Produtos de tecido com padrões vibrantes sempre foram muito procurados. A impressão por sublimação é hoje um serviço muito comum que permite tornar um produto atraente e chamativo. Padrões elegantes, vibrantes e duráveis nos produtos surgem graças a equipamentos especiais.
O conceito de sublimação
O processo de aplicação de uma imagem fotográfica utilizando equipamentos especiais sob a influência de altas temperaturas é chamado de sublimação. Como resultado, a imagem se torna parte integrante do produto em nível molecular, sendo brilhante, rica e resistente a influências externas. A sublimação pode ser encontrada com mais frequência em produtos de souvenir.
Observe! Para obter o máximo de resultados e reprodução de cores, é melhor escolher tecido branco.

A essência do processo e da tecnologia
A essência do processo de impressão por sublimação, ou sublimação, é que a tinta, previamente aplicada ao papel, evapora devido à exposição a altas temperaturas e, sem danificar a estrutura do tecido, penetra no produto. Como resultado desse processo, a imagem colorida é transferida para o produto final.

O processo de sublimação ocorre em várias etapas. Primeiro, a imagem é impressa em espelho em um papel especial que não absorve tinta. Em seguida, a imagem é transferida do papel para a tela. O papel e o material são aplicados frente a frente e colocados em uma prensa especial com condições barométricas e de temperatura específicas. Como resultado do impacto, a tinta passa para o estado gasoso e é impregnada no material.
Após a conclusão do processo, o produto final é removido da prensa. É importante que o papel seja removido da peça de trabalho imediatamente após a remoção. Caso contrário, o desenho pode ficar borrado e pouco nítido.

Para quais superfícies ele é adequado?
Não é adequado para todos os materiais. A preferência costuma ser dada a tecidos com malha e trama têxtil, que contenham pelo menos 50% de poliéster.

Tecelagem têxtil
Os tipos mais comuns de tecidos com trama têxtil para sublimação são os seguintes:
- O cetim é um tecido com superfície lisa e brilhante. O material é resistente ao desgaste e perfeito para sublimação.
- Blackout - consiste em três camadas, sendo as duas externas adequadas para sublimação. O material é usado para costurar cortinas blackout.
- Retroiluminação - utilizada na produção de abajures, publicidade externa e design de interiores. Nela, a sublimação tem um aspecto brilhante e não perde a nitidez por muito tempo.
- Gabardine - o material é usado para costurar bolsas, louças, agasalhos e roupas de trabalho. O padrão de sublimação permanece nele por muito tempo.
- Cetim é um tecido com superfície brilhante, feito de algodão ou fio sintético. É usado para costurar roupas de cama e bandeiras.
Além disso, chiffon, chiffon artesanal, charmus, tafetá, oxford, deshine e outros podem ser usados para impressão por sublimação em tecido.

Tecidos com trama de malha
É possível sublimar tecidos de malha. Nesse caso, é melhor dar preferência às seguintes opções:
- Biflex é um tecido elástico com estrutura sedosa. Não deforma nem desbota, sendo utilizado na costura de trajes de banho e figurinos de palco.
- Prime é um tecido sintético com dois lados opostos. É usado na confecção de roupas íntimas, camisetas e agasalhos, nos quais logotipos e imagens da empresa são aplicados por sublimação.
- Ribane é um tecido elástico usado para sublimação na costura de golas altas.
- Sanduíche - roupas infantis, camisetas, regatas e vestidos são feitos com ele.

Além disso, materiais com trama de malha para impressão por sublimação incluem rede de hóquei, lã, rodapé e feltro. Ao escolher uma opção para sublimação, os especialistas recomendam dar preferência a tons claros, pois, ao transferir uma imagem para um material escuro, ela fica significativamente distorcida.

Qual é a diferença entre impressão por sublimação e outras impressões
A impressão direta, serigráfica, por transferência térmica e por sublimação são utilizadas no processo de aplicação de um padrão a uma base. Cada tipo possui características próprias. A serigrafia envolve a aplicação de tinta através de um estêncil. A impressão por transferência térmica se distingue pelo fato de a imagem ser transferida para o produto por meio de um suporte de papel ou filme. A peculiaridade da impressão direta é que o processo ocorre utilizando uma impressora e tintas polimerizadas, que são aplicadas diretamente no produto.
Observe! A impressão por sublimação em tecido é considerada tecnologicamente mais simples e proporciona bons resultados em tecidos sintéticos.
Além disso, por exemplo, a serigrafia não pode se orgulhar de uma renderização de cores precisa quando comparada à sublimação.

Custo da impressão por sublimação em tecido
Hoje em dia, é comum encontrar produtos com sublimação; a impressão em tecido se tornou muito popular. Além do produto final, muitas empresas oferecem serviços de aplicação de padrões em telas. Nesse caso, você pode obter um produto com absolutamente qualquer padrão, com o brilho desejado. A única condição para a execução é que o tecido para sublimação seja composto ou sintético.
O custo de aplicação de uma imagem em tecido pelo método de sublimação varia de acordo com a tiragem e o material. Para encomendas de até 15 metros quadrados, o custo médio é de cerca de 500 rublos por metro*. Se a metragem for grande, o preço será menor.
Vantagens e desvantagens
O método de sublimação em tecido apresenta inúmeras vantagens inegáveis. As principais incluem:
- custo acessível;
- resistência do padrão à deformação mesmo com lavagens frequentes;
- resistência à luz solar;
- precisão na renderização das linhas mais finas;
- criação de impressões multicoloridas;
- a capacidade de transferir qualquer desenho, até mesmo uma fotografia, para o tecido;
- respeito ao meio ambiente;
- saturação de cor.

Apesar de a sublimação ter muitas vantagens e ser muito procurada, ela também apresenta algumas desvantagens. Entre elas:
- Durante o processo tecnológico, as condições climáticas especificadas devem ser observadas;
- alta qualidade de imagem só pode ser alcançada quando impressa em uma base de tecido leve;
- A impressão só é possível em tecidos que contenham pelo menos 50% de fibras sintéticas.

Tendo uma ideia clara do que é sublimação, o que ela significa em um tecido e como obter o máximo resultado, você pode alcançar alta qualidade. Este método de aplicação de um padrão é preferível quando a composição do tecido é mais de 50% sintética.

A sublimação em tecido permite implementar praticamente qualquer ideia, tanto para decoração quanto para publicidade. Este método é especialmente popular para a produção de bandeiras que tremulam ao vento. Afinal, neste caso, é importante que o padrão seja transparente. Este resultado pode ser alcançado usando a sublimação. O mais importante é que todas as condições para a aplicação do padrão sejam atendidas. Neste caso, o produto certamente se tornará único e atraente, e o padrão durará por muito tempo.
*Os preços são válidos a partir de julho de 2019




