Os produtos felpudos são muito populares há muito tempo. Roupões grandes são usados no inverno e são ótimos para manter você aquecido. Com os devidos cuidados, eles podem durar bastante tempo. Este artigo explica como costurar um roupão felpudo personalizado e o que você precisa para isso.
Características e vantagens de tais vestes
O tecido felpudo é um dos mais comuns, sendo frequentemente usado para costurar roupões quentes. Este tecido se distingue por uma superfície felpuda, obtida pela formação de um grande número de laçadas. As fábricas modernas oferecem diversos tipos de tecido felpudo, que podem ter diferentes densidades e maciez.
O tecido felpudo é da mais alta qualidade, feito de algodão grego natural. Uma das principais vantagens desse tecido é sua maciez e boa resistência ao desgaste. Além disso, o tecido felpudo é bastante agradável ao corpo.

Produtos feitos de tecido felpudo natural são adequados para pessoas alérgicas a materiais sintéticos. Vale ressaltar também que quase todos os itens feitos de 100% algodão não encolhem após a primeira lavagem e permanecem macios por muito tempo.
Produtos felpudos devem ser lavados a uma temperatura não superior a 21 graus Celsius. Os produtos felpudos modernos podem diferir no método de tecelagem das laçadas. Laçadas simples sem torção conferem leveza e maciez, mas, infelizmente, a vida útil será curta. O fio começará a brilhar rapidamente, o que afetará negativamente a aparência estética do robe.

Se o produto for costurado com base em laçadas torcidas, o material será bastante resistente e espesso, o que lhe dará durabilidade. A cada lavagem, a maciez do robe aumentará.
Portanto, ao escolher o tecido para costurar um robe, você precisa estar atento às suas características e composição:
- É necessário considerar a cor da tela, ela não deve ser muito brilhante.
- Você precisa dar uma olhada no pelo, ele deve ser macio e longo. Um bom tecido felpudo não é barato, mas dura muitos anos se você cuidar bem dele.
Atenção! É estritamente proibido passar ou vaporizar esse tecido, pois o pelo ficará amassado e não ficará mais tão macio.
Muitas costureiras recomendam lavar o tecido atoalhado exclusivamente à mão. Ao enxaguar, não o torça muito, pois a água deve estar limpa após o enxágue. Portanto, este procedimento deve ser realizado pelo menos 3 vezes. É aconselhável secar em uma superfície horizontal, por exemplo, sobre uma mesa. Não coloque os produtos em aquecedores ou sob a luz solar direta, especialmente no verão. O pelo pode ficar seco e sem maciez. Os robes devem ser guardados apenas em cabides, sem amassá-los ou dobrá-los em várias camadas, pois isso pode deformar o pelo.

Moldes simples para um robe atoalhado
A maioria dos moldes pode ser encontrada em sites de artesanato. As pessoas postam suas master classes lá com descrições detalhadas. Um desses fóruns é o Postila. É adequado tanto para iniciantes quanto para profissionais. Há de tudo, desde costura até artesanato.
Macho
Aqui está um exemplo de um produto para um homem de tamanho 54-56. O comprimento do robe nas costas é de 135 cm (o comprimento pode ser ajustado de acordo com a preferência).
A construção do desenho começa com a marcação do padrão.
Execução passo a passo:
- desenhe um retângulo ABCD: AB = 70 cm, AC = 135 cm;
- Em seguida, constrói-se a frente do produto. Largura frontal AO = 35 cm. A partir da marca X, meça para a direita AB1 = 4 cm; a partir da marca B1, desenhe 3 cm para baixo. Construa uma linha de ombro frontal de 20 cm de comprimento a partir da marca 2, de modo que a marca B3 fique na linha AB. A partir da marca extrema do ombro, desça 30 cm e desenhe a linha da cava frontal;

- Agora você precisa desenhar a gola. A partir da marca B3, desenhe 10 cm para a esquerda. A partir da mesma marca B3, desenhe uma linha de 10 cm para cima. Construa um segmento de 13 cm de comprimento em ângulo reto. Arredonde a parte da frente da gola. A partir da marca C, meça 8 cm para a esquerda e desenhe a linha de frente;
- desenhe um molde de bolso medindo 18x18 cm, arredondando suas bordas inferiores;
- Agora você precisa desenhar as costas do robe. A partir da marca B, desenhe BB1 = 9 cm para a direita. A partir da marca B, desenhe BB2 = 4 cm para a esquerda e 4 cm para baixo. Desenhe uma linha de ombros nas costas com 22 cm de comprimento e um segmento de cava igual ao da frente do produto;
- As presilhas do cinto devem estar localizadas ao longo da linha lateral, a uma distância de 10 cm da marca inferior da cava. O comprimento dessas presilhas é de aproximadamente 6 cm (ajustável dependendo da figura). As costas são cortadas com uma dobra no meio. A frente é transferida para o papel e cortada separadamente. Não é necessário fazer costura lateral se o tecido for largo o suficiente;

- Em seguida, você precisa construir as mangas do robe. Desenhe um retângulo com largura AC = 60 cm e comprimento de 50 cm. Divida-o em 4 partes iguais com três linhas auxiliares pontilhadas (elas podem ser marcadas com uma cor contrastante). Separe 7 cm das marcas A e B para baixo. Combine a marca O com as linhas pontilhadas. Construa a linha da manga de acordo com as dimensões.
mulheres
Um método fácil para construir um molde para roupões soltos. Uma mulher pode usar uma camisola longa como base.
O primeiro passo é desenhar o contorno da camisa.
- medir todos os parâmetros necessários para o padrão;
- transfira-os cuidadosamente para uma folha de papel ou papel vegetal;
- É importante lembrar que as linhas da frente e de trás são quase simétricas, mas os decotes são diferentes.

Em seguida, você precisa modelar o desenho:
- mova a linha do ombro alguns cm para baixo;
- repita isso com a parte inferior do ombro;
- alongar a manga até o tamanho desejado;
- desloque a borda do decote frontal em 2 cm;
- adicione largura à frente para um envoltório;
- desenhe um bolso com o formato desejado.
Um molde simples para um robe feminino está pronto.
A ordem de aplicação do bordado
Artesãs experientes recomendam bordar à máquina. Isso simplificará bastante o processo e também economizará muito tempo. Bordar um robe atoalhado à mão é uma tarefa muito trabalhosa.

Manualmente
O processo de bordar um nome em ponto cruz em um produto felpudo:
- Cole uma tela especial na superfície do manto onde ficará o desenho ou ornamento. Você pode comprá-la em uma loja de tecidos. Se esta é sua primeira experiência com bordado, é aconselhável comprar um kit de ponto cruz; a tela já estará incluída no kit;
- Usando um marcador têxtil, faça marcações, delimitando os elementos do molde. Borde o robe de acordo com o molde desejado;
- Ao final do trabalho, você precisa prender a linha. Puxe cuidadosamente o fio da tela e o desenho permanecerá no manto.
Além do ponto cruz, o bordado em ponto cetim é muito popular. Etapas do trabalho:
- transfira o molde do diagrama desejado para o papel Whatman e, em seguida, use um marcador têxtil para desenhá-lo no tecido felpudo;
- Primeiro, faça um contorno do desenho e depois preencha-o com pontos internos;
- Se o padrão for tridimensional, repita todo o trabalho sobre o desenho finalizado mais 2 vezes.

Será muito difícil para uma iniciante fazer bordado duplo sozinha.
Em uma máquina de costura
Ao bordar em tecido atoalhado, preste atenção à escolha das agulhas. O material é bem bordado com agulhas de bordado comuns. Mas se surgirem dificuldades, você pode usar agulhas especializadas:
- Ao trabalhar com tecidos felpudos macios, é melhor usar agulhas com ponta arredondada, por exemplo, agulhas para trabalhar em malha. Essa ferramenta separa a estrutura do tecido sem deformá-lo;
- Se o tecido felpudo for de alta densidade e tiver pelo longo com adição de materiais sintéticos, é melhor usar agulhas com ponta afiada, como uma ferramenta para pesponto. Esse produto perfurará o tecido facilmente, eliminando pontos saltados.

Você pode usar qualquer linha para o trabalho, o principal é que combinem com a cor do tecido. A principal tarefa é que a linha seja durável e dure muito tempo. Por exemplo, fios de viscose e metálicos são os piores que sobrevivem a lavagens constantes e também não toleram o uso de alvejantes, começando a brilhar imediatamente.

Use uma linha de fundo clássica (tom neutro). A espessura desta linha depende principalmente não das características do tecido, mas das opções da máquina ou overloque. Muitas máquinas não funcionam com linhas finas (modelos mais antigos).
A variedade de estilos de bordado à máquina dá liberdade à imaginação. Ao escolher um estilo, você precisa ser capaz de vê-lo por dentro. Saiba quais pontos e preenchimentos o autor utilizou e se o trabalho ficará bem em um robe atoalhado. Depois de experimentar diferentes estilos de bordado, você precisa considerar que, ao bordar em tecido atoalhado, é necessário usar uma entretela solúvel em água.
Isso tornará o bordado de nomes fácil e elegante. Na Figura 9, você pode ver diferentes estilos de bordado à máquina.

Portanto, costurar um robe atoalhado é uma tarefa bastante difícil. O principal problema é a construção do molde. Para uma costureira iniciante, é melhor encontrar uma versão pronta na internet e simplesmente ajustá-la de acordo com os parâmetros necessários. Os robes atoalhados são considerados não apenas uma excelente peça de guarda-roupa, mas também um ótimo presente para alguém querido. Por exemplo, um robe masculino com bordado personalizado pode ser dado no dia 23 de fevereiro ou em um aniversário.




