Quando chega a hora do casamento, você quer se lembrar desse momento para o resto da vida, estar mais linda naquela noite e ter o vestido mais lindo. No entanto, nem todo mundo está disposto a comprar peças caras e caras por uma noite: custa muito caro. Além disso, artesãs experientes podem costurar um vestido para si mesmas que não é inferior às peças da moda de salões e estúdios. Isso não só economiza muito dinheiro, como também desenvolve habilidades de costura e proporciona uma atividade para um passatempo interessante. Este material abordará a costura de vestidos de noiva: como costurar um vestido para um casamento, qual estilo escolher, como cortar e costurar um produto.
Escolha de estilo
Primeiro, você deve escolher o seu estilo: determine qual você mais gosta e qual se adapta melhor ao seu corpo. Como a escolha depende diretamente das proporções do corpo e do seu comprimento, lembre-se das dicas que não podem ser negligenciadas:
- Mulheres baixas combinam perfeitamente com roupas sem volume e que vão até o chão. Combinado com saltos altos, o produto alongará a silhueta;
- Mulheres com corpo cheio devem evitar saias volumosas. Um vestido reto seria melhor para elas. Isso também se aplica a gestantes;

- Mulheres com quadris curvos devem procurar modelos com ombros à mostra, gola careca e acabamento em renda. Isso desviará o foco das pernas para o peito;
- A estatura alta pode ser escondida com um vestido de saia rodada, se isso for, claro, necessário;
- Seios grandes ficam bem em vestidos de gola alta;
- Para seios pequenos, vestidos estilo grego e vestidos bustiê são perfeitos;

- Para meninas com corpo de ampulheta, qualquer tipo de vestido serve, mas atenção especial deve ser dada aos modelos sereia ou rabo de peixe. Isso fará com que a cintura pareça ainda mais fina e fina;
- Mulheres com pernas finas ficarão bem com peças curtas que realçam a beleza do corpo;
- Para meninas com ombros bonitos, recomenda-se um vestido com alças.

Variedade de materiais e acessórios
Antes de comprar materiais e outros acessórios, você deve avaliar criteriosamente suas capacidades e habilidades. Vestidos de noiva geralmente são feitos de cetim, seda, tafetá, algodão ou tule.
Importante! Se você tem pouca experiência em costura, dê preferência a tecidos simples. Chiffon, renda ou seda podem ser muito resistentes, mesmo para costureiras experientes.

O material das telas também é selecionado com base no tema da celebração. A seda é adequada para um estilo aristocrático. Materiais de renda são usados para adicionar sofisticação e refinamento. O chiffon é ideal para uma cerimônia de casamento fora do local. O tafetá quente é perfeito para um feriado de inverno.
A cor do tecido também desempenha um papel importante. Normalmente, as cores clássicas, branco ou leitoso, são escolhidas, mas se você quiser se destacar, precisa escolher um tom que combine com a cor e o tom da sua pele. Vale a pena prestar atenção às cores azul, bege, creme, rosa e escarlate. Você pode costurar o traje inteiro com esse tecido ou decorá-lo com ele em alguns pontos específicos.

Construção do padrão
Se o molde do vestido já estiver selecionado, você pode começar a transferi-lo para papel vegetal usando papel carbono e recortar os moldes em tamanhos naturais.
Se não encontrar nada interessante, você pode criar um molde com base nas suas medidas individuais. Opções prontas podem ser encontradas em revistas especializadas ou na internet.

Importante! O molde comprado ou baixado deve ser verificado em relação às suas dimensões e proporções e ajustado, se necessário.
O trabalho no molde começa com a elaboração da grade básica do produto. Após todos os cálculos, são aplicados pontos, que são conectados por segmentos. Dessa forma, o decote, a pinça, a cintura, os ombros e seus chanfros são formados, e o comprimento do vestido é ajustado. Tal experimento estará ao alcance de costureiras experientes. Para iniciantes, recomenda-se o uso de moldes prontos.

Como costurar um vestido de noiva com suas próprias mãos
Depois de construir o molde, você pode começar a costurar, o que envolve cortar o material e costurá-lo. O corte é o principal processo na confecção de roupas, exigindo cuidado e precisão. Com o corte certo, costurar as peças não será difícil.

Abertura
O corte ajuda a verificar a precisão do layout do molde de acordo com o modelo selecionado e os parâmetros da figura. Nesta etapa, você precisa:
- Verifique as tolerâncias para ajuste solto ou apertado do produto;
- Verifique e determine os lados frontal e traseiro do futuro produto;
- Verifique a direção dos padrões e da pilha, se houver.
Em seguida, é realizado o corte das peças – cortando os contornos delineados, considerando rigorosamente todas as margens de costura. Se o tecido for grosso, as peças devem ser cortadas em uma camada, uma após a outra. Isso reduzirá significativamente o esforço físico das mãos.

De costura
Após a conclusão do corte, é hora de começar a costurar o vestido de noiva. Durante a costura, você deve alinhavar as peças com precisão e precisão ao longo das costuras, verificar os parâmetros do produto quanto ao formato e vesti-lo para uma prova preliminar antes de finalmente aplicar as costuras internas.
Importante! Antes da costura, todos os elementos auxiliares de corte são removidos: alfinetes e agulhas são removidos, pinças e bolsos são transferidos usando vários métodos.

Costurando uma cauda para um vestido de noiva
Uma cauda adiciona elegância a qualquer peça longa. Ela é adequada tanto para vestidos longos quanto para vestidos gregos. Pode ter diferentes formatos e comprimentos, mas não exagere, pois uma cauda pesada e longa demais impedirá a noiva de se mover e dançar. Uma recomendação importante ao costurar com cauda: preste atenção ao estilo geral e à textura do vestido para que o elemento combine bem com eles.
O elemento em si é costurado na parte de trás da saia. É feita uma cunha longa, que será mais longa que o próprio produto. A segunda opção é estender a costura principal das costas do vestido na medida necessária. Nesse caso, as costuras laterais também são alargadas, deixando-se uma margem de costura de até um centímetro.

Decorando o produto
Você pode decorar o produto com acessórios selecionados na mesma loja ou salão onde o tecido foi comprado. Vale a pena dar preferência apenas a acessórios de alta qualidade. Nos últimos anos, os seguintes itens têm sido frequentemente usados para decoração:
- Cadarços brancos ou coloridos;
- Bordar o espartilho com strass ou cristais;
- As costas são decoradas com laços, que podem ser combinados com atacadores;
- Decorar o peito ou a cintura com flores;
- Costura em pérolas, miçangas e contas;
- Correntes penduradas;
- Bordados de aplicações e padrões em forma de flores;
- Decorar o produto com renda.

Concluindo, podemos dizer que costurar um lindo vestido de noiva é uma tarefa que só um artesão experiente pode realizar. Se você é iniciante no ramo, deve comprar moldes prontos em um ateliê ou encontrá-los na internet. As etapas seguintes são mais fáceis de executar, pois envolvem cortar e costurar as peças individuais.




