dos cantos inferiores das pinças descem até a barra da saia.

Observe! Para estreitar visualmente a silhueta, recomenda-se fazer linhas levemente inclinadas.

Aplicando mudanças de forma
Aplicando mudanças de forma

O próximo passo é desenhar as linhas nas quais o detalhe será costurado e construir o molde. Ele é construído em forma de círculo. O processo de construção do molde termina com o corte ao longo de uma linha horizontal ou vertical e a abertura. Isso completa o processo de modelagem de uma saia lápis.

Molde de saia lápis com babado
Molde de saia lápis com babado

Saia com babados em espiral

Babados oferecem possibilidades ilimitadas para criar looks. Eles decoram bainhas de vestidos, decotes de blusas, saias e até mangas.

Blusa com decote franzido
Blusa com decote franzido

Para costurar uma saia com detalhes em espiral, você precisa seguir as seguintes instruções:

  1. Meça 10 cm ao longo da linha central do painel traseiro da saia, na linha inferior.
  2. Desenhe uma linha conectando a peça aos painéis do ponto obtido até o meio da borda superior do painel frontal.
  3. Desenhe uma linha vertical e uma linha horizontal cruzando-a.
  4. Desenhe um círculo com o centro no ponto de intersecção das linhas com raio de 3 cm.
  5. Desenhe uma peteca, aumentando gradualmente sua largura no sentido anti-horário a partir do círculo interno.
  6. Meça a linha que liga à saia e transfira o valor para a linha da borda superior do babado.
Babados verticais na saia
Babados verticais na saia

Após concluir os passos acima, resta costurar o detalhe na saia. Depois de processar a borda com antecedência, qualquer tecido para vestido, viscose, crepe ou cetim, é perfeito para costurar o modelo.

Vestido com babados nos ombros
Vestido com babados nos ombros

Saias e vestidos com babados nos ombros são perfeitos para compras, ocasiões especiais, apresentações e uso no escritório. Hoje, eles são apresentados em uma enorme variedade, mas isso não impede que as fashionistas criem seus próprios modelos, que depois de costurados permanecem diferentes dos outros. Antes de começar a costurar, você precisa tirar as medidas adequadas e preparar os materiais e ferramentas. Se você tiver todos os itens acima, costurar essas peças e produtos com eles não será difícil.

Modelo de vestido com babado em um ombro
Modelo de vestido com babado em um ombro

Além disso, é fácil de fazer babados em um vestido, o padrão não é diferente daqueles costurados em saias e blusas. Portanto, basta aprender a costurar dois tipos — em círculo e em espiral — e com eles você pode fazer modelos modernos e elegantes.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior