Cortar e costurar pode parecer complicado no início. No entanto, depois, todas as ações são realizadas de forma rápida e automática. Você pode começar a jornada de costureira criando um vestido simples. Para isso, você deve se familiarizar com a teoria de corte e costura, tirando medidas.
Por onde começar a aprender a cortar e costurar
Costurar e cortar se tornará fácil se você começar a aprender passo a passo. Você precisa começar do zero com a teoria dos produtos de costura.
- O caminho começa com a compra das ferramentas necessárias. Para isso, assista a master classes e preste atenção ao que as costureiras usam. Nos primeiros passos, basta comprar ferramentas básicas. Tesouras para tecido e linhas. Elas devem ser de alta qualidade. Uma ferramenta de corte será útil nos primeiros estágios. Uma fita métrica e alfinetes também são essenciais no arsenal de uma costureira. Linhas, agulhas, ferramentas de marcação e um enfiador devem ser colocados em uma bolsa. Recomenda-se encontrar um alicate de corte redondo, um furador e um ferro a vapor. Compre tecidos em cores e tons básicos. Você não deve usar materiais complexos para um design chamativo que não sejam fáceis de processar. São seda, chiffon e tecidos grossos.

- Escolha a ferramenta principal: uma máquina de costura. A escolha depende da finalidade. Se você não deseja costurar peças personalizadas profissionalmente, não gaste dinheiro em opções caras com centenas de funções que você não precisará. Trabalhar com modelos profissionais é difícil. Você deve optar por máquinas domésticas.
- Revise os erros típicos de costura. Isso costuma ser explicado em aulas para iniciantes. É melhor considerá-los imediatamente do que aprender mais tarde, corrigindo-os nos materiais.

- Em seguida, eles aprendem a tirar medidas. Todo o trabalho subsequente depende da correção desse processo. Roupas masculinas ou femininas ficarão muito pequenas, muito grandes ou ficarão desconfortáveis se os parâmetros forem determinados incorretamente.
- Familiarize-se com moldes básicos. Encontre exemplos de cortes de saia ou lambrequim. É necessário entender a essência da construção do molde e aprender a determinar o tipo de peça finalizada. Ou, usando uma peça de roupa finalizada como exemplo, coloque-a mentalmente no papel.
Importante! É recomendável usar diversas fontes para treinar costureiras iniciantes.

Características da tomada de medidas
Ao ler sobre costura, é necessário refletir bastante sobre as peculiaridades da medição. Se você pular esta etapa do treinamento, não conseguirá se desenvolver mais. As regras básicas que você precisa seguir:
- Antes de medir os parâmetros, vista apenas roupas íntimas. Não é recomendado usar push-up, pois altera os volumes.
- Adote a postura mais natural possível. Os pogs ficam na altura dos ombros.
- Cada medição é feita diversas vezes.
- A fita métrica é colocada de modo que fique justa, mas não apertada.
- Os pontos dos ombros e a localização da sétima vértebra cervical são marcados.

Importante! Nos diagramas, "H" é a altura, "L" é o comprimento, "O" é a circunferência e "W" é a largura.
Para medir o comprimento total da peça, meça a altura da modelo com um centímetro. O primeiro ponto da fita métrica é a sétima vértebra cervical. Em seguida, a fita é abaixada pela vértebra até a cintura e, em seguida, até a extremidade da peça. Este é um exemplo de um vestido.
O comprimento na frente começa na cintura, descendo um centímetro ao longo da barriga até o chão. A medida na lateral também começa na cintura, seguindo os quadris. O comprimento dos ombros começa no pescoço até o início do braço. O braço é medido do ombro ao dedo mínimo. Se a manga for três quartos, a fita métrica para no cotovelo. A altura dos quadris é medida na lateral, da cintura até a linha do quadril. A altura do assento também é necessária.

Para mulheres, meça a circunferência do peito, abaixo e acima dele. Determine os parâmetros da cintura, quadris e pernas. As pernas são medidas 15 cm acima do joelho. Observe a circunferência das panturrilhas, pescoço e pulso. É importante fazer ajustes para que as roupas fiquem folgadas ou justas. Cada tipo de produto tem seu próprio número de ajustes.
Importante! Um avental é uma das opções mais fáceis de costurar quando você está começando a aprender a costurar.

Tudo sobre modelagem e corte de tecidos
O corte e a costura a partir de um molde devem ser estudados começando com peças simples. Pode ser uma saia ou um vestido leve e simples. As roupas devem ser feitas de tecido de densidade média, pois materiais leves também são difíceis de trabalhar.
Uma mesa grande é usada para dispor as peças básicas do produto. É inconveniente dispor o tecido e os moldes no chão. Nesta fase, são necessários giz, alfinetes, uma régua ou um triângulo de medição.
Importante! Ao costurar e cortar, você deve conferir as medidas e margens diversas vezes.
Após a construção do molde básico, sua precisão é verificada, e as linhas de controle também são revisadas. As linhas da cintura e do quadril são verificadas. As circunferências das partes do corpo são medidas. Todas as tolerâncias para a conveniência das roupas são recalculadas.

Antes de cortar, prepare o material. O tecido é tratado com um ferro a vapor. O tratamento térmico úmido é realizado dependendo do tipo de tecido.
O que você precisa lembrar ao cortar:
- A linha do veio é paralela à borda. A linha transversal é perpendicular.
- Para determinar a direção dos fios, a aba é puxada bruscamente. O material não estica ao longo dos fios. O algodão aparece quando puxado bruscamente.
- O corte é dobrado ao meio. As peças do molde são fixadas.
- Cintos, revestimentos e peças pequenas são colocados entre as peças principais para economizar dinheiro.
- Se o material tiver fiapos, eles devem ser direcionados de cima para baixo.
- Em seguida, as peças são fixadas e o contorno é delineado com um marcador. As tolerâncias são feitas. As linhas de controle são transferidas para a parte frontal com laços.

Os padrões são dispostos no tecido de diferentes maneiras, dependendo do tipo de produto. Aqui estão as principais opções:
- Os layouts são dispostos ao meio.
- Os layouts são dispostos ao meio. Eles são conectados corte a corte. Os detalhes ficam ao longo do fio transversal. Na maioria das vezes, a costureira prepara a futura blusa dessa maneira.
- As peças são dispostas em ângulo quando vamos costurar saias ou vestidos.
- Também são usados os layouts de dobra dupla e parcial para roupas masculinas e femininas.
Para garantir que tudo seja feito tecnicamente corretamente, é importante entender a direção dos fios e sua importância para roupas costuradas por você mesmo.

Como fazer você mesmo um molde de costura
Nos cursos de corte e costura ministrados por mestres para iniciantes, o tema da necessidade de um molde é discutido. E eles também ensinam como fazer um em casa. Primeiro, você precisa entender o que é e por que uma costureira iniciante precisa de um dispositivo.
Um molde de costura, feito à mão ou comprado, é necessário para construir um desenho em tecido. Moldes curvos facilitam o trabalho dos alfaiates. Somente especialistas experientes conseguem desenhar um molde complexo à mão. Iniciantes não têm um olhar treinado. No estágio inicial, recomenda-se ter um molde oval, como uma gota, em casa, e um longo, como um sabre.
A gota ajuda a modelar as articulações dos ombros. O sabre foi projetado para desenhar linhas suaves nas costuras laterais. Há também um padrão francês, que combina com todos.

Como fazer um molde:
- Baixe o arquivo para impressão. Fácil de encontrar na internet. Você pode escolher dois tipos principais.
- Imprima em escala 100%. É importante que a imagem seja de alta qualidade e que as marcas sejam claramente visíveis.
- Corte no formato desejado. Cole o papel em um papelão grosso. Se for possível cortar o formato em madeira compensada, seria ótimo. Os moldes não são usados apenas uma vez.
Importante! Uma das opções para o primeiro trabalho em uma máquina de costura é a roupa de cama.

Construção de molde base de vestido utilizando o sistema de 10 medidas
A construção de um molde base para vestido usando o sistema de 10 medidas é adequada para costureiras iniciantes. Até mesmo profissionais utilizam esse método, pois os moldes são precisos de acordo com o método e as roupas se ajustam bem ao corpo, repetindo o tamanho.
O molde da base de um vestido ou outra peça de roupa segundo o sistema de 10 medidas possui as seguintes características:
- Os moldes são fáceis e rápidos de construir. Existem apenas algumas fórmulas para cálculo. Isso economiza tempo e esforço. Até mesmo uma costureira iniciante pode construir uma grade básica.
- Para criar um padrão, você precisa de 10 medições. Mas, nesta fase, é recomendável parar por um longo período. Os parâmetros devem ser o mais precisos possível.

- Para formar a cava, você não precisa fazer cálculos adicionais. A junta da manga já vem embutida no sistema.
- A pinça do busto é calculada residualmente. Ao realizar cálculos básicos, é possível chegar a esse valor.
- O padrão é reconstruído. As pinças são adequadas para criar qualquer roupa. Pode ser um vestido ou um casaco. Uma saia jacquard ou jaquetas de diferentes estilos.
- É importante deixar uma margem de 3 cm para quem veste tamanho maior que 44. Não há margem para espartilhos e tecidos elásticos. Para quem veste tamanho menor que 44, há uma margem de 2 cm.

O autor do método registra os cursos e os atualiza constantemente. Ele fornece um exemplo claro de produtos que foram fabricados usando o sistema de cálculo de Riga. O que está incluído no curso:
- Procedimento para tirar medidas de uma figura feminina. Características de 10 parâmetros.
- Construindo uma grade básica de 10 linhas. Cálculos para as costas, a parte superior e a cava. Determinando os níveis da cintura e do quadril.
- Cálculos de pinça de ombro, determinação de declive de ombro.
- Cálculos para a prateleira. Localização da pinça do busto.
- Cálculos para a cava. Determinação da profundidade e dedução sem fórmulas.
- Definição de pinças na cintura.
- Construção de uma manga sobre um desenho.
- Estimativa de peças, utilização de um modelo.
- Análise do pouso, realização de ajustes.
- Trabalhando com tamanhos diferentes.
Graças ao sistema, você pode trabalhar com diferentes tecidos, tamanhos e estilos, além de economizar energia e tempo.

Tecnologia de costura e processamento
O corte e a costura do vestido são divididos em várias etapas. Guia passo a passo:
- Prepare a gola, os bolsos ou os punhos, se houver. Passe e guarde.
- Processe as pinças nas costas e na frente. Se houver bolsos de aplicação, pesponte-os.
- Prepare a saia. Processe e costure as bordas.
- Prepare as mangas.
Conjunto:
- Conecte as costas e a frente ao longo dos cortes dos ombros.
- Costure a gola ou prepare o pescoço. Trabalhe nos fechos.
- Costure as laterais.
- Processe a parte inferior do tecido.
- Costure as mangas.
- Conecte o corpete e a saia.
- Passe o vestido.
- Costure botões e outros pequenos detalhes. Renda e punhos.

Alinhavar e costurar peças, passar a ferro:
- O alinhavo é feito com pontos temporários feitos à mão. Eles são fáceis de desfazer.
- Antes de iniciar o processo, as peças são dispostas com a frente para baixo e conectadas em vários lugares.
- Após a costura, o tecido é passado com ferro úmido até secar completamente.
- Ao passar a ferro, coloque papel grosso sob as margens de costura.
- Ao processar a gola, os punhos e as abas, use moldes feitos de papel grosso.
Importante! É fácil encontrar muitas ideias de moda na revista "Chic: costura e corte".

Para processar a pinça, a peça é colocada com a face para baixo ao longo da linha central. Suas laterais são alinhadas. As bordas são conectadas com pinos.
Antes de costurar pela primeira vez, você deve considerar cuidadosamente a escolha do tecido. O molde pode ser adequado apenas para um material que estique, ou vice-versa. Se houver um molde no tecido, você precisa considerar que precisará conectá-lo nas juntas.
Alguns estilos de vestido podem parecer simples à primeira vista. Mas é preciso prestar atenção à descrição da master class e ter uma ideia aproximada da escala do trabalho. Muitas dificuldades surgem com as mangas.

Padrão de corpete
O molde da base do corpete pode ser feito usando o método francês. Como começar:
- Tire as medidas da modelo. Este é o comprimento das costas até a cintura. E também da frente até a cintura. A altura e o centro do peito.
- São necessários o comprimento dos ombros e a circunferência do peito. Em seguida, são medidas as circunferências do pescoço e da virilha.
- Complete a construção do corpete.
O meio das costas, a linha vertical à esquerda, é igual à medida do comprimento das costas até a cintura. O meio da faixa é igual ao comprimento da frente até a cintura. A largura das costas será igual à circunferência do peito dividida por 4 - 1. A largura da frente é igual à circunferência do peito dividida por 4 + 1.

Para calcular a profundidade do decote das costas, divida a circunferência do pescoço por 16. Se você dividir por 6, obterá a largura dos decotes das costas e da frente. A profundidade do decote da frente é igual à largura do decote + 2.
Um ângulo de 18 graus é marcado ao longo da linha dos ombros e 26 graus para a frente. As linhas dos ombros são desenhadas. Para obter o ponto inferior da cava, o comprimento das costas até a cintura é dividido por 2 e 1 é somado.

O ponto de referência para a construção da cava é igual ao comprimento das costas até a cintura - comprimento das costas até a cava - profundidade do decote das costas, medido em 3 e + 1. Para encontrar o centro da pinça, coloque a altura do peito em cima e metade do centro do peito na lateral. A solução da pinça = 1/20 da circunferência. A pinça da cintura é igual à circunferência do peito - circunferência da cintura.

Para costurar suas primeiras roupas, você precisa se familiarizar com a teoria de modelagem e costura. Recomenda-se primeiro se familiarizar com o processo de criação de saias e vestidos simples. Talvez roupas de cama e cortinas. Uma das etapas importantes no trabalho de uma costureira é tirar as medidas. Para facilitar o processo, use o sistema de 10 medidas.




