O jeans, originalmente desenvolvido para uso por trabalhadores, ganhou imensa popularidade devido às suas qualidades. É usado na confecção de calças, camisas e jaquetas para homens, mulheres e crianças. Pode ser muito frustrante quando uma peça favorita e de alta qualidade fica pequena demais e te deixa na mão no momento mais inoportuno. Isso acontece com mais frequência com calças jeans.
Depois disso, muitas pessoas vão à loja em busca de algo novo e favorito, e algumas fazem isso de forma diferente: lidam com o problema com as próprias mãos, bordando e costurando jeans novamente. Este material contém instruções: como bordar jeans na cintura para aumentar a largura, usando vários métodos.

Por que os jeans ficaram pequenos
Existem várias versões para o motivo pelo qual as calças ficaram pequenas demais. Entre elas:
- A figura aumentou. Isso nem sempre é um aumento devido ao excesso de gordura e a um estilo de vida pouco saudável. Pode estar associado à atividade física, à qual as pernas e os glúteos respondem ativamente e aumentam de tamanho devido ao aumento da massa muscular. Isso, infelizmente, também afeta as calças jeans: elas ficam pequenas;
- Violação das condições de lavagem. O tecido jeans geralmente é feito de fibras sintéticas e de algodão. Esta composição requer lavagem conforme as instruções do fabricante. Na maioria das vezes, este é um modo manual ou uma máquina de lavar delicada. Se você não seguir as instruções, as calças podem encolher significativamente e ficar mais curtas;
- Características individuais. Os fabricantes fabricam produtos que se adaptam à maioria das pessoas comuns. Ao mesmo tempo, os parâmetros individuais de cada pessoa não são levados em consideração. Duas pessoas com circunferências de quadril diferentes podem ter circunferências de cintura diferentes, e assim por diante.

Em qualquer um desses casos, vale a pena tentar esticar as calças nos lugares certos usando métodos simples e com instruções claras.
Como descosturar jeans
Se você não consegue mais usar suas calças favoritas, pense em alargá-las. Este é o método mais radical. Existem vários tipos de alargamento:
- reduzindo margens de costura;
- inserções de malha;
- inserções de listras;
- aumentando o tamanho do reforço.

Importante! Cada um desses métodos tem suas próprias características e é adequado para costureiras experientes. Antes de aplicá-los, você deve seguir os conselhos não radicais que daremos a seguir.
Para trabalhar você precisará de tesoura, linha, agulha grossa e outros materiais e ferramentas específicos para cada caso.

Redução de margens de costura
Ao reduzir as margens de costura, você pode obter apenas meio centímetro de "liberdade". A vantagem desse método é que as margens reduzidas corretamente ficam invisíveis e a peça parece nova. Instruções para redução:
- Vire as calças do avesso;
- Abra as costuras no local desejado, às vezes até em todo o comprimento;
- Depois disso, as costuras precisam ser varridas para o fio e, assim, reduzir as margens.
Após todos os passos, você deve costurar novas costuras na máquina de costura. Este método pode ser feito à mão, mas é longo e difícil. Para costura interna, você pode até usar linhas brancas.

Inserções de malha
Jersey ou qualquer outro tecido "apertado" é ideal para inserções. É aconselhável complementar a inserção com um elástico inserido internamente. Este é um método para quem se interessa pela questão: como alargar o cós de uma calça jeans.
Para começar, você precisará de: fita métrica e sabão, alfinetes, duas peças de malha, linha e agulha, tesoura. Você nem precisará de máquina de costura para este método. O plano geral de ação é o seguinte:
- Meça sua cintura com uma fita métrica;
- Recorte pedaços nas calças até o meio do bolso nas laterais;
- Dobre a malha ao meio e corte pedaços do jeans;
- Deslize as costuras e prenda as calças com alfinetes junto com os encaixes;
- Meça com um centímetro: se servir, costure; se não, corte um pedaço maior.
Vale ressaltar que malhas esticam, e isso não deve ser esquecido. Alargar a cintura de jeans é moleza para quem entende de alfaiataria. Você também pode decorar as inserções com padrões e bordados.

Inserindo listras
Um dos métodos extremos, usado quando outros não trouxeram o resultado desejado. Na maioria das vezes, com artesãos medíocres, a peça não adquire mais um "visual formal" e não serve mais para sair. No entanto, isso é melhor do que simplesmente jogar as calças fora e esquecê-las.
A regra principal é escolher o tamanho certo do inserto. Para isso, use um medidor e meça todos os dados necessários. Além disso, não se esqueça de deixar alguns centímetros de margem para as costuras. O material do inserto deve combinar idealmente com o tecido da calça em cor e textura.
Importante! As costuras precisam ser desfeitas em um local estreito e desconfortável, inserindo uma faixa ali e alinhavando-a em um fio previamente preparado. Se o ajuste for bem-sucedido e o resultado for satisfatório, as costuras são reforçadas com costura à máquina. Para disfarçar a faixa, ela pode ser decorada com bordados ou apliques.

Aumentando o tamanho com um reforço
Este método é adequado quando as calças são apertadas na virilha e causam muito atrito. A virilha é um pedaço de tecido bordado na intersecção das costuras laterais e da virilha. Está presente em roupas infantis e femininas, meias-calças masculinas e opções esportivas. Este elemento torna as calças mais resistentes. A costura é feita da seguinte forma:
- O próprio reforço é cortado no formato de um pequeno diamante que se ajusta aos parâmetros da figura de uma pessoa (geralmente 20 cm de comprimento e 5 cm de largura);
- A costura da virilha está sendo costurada;
- O reforço é alinhavado e costurado com uma costura interna;
- A mesma operação é realizada no outro lado do fragmento de tecido.
Importante! Com um design complexo de calças, você não pode prescindir de uma abordagem competente e conhecimento do assunto. Se você tem calças de corte simples, tudo deve correr sem complicações.

Métodos de expansão
Essa classe de métodos envolve influenciar as calças com outras ferramentas menos radicais. Se uma delas não funcionar, você pode tentar outra e só então prosseguir com a expansão usando os métodos descritos acima.
Pulverização
Quando se trata de expandir peças, a água é a principal ferramenta. Este método requer um borrifador. Primeiro, você precisa espalhar o jeans no chão e borrifar na área onde ele está mais apertado. Depois que ele estiver molhado, você pode começar a esticar a calça na parte mais estreita. Para fazer isso, puxe a costura e o próprio tecido.
Para verificar o resultado, você precisa medir os principais parâmetros antes e depois do procedimento. Após a conclusão, deixe a peça secar completamente.

Encharcando
O método é semelhante em ação ao primeiro, mas mais complexo. Para executá-lo, você precisará de um banho com água morna. Você precisa vestir uma calça jeans e tomar banho com ela. Após deitar por 10 minutos, você pode espremer a água ou esperar até que a maior parte dela escorra. Em seguida, você precisa esticar a calça jeans sem tirá-la. Isso é feito por meio de todos os tipos de exercícios, como agachamentos e flexões, flexionando e estendendo as pernas na altura dos joelhos. Depois disso, você precisa tirar a calça e deixá-la secar completamente.
Usando um expansor
Você também pode expandir o cós usando uma ferramenta especial – um expansor. Para que funcione, você precisa molhar o cós da sua calça, inserir o expansor e deixar secar. Se tudo for feito corretamente e o tecido for elástico, você pode conseguir um ou dois tamanhos maiores no cós.
Importante! É importante usar um extensor profissional, que também pode ser usado para expandir as calças e mudar seu tamanho, em vez de tentar esticá-las em um cabide simples.

Passar e passar a vapor
O último método envolve vaporizar as áreas problemáticas do jeans com vapor úmido e morno. O calor e a umidade podem restaurar a elasticidade anterior do tecido e expandi-lo. Para realizar o alongamento, você deve:
- Vaporize e sature o tecido com vapor na cintura e nos quadris;
- Vista suas calças imediatamente e abotoe-as;
- Use-os por pelo menos uma hora. Durante esse tempo, o tecido ganhará um novo formato e se "lembrará" dele.
A vantagem do procedimento é que ele é fácil de realizar e pode ser repetido muitas vezes.

Agora não há mais dúvidas sobre como alargar calças jeans na cintura ou no cinto. Há muitas maneiras de devolver suas calças favoritas ao tamanho original: desde medidas com vários encaixes até a banal imersão, pulverização e passagem a vapor. Em casos extremos, você sempre pode fazer shorts para usar em casa com calças velhas, em vez de estragá-las e aumentá-las.




