Uma mochila é sempre elegante e moderna. Ela não serve apenas para carregar coisas, mas também é um elemento de estilo. Uma mochila bem escolhida, que combine com roupas e acessórios, completará a imagem de uma pessoa e não servirá apenas como bolsa. Na maioria das vezes, esses tipos de bolsas não duram muito, pois são feitas de materiais de baixa qualidade e se desfazem rapidamente. É por isso que algumas artesãs querem fazer elas mesmas esse acessório, escolhendo o tecido, a cor e outros elementos. Essa mochila não será apenas uma assistente fiel em uma viagem, mas também agradará aos olhos. Este material abordará como fazer um molde para uma mochila, costurar uma mochila com suas próprias mãos e selecionar os materiais adequados.
- Material para costurar uma mochila
- Como fazer um molde você mesmo
- Padrão de uma mochila de turista
- Padrão de mochila de couro
- Instruções passo a passo
- Trabalhando com passadores de cinto
- Trabalhando com a válvula
- Trabalhando com a parte principal da mochila
- Trabalhando com impasses
- Trabalhando com tiras
- Como costurar uma mochila do zero
- Mochila feita de jeans velhos
Material para costurar uma mochila
Antes de costurar, você precisa preparar os seguintes materiais:
- Pedaços de couro;
- Tecido para estofamento;
- Cordas de um certo diâmetro e comprimento;
- Fita de amarrar para alças de mochila;
- Ajustadores de comprimento para os mesmos cintos;
- Fecho mosquetão grande;
- Vários blocos;
- Um par de fivelas com um alfinete;
- Um par de meias argolas.

Não é necessário comprar tecido novo para estofamento ao costurá-lo você mesmo. Você pode usar roupas velhas, do material que você gosta. Calças jeans velhas também são usadas para abas ou bolsos. Se o produto for feito para uma criança, roupas velhas que ela realmente amava ou coisas que ficaram pequenas servirão.
Importante! Ao costurar uma bolsa para uma criança, lembre-se de que ela deve ser menor do que a de um adulto. Caso contrário, será difícil e desconfortável para a criança carregá-la.
A questão permanece: como costurar uma bolsa se não há molde para mochila? Para resolver esse problema, você precisa se familiarizar com os moldes disponíveis na internet e escolher o que mais lhe agrada. Você também pode fazer a sua própria, mas se tiver pouco conhecimento teórico e prático sobre o assunto, poderá acabar com um defeito.

Como fazer um molde você mesmo
Antes de começar a pensar no molde, você deve decidir o modelo do futuro produto: qual será o tamanho e o formato. A base de qualquer modelo são as seguintes formas geométricas: quadrado, oval ou retangular. É a escolha do formato da base que afeta diretamente o modelo.
Iniciantes e costureiras inexperientes ou novatas devem primeiro modelar a bolsa em papel e depois transferi-la para o tecido. Isso ajudará a não estragar os restos de tecido valioso e corrigirá o trabalho ao transferir as peças para o tecido.

A aparência do produto e seu tamanho dependem diretamente do molde, por isso vale a pena abordar cuidadosamente o desenvolvimento do molde e pensar em todos os parâmetros: a parte inferior, a parte principal, a válvula, as alças, as correias, etc. Com as dimensões corretas de cada peça, o processo de costura e montagem será fácil e simples.

Padrão de uma mochila de turista
Costurar qualquer mochila, incluindo uma de turista ou pesca, começa com o corte de todos os detalhes. Após o corte, é importante não queimar as bordas do tecido com isqueiro ou maçarico para que ele não desfie ou desfie. É melhor costurar as costuras com linhas fortes de náilon ou lavsan, usando o método zigue-zague. Se a máquina de costura não conseguir fazer isso, basta usar duas linhas paralelas. A imagem abaixo mostra um exemplo de molde.

A Figura 1 é o corpo do produto. Ela mostra os locais para os bolsos. Na parte inferior, nos cantos, você pode costurar alças que serão reforçadas com lenços de tecido. As Figuras a e b são o molde dos bolsos. Um zíper é costurado neles, em um local a critério da costureira. Recomenda-se decidir isso com antecedência.
Figura 2 — a parte de trás da bolsa com um corte adicional para o fundo. É feita de nylon grosso. O fundo é costurado separadamente, mas é melhor cortá-los juntos com a parte de trás em um único pedaço de tecido. Isso simplificará o produto e reduzirá o número de costuras.
Figura 3 — Alças de ombro. Duas peças são feitas de nylon grosso e duas de nylon fino. Exatamente o mesmo formato requer o corte de dois pedaços de isolon para aumentar o conforto. A segunda alça é criada simetricamente a partir da primeira.
Importante! Para fazer as alças, você precisa costurar uma parte grossa e uma fina ao longo do contorno. Depois, vire-as do avesso e insira uma tira de isolon por dentro. Costure uma tira sobre o lado grosso, que deve terminar com uma fivela de aperto com uma tira.
Figura 4 - Uma aba cortada e costurada em tecido fino para criar uma espécie de caixa. Um zíper é costurado no centro ou ao longo da costura. Fivelas de aperto são costuradas em cada canto.

Padrão de mochila de couro
O molde deste tipo de bolsa requer atenção especial, já que o couro não é um material barato e qualquer erro pode custar caro. Em caso de desleixo, a tentativa de economizar dinheiro e costurar o produto você mesmo pode fracassar. Basicamente, um molde de couro ou seus substitutos é feito exatamente da mesma forma que em casos comuns.

Instruções passo a passo
Depois de cortar todas as peças, resta apenas montá-las na ordem correta. Você deve começar com os seguintes passos:
- Vire a margem de costura da parte superior para a frente;
- Vire e costure à máquina;
- Passe as margens de costura da parte inferior e das laterais do avesso. Não toque nas margens de costura das bordas curtas;
- Dobre o bolso;
- Coloque as linhas de dobra nas bordas prensadas e passe a ferro as dobras laterais e inferiores;
- Faça pequenas costuras nos cantos;
- Novamente, alise as dobras nos cantos;

Trabalhando com passadores de cinto
Após os passos acima, você precisa dobrar as presilhas ao meio, com o avesso para dentro, e dobrar a margem longitudinal para a parte superior da presilha. Em seguida, costure as bordas da presilha e apare as margens restantes.
É necessário fazer um furo para inserir o pino da fivela em uma das presilhas do cinto. O furo deve estar a 2 cm da extremidade da própria presilha. Imediatamente após isso, a presilha é passada pelas fivelas e a outra extremidade é dobrada para baixo. Feito isso, a presilha é costurada ao bolso de forma que fique voltada para cima. O trabalho com a outra presilha é semelhante.

Trabalhando com a válvula
É necessário costurar dois blanks de válvula e bordar suas bordas com uma fita de couro ou qualquer outro material denso. A válvula é costurada à base e passada a ferro. A válvula de bolso é feita de maneira semelhante.

Trabalhando com a parte principal da mochila
Com a aba e os bolsos costurados e no lugar, você pode começar a trabalhar na base. Isso é feito da seguinte maneira: dobre ao meio e costure as laterais. Dobre cuidadosamente a margem superior e faça costuras repetidas.

Trabalhando com impasses
Esta subseção mostrará como prender um fecho. Primeiro, a aba é dobrada a partir do lado plano e costurada sobre a aba da mochila. Ela deve sobrepor a aba em alguns centímetros. A aba do bolso é costurada da mesma maneira.
Importante! É aconselhável fazer a costura quadrada, como em bolsas de velcro infantis, e depois seguir as diagonais desse quadrado. Em seguida, um bloco de bri para o pino da fivela é inserido em cada remendo.
As alças da meia argola são dobradas ao meio, enquanto as sobras são dobradas para dentro, assim como as próprias alças. Em seguida, os pedaços excedentes são cortados. A alça finalizada é enrolada na meia argola e dobrada ao meio. A mochila é estendida sobre uma superfície plana e todos os cantos da parte inferior são colocados entre as metades da alça. Em seguida, ela é costurada com firmeza.

Trabalhando com tiras
Para as alças, use fita de sarja. Ela precisa ser dobrada em forma de "V", com a ponta afiada costurada na parte superior da parte de trás da bolsa. A costura é feita exatamente no meio, e as pontas da fita são passadas pelos ajustadores de comprimento das alças. Uma ponta é inserida na meia argola no canto da mochila, e um fecho mosquetão é preso à outra ponta.
Em seguida, a parte superior do produto é unida. Para isso, blocos são inseridos ao redor do perímetro a cada 10 cm. Um cordão é passado por esses furos, com as pontas amarradas ou presas com alfinetes em ambos os lados para que não se solte.

Como costurar uma mochila do zero
O corte desse produto consiste em retângulos. A alça com alças pode ser cortada junto com os painéis frontais ou separadamente: não há diferença. Você também precisará de uma margem de costura para que a mochila não encolha após a costura.

Vale ressaltar que as "faces" dos painéis podem ser duplicadas com bando adesivo, tanto inteiramente com hachura quanto sem hachura. Após a duplicação, pode-se fazer um bolso. Para isso, a bainha é passada a ferro e a entrada do futuro bolso é fixada com uma linha. O bolso é aplicado e costurado seguindo as marcações e bem passado a ferro.
Os painéis frontais são afiados separadamente, e todos os painéis laterais são dobrados e passados a ferro. Em seguida, a alça da corda é passada pelos furos e pontos previamente preparados. Após a passagem da corda, a corda é costurada à mão.

Mochila feita de jeans velhos
Costurar uma mochila com jeans que saíram de moda ou ficaram pequenos não é diferente de costurar um produto de couro e outros modelos. Os padrões são os mesmos em todos os lugares. A única diferença aqui é o tipo de tecido usado para costura. Os jeans podem ser muito finos ou muito grossos. Isso deve ser levado em consideração ao escolher materiais e ferramentas (agulhas, furadores, linhas) para processar o tecido e costurar.

Assim, foi realizada uma master class sobre costura de diversos tipos de mochilas. Todas são diferentes, mas unidas por princípios comuns de modelagem, corte e costura. Uma mochila pode ser não apenas uma auxiliar no transporte de objetos, mas também um atributo estiloso e moderno.




