Persianas romanas, ou como também são chamadas, podem ser encontradas em quase todas as casas. Esse tipo de decoração de janelas tem uma série de vantagens e desvantagens, mas tem um visual muito atraente e moderno. As persianas romanas são bem caras nas lojas, mas qualquer família pode encontrar esse tipo de decoração. Seguindo recomendações simples, é fácil fazer você mesmo um dispositivo para fechar cortinas.
- Persianas romanas
- Escolha do tecido
- Tecidos sintéticos para persianas romanas
- Consumo de tecido
- Materiais e ferramentas adicionais
- Instruções passo a passo
- Medidas e cortes de tecido
- Cálculo de dobras
- Processamento de bordas laterais
- Colando a parte superior do tecido na cornija
- Fechando a cortina
- Persianas romanas para janelas largas
- Dicas úteis e possíveis dificuldades
Persianas romanas
As persianas romanas são um dispositivo moderno e funcional usado para decorar e cobrir vãos de janelas. O dispositivo é semimecânico, pois, com a ajuda de um mecanismo com peso, você pode facilmente puxar o tecido têxtil para a parte superior da estrutura.

Para determinar as características do design e a funcionalidade, vale a pena prestar atenção aos prós e contras da cortina:
- Aparência universal - você pode escolher uma opção para qualquer estilo de interior.
- Combina perfeitamente com lambrequins, cortinas e drapeados.
- O mecanismo de elevação/descida é bastante simples de usar.
- Compacidade - você pode escolher um produto de qualquer tamanho para janelas de diferentes formatos.
- Versatilidade. Pode ser feito de qualquer tecido.
- Qualquer fixação. A base da persiana romana pode ser fixada no teto, na janela ou na parede.
O aspecto negativo pode ser o acesso problemático à estrutura e à abertura. Às vezes, leva muito tempo para abrir/fechar as cortinas. O formato das dobras após o uso pode ficar desagradável à vista, o que leva à necessidade de arranjo manual.
Escolha do tecido
Para fazer persianas romanas você mesmo, você deve primeiro escolher o tecido certo. Há muitas opções de cor, estampa, densidade, composição, princípio de fabricação e preço. Você pode facilmente lidar com a escolha se levar em consideração algumas nuances:
- O grau de sombreamento deve ser escolhido de acordo com a iluminação das janelas. Se as janelas estiverem voltadas para o lado ensolarado, a opção ideal seria um tecido com efeito blackout. Para ambientes com iluminação normal, tecidos translúcidos são adequados. Quartos escuros devem ser mobiliados com cortinas feitas do tecido mais fino e transparente.
- Muito depende de onde a cortina será instalada no futuro. Em salas técnicas, você pode usar telas feitas de tecidos baratos ou com revestimento em oleado. Para quartos e corredores, bases têxteis feitas de fibras naturais e caras são a opção ideal.
- Tecidos sintéticos para persianas romanas são uma categoria separada de material usada para algumas categorias de produtos.
Observe! Ao escolher materiais para banheiros, vale atentar para opções com impregnações especiais da base do tecido.

As cores e as estampas devem combinar com o esquema de cores do interior do ambiente. Os tamanhos das telas também são selecionados individualmente.
Tecidos sintéticos para persianas romanas
Na maioria das vezes, tecidos sintéticos para persianas romanas são usados para decorar janelas de cozinha. Esse material pode ser substituído, se necessário, e não será muito caro. É muito mais fácil lavar e limpar vários tipos de sujeira de tecidos sintéticos do que de uma base natural.
Consumo de tecido
Um passo importante não é apenas a escolha do tecido, mas também a determinação exata da quantidade necessária. Para calcular o consumo de tecido para fazer uma persiana romana, você precisa considerar os seguintes detalhes:
- Qual método e como o dispositivo será fixado na janela?
- Leve em consideração os parâmetros da abertura da janela.
- Quantas dobras serão formadas quando aberto.
- Qual design e formato serão usados para cozinhar.
Informações adicionais! Você precisa adicionar 5-6 cm a cada parâmetro do tecido, que serão usados para processar as bordas da cortina.

Depois disso, você precisa anotar cuidadosamente todos os parâmetros, preparar um esboço do futuro produto. Em seguida, transferir os dados numéricos para o molde e determinar a metragem do material.
Materiais e ferramentas adicionais
Para usar a master class sobre como fazer uma persiana romana, não basta escolher apenas o material. Além disso, você precisará de:
- Fita de velcro;
- 7-8 pinos de metal ou madeira;
- anéis de plástico com raio de 5-6 mm;
- cordão de nylon;
- persianas velhas;
- barra ponderada;
- pequenos pregos, parafusos, ganchos em uma perna de parafuso.

Você também precisará das ferramentas apropriadas: tesoura, pistola de cola, agulha e linha, martelo, alicate, ferro.
Instruções passo a passo
Para entender como costurar uma persiana romana, vale a pena dividir o processo em várias etapas. Cada etapa tem suas próprias instruções. Se você repetir tudo exatamente de acordo com as recomendações, obterá um produto completo e impecável.

Medidas e cortes de tecido
Para preparar o padrão correto do tecido, você precisa transferir os parâmetros da janela e o modelo do dispositivo para o tecido.

Para garantir que os parâmetros da peça de trabalho não afetem a aparência do produto acabado, é necessário calcular as dobras antes do corte final.
Cálculo de dobras
Calcular o número de dobras, que também afeta a formação do padrão, pode ser problemático. Esquema de cálculo aproximado:

Convencionalmente, é necessário marcar linhas na tela para formar as dobras. A distância entre elas deve ser a mesma. Se isso for feito corretamente, a costura será simples e a aparência do produto será atraente e elegante.
Processamento de bordas laterais
Para determinar com precisão como costurar uma persiana romana corretamente, é necessário realizar um processamento de alta qualidade em todas as partes do produto, incluindo as bordas. Princípio do processamento de bordas:
- Marque os locais onde a dobra deve ser formada.
- Vire as bordas e cole com fita adesiva, passando as dobras a ferro.
- Faça furos nos locais marcados onde os anéis precisam ser inseridos.

Você pode costurar as bordas na máquina de costura ou usar fita dupla face. A opção de processamento depende da quantidade e do local de uso do dispositivo.
Colando a parte superior do tecido na cornija
Você pode colar a parte superior do tecido na cornija de persianas velhas ou em uma tira na seguinte ordem:
- Aplique cola na cornija usando uma pistola de cola quente.
- Aplique o tecido na parte revestida.
- Pressione o tecido sobre a base e aguarde.

Uma cola têxtil especial pode ser usada como adesivo.
Fechando a cortina
Quando a tela já estiver colada à base, você pode continuar a fixar todas as partes do produto. Instruções passo a passo:
- Os cadarços de nylon precisam ser passados pelos furos próximos aos cortes laterais, que por sua vez são colados (amarrados) à base. E de baixo para cima, à barra de peso.
- Na fixação com cordão de nylon, a lona é colada às tábuas. É assim que as dobras são formadas.
- A parte inferior da tela também precisa ser colada na barra de ponderação.

O produto acabado pode ser fixado na parede acima da janela, no batente da janela ou na parte superior da abertura do batente.
Persianas romanas para janelas largas
Uma cortina simples não será capaz de decorar uma janela ampla. Nesse caso, a opção ideal seria uma persiana romana composta por várias partes. Existem duas opções simples para esse design.

O "esqueleto" pode ser inicialmente único, mas várias telas são anexadas a ele. Nesse caso, cada parte será completamente independente das demais. Ou você pode criar estruturas separadas que serão anexadas em um nível.
Dicas úteis e possíveis dificuldades
A master class nem sempre auxilia no processo de criação de tal versão do mecanismo. De qualquer forma, podem surgir problemas e nuances. Algumas recomendações:
- Geralmente é difícil calcular o comprimento de tecido necessário para costurar um determinado tipo de produto. Para evitar isso, é necessário verificar todos os dados várias vezes.
- Para evitar fazer uma estrutura com tábuas, você pode usar persianas velhas quebradas como base.
- Para garantir que a base fique lisa, você precisa trabalhar em uma superfície plana.
- É necessário verificar se o tecido encolhe após a lavagem. É aconselhável realizar um teste.
Importante! É aconselhável levar em conta todas as nuances antes de cortar o tecido.

O interior do cômodo pode ser decorado com novas persianas romanas, utilizando as ferramentas e materiais mais simples e acessíveis. O princípio de fabricação é absolutamente simples, cada etapa não é difícil. Podem surgir alguns problemas com o cálculo do tecido e a formação das dobras.




