Fios elásticos são frequentemente encontrados em vestidos infantis e vestidos de verão. Eles também são adequados para mulheres adultas, que ficam muito românticas com esses trajes. Os franzidos feitos com fios elásticos permitem que as roupas se ajustem a qualquer corpo e se ajustem ao corpo. Eles não restringem os movimentos e não perdem a elasticidade por muito tempo. Costurar com esse elástico não é difícil, você só precisa seguir algumas regras. Este material mostrará como costurar com fio elástico em uma máquina de costura e como costurar um elástico tão fino em tecido ou lona em uma máquina.
- O que é fio elástico
- O que e onde você pode usar um fio com elástico
- Tipos de fios elásticos
- Verifique a qualidade do fio de borracha e a escolha
- Como costurar com linha elástica
- Como ajustar a tensão da linha inferior
- A tensão da linha superior deve ser afrouxada.
- Enfiar uma máquina de costura
- Costurando uma amostra de teste
- Características da criação de um conjunto elástico
- Como costurar fio elástico com ponto ziguezague
- Alguns exemplos de uso de fio elástico
O que é fio elástico
O fio elástico é um fio elástico feito a partir de uma veia interna de borracha coberta por uma trança colorida. Dessa forma, ele começa a se parecer com um fio de tecido e fica praticamente invisível na tela se a cor da trança for escolhida corretamente. Há uma enorme variedade de cores nas quais esses fios são tingidos.

O fio elástico pode ter diferentes graus de elasticidade e outras propriedades. A espessura mais comum é de 1 milímetro e o formato é de um carretel regular.

O que e onde você pode usar um fio com elástico
Fios de borracha são frequentemente usados na costura de roupas para aumentar o ajuste de algumas partes ao corpo. Podem ser punhos, cintura, espartilho, gola alta e assim por diante. Este tipo de fio também é usado para criar franzidos elásticos em tecido ou tecido. Sua diferença qualitativa em relação à fita elástica é que o elástico não requer cordões e é pendurado diretamente no tecido.

O fio elástico é fino o suficiente para ser facilmente passado na máquina de costura, assim como os fios naturais ou sintéticos comuns. Como já mencionado, a ampla gama de cores dos produtos permite ocultar completamente os fios em qualquer material de diferentes texturas. Isso significa que não há necessidade de costurar na parte da frente.

Se o elástico for usado em tricô, ele é adicionado a qualquer tipo de fio. Isso é feito para tornar o tecido mais elástico. Um bom auxiliar prático é o elastano, usado na parte superior das meias. Graças a isso, o elástico da meia se ajusta perfeitamente ao pé e não permite que a pele entre em contato com a borracha.
Importante! Apesar de todos os seus aspectos positivos e áreas de aplicação, a borracha tem vida curta. Quanto mais usada (gasta, lava, seca), mais rápido se torna inutilizável.

Tipos de fios elásticos
Todos esses fios para tricô, costura e inserção podem ser divididos em dois tipos:
- borracha;
- elastomérico.
O mais comum é o de borracha. O núcleo principal é obtido cortando a folha de borracha em microfibras ou por extrusão. Esta parte é trançada com algodão ou material sintético em uma máquina especial. O produto final apresenta boas propriedades elásticas e de resistência ao desgaste.

Fios modernos e mais ecológicos são feitos de elastômero. O material os torna mais duráveis e resistentes ao estiramento, que chega a 6 vezes. Tudo isso é possível graças às propriedades únicas do material. Ele também ajuda a alcançar uma finura excepcional do fio. Essa é a razão de sua ampla aplicação na indústria de malhas.

Muitas das propriedades também são proporcionadas pelo material da trança. Ele pode ser:
- natural (algodão, linho);
- sintético (viscose);
- ausente.
Se não houver trança, o diâmetro do produto diminui imediatamente para 0,4–0,8 milímetros, que é usado na tecelagem de pulseiras de contas e outros itens na forma de meias e meias.
Apesar disso, a falta de trança é a razão dos seguintes aspectos negativos:
- reduzindo o número de cores para escolher;
- não pode ser usado em combinação com contas de vidro ou recortes;
- Não utilizar em máquinas de costura.

Verifique a qualidade do fio de borracha e a escolha
Ao comprar ou encomendar qualquer produto para costura, é necessário analisar cuidadosamente os prós e contras de cada tipo e escolher aquele que melhor se adapta ao material de corte e costura. É sempre recomendável solicitar certificados de qualidade ao comprar linhas em grandes quantidades e verificar a qualidade de qualquer elástico antes de efetuar a compra.

Como costurar com linha elástica
Primeiro, você precisa fazer pontos de teste na frente do tecido ou cortar. Depois disso, é aconselhável olhar para o verso e certificar-se de que o entrelaçamento dos fios esteja exatamente ali. Também é importante ajustar a tensão do dispositivo superior para que o fio não crie laçadas.

Você pode fazer um ponto bonito ajustando o comprimento do ponto na máquina para o valor máximo. Um ponto grande e uma forte tensão da linha por baixo criarão um franzido uniforme e bonito em uma peça ou item.
Importante! Normalmente, uma linha não é suficiente, por isso é recomendável fazer duas ou três montagens paralelas de uma só vez, localizadas a uma distância de 5 a 10 milímetros uma da outra.

Como ajustar a tensão da linha inferior
O ajuste do aperto de todo o conjunto depende da tensão da linha inferior. Todas as caixas de bobina, dependendo do tipo de lançadeira, possuem um parafuso de tensão localizado em locais diferentes, mas ele deve estar sempre lá. Para determinar a qualidade do aperto, você precisa apertar o parafuso gradualmente e fazer pontos de teste.
O parafuso gira meia volta em qualquer direção. Você deve sempre ter cuidado com esta configuração, pois ao rosquear roscas comuns, o parafuso terá que ser reposicionado na posição original.

A tensão da linha superior deve ser afrouxada.
O procedimento de costura começa com a passagem da linha na máquina. Para a parte superior, é melhor usar o tipo mais resistente, por exemplo, reforçado. É mais adequado para uso como parte superior e cria uma amarração confiável que fica fixada no tecido e não rasga.
Mas a tensão nem sempre precisa ser aumentada. Às vezes, é preciso relaxá-la, pois isso pode causar quebra constante da linha e costuras irregulares sem laçadas extras. Tudo isso só pode ser verificado empiricamente para cada modelo de máquina de costura. Bastará fazer alguns pontos e entender como funcionam os mecanismos de alimentação superior e inferior.

Enfiar uma máquina de costura
Como qualquer linha, o elástico é enfiado na caixa da bobina do aparelho. Para a parte superior, use uma linha forte de algodão, seda ou material sintético que combine com a cor do tecido. Em geral, o enfiamento fica assim:
- enrolando linha em uma bobina;
- rosqueando a tampa;
- ajuste de tensão;
- instalando a tampa na máquina;
- linhas de teste.

Costurando uma amostra de teste
O primeiro passo é realizado após a passagem da linha e o ajuste da tensão. Nunca é recomendável ignorá-lo. Para não prejudicar o resultado final devido a ajustes incorretos, o funcionamento do dispositivo deve ser testado em um pedaço pequeno e desnecessário de tecido. Para isso, linhas retas são marcadas no corte ao longo do qual o ponto será costurado. É melhor fazer várias dessas linhas. Em seguida, o trabalho é realizado, com base no qual a pessoa obtém uma ideia da qualidade do ajuste da tensão e da passagem da linha.

Características da criação de um conjunto elástico
Os franzidos podem ser criados não apenas retos, mas também em formato circular ou oval. Isso é especialmente relevante para saias e vestidos de verão ou para costas de vestidos na forma de um pequeno encaixe. É muito mais conveniente fazer franzidos desse tipo em peças separadas do molde. Se o franzido circular for feito em um pedaço grande de tecido, recomenda-se que a costura não seja feita nas costas, mas na lateral.

Ao trabalhar, é necessário garantir que a linha superior fique livremente sobre o tecido. Isso permitirá que você aperte todos os elásticos dentro do conjunto depois de costurar todas as linhas de montagem.

Como costurar fio elástico com ponto ziguezague
Outra maneira de usar o fio elástico é colocá-lo em zigue-zague, em vez de enrolá-lo na bobina. Para isso, primeiro ajusta-se o próprio zigue-zague (largura - 4 milímetros, frequência - 2). Em seguida, ao fazer o zigue-zague, o elástico também é colocado sob o calcador.
Nem todos conseguem fazer isso, pois é necessária alguma experiência com esse tipo de linha, mas também apresenta vantagens consideráveis. A linha pode ser apertada a critério da pessoa, o que regula o grau de compressão do conjunto sobre o tecido. Após a conclusão, é necessário fixar as pontas dos pivôs nas bordas da tela ou peça.

Alguns exemplos de uso de fio elástico
Abaixo estão alguns exemplos de uso deste material para costura e decoração de roupas infantis e adultas:
- O decote do vestido de uma menina, que será decorado com esse elástico, não só ficará bonito, mas também adicionará conforto ao usar.

- A modelagem da cintura para gestantes deixa as roupas mais bonitas e aumenta o conforto da futura mamãe.

- Franzidos nas costas de um vestido de verão para clima quente e para usar em casa podem dar vida até mesmo ao item mais antigo e desnecessário.

Assim, aqui foi explicado como costurar um elástico pronto a partir de veias em uma tela ou roupa pronta. Você pode ver que não há nada de complicado nisso, pois o processo não é diferente de costurar com linhas comuns.




