Uma peça popular e indispensável no guarda-roupa feminino é a túnica. A variedade de opções para esse tipo de roupa a torna insubstituível tanto para um passeio formal quanto para usar em casa. A túnica é um item favorito do guarda-roupa feminino, conferindo uma silhueta feminina e garantindo conforto ao vestir.
O que é?
Então, o que é uma túnica? Uma peça de roupa que é uma blusa alongada ou um minivestido, popular entre as mulheres, independentemente da idade e da situação financeira. Esse tipo de blusa é popular entre as estrelas de cinema e faz parte das coleções de moda de estilistas mundialmente famosos. Muitas mulheres preferem túnicas devido às suas vantagens. Confortável de usar, prática - uma túnica estará sempre no lugar: no trabalho, em uma caminhada, em uma viagem e em um restaurante. Ela enfatizará o gosto e o estilo impecáveis de quem a usa. E também - a elegância do pescoço, a esbeltez da figura, a beleza do peito. Com a ajuda de uma túnica, pequenas imperfeições são facilmente escondidas e as vantagens da figura são realçadas.

De onde veio?
As origens deste tipo de roupa remontam a um passado distante. A túnica é mencionada pela primeira vez na História da Roma Antiga. Na palavra túnica, a ênfase está na segunda sílaba. Era uma vestimenta larga (uma bolsa com buracos) que cobria o corpo até o meio das coxas. Os homens usavam uma toga por cima, as mulheres combinavam duas túnicas - sem mangas e com mangas. Dependendo do comprimento: as curtas eram usadas todos os dias, as estreitas e longas eram usadas nos feriados. Uma característica da roupa antiga era a ausência de gola, o dandismo e a delicadeza eram enfatizados pelas dobras de tecido que formavam as mangas. A túnica também era dotada de um símbolo hierárquico, já que era usada tanto por senadores quanto por plebeus. É claro que havia diferenças tanto no formato quanto na qualidade do material.

No Oriente, foi considerado uma vestimenta de elite por algum tempo. Com o tempo, tornou-se uma peça de vestuário exclusiva para mulheres.
Tipos de túnicas
Existem diversas variedades desse tipo de roupa.
Tipos por estação
Disponível nas versões verão ou inverno. Túnica feminina, com acessórios favoritos, o que é um vestido ou jaqueta comum comparado a ela? O efeito é criado como um todo a partir da imagem e, com o uso de outros itens de guarda-roupa, fica deslumbrante. E a ênfase na palavra túnica não importa. O principal é que seja conveniente e confortável. Túnicas isolantes envolvem o uso de materiais naturais.

As túnicas de verão, feitas de tecidos fluidos, são universais e podem ser usadas não apenas com trajes de banho, mas também para caminhadas, visitas a restaurantes e discotecas.

Tecidos e texturas
O modelo da túnica, seu estilo, comprimento e outras nuances estão intimamente relacionados à estrutura do material de que é feita. A preferência é dada aos tecidos naturais, representados por uma variedade de materiais na forma de:
seda natural;
- chiffon;
- crepe da China;
- algodão;
- linho;
- renda;
- tecidos de malha usando vários tipos de fios.
A qualidade dos tecidos afeta não apenas a imagem criada, mas também a melhoria das características operacionais. E consideremos: uma túnica é, antes de tudo, um estilo livre e a ausência de movimentos limitados. Ao mesmo tempo, não apenas o estilo, mas também a qualidade do material proporciona conforto.

O material deve ter certas propriedades, como:
- excelente absorção de umidade;
- flexibilidade ao toque;
- resistência ao desgaste;
- a capacidade de deixar o ar passar (tecido “respirável”).

Os seguintes tecidos também são usados para fazer túnicas:
- Kulirka. Tricô simples e agradável ao toque. Sua alta elasticidade, permeabilidade e absorção de umidade, além de hipoalergenicidade, tornaram este tipo de tecido bastante popular. 100% algodão.

- Interlock. Tecido de malha de algodão com maior densidade e resistência. Propriedade especial: não sofre deformação nem encolhimento.
- Viscose. Refere-se a tecidos não naturais, mas possui excelentes propriedades devido à sua produção a partir da celulose da madeira. Higroscópica. Proporciona um caimento bonito.

- Cetim. Uma alternativa à seda. Seu brilho externo e sofisticação, textura delicada, respirabilidade e baixo preço tornam o tecido acessível e popular.
- Poliéster. Possui maior resistência. E, embora não absorva bem a umidade, sua durabilidade atrai seus clientes.

Importante! A túnica é considerada uma peça de roupa informal, por isso os tecidos utilizados são de cores mais vibrantes e com uma variedade de estampas florais, apresentadas em forma de xadrez mesclado, pequenas bolinhas, “pepinos indianos”, listras finas, bordados e apliques.
Estilos da moda
Muitas vezes ouvimos a pergunta: "Túnica. Que tipo de roupa é essa?". A essência do corte da túnica é que ela é feita na forma de um vestido mais curto. Muitas peças comuns do guarda-roupa podem ser substituídas por uma túnica.
A versatilidade da túnica independe da situação - ela é sempre apropriada e pode ser:
- diariamente;
- noite;
- negócios;
- praia;
- esportivo.
Observe! A principal característica das túnicas da moda em 2019 é o minimalismo e os motivos étnicos.
Descrição de uma túnica da moda de 2019: corte livre, silhueta simples e tecido natural. Modelos alongados são os favoritos. O comprimento variável pode diferir da parte de trás ou coincidir com ela. Além disso, a parte da frente do produto pode ficar bem acima do joelho. Modelos de túnica vazada estão na moda. O destaque fica por conta das túnicas-camisa, que se distinguem por um corte clássico e livre.

A gama de cores é variada. Apresenta-se em cores clássicas (preto e branco), bem como em tons naturais e puros (amarelo, vermelho e verde). Há um tema marinho. A paleta elegante inclui pêssego suave e rosa vibrante. Ornamentos com formas geométricas e uma gaiola são interessantes, e a cor metálica é criativa.
O modelo de túnica alongada é relevante na temporada de moda de 2019, sendo uma opção vantajosa para todas as mulheres, de qualquer idade e tipo de corpo.
Corte você mesmo
A variedade de estilos permite que as mulheres encontrem a opção ideal. O corte solto torna o modelo ideal. Mas, às vezes, é a variedade que impede a escolha. Nesse caso, a alfaiataria pode ajudar.
Sobre padrões
Costurar não é difícil. Mas para garantir a alta qualidade do produto, é preciso conhecimento:
- sobre a construção correta do padrão;
- sobre métodos que permitem processar todos os detalhes;
- sobre a primeira prova.

Para construir um padrão, os parâmetros e dimensões são especificados:
- circunferência total da cintura;
- circunferência total do quadril;
- circunferência torácica completa em dois tipos;
- centro do peito.
O molde é um desenho de peças individuais com pinças desenhadas. Antes de transferir o molde para o tecido, é necessário verificar as dimensões do desenho, prestando atenção à coincidência das costuras laterais e à uniformidade das costuras emparelhadas.
Sobre corte e costura
Existem certas regras ao trabalhar com qualquer tecido, e elas devem ser seguidas: tratamento térmico úmido, vaporização ou descoloração de alguns tipos, secagem natural, determinação do lado frontal.
Ao cortar, é necessário preparar a superfície de trabalho. A atenção principal é dada às peças grandes.
O processo de costura começa com o alinhavo de todas as partes preparadas do produto. Em seguida, vem a costura e o processamento das bordas do tecido. Depois de conectar todas as partes, é necessário experimentar as roupas. Costurar um produto, como qualquer outra coisa, é uma tarefa muito responsável. Mas se você abordar o processo com cuidado e seriedade, terá um resultado final em suas mãos, que certamente o agradará.
Com o que combinar
A túnica é uma peça de vestuário democrática, por isso seu uso é adequado em diversas situações.
Você pode complementar uma peça de tricô quentinha com seus acessórios favoritos ou outros tipos de roupa, como jeans, calças sociais e de couro, leggings, meias-calças grossas e opacas, saias. Contas longas, um cinto, um broche, pulseiras grandes – tudo é perfeito para criar um visual único. Botas de cano alto têm um visual original.
No caso de uma blusa fina e leve, feita de tecidos como seda, chiffon, cetim e guipura, você pode usar shorts, calças, jeans justos, sandálias ou sandálias. Uma túnica usada como vestido curto fica ótima em meninas jovens, criando um visual romântico e sedutor.

O uso deste item permanece relevante por mais de um ano. Diversas silhuetas, formas e materiais dão a qualquer mulher a oportunidade de mostrar seu gosto, escolhendo seu estilo favorito. A conveniência e a praticidade deste tipo de roupa são comprovadas pelo tempo. E mulheres que usam túnicas são sempre bonitas e autoconfiantes.




