Como costurar boxers masculinos: moldes simples para iniciantes

Costurar boxers é uma tarefa bastante simples e até mesmo uma costureira iniciante consegue. Sua produção não exige grandes investimentos financeiros, e o produto resultante certamente agradará a pessoa para quem foi confeccionado. Para evitar dificuldades durante o trabalho, é necessário determinar com antecedência todos os detalhes da costura dessa cueca.

Preparação de materiais e ferramentas para elaboração de desenhos

A primeira etapa do trabalho será a seleção dos materiais e ferramentas necessários para a construção do desenho do produto:

  • papel milimetrado;
  • lápis simples;
  • apagador;
  • transferidor;
  • régua longa.
Ferramentas
Ferramentas

As dimensões da folha de papel devem ser selecionadas com base nos seguintes valores:

  • a altura da folha é igual ao comprimento do produto mais 15-20 cm;
  • A largura do lençol é igual à margem do quadril mais 25-30 cm.

Importante! O comprimento do produto é definido como a distância da cintura de uma pessoa heterossexual até o comprimento desejado da calcinha. A folga do quadril é de 2 a 8 cm. O valor final depende do material escolhido para a costura.

Master class e molde de boxer shorts masculino

Após a fase preparatória, você pode começar a cortar a roupa íntima. Para evitar erros, o trabalho deve ser feito passo a passo.

Layout da grade de desenho

Primeiramente, faz-se um recuo de 7 a 10 cm na parte superior do tecido, a 15 a 20 cm da borda esquerda, e coloca-se um ponto T, que será o ponto de partida na construção do diagrama. Em seguida, traça-se a partir dele um segmento TT1, igual à metade da circunferência do quadril (CQ) mais a margem. A partir do ponto T, traça-se uma reta TN, igual ao comprimento do produto. Usando os três pontos resultantes, constrói-se um retângulo T-T1-H-H1.

Informações adicionais! Exemplo: TT1=SB+PB=50+4,0=54,0 cm; TN=Dizd=36 cm. Isso resultará em um retângulo com lados de 54×36 cm.

Grade de desenho
Grade de desenho

Linha de costura lateral

Para construir esta costura, mede-se uma distância igual à metade do comprimento do segmento TT1 mais 1 cm a partir do ponto T e coloca-se o ponto B. A partir dele, traça-se um segmento até a intersecção com HH1 e coloca-se o ponto B1.

Você pode estar interessado nisto:  Como costurar corretamente faixas elásticas em tecidos de roupas
Construção da costura lateral
Construção da costura lateral

Linha de passo

Ao longo do lado TN, traça-se um segmento TS igual à metade da circunferência do quadril (HC) mais a margem (AC). Através do ponto Ш, traça-se uma semi-reta paralela ao lado НН1 até cruzar com a reta Т1Н1. O ponto de intersecção é marcado com a letra Ш1. A partir dele, à direita, traça-se um segmento Ш1Ш2 = СБ/8 + 1 cm. Em seguida, de Ш para a esquerda, traça-se um segmento ШШ3 = СБ/4 - 1 cm.

Linha de passo
Linha de passo

Linha de corte frontal

O segmento T1Ш1 é dividido em três seções iguais e os pontos de divisão são marcados como D1 e D2. Primeiro, separa-se 1 cm de T1 para a esquerda, depois 1 cm para baixo e coloca-se o ponto T2, que se conecta a D2 por um arco suave. Em seguida, também suave, conecta-se D2 a Ш2.

Importante! Se o segmento D2Sh2 for desenhado ao longo de um arco muito íngreme, o produto final poderá desenvolver vincos ao longo da linha de degrau da parte frontal.

Linha de corte de meio passo frontal

A construção começa medindo 2 cm para baixo a partir do ponto H1 e posicionando o ponto H2. Um arco suave é desenhado de B1 a H2, que continua até uma viga vertical imaginária abaixada do ponto Ш2. A intersecção do arco com a perpendicular é marcada com a letra H3.

Dependendo de como a roupa íntima se ajusta à perna, o corte da virilha pode ser construído de forma diferente.

Caso seja necessário garantir um ajuste justo ao corpo, traça-se uma linha reta de Ш2 a Н2. Quando se planeja um molde de boxers com formato mais livre, traça-se a linha do corte entrepernas até a intersecção com o ponto Н3.

Linha de degrau da frente
Linha de degrau da frente

Linha do assento (linha de corte traseira)

Nesta fase, a construção começa com o fato de que o segmento ШШ3 é dividido ao meio pelo ponto Ш4. Abaixo de Ш3, mede-se 1 cm e coloca-se o ponto Ш5. Em seguida, marca-se uma distância de 2 cm ao longo do lado TT1 de T, e coloca-se a letra Т3. De Ш4 a Т3, traça-se uma linha reta projetando-se acima de Т3 por 5-6 cm. Ao longo desta linha, a partir de Т3, traça-se um segmento igual à metade da circunferência do quadril SB dividida por 10. A seção resultante é marcada como Т3Т4. A linha reta Ш4Т4 é dividida em três partes iguais, delimitadas pelos pontos Д3 e Д4. À esquerda, a uma distância de 5 mm de Д3, coloca-se o ponto Д5. Após realizar todas essas ações, os pontos Ш5, Д4, Д5, Т4 são conectados por uma linha suave. O arco assim obtido será a linha do assento da parte de trás da roupa íntima.

Você pode estar interessado nisto:  Aprendemos a costurar artigos de couro à mão e em máquinas de costura

A linha da virilha da metade de trás da roupa íntima

A construção começa com o desenho de um segmento НН4 igual à metade da circunferência do quadril dividida por 10. Através do ponto Н4, um segmento Ш5Н6 é desenhado igual à seção Ш2Н2 desenhada no diagrama da metade frontal.

Se você planeja costurar roupas íntimas largas e a linha da virilha, de acordo com o diagrama da metade da frente, for desenhada verticalmente, a linha da virilha da parte de trás será feita de forma semelhante e será designada Ш5Н5.

Linha de corte para trás
Linha de corte para trás

Linha de corte superior (ou linha da cintura)

A linha da cintura é traçada conectando os pontos T4, B e T2 ao longo de uma linha suave. Usando um transferidor, os ângulos nos pontos T2 e T4 são verificados. Se a construção estiver correta, eles devem ser iguais a 90°.

O molde da cueca boxer masculina é feito com costura lateral ao longo da linha BB1 ou sem ela. Também é importante lembrar que a linha do degrau no desenho é indicada pelos valores máximo e mínimo:

  • um padrão usando as seções Ш5Н6 e Ш2Н2 é feito quando é necessário que o produto acabado se ajuste perfeitamente à perna;
  • o padrão de acordo com Ш5Н5 e Ш2Н3 deve ser feito para obter roupas íntimas soltas.

Dependendo de como você quer que a calcinha fique finalizada, a linha de degrau pode ser desenhada em qualquer lugar entre esses segmentos.

Como cortar e costurar boxers

Antes do corte, o material é lavado e bem passado. Em seguida, você precisa decidir o tamanho do produto. Portanto, para um molde de cueca boxer masculina tamanho 48, é necessário levar em consideração as margens de costura; para roupas íntimas tamanho 52-54, não há necessidade de margens de costura.

O trabalho começa com o corte de duas peças de acordo com o molde preparado. A melhor opção é dobrar duas peças de tecido ao meio, com os lados certos voltados para dentro. Assim, a frente e o verso ficarão completamente simétricos.

Você pode estar interessado nisto:  Moldes, corte e costura de saias com suas próprias mãos
Transferindo o molde para o tecido
Transferindo o molde para o tecido

Se você quiser preparar cada parte separadamente, coloque o molde de uma delas com a face para baixo sobre o tecido. Para folgas, deixe uma margem de 2 cm na parte inferior e superior e 1 cm nas laterais.

Para costurar o produto, você deve estocar os seguintes itens com antecedência:

  • têxtil;
  • borracha;
  • linhas, tesouras, alfinete (furador, se for escolhido tecido duro).

Depois disso, você pode começar a trabalhar.

Se a peça de trabalho for composta por quatro partes, primeiro cada lado é conectado ao outro com uma costura lateral.

Em seguida, os pedaços de tecido são colocados frente a frente e a costura da virilha é fixada com alfinetes na parte da frente. A parte presa é costurada com duas costuras. A margem é aparada ao longo da linha da costura e processada com ponto zigue-zague ou overloque, sendo então passada a ferro.

Ponto overloque
Ponto overloque

Em seguida, as costuras entre a frente e as costas são costuradas e a cueca é virada do avesso. A parte inferior do produto é primeiro dobrada 5 mm, passada a ferro, dobrada novamente 1 cm e costurada próximo à linha de dobra.

Na cintura, o tecido é dobrado em 1 cm, passado a ferro e dobrado em mais 2 cm, depois passado a ferro e costurado ao longo da segunda dobra. É importante deixar uma área sem costura por onde o elástico será inserido. Pode ser preso com alfinetes, mas é melhor costurá-lo. Para evitar que as pontas do elástico desfiem, elas são costuradas à máquina ou à mão. Em seguida, a costura da bainha é costurada até o final. Você pode usar outra opção e, em vez de elástico, costurar uma tira de elástico na parte superior da calcinha.

Opção de cintura elástica
Opção de cintura elástica

Na etapa final do trabalho, é necessário verificar se todas as costuras estão costuradas e passar todo o produto novamente.

Produto acabado
Produto acabado

Seguindo todas as recomendações e usando os moldes para costura de roupas íntimas, é muito fácil fazer boxers que serão um ótimo presente para os membros masculinos da família – pai, marido ou filho. Qualquer costureira iniciante pode realizar esse trabalho. Com experiência, o processo de costura não levará muito tempo e todos ficarão felizes com o resultado final.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior