Saias longas estão de volta à moda, e muitas mulheres querem costurar um vestido longo. É possível fazer você mesma — basta escolher o material certo e ter paciência.
- Escolhendo um estilo de acordo com seu tipo de corpo
- Tipos de vestidos longos
- Materiais necessários para costura DIY
- O que você precisa para costurar um vestido longo
- Construção do padrão
- Molde de vestido simples para iniciantes
- Molde de vestido com cintura drapeada
- Vestido romântico de verão
- Vestidos longos com saias de verão
- Vestido com estampa peplum
- Vestido de praia - molde
- Molde de vestido sem fecho
- Sequência de corte e costura
- Como costurar elástico no cós de uma saia
- Decoração de cinto e laço
- Vestido longo sem molde e máquina
- Prós e contras de um vestido costurado por você
Escolhendo um estilo de acordo com seu tipo de corpo
Escolher um modelo de vestido longo de verão (ou inverno) até o chão a partir de um molde é um pouco mais difícil do que escolher em uma loja com roupas prontas. Mas não há diferenças fundamentais, especialmente se uma foto estiver anexada ao molde. O principal requisito para qualquer opção é que o produto se ajuste ao corpo.

Tipos de vestidos longos
Existem muitos tipos de roupas femininas comuns, e todos eles são diferentes uns dos outros. Para quem vai costurar apenas um vestido longo, a classificação mais conveniente é por silhueta:
- Reto – a largura dos ombros, cintura e quadris é ligeiramente diferente, com um leve alargamento da saia, permitindo que você ande livremente. O fecho usual é um zíper nas costas. As mangas podem ter qualquer comprimento. Adequado para uso diário, elegante e noturno. Emagrece, aumenta visualmente o peito e os quadris, se forem pequenos. Em mulheres curvilíneas, pode "roubar" a cintura e reduzir visualmente a altura. É considerado uma opção clássica.
- Ajustado – difere do reto por ter a cintura mais pronunciada, mas a saia permanece relativamente estreita.
- Silhueta A – o vestido se ajusta à parte superior do corpo e à cintura, a saia é bem larga. As mangas podem ter qualquer comprimento, mas os ombros quase sempre ficam cobertos. Não apresenta fendas. A cintura pode ser alta ou baixa. É ideal para as férias de verão. Enfatiza o peito e a cintura fina, escondendo as imperfeições dos quadris e das pernas. Não é adequado para meninas com seios pequenos e corpo atlético.
Importante! Os modelos em corte A com cintura alta são chamados de estilo grego ou império. Eles escondem perfeitamente os defeitos da silhueta: barriga saliente, quadris muito largos. Permitem enfatizar o busto, incluindo uma linha fina e elegante dos ombros.
Corte em A – semelhante ao corte em A, só que o corte alargado começa nos ombros. Devido à ênfase nas linhas verticais, aumenta visualmente a altura. Não chama a atenção para a silhueta, por isso combina com quase todas as pessoas. Vestidos longos em corte em A são raros.
- Silhueta justa – ajusta-se perfeitamente à figura, enfatiza as formas. Requer uma abordagem individual e é difícil de fabricar.
- Godet - justo nos joelhos e significativamente mais largo na barra. Caracterizado pela ausência de mangas, decote profundo e costas abertas. O modelo também é difícil de confeccionar.
Vestidos retos e trapézios são considerados opções universais — ficam bem em meninas de qualquer altura e com qualquer tipo de corpo. Para quem tem o corpo "pera", quadris largos com busto pequeno, trapézio e silhueta A combinam. Atletas que desejam um visual feminino devem preferir uma silhueta reta.

Materiais necessários para costura DIY
O tecido deve ser selecionado com base no estilo, na estação prevista e no ambiente para o qual a peça se destina. Para costurar um vestido longo simples sem experiência, vale a pena começar com tecidos fáceis de processar – chita, algodão ou cetim crepe. O tecido deve ser lavado antes de transferir o molde para ele – nem sempre é possível determinar com antecedência o quanto ele encolherá. O comprimento do tecido é calculado de acordo com o molde, a margem de encolhimento é de 10 a 20% do comprimento.
O que você precisa para costurar um vestido longo
Além do tecido para costura, você também precisará de outros materiais e ferramentas:
- um centímetro para fazer medições (para torná-las mais precisas, é melhor que as medições sejam feitas por outra pessoa);
- papel milimetrado, lápis, régua, borracha e tesoura para desenhar o molde e recortá-lo;
- giz de alfaiate para transferir o molde para o tecido;
- para costura à mão – alfinetes, agulhas, linha e tesoura;
- para máquina - máquina, linha, tesoura;
- fechos e elásticos para fixação na cintura;
- elementos decorativos.
Para a sua informação! Durante o processo, você terá que experimentar o produto várias vezes para perceber e corrigir erros a tempo.
Construção do padrão
Você pode usar moldes prontos da internet, revistas de moda ou coleções de costureiras experientes como amostra. Na maioria das vezes, eles indicam o tamanho do produto final, mas para que o vestido caia melhor, você deve criar seu próprio molde com suas medidas. Lembre-se de que o molde indica metade do detalhe, ou seja, o tecido deve ser dobrado ao meio para obter o resultado desejado.
Molde de vestido simples para iniciantes
O corte mais simples que não requer manipulações complexas.
http://mtdata.ru/u7/photo0D93/20874149031-0/original.png#20874149031
Você precisará das seguintes medidas:
- meia circunferência do peito - medida nos pontos salientes do peito e das escápulas, o valor resultante é dividido ao meio;
- meia circunferência da cintura – medida no ponto mais estreito das costas;
- meia circunferência do quadril – medida ao redor das partes salientes das nádegas e do abdômen;
- comprimento do produto – ao longo das costas, desde a vértebra cervical saliente até o comprimento desejado;
- largura da saia – conforme desejado, levando em consideração que a saia não deve atrapalhar o caminhar;
- comprimento da manga – do pescoço até o comprimento desejado;
- circunferência do ombro – no ponto mais largo do ombro;
- largura da manga – de acordo com a largura desejada.
O estilo enfatiza favoravelmente o padrão do tecido e as características da silhueta. E para os amantes da reconstrução, será uma excelente opção para usar por baixo.

Molde de vestido com cintura drapeada
As mesmas medidas são necessárias para o modelo anterior. A principal diferença é que a silhueta é necessariamente ajustada. Na parte frontal do molde, são desenhadas linhas diagonais – ao longo delas, é necessário cortar o papel. Ao estender sobre o tecido, são feitas aberturas entre os fragmentos do molde – isso é uma "reserva" para a peça.
Para a sua informação! Tecidos de malha caem bem. Este estilo permite esconder uma barriga saliente.
Vestido romântico de verão
Um look simples e romântico é um vestido com babado no peito. Você precisará de apenas três medidas: peito, quadris e comprimento do vestido. O molde em si é um retângulo, onde um lado é o comprimento do vestido e o outro é a circunferência dos quadris ou do peito (o que for maior). O babado também é um retângulo, mas em vez do comprimento do produto, é usado o comprimento desejado. Instruções passo a passo sobre como costurar um vestido assim:
- Construa um padrão a partir de dois retângulos.
- Transfira para o tecido.
- Costure um cilindro - o vestido principal, costure um babado nele.
- Use um elástico para ajustar a parte superior do vestido ao tamanho do peito.
Não é necessário cinto, fecho ou outros elementos.
Vestidos longos com saias de verão
A saia pode ser cortada junto com a blusa ou separada dela e costurada na cintura. Uma aula magistral sobre como fazer esses vestidos pode ser encontrada online.
Vestido com estampa peplum
Um peplum é uma segunda saia na cintura. Ele ajuda a alargar quadris não muito curvos, reduz visualmente a cintura e cria um visual estiloso. O peplum não difere de uma saia em seu corte.
http://portniha.com/wp-content/uploads/2019/03/2.jpg
Vestido de praia - molde
Um vestido envelope é perfeito para a praia e férias de verão:
http://odezhda.guru/wp-content/uploads/2018/08/Plyazhnoe-plate-svoimi-rukami-768×859.jpg
Molde de vestido sem fecho
Um vestido simples e justo que não precisa de fecho.
http://pastenow.ru/ee6767d6946c9886b070ed34504d5ac4
Sequência de corte e costura
A primeira coisa que você precisa fazer é decidir o estilo do seu futuro vestido. Em seguida, você deve encontrar um molde adequado, tirar as medidas e criar seu próprio molde individual. Você pode usá-lo para calcular a quantidade de tecido necessária. Em seguida, você precisa comprar o tecido, lavá-lo e passá-lo. O molde precisa ser transferido para o tecido e as partes do produto devem ser costuradas. Primeiro, a frente e as costas do produto devem ser unidas, depois as mangas e, por fim, as mangas devem ser costuradas ao vestido. No produto final, você precisa passar cuidadosamente as costuras.

Como costurar elástico no cós de uma saia
Se o vestido for cortado, isso deve ser feito na etapa de fixação da saia ao corpete. O elástico é costurado de dentro para fora, ao longo da borda superior da saia. Se não for cortado, o elástico é costurado primeiro na frente, depois nas costas, e só então as partes são unidas.
Decoração de cinto e laço
Um método diferente é fazer um cinto com um elástico dentro. Ele deve combinar com a cor e a textura do vestido. O laço pode ser costurado separadamente, dando-lhe o formato desejado. Ele pode ser feito do mesmo material do produto inteiro ou pode contrastar em cor e textura. Você pode usar tranças, lantejoulas e botões decorativos.
Vestido longo sem molde e máquina
Se não for possível construir um padrão complexo, a opção mais simples é um vestido com padrão retangular. A partir das medidas, você precisa da maior circunferência - peito ou quadris - e haverá apenas uma costura. Não é difícil fazê-lo à mão, mas dá muito trabalho.
Prós e contras de um vestido costurado por você
Um vestido costurado por você sempre será único – você pode dizer com segurança que ninguém mais tem um igual. Você pode escolher um estilo, cor e qualidade de tecido que não estão disponíveis na loja. Para quem tem um corpo fora do padrão, isso pode ser uma verdadeira salvação. Costurar também é uma atividade interessante e criativa que ajudará você a escapar do trabalho diário.
A principal desvantagem é a intensidade do trabalho. Quanto mais complexo o vestido, mais tempo levará. Além disso, os materiais e as ferramentas custam muito dinheiro, então é improvável que você consiga economizar costurando com as próprias mãos. E o mais importante: exige uma habilidade que não se adquire imediatamente.
Costurar um vestido com as próprias mãos é mais um passatempo do que uma necessidade. Mas, se você tiver habilidade suficiente, pode se tornar uma forma de autoexpressão.




