Costurar boxers é uma tarefa bastante simples e até mesmo uma costureira iniciante consegue. Sua produção não exige grandes investimentos financeiros, e o produto resultante certamente agradará a pessoa para quem foi confeccionado. Para evitar dificuldades durante o trabalho, é necessário determinar com antecedência todos os detalhes da costura dessa cueca.
- Preparação de materiais e ferramentas para elaboração de desenhos
- Master class e molde de boxer shorts masculino
- Layout da grade de desenho
- Linha de costura lateral
- Linha de passo
- Linha de corte frontal
- Linha de corte de meio passo frontal
- Linha do assento (linha de corte traseira)
- A linha da virilha da metade de trás da roupa íntima
- Linha de corte superior (ou linha da cintura)
- Como cortar e costurar boxers
Preparação de materiais e ferramentas para elaboração de desenhos
A primeira etapa do trabalho será a seleção dos materiais e ferramentas necessários para a construção do desenho do produto:
- papel milimetrado;
- lápis simples;
- apagador;
- transferidor;
- régua longa.

As dimensões da folha de papel devem ser selecionadas com base nos seguintes valores:
- a altura da folha é igual ao comprimento do produto mais 15-20 cm;
- A largura do lençol é igual à margem do quadril mais 25-30 cm.
Importante! O comprimento do produto é definido como a distância da cintura de uma pessoa heterossexual até o comprimento desejado da calcinha. A folga do quadril é de 2 a 8 cm. O valor final depende do material escolhido para a costura.
Master class e molde de boxer shorts masculino
Após a fase preparatória, você pode começar a cortar a roupa íntima. Para evitar erros, o trabalho deve ser feito passo a passo.
Layout da grade de desenho
Primeiramente, faz-se um recuo de 7 a 10 cm na parte superior do tecido, a 15 a 20 cm da borda esquerda, e coloca-se um ponto T, que será o ponto de partida na construção do diagrama. Em seguida, traça-se a partir dele um segmento TT1, igual à metade da circunferência do quadril (CQ) mais a margem. A partir do ponto T, traça-se uma reta TN, igual ao comprimento do produto. Usando os três pontos resultantes, constrói-se um retângulo T-T1-H-H1.
Informações adicionais! Exemplo: TT1=SB+PB=50+4,0=54,0 cm; TN=Dizd=36 cm. Isso resultará em um retângulo com lados de 54×36 cm.

Linha de costura lateral
Para construir esta costura, mede-se uma distância igual à metade do comprimento do segmento TT1 mais 1 cm a partir do ponto T e coloca-se o ponto B. A partir dele, traça-se um segmento até a intersecção com HH1 e coloca-se o ponto B1.

Linha de passo
Ao longo do lado TN, traça-se um segmento TS igual à metade da circunferência do quadril (HC) mais a margem (AC). Através do ponto Ш, traça-se uma semi-reta paralela ao lado НН1 até cruzar com a reta Т1Н1. O ponto de intersecção é marcado com a letra Ш1. A partir dele, à direita, traça-se um segmento Ш1Ш2 = СБ/8 + 1 cm. Em seguida, de Ш para a esquerda, traça-se um segmento ШШ3 = СБ/4 - 1 cm.

Linha de corte frontal
O segmento T1Ш1 é dividido em três seções iguais e os pontos de divisão são marcados como D1 e D2. Primeiro, separa-se 1 cm de T1 para a esquerda, depois 1 cm para baixo e coloca-se o ponto T2, que se conecta a D2 por um arco suave. Em seguida, também suave, conecta-se D2 a Ш2.
Importante! Se o segmento D2Sh2 for desenhado ao longo de um arco muito íngreme, o produto final poderá desenvolver vincos ao longo da linha de degrau da parte frontal.
Linha de corte de meio passo frontal
A construção começa medindo 2 cm para baixo a partir do ponto H1 e posicionando o ponto H2. Um arco suave é desenhado de B1 a H2, que continua até uma viga vertical imaginária abaixada do ponto Ш2. A intersecção do arco com a perpendicular é marcada com a letra H3.
Dependendo de como a roupa íntima se ajusta à perna, o corte da virilha pode ser construído de forma diferente.
Caso seja necessário garantir um ajuste justo ao corpo, traça-se uma linha reta de Ш2 a Н2. Quando se planeja um molde de boxers com formato mais livre, traça-se a linha do corte entrepernas até a intersecção com o ponto Н3.

Linha do assento (linha de corte traseira)
Nesta fase, a construção começa com o fato de que o segmento ШШ3 é dividido ao meio pelo ponto Ш4. Abaixo de Ш3, mede-se 1 cm e coloca-se o ponto Ш5. Em seguida, marca-se uma distância de 2 cm ao longo do lado TT1 de T, e coloca-se a letra Т3. De Ш4 a Т3, traça-se uma linha reta projetando-se acima de Т3 por 5-6 cm. Ao longo desta linha, a partir de Т3, traça-se um segmento igual à metade da circunferência do quadril SB dividida por 10. A seção resultante é marcada como Т3Т4. A linha reta Ш4Т4 é dividida em três partes iguais, delimitadas pelos pontos Д3 e Д4. À esquerda, a uma distância de 5 mm de Д3, coloca-se o ponto Д5. Após realizar todas essas ações, os pontos Ш5, Д4, Д5, Т4 são conectados por uma linha suave. O arco assim obtido será a linha do assento da parte de trás da roupa íntima.
A linha da virilha da metade de trás da roupa íntima
A construção começa com o desenho de um segmento НН4 igual à metade da circunferência do quadril dividida por 10. Através do ponto Н4, um segmento Ш5Н6 é desenhado igual à seção Ш2Н2 desenhada no diagrama da metade frontal.
Se você planeja costurar roupas íntimas largas e a linha da virilha, de acordo com o diagrama da metade da frente, for desenhada verticalmente, a linha da virilha da parte de trás será feita de forma semelhante e será designada Ш5Н5.

Linha de corte superior (ou linha da cintura)
A linha da cintura é traçada conectando os pontos T4, B e T2 ao longo de uma linha suave. Usando um transferidor, os ângulos nos pontos T2 e T4 são verificados. Se a construção estiver correta, eles devem ser iguais a 90°.
O molde da cueca boxer masculina é feito com costura lateral ao longo da linha BB1 ou sem ela. Também é importante lembrar que a linha do degrau no desenho é indicada pelos valores máximo e mínimo:
- um padrão usando as seções Ш5Н6 e Ш2Н2 é feito quando é necessário que o produto acabado se ajuste perfeitamente à perna;
- o padrão de acordo com Ш5Н5 e Ш2Н3 deve ser feito para obter roupas íntimas soltas.
Dependendo de como você quer que a calcinha fique finalizada, a linha de degrau pode ser desenhada em qualquer lugar entre esses segmentos.
Como cortar e costurar boxers
Antes do corte, o material é lavado e bem passado. Em seguida, você precisa decidir o tamanho do produto. Portanto, para um molde de cueca boxer masculina tamanho 48, é necessário levar em consideração as margens de costura; para roupas íntimas tamanho 52-54, não há necessidade de margens de costura.
O trabalho começa com o corte de duas peças de acordo com o molde preparado. A melhor opção é dobrar duas peças de tecido ao meio, com os lados certos voltados para dentro. Assim, a frente e o verso ficarão completamente simétricos.

Se você quiser preparar cada parte separadamente, coloque o molde de uma delas com a face para baixo sobre o tecido. Para folgas, deixe uma margem de 2 cm na parte inferior e superior e 1 cm nas laterais.
Para costurar o produto, você deve estocar os seguintes itens com antecedência:
- têxtil;
- borracha;
- linhas, tesouras, alfinete (furador, se for escolhido tecido duro).
Depois disso, você pode começar a trabalhar.
Se a peça de trabalho for composta por quatro partes, primeiro cada lado é conectado ao outro com uma costura lateral.
Em seguida, os pedaços de tecido são colocados frente a frente e a costura da virilha é fixada com alfinetes na parte da frente. A parte presa é costurada com duas costuras. A margem é aparada ao longo da linha da costura e processada com ponto zigue-zague ou overloque, sendo então passada a ferro.

Em seguida, as costuras entre a frente e as costas são costuradas e a cueca é virada do avesso. A parte inferior do produto é primeiro dobrada 5 mm, passada a ferro, dobrada novamente 1 cm e costurada próximo à linha de dobra.
Na cintura, o tecido é dobrado em 1 cm, passado a ferro e dobrado em mais 2 cm, depois passado a ferro e costurado ao longo da segunda dobra. É importante deixar uma área sem costura por onde o elástico será inserido. Pode ser preso com alfinetes, mas é melhor costurá-lo. Para evitar que as pontas do elástico desfiem, elas são costuradas à máquina ou à mão. Em seguida, a costura da bainha é costurada até o final. Você pode usar outra opção e, em vez de elástico, costurar uma tira de elástico na parte superior da calcinha.

Na etapa final do trabalho, é necessário verificar se todas as costuras estão costuradas e passar todo o produto novamente.

Seguindo todas as recomendações e usando os moldes para costura de roupas íntimas, é muito fácil fazer boxers que serão um ótimo presente para os membros masculinos da família – pai, marido ou filho. Qualquer costureira iniciante pode realizar esse trabalho. Com experiência, o processo de costura não levará muito tempo e todos ficarão felizes com o resultado final.




