Às vezes, você precisa costurar algo rapidamente. Existem muitos moldes e esboços na internet com os quais você pode trabalhar, mas nem todas as costureiras sabem como trabalhar com eles. Este artigo mostra como costurar uma saia sem molde de forma rápida, simples e estilosa.
Ferramentas e materiais necessários
Tudo o que você precisa para costurar uma saia sem molde:
- material conforme desejado (tule, jersey, jeans, etc.);
- máquina de costura e overlock para processamento de costuras;
- fio para combinar com o tecido;
- fita métrica;
- rolo têxtil;
- marcador de tecido;
- faixa elástica;
- fecho;
- decorações ao seu gosto (miçangas, strass ou babados).

Ao escolher o tecido, você deve considerar o país de fabricação e a fábrica. Algumas empresas pouco conhecidas produzem materiais de baixa qualidade, que podem causar alergias ou coceira. É melhor pagar um pouco mais, mas certifique-se da qualidade do tecido. Tecidos não podem ser comprados de segunda mão ou no mercado, apenas em lojas especializadas. O mesmo se aplica aos fios: se forem de baixa qualidade, mesmo após uma lavagem delicada, podem descascar, ficar brilhantes ou rachados.
Costura sem molde
Para entender como costurar uma saia de verão com as próprias mãos de forma rápida e sem molde, você precisa primeiro consultar diversos sites de costureiras e entender as diferenças entre trabalhar com moldes e sem. Os produtos podem ser feitos não só para você, mas também para uma criança, para diversos feriados.
Atenção! Saias sem molde podem ser feitas para qualquer estação. Tule ou seda ficam ótimos como tecido. Os produtos podem ser combinados com quase tudo, por exemplo, com tops, blusas ou suéteres. Abaixo, no artigo, você encontrará uma descrição detalhada de como costurar uma saia de verão com suas próprias mãos.

Saia esvoaçante de verão longa
A base da saia será um retângulo. Saias longas geralmente são feitas de tecidos finos e, visualmente, adicionam volume na região da cintura. A beleza deste modelo é que até uma costureira iniciante pode usá-lo.
Para começar, duas peças retangulares de material com comprimento igual ao comprimento do produto (aproximadamente 90-120 cm) e à largura do tecido devem ser costuradas ao longo das costuras laterais, a borda superior deve ser franzida e uma margem de 5 cm deve ser feita.
Adicione um cinto (uma tira de tecido passada a ferro no centro, no sentido do comprimento e torcida em forma de anel). Um elástico deve ser costurado no cinto para facilitar o uso, e a bainha da saia deve ser processada em overloque. Se desejar, você pode decorar com babados ou fazer o produto com um nó.
Peças longas geralmente ficam bem em baixinhas com salto alto, criando um visual delicado e sofisticado.
Saia Tatyana
Este item pode ser facilmente feito sem molde se você tiver uma peça grande de tecido. Para costurar, você só precisa tirar duas medidas:
- circunferência do quadril;
- comprimento da saia.

É muito fácil fazer um produto assim com cós elástico, cujo comprimento pode ser ajustado independentemente. Essa saia é bastante confortável de usar.
Você precisa pegar um pedaço retangular de tecido; quanto mais comprido, mais volumoso será o produto. Além disso, o tamanho das dobras depende do comprimento do material.
Após o corte do pedaço de tecido no tamanho desejado, suas bordas precisam ser processadas para que não desfiem. Agora é necessário montar o produto.

Você precisa começar a costurar a partir do meio do elástico e ir primeiro para a borda direita, apertando o elástico e encaixando o material nele, e depois para a esquerda e repetir os mesmos passos. Por fim, você precisa costurar a parte de trás do produto e as pontas do elástico.
saia de sol
É melhor fazer esta saia com um elástico, isso facilitará o trabalho.
Processo passo a passo para costurar uma saia de verão sem molde:
- corte o tecido de acordo com as medidas tiradas, ajuste você mesmo o comprimento;
- dobre o tecido ao meio;
- costurar e costurar as laterais;
- adicione um zíper ou botões ao longo da costura traseira;
- faça um cinto para o produto e costure um elástico;
- A bainha da saia pode ser finalizada com ponto overloque.
Pode ser usado tanto para passear quanto para o trabalho. Se combinado com uma blusa ou camisa branca, você cria um look de escritório incrível, e se usado com um top curto, você já pode ir a festas ou encontros.
Você pode costurar uma saia lápis da mesma maneira, mas ela só vai servir para figuras esbeltas, pois pode destacar visualmente áreas problemáticas.

saia de chiffon
Primeiro, você precisa calcular o tecido. Para isso, você precisa escolher o comprimento da saia e decidir se ela terá forro.
A peça do material principal deve ter pelo menos duas peças de comprimento (com uma margem de 20 cm para erros). Use os mesmos parâmetros para o forro, mas deixe 10 cm para erros.
Cálculo da largura do produto:
- meça sua cintura;
- medir a largura das dobras (por exemplo, 3 cm);
- encontre a profundidade das dobras (3+3 = 6 cm);
- divida o parâmetro OT por 3. Isso lhe dará o número de dobras;
- largura do produto = (profundidade das dobras) multiplicado por (número de dobras) + OT;
- A largura do forro pode ser calculada usando a fórmula: OT + 10 cm, onde 10 cm são folgas.

O que você precisa para costurar:
- Fecho de 25 cm (de preferência escondido);
- rebite;
- tecido para engrossar o cinto;
- fio para combinar com a saia.
Atenção! Como você precisa trabalhar com chiffon, apenas linhas de máquina são usadas para isso.
Processo de corte de tecido:
- Disponha o material;
- Meça o comprimento da saia ao longo da linha dos grãos a partir da borda superior;
- Desenhe uma linha horizontal. Isso criará o corte inferior;
- Dê um passo para trás na largura da parte frontal, que é igual à metade da largura do produto;
- Desenhe cortes laterais, fazendo uma pequena extensão da cintura até a parte inferior do produto;
- Corte o excesso de tecido;
- Recorte também a parte de trás;
- Deixe uma margem de 2 cm nas laterais.

Para cortar o forro, primeiro meça a circunferência do quadril. Estenda o forro propriamente dito. Faça uma dobra no tecido com a largura de ½ da circunferência do quadril mais 10 cm. Esta é a largura do forro, considerando as margens de costura. Corte o excesso de material. Faça pinças laterais ao longo das bordas superiores. A profundidade delas é de cerca de 5 cm.
O processo de costura de uma saia:
- colocar os elementos do produto frente a frente;
- prenda essas peças com pinos;
- depois costure à máquina ou à mão;
- a largura da costura não deve ser maior que 3 cm;
- os pontos na máquina devem ser os menores possíveis, 6 peças por 1 cm;
- Ao trabalhar com tecido chiffon, você deve usar agulhas finas e afiadas;

- Não é aconselhável usar pontos de máquina no início e no final da costura; é aconselhável deixar os fios mais longos e fixá-los com as mãos;
- processe as bordas da saia com um overloque ou um ponto ziguezague;
- costurar um zíper em um produto.
Se desejar, você pode adicionar laços ao produto. Abaixo, você pode ler como costurar rapidamente uma saia sem molde usando tule.
saia de tule
O tule deve ser dividido em pedaços de 3 m de comprimento. A largura das tiras depende do comprimento da saia que será costurada. Um quadrado de 3x3 pode render cerca de 5 tiras de tecido. Pode haver mais camadas para a saia, tudo depende da preferência pessoal.
Se, neste caso, tomarmos a altura de 165 cm, a saia ficará exatamente na altura do joelho. Prenda a parte superior do corte de tule (haverá um cinto neste local). É claro que essa ação é mais fácil de fazer com uma máquina de costura; se você não tiver uma, precisará usar agulha e linha no tom do tecido.

Você pode fazer o trabalho em duas ou três camadas de tule de uma só vez. O comprimento do lado franzido é igual à circunferência do quadril + 3 cm. No final, você precisa costurar todas as camadas de tecido e decorar o produto como desejar.
Esta saia pode ser usada não só para férias, mas também para passeios noturnos no parque. É importante combiná-la com uma blusa igualmente leve e fluida, como uma blusa, por exemplo.
O principal problema deste produto é que o tule é bastante difícil de cuidar. É necessário lavá-lo apenas à mão e usar pós líquidos. Caso contrário, partículas abrasivas podem ficar presas na estrutura do tecido. Não passe o tule a ferro nem passe com gaze para não queimá-lo.
Saia longa de seis peças
Nesta master class, o comprimento da saia será de aproximadamente 70 cm. O produto é fechado com um zíper oculto, que pode ser costurado na costura central da parte traseira (para isso, a cunha central da parte traseira do produto é costurada) ou na costura lateral direita (nesta versão, a cunha central da parte traseira é cortada em uma única peça).
As cunhas do produto são conectadas umas às outras ao longo de todas as costuras, exceto a central na parte traseira do produto.

As margens de costura devem ser processadas em overloque. Passe as margens de costura. Abra o zíper oculto e prenda-o com alfinetes nas margens da costura central na parte de trás do produto.
Na máquina de costura, troque o calcador por um profissional para costurar um fecho oculto. Ele precisa ser inserido em qualquer direção, a partir da lateral, sem atingir 2 cm da cavilha. As linhas precisam ser feitas a uma distância igual dos dentes, exatamente ao longo da ranhura do fecho, e feche-a na extremidade. Prenda as margens perto do fecho com agulhas ou costure. Dobre a parte inferior do zíper.
Usando uma máquina, conecte as sobras abaixo do fecho, dobrando a borda do zíper. Comece a linha um pouco à esquerda e acima daquela onde o zíper foi costurado. Cole o elemento do cinto com filme adesivo.

Dobre a fita de fixação e as margens ao longo dela para dentro e prenda com alfinetes. Prenda o cinto ao produto com a parte externa, conectando-o ao longo dos recortes superiores.
Conecte o cinto à peça na altura da cintura. Transfira a linha de dobra do cinto para fora com pontos curtos.
Atenção! Ao final do trabalho, prenda o cinto com fita de viés ou fita de cetim. Se desejar, você pode decorar a saia com bordados na parte inferior.
Esta opção é bastante difícil de executar para meninas sem experiência em alfaiataria. Portanto, é melhor optar por uma jaqueta de seis painéis depois de experimentar peças mais fáceis de fazer.

Saia boho da moda
Este estilo surgiu na França no século XVI e era usado por emigrantes pobres e ciganos. A praticidade e a casualidade do look ficarão perfeitas no verão.
Fazendo uma saia boho:
- pegue um pedaço quadrado de material;
- faça um círculo no centro deste quadrado;
- Costure retângulos do mesmo tecido e um cinto para passar o elástico. Para uma altura de 160 cm, você precisa de um quadrado de 100x100;
- corte um oval para caber na sua cintura;
- agora você precisa fazer 4 retângulos, a parte longa deve ter 100 cm e a parte curta - 30 cm;
- costure os lados longos do corte quadrado;
- faça recuos de 2 cm;
- costure os quadriláteros finalizados juntos.
O estilo boho combina bem com tops ou camisetas justas. Muitas vezes, a ênfase é em joias, como correntes de contas no pescoço ou brincos grandes. É perfeito para meninas cheinhas, já que roupas largas escondem perfeitamente todas as imperfeições do corpo. Chinelos abertos são geralmente usados como calçados. A principal vantagem desse estilo é a praticidade.

Concluindo, vale ressaltar que fazer uma saia sem molde é ideal para costureiras iniciantes. O produto é feito em literalmente meia hora e parece ter sido comprado em uma loja. Para funcionar, é preciso ter uma máquina de costura, para que as costuras fiquem mais densas e os fios não se soltem e fiquem soltos durante a lavagem.




