A gravidez é o período mais importante, brilhante e responsável na vida de qualquer mulher. A cada mês, torna-se cada vez mais difícil lidar com a carga na coluna, na região lombar e nas pernas, e escolher posições mais confortáveis para descansar nem sempre é capaz de reduzir a tensão e aliviar as dores no corpo. Nesse caso, os médicos recomendam o uso de um travesseiro especial para gestantes.
Não é necessário comprá-lo em uma loja; basta dedicar um tempo livre ao artesanato e fazê-lo você mesmo. Abaixo, descrevemos como costurar uma almofada para gestantes e quais são os requisitos básicos para seu corte, escolha do tecido e enchimento.

- Propósito
- Seleção de materiais
- Têxtil
- Enchimento
- Enchimentos naturais
- Enchimentos artificiais
- Materiais adicionais
- Padrão e formas de um travesseiro para gestantes
- Travesseiro em formato de croissant ou C
- Em forma de U ou ferradura
- Em forma de G
- "Banana" ou bumerangue
- Em forma de L
- Rolo ou em forma de I
- Travesseiro transformador
- Instruções passo a passo
Propósito
Um travesseiro de gravidez não é apenas um capricho das gestantes, mas um item indispensável que as acompanha durante todo o período.
O travesseiro é necessário:
- Para encontrar uma posição mais confortável ao descansar, ler livros, comer ou dormir;
- Reduza a carga sobre o corpo feminino. Isso é especialmente necessário a partir do segundo trimestre, quando a barriga começa a ficar mais saliente e interfere na posição de dormir que é confortável para muitas mulheres.
- Um travesseiro especialmente costurado ajudará a eliminar o desconforto se você o colocar sob a barriga. Isso não é possível com modelos de travesseiros simples;
- Após o parto, o travesseiro será útil não só para a mãe que amamenta, mas também para o bebê. Você pode fazer um "ninho" com ele e colocar o bebê lá para que ele não role para longe.

Para obter o efeito desejado com o uso do travesseiro, você deve seguir algumas recomendações:
- Para reduzir o desconforto na área dos ombros e diminuir a carga no pescoço durante o sono, você deve colocar um rolo de apoio especial sob a cabeça, que geralmente vem incluído em muitos modelos desses travesseiros.
- Para reduzir a carga sobre os músculos abdominais e garantir um descanso confortável nos últimos meses de gravidez, você deve usar um travesseiro lateral de apoio ao dormir de lado. Afinal, mesmo a posição mais simples sem travesseiro é absolutamente desconfortável quando se tem uma barriga grande.
Importante! Negligenciar esse conselho pode ameaçar a futura mamãe com dores prolongadas nas costas e na região lombar.
- Com a ajuda de um travesseiro de apoio, você pode reduzir a carga nas articulações e estimular a circulação sanguínea, reduzindo o inchaço nas pernas. Para isso, coloque o travesseiro entre as pernas enquanto dorme ou coloque-o sob as panturrilhas, de modo que as pernas fiquem ligeiramente mais altas do que a cabeça durante o descanso.
- O apoio lateral pode ser colocado sob as costas, reduzindo a pressão na coluna e evitando que a jovem mãe role completamente de costas durante uma noite de sono. Isso evitará tensão adicional nos órgãos internos.
Seleção de materiais
Ao escolher materiais para esse travesseiro, você deve abordá-lo com mais responsabilidade.
Têxtil
Para esta almofada, é melhor usar tecidos naturais e de alta qualidade. O requisito mais importante é que o material selecionado seja hipoalergênico. As opções ideais para costura são: tecidos de algodão, linho e chita. Almofadas de duas camadas, uma base e uma fronha também são bem-vindas. A base (capa com enchimento) é costurada em chita ou cetim. A fronha pode ser costurada a seu critério com o tecido de sua preferência. Vários fatores devem ser considerados:
- A fronha deve ser de tecido grosso;
- Agradável ao toque;
- Fácil de lavar;
- Feito de tecidos naturais;

Os seguintes tecidos são frequentemente usados para essas fronhas: linho, algodão, veludo, malha, lã ou pelúcia. Uma fronha de pele pode ser uma ótima opção para criar uma almofada.
Malhas e algodão são materiais que se distinguem pela sua versatilidade e pela rica seleção de cores brilhantes que podem ser escolhidas de acordo com o seu humor.
O linho é perfeito para usar no verão.
O veludo se adapta perfeitamente aos interiores das casas graças às suas soluções de cores e texturas.
Informações adicionais! Se o travesseiro for usado depois do nascimento do bebê, vale a pena costurar várias fronhas diferentes, pois elas precisarão ser lavadas diariamente.
Enchimento
O enchimento é um elemento importante na hora de criar um travesseiro com as próprias mãos. Ele deve atender a uma série de requisitos: manter sua forma e preservá-la durante e após o uso, ser hipoalergênico, macio e adequado em termos de rigidez, elasticidade e maciez. Tudo isso influencia o conforto do travesseiro.
Vamos dar uma olhada nos preenchimentos mais comuns e comparar seus prós e contras.
Enchimentos naturais
Os enchimentos naturais incluem:
- Lã
- Penugem natural;
- Casca de trigo sarraceno.
Por trás de toda essa naturalidade e segurança, existem algumas desvantagens. O trigo-sarraceno costuma ser infestado por diversos insetos e não pode ser lavado, plumas e penas costumam causar reações alérgicas, e a lã se aglomera e se torna imprópria para uso.
Importante! Mesmo que o fabricante indique em seus produtos que o enchimento não é danificado por ácaros, vale a pena considerar sua naturalidade. No mínimo, o material foi tratado com compostos químicos que podem entrar no corpo da gestante durante o uso e causar alergias, dores de cabeça ou intoxicação.
Enchimentos artificiais
No mundo moderno, a tecnologia chegou ao ponto de criar materiais artificiais, porém mais seguros para uso na vida cotidiana, incluindo enchimentos de travesseiros:
- Fibra oca
- Espuma de poliestireno
- Sintepuh

Fibra oca. Suas principais vantagens são hipoalergenicidade, durabilidade, preço acessível, ácaros não se acumulam, mofo não se forma e uma vantagem especial é que não absorve odores. Não é exigente na lavagem, mantém seu formato perfeitamente, tem boa elasticidade e segura o corpo.
Contras: não é muito elástico, mas isso pode ser inconveniente na hora de amamentar o bebê.

Espuma de poliestireno. As vantagens deste enchimento são a sua leveza e elasticidade, mantém bem a sua forma e não cede, tal como a holofibra, é hipoalergénica, não absorve odores e não cria as condições necessárias para o desenvolvimento de ácaros e mofo.
Contras: a lavagem é possível, mas não recomendada. Ao mover um travesseiro com este enchimento e usá-lo, ouve-se um farfalhar. Não é adequado para mulheres com sono leve. Com o tempo, as bolas de espuma de poliestireno perdem 20% de volume.

Sintepuh. Todos os prós e contras são absolutamente semelhantes ao preenchimento de holofibra, só que com uma aparência diferente.
Materiais adicionais
Para começar a costurar, você precisa preparar o seguinte:
- Lápis e papel;
- Tesoura e linha;
- Alfinetes, furador;
- Giz de alfaiate;
- Fita métrica;
- Máquina de costura;
- Raio;
- Tecido e enchimento.
Padrão e formas de um travesseiro para gestantes
Antes de começar a costurar, você deve decidir o formato e escolher aquele que é adequado para uso.

Travesseiro em formato de croissant ou C
Este tipo de travesseiro está disponível em tamanhos pequeno (da cabeça à cintura) e grande (da cabeça aos pés). Pode ser usado não apenas durante o descanso noturno, mas também durante o dia, lendo ou assistindo TV.

Prós: armazenamento compacto; ampla gama de aplicações; suporte de todos os lados; cabe até em uma cama pequena; fácil de costurar.
Contras: Ao rolar durante o sono, você também precisa virar o travesseiro, pois o apoio sob suas costas desaparece e seu estômago, ao contrário, fica apoiado em um obstáculo.

Em forma de U ou ferradura
Este formato é o mais comum e universal entre os travesseiros para gestantes. O formato "ferradura" cria uma posição confortável, com apoio de todos os lados, o que permite que você descanse com mais tranquilidade e tranquilidade.
Prós: suporte corporal de todos os lados; formato ideal para se cobrir com um cobertor e ficar em um casulo fechado; não há necessidade de virar o travesseiro durante o sono; adequado para qualquer tipo de descanso; o padrão se adapta à altura de qualquer mulher.

Contras: muito volumoso; não é adequado para camas pequenas; não permite que você alcance seu ente querido para abraçar.

Em forma de G
O tamanho do travesseiro é 350×35, este modelo apareceu recentemente à venda e rapidamente ganhou popularidade entre as jovens mães:
Prós: alivia perfeitamente a tensão muscular; como os modelos anteriores, oferece bom suporte para as costas.
Contras: A cauda do travesseiro G pode atrapalhar o sono e causar desconforto.

"Banana" ou bumerangue
O modelo lembra uma banana e varia entre os formatos de um rolo e um "croissant", os formatos aproximados são de 160 a 190 cm, também há tamanhos bem pequenos.

Prós: dobra-se facilmente e adapta-se a qualquer formato; compacto; proporciona bom suporte para o estômago e as costas;
Contras: nenhuma.
A imagem mostra opções para seu uso.

Em forma de L
Este modelo tem 230 cm de comprimento e parece uma almofada longa, cuja parte superior é curvada especificamente para a cabeça.

Prós: prático e ocupa pouco espaço.
Contras: devido ao formato, o travesseiro também terá que ser reposicionado quando virado
Rolo ou em forma de I

É uma almofada grande e comprida que pode ser abraçada pela frente ou colocada sob as costas. Uma opção econômica e muito confortável.

Prós: muito compacto; alivia a tensão nos músculos do pescoço e da coluna; investimento mínimo em tecido e enchimento ao costurar você mesmo.
Contras: você terá que usar um travesseiro adicional sob a cabeça.
Travesseiro transformador
Este modelo pode substituir todos os anteriores, mas é muito difícil para uma pessoa inexperiente costurar uma almofada dessas, exigindo uma grande quantidade de tecido e enchimento. Mas o esforço será recompensado com o resultado. A almofada consiste em uma almofada em forma de C e dois pequenos bolsters.
Prós: universalidade de uso; contém todas as vantagens dos modelos anteriores.
Contras: fechos ou costuras podem causar algum desconforto.
Instruções passo a passo
Depois de decidir o formato e reunir todos os materiais necessários, você pode começar a cortar e costurar. O princípio de trabalho com cada almofada é quase o mesmo, então a master class de costura é igualmente adequada para qualquer modelo.

- O molde deve ser transferido para uma folha grande de papel. Você pode anexar um molde ou desenhá-lo à mão. Exemplos de moldes são apresentados acima.
- Dobre o tecido ao meio com o lado direito voltado para dentro. O tecido deve ser ligeiramente maior que o molde, literalmente 2 a 3 cm.
- O molde precisa ser preso ao tecido com alfinetes de alfaiate e recortado, deixando literalmente 1–2 cm da borda.
- As peças resultantes (2 peças) são os componentes da futura capa de almofada.
- Coloque as duas peças juntas, com os lados direitos juntos, e prenda-as com alfinetes para evitar que o tecido se desfaça.
- Costure ao longo da borda da capa, deixando uma pequena parte para desvirar.
- A costura deve ser feita com cuidado e depois as bordas devem ser processadas com overloque.
- Depois, vire a capa do avesso, recheie com o enchimento escolhido e costure com uma costura interna.
Importante! Ao encher o travesseiro com enchimento, verifique constantemente se ele não está nem muito macio nem muito elástico.
As fronhas são feitas seguindo o mesmo princípio. É melhor fazer várias para reposição.
Durante a licença-maternidade, o travesseiro é o item mais indispensável para alegrar as férias de qualquer futura mamãe. Ele também possui propriedades altamente funcionais que podem ser úteis após o nascimento do bebê.




