Muitas pessoas querem que seus recém-nascidos usem tudo o que é natural, em particular, fraldas de gaze feitas em casa. O que são? Como costurar fraldas de gaze para recém-nascidos passo a passo? Como lavá-las? Mais sobre isso e muito mais abaixo.
O que é isso?
Fraldas de gaze são uma ótima alternativa às fraldas compradas em lojas. Elas são boas porque permitem que a pele do bebê descanse o máximo possível e completamente, em comparação com fraldas feitas de materiais sintéticos. Além disso, este é o principal meio clássico de higiene do bebê, feito de materiais naturais. Adequado até mesmo para a pele sensível do bebê.

Além disso, será muito fácil fazer essas fraldas impermeáveis, perguntando-se como costurar fraldas de gaze para recém-nascidos: basta pegar uma gaze de farmácia de boa qualidade e envolver o bebê com ela usando uma das técnicas populares.

Prós e contras
Assim como os modelos comprados em lojas, os caseiros têm suas vantagens e desvantagens. O lado positivo é que, dessa forma, você economiza em despesas, já que um pacote de gaze é suficiente para fazer 25 itens. Além disso, esses itens:
- ajudar a pele a não esquentar e suar;
- são absolutamente ecológicos e seguros para as crianças;
- eles se ajustam ao tamanho, já que cada um é feito para um bebê;
- elas se desgastam muito rápido.
Observe! Você pode costurar fraldas reutilizáveis com as próprias mãos, mas vale ressaltar que esses produtos são fixados com bastante firmeza, irritam a pele se molhados e vazam. Portanto, precisam ser lavados e trocados constantemente, sendo impossível fazer longas caminhadas.

É possível ficar sem fraldas?
Você pode dispensar fraldas caseiras substituindo-as por fraldas compradas em lojas. No entanto, de acordo com os resultados de muitas pesquisas com casais, o uso prolongado de produtos comprados em lojas causa assaduras, alergias, coceira e dependência. É interessante notar que muitos fabricantes já estão criando modelos de gaze, macios e confortáveis. Por exemplo, as empresas Osminozhka, Vitosha e Nasha Mama. Vale ressaltar que seus produtos são muito procurados.

Dimensões
Os absorventes de gaze vêm em tamanhos diferentes para meninas e meninos. Existem basicamente três tipos de produtos que podem ser costurados, dependendo do peso do bebê e de quantos meses ele tem:
- Para bebês de até um mês e até 5 quilos, produtos com diâmetro de 60 centímetros são adequados.
- Para crianças de um a três meses até 7 quilos, é costurado papel mata-borrão com diâmetro de 80 centímetros;
- Para crianças de três meses a 9 quilos - produtos regulares com diâmetro de até 60 centímetros, 180 por 90 pelo método lenço e 90 por 90 pelo método húngaro.
Observe! Vale ressaltar que o tamanho vai depender das características da criança e das peculiaridades do seu desenvolvimento, constituição física, cintura.

Tipos de tecidos
Vale ressaltar que a gaze não é o único material utilizado na fabricação de fraldas impermeáveis. Via de regra, outros tecidos são utilizados para esse fim, como chita e flanela. A chita é um material que não causa alergias. É um material natural e respirável. A flanela é um tecido de algodão agradável ao corpo. Absorve bem a umidade. É adequada até mesmo para a pele mais delicada de uma criança. Este último material, o madapolam, é uma composição densa de gaze que não contém corantes que causam alergias.

Costura faça você mesmo
Para fazer uma fralda descartável, você precisa usar um dos materiais listados e uma linha enfiada em uma agulha. Depois, siga o diagrama abaixo:
- Corte o tecido no tamanho adequado à idade e aos parâmetros da criança;
- Faça um chuleado nas bordas do tecido e dobre-as um ou dois centímetros de cada lado para que o tecido não desfie nem desfie, e o produto fique reutilizável;
- Dobre o tecido ao meio para formar um quadrado e vire-o de modo que a dobra fique voltada para baixo;
- Com a mão esquerda, mova a borda de baixo para o centro e vire a peça de trabalho para o outro lado, envolvendo-a da mesma maneira;
- Costure as dobras da peça de trabalho para um uso mais confortável.
Observe! Uma lição mais detalhada pode ser estudada no vídeo.
Técnicas de dobradura
Existem três métodos para dobrar fraldas de gaze. Elas podem ser feitas usando o método húngaro, um lenço e um retângulo.
Método húngaro
Envolve transformar roupas impermeáveis em cuecas. O método envolve dobrar gaze ou tecido ao meio, dobrar a ponta novamente da esquerda para a direita até o canto superior para formar um triângulo e, em seguida, dobrar o produto de volta para formar um triângulo.

Lenço
Seguindo a técnica do lenço, você precisa dobrar a peça em um triângulo, desdobrá-la e colocar o bebê por cima. Em seguida, você precisa levantar o canto inferior e conectar os cantos laterais para que eles não se desfaçam.
Retângulo
Existem duas maneiras de dobrar usando a técnica retangular. No primeiro caso, você precisa fazer duas tiras de tecido, sobrepô-las e, em seguida, colocar a criança sobre elas de forma que metade da calcinha feita à mão fique para fora. Depois, basta levantar a parte de baixo até a cintura e amarrá-la com uma fita. De acordo com o segundo método, você precisa fazer um cinto para a calcinha colocando fitas dentro do produto.

Lençóis impermeáveis reutilizáveis
Esta é uma opção econômica que você mesmo pode fazer, com base no esquema de criação dos produtos adquiridos. Geralmente, contém um local para a instalação de inserções. Os produtos são fixados no corpo com velcro e botões.
Observe! No entanto, demoram muito para secar e absorvem pouco líquido.
Fabricação de revestimentos impermeáveis
Para fazer absorventes impermeáveis, basta costurar flanela ou bambu medindo 30 por 40 centímetros e colocá-los por baixo da calcinha normal da criança. Como regra, o tecido deve ser dobrado de 3 a 4 vezes para absorver mais líquido. Antes de usar, certifique-se de passar todas as peças.

Lavagem e cuidados
Lavar e cuidar de roupas impermeáveis reutilizáveis é muito simples. Basta lavá-las regularmente à mão, sem alvejantes, com sabão em pó comum e, em seguida, secá-las no radiador ou na secadora. Antes de usar, passe as peças dos dois lados.

Costurar fraldas de gaze para recém-nascidos passo a passo não é tão difícil quanto parece. A gaze é um material natural e respirável que permite que o bumbum do bebê respire e não sue. Você pode fazer essas fraldas impermeáveis reutilizáveis ou descartáveis usando a tecnologia apresentada acima. Lavá-las e cuidar delas é fácil. Basta lavá-las periodicamente com sabão, com as próprias mãos.




