Linhas de costura são fios especiais, longos e finos. Possuem propriedades especiais que permitem seu uso na costura e na criação de tecidos com os quais as roupas são confeccionadas. Hoje, o homem inventou diversos tipos de fios e linhas, entre os quais existem amostras naturais e artificiais. Vale a pena analisar mais detalhadamente: quais são os tipos de linhas existentes e de que são feitas as linhas de costura.
Principais tipos de linhas para costura
Durante o processo de trabalho, os fios estão sujeitos a flexões e alongamentos, atrito e abrasão. Tudo isso contribui para a diminuição de sua resistência. Ao usar roupas ou durante outras ações com o material, os fios também estão sujeitos a diversas influências: temperatura, umidade, detergentes e pressão. Tudo isso impõe seus próprios requisitos à criação de linhas de costura, sua qualidade, durabilidade e finalidade.

É por isso que tantos tipos diferentes de linhas são usados na costura. As linhas de costura devem ter:
- Uniformidade no diâmetro, que determina uma costura de alta qualidade e tensão uniforme;
- Alta força de tensão, que determina a densidade e a resistência da costura;
- A alta qualidade da tinta com que são tingidos determina a resistência dos fios aos efeitos da luz, à composição dos detergentes e da água;
- Alta resistência ao calor, o que determina a qualidade dos fios quando expostos a altas temperaturas.
Agora podemos ir direto ao ponto e considerar quais são os principais tipos de fios existentes no momento e quais deles estão em demanda.

lã merino
A lã merino é a lã das ovelhas merino, cuja lã é macia e de qualidade bastante alta. As ovelhas em si são geralmente menores do que as espécies comuns, mas isso não diminui a quantidade de sua principal vantagem: a lã. Ela é usada, principalmente, para confeccionar roupas para atividades ao ar livre, pois a lã merino absorve bem a umidade e a remove. Os produtos merino também podem ser usados na cidade. Eles aquecem em climas frios, mas não superaquecem o corpo. Além disso, a lã merino tem um efeito antibacteriano.
Lave a lã merino delicadamente, sem centrifugação forte. O tecido não deve ficar na água por muito tempo nem ser exposto a altas temperaturas. Ao secar a lã, é necessário estendê-la sobre uma superfície plana para remover o excesso de umidade. É importante entender que pode parecer que o produto perdeu sua forma original, mas isso não é verdade. Após a secagem, a lã merino retornará à sua elasticidade original e se recuperará.

lã de camelo
A lã e o fio de camelo têm propriedades curativas naturais e analgésicas. Isso se deve à substância lanolina contida na lã. Tecidos feitos com esse fio podem melhorar a circulação sanguínea e aliviar dores nas articulações causadas por osteocondrose e reumatismo. Além disso, roupas feitas com fio de camelo podem ser usadas por pessoas com alergias à asma, pois são hipoalergênicas.
Roupas feitas de lã de camelo, como a lã merino, são uma espécie de "garrafa térmica" para o corpo, pois mantêm o calor ideal, evitando que ele esfrie ou superaqueça, além de permitir que ele respire. A lã é produzida apenas em tons naturais e não é tingida.
Importante! A lã em si é bastante dura ao toque, então as roupas feitas com ela são principalmente para adultos. Na maioria das vezes, são meias, luvas e coletes.

Fita de malha
Também chamado de fio de malha. É um tipo de fita feita de tecido de malha, cortada em tiras e torcida em um novelo. Existem dois tipos de fio de malha, que diferem na torção: tricô e tricô. O tricô é usado com menos frequência, mas tem um visual mais apresentável. O uso mais popular do fio de malha é na confecção de diversos tapetes, bolsas e cestos. Ele pode ser usado para criar elementos decorativos para acessórios e presenteá-los.
Existem vários outros tipos de fios de malha, divididos pelo método de produção:
- A partir de matérias-primas primárias;
- Feito de materiais reciclados.

Fibra de cânhamo
A fibra de cânhamo é extraída dos caules da planta do cânhamo e usada para criar fios, linhas e cordas. Em outras formas, pode ser usada para fazer papel e papelão. As variedades industriais de cânhamo contêm até 40% de fibra em seus caules, que podem atingir até 2 metros de comprimento.
Inicialmente, as fibras estão muito firmemente presas ao caule e podem ser separadas de várias maneiras:
- Químico, quando os caules são embebidos em uma solução de hidrofosfato de amônio;
- Normalmente, quando os caules são embebidos em água comum.
Importante! As roupas também são feitas de fibras de cânhamo. Além disso, ele tem um bom efeito psicofísico, ou seja, um efeito benéfico no sistema nervoso, através do contato entre as glândulas da pele e as roupas.

Rayon
A seda artificial é um tecido feito de fios sintéticos, muito semelhante à seda verdadeira, não apenas na aparência, mas também nas propriedades e características. Sua peculiaridade é que não se deteriora e não se enrola como a lã. Além disso, permite que o corpo "respire". Foi a partir da seda verdadeira que se iniciou a criação do tecido sintético.
Para criar a seda artificial, utiliza-se celulose tratada com produtos químicos. Em seguida, o fio de acetato é produzido com ácido acético. Após toda a limpeza e tratamento, a solução de fiação é transformada em fios, tingidos e secos.
A seda artificial tem as seguintes propriedades:
- Agradável ao toque e atraente ao olhar;
- Os fios, assim como o tecido, apresentam boa higroscopicidade;
- Bastante durável;
- Não requer cuidados especiais durante a operação;
- É relativamente barato.

Algodão
O algodão é uma fibra vegetal que reveste as sementes do algodoeiro. É uma das fibras vegetais mais importantes e baratas do mundo. É uma célula simples que emerge do tegumento da semente. Quanto mais maduro o algodão, mais fortes suas fibras se tornam. Isso se deve aos depósitos de celulose.
O algodão é a fibra mais antiga e comum do mundo. Sua criação se dá em várias etapas, incluindo a colheita do fruto, a limpeza e a prensagem, e a criação de fios e tecidos contínuos. O algodão é frequentemente usado para fazer tecidos e linhas. Muitas pessoas se perguntam como são chamadas as linhas de bordado. Elas são chamadas de fio dental, são feitas de algodão e outros materiais e são usadas para ponto cruz.
Propriedades do algodão:
- Alta higroscopicidade;
- Alta resistência, comparável à seda;
- A exposição prolongada à luz reduz sua resistência;
- Boa termoplasticidade;
- Sujeito à deterioração;
- Muito barato e tem boas propriedades higiênicas.

Linho
O linho é uma planta anual da família do linho. As fibras para a produção de fios e tecidos de linho são obtidas da casca da planta. A colheita industrial moderna do linho é realizada por um método de colheita e separação, durante o qual os caules do linho são arrancados e penteados.
O linho, como muitos outros tecidos, é capaz de remover o calor e a umidade. É um antisséptico natural, higiênico e totalmente ecológico. Suas fibras contêm substâncias que inibem o desenvolvimento de bactérias. É por isso que feridas sob curativos de linho cicatrizam mais rápido.

Caxemira
Caxemira é um tecido de sarja muito fino e leve, obtido da lã de cabras montesas caxemiras. Os principais países exportadores deste material são: Índia, China e Paquistão.
O tecido de caxemira natural é um material muito raro e caro. Sua leveza se baseia no fato de que os pelos da lã das cabras caxemira são várias vezes mais finos que os cabelos humanos.
Importante! A raridade e o preço se baseiam no fato de que uma cabra produz apenas cem gramas dessa penugem, penteada de seu subpelo. Após a limpeza da penugem, seu peso cai 30%. Para tecer um xale de cashmere, são necessárias a lã de quatro cabras e várias semanas de trabalho manual.

Angorá
Angorá é um tecido fino e macio, tecido a partir da lã macia do coelho angorá, que recebeu o nome da cabra. Inicialmente, essa lã era entendida como a lã da cabra angorá. Os melhores tecidos são produzidos no Japão e na França e são usados para criar suéteres, meias e roupas infantis. A lã angorá é frequentemente misturada com outros tipos de lã.

Mohair
Mohair é uma lã obtida de cabras angorá. É frequentemente confundida com a lã angorá, obtida de coelhos. Devido às características dos pelos de cabra, outros tipos de lã são frequentemente adicionados ao mohair. As características distintivas do mohair são:
- Força e elasticidade;
- Beleza após o processamento;
- Boa colorabilidade;
- Altas propriedades isolantes;
- Absorve bem a umidade.

Acrílico
As fibras acrílicas são criadas por meio de reações químicas complexas e são sintéticas. Muitas vezes, são adicionadas a outros fios para torná-los mais baratos. Como o fio é artificial, isso apresenta uma série de vantagens e desvantagens.
Entre as vantagens do acrílico:
- Maior resistência do que o fio natural;
- O acrílico mantém bem sua forma e está disponível em uma grande variedade de cores;
- O acrílico é agradável ao toque e não causa desconforto, apesar de sua artificialidade;
- Artigos de lã e acrílico não são danificados por traças;
Importante! O acrílico é frequentemente misturado com outros fios, como lã, mohair e algodão, e pode ser 100%. A presença de componentes acrílicos adicionais tornará os tecidos mais macios, quentes e permitirá que o corpo "respire".
O acrílico também tem suas desvantagens:
- Não absorve umidade, mas absorve gordura;
- Baixa permeabilidade ao ar;
- Se não for bem cuidado, ele fica coberto de pelotas;
- Acumula eletricidade estática.

Nylon
O nylon é uma fibra de poliamida obtida pela polimerização dos produtos da destilação de derivados de petróleo, carvão e gás. O nylon é usado para criar produtos que exigem resistência e confiabilidade: meias, peúgas, collants, roupas esportivas, cadarços, etc.
As vantagens do nylon são:
- Resistência e durabilidade do material;
- Relativamente barato;
- Aplicação não apenas na indústria de malhas;
- Despretensão e resistência ao desgaste;
Importante! Uma propriedade especial do nylon é a sua estabilidade de forma. Nem seco nem molhado, o nylon perde sua forma e qualidades, pois não absorve umidade e não interage com ela. É por isso que este tecido é tão valorizado na criação de peças.
O nylon tem suas desvantagens. Entre elas:
- Reações alérgicas são possíveis;
- Não tolera altas temperaturas;
- Baixa permeabilidade ao ar;
- Eletrificação no mesmo nível do acrílico.

Fios reforçados
Linhas reforçadas são linhas especiais revestidas em poliéster, poliéster ou algodão. Essas combinações são ideais em termos de durabilidade e resistência física, permitindo que sejam usadas em máquinas de costura sem risco de quebra. Esse tipo de linha é usado para costurar peças cuja principal característica é a resistência da costura e a ausência de costura.
Propriedades dos fios reforçados:
- Alta resistência e mínima chance de quebra;
- Alto ponto de fusão;
- Resistência a todos os tipos de detergentes e microrganismos;
- Resistência à abrasão.

Fios de bambu
A fibra de bambu é extremamente porosa em sua estrutura e absorve umidade instantaneamente, evaporando-a. A porosidade não afeta a resistência e, portanto, o bambu é um material bastante durável. Este fio é usado não apenas como material independente, mas também adicionado a fios de outras composições. Um produto tricotado de bambu absorve a umidade e aquece o corpo.
Vantagens do tecido e dos fios de bambu:
- Ação antimicrobiana;
- Mantém as propriedades após múltiplas lavagens;
- Permite que a pele "respire";
- Material ecológico;
Importante! A desvantagem do bambu é sua produção. É bastante caro, mas ecologicamente correto. O preço dos itens de bambu não pode ser comparado ao dos de algodão.

Chenille
Fios de chenille são fios feitos de algodão, fibras artificiais de acrílico ou poliéster e viscose. Em geral, chenille é qualquer fio com pelo. Qualquer produto tecido com este fio é resistente ao desgaste e agradável ao toque. Dependendo do material, a chenille tem propriedades diferentes. A chenille de algodão enrola rapidamente e perde sua aparência. A acrílica mantém sua forma e é mais durável. Ela pode suportar muitas lavagens e é praticamente leve. A chenille de viscose também é mais macia que o algodão, mas desbota rapidamente ao sol e requer tratamento químico adequado durante a lavagem. Pompons, elementos decorativos e outros itens decorativos são frequentemente feitos de chenille.

Poliéster
O fio 100% poliéster pertence ao grupo dos fios sintéticos e é frequentemente chamado de "lavsan" ou fio de poliéster. Devido à sua condutividade térmica e aparência, este material assemelha-se à lã não apenas na aparência, mas também nas suas qualidades: elasticidade, flexibilidade e baixo peso. O poliéster também apresenta desvantagens, como baixa higroscopicidade e eletrificação.
Importante! Embora o poliéster seja semelhante à lã, ele é mais resistente à luz solar direta e a microrganismos como bactérias, fungos e mofo do que a própria lã.

Estudando o rótulo
Ao comprar fios e linhas para diversos fins, preste sempre atenção ao rótulo. O que está escrito ali pode dizer muito sobre:
- A composição do fio e seu nome, que informa a porcentagem dos materiais utilizados;
- Seu peso e comprimento exatos, que são necessários para descobrir quanto será necessário;
- A cor e o número da série necessários para comprar exatamente o mesmo fio caso falte um novelo;
- Quais ferramentas serão mais convenientes para tricotar com ele?
Às vezes, a embalagem também contém instruções sobre como cuidar do fio e do produto final.

Para que servem os threads?
Fios e fios são necessários principalmente à indústria têxtil e às pessoas para tecer tecidos e conectá-los para criar objetos e itens de decoração. São os principais meios para prender peças de vestuário feitas de tecido, couro e pele, além de remendar furos no material.
Diferentes requisitos são impostos para diferentes tipos de fios, que decorrem da forma como são utilizados e de suas propriedades. Além da finalidade principal, os fios têm muitas outras finalidades e são utilizados em diversas áreas da atividade humana.
O material de hoje abordou os tipos de linhas de costura existentes. Cada vez mais tipos sintéticos estão surgindo no mercado, por serem mais resistentes, confiáveis e mais baratos do que os naturais. No entanto, os sintéticos ainda não conseguiram substituir completamente os materiais naturais que proporcionam respeito ao meio ambiente, higiene e sensações agradáveis ao corpo.
É sempre necessário ler o rótulo do fio que você compra. Ele pode conter muitas informações úteis que serão úteis no futuro.




