Qualquer móvel antigo sempre pode ser recolocado em ordem e ganhar uma segunda vida. Isso também se aplica a cadeiras antigas com assento duro, para as quais você pode costurar capas bonitas e elegantes com um elástico. Capas de espuma macia renovam o móvel e o tornam mais prático para o uso diário.
Que tipos de capas existem?
Os moldes para assentos de cadeiras são apresentados em uma ampla variedade. Os usuários podem escolher produtos de qualquer formato, tamanho e estilo. As capas podem ser redondas, quadradas ou cobrir completamente as pernas do móvel.

Dependendo do tipo de fixação, distinguem-se os seguintes tipos de capas:
- com fitas;
- com gravatas;
- com um elástico.
As capas das cadeiras também são fixadas com laços.
Para a sua informação! A gama de cores também é variada: as capas podem ser em tons pastéis suaves ou em tons ácidos vibrantes. Tudo depende do gosto do usuário.

Como fazer capas de banco com suas próprias mãos
Você pode fazer uma capa para móveis com os seguintes materiais:
- gabardine. Uma fibra macia e resistente. Este tecido tem um leve brilho e é impermeável. No entanto, apresenta uma desvantagem significativa: o material escorrega muito durante o uso;
- Cetim crepe. Fibra macia e sedosa com boa resistência ao desgaste. O material praticamente não amassa nem estica. O cetim crepe tem um visual elegante e é adequado para decorar bancos na sala de estar;
- Lycra. Uma fibra sintética densa e resistente ao desgaste. A Lycra é um material econômico e durável;
- Elastano. Fibra de poliuretano, mais frequentemente usada para estofar bancos de cozinha. O material não absorve umidade nem odores e é fácil de limpar com água.

As capas para móveis também são feitas de linho, brocado e pele sintética. Recomenda-se fabricar produtos com materiais duráveis e resistentes à umidade, que respondam bem à alta umidade do ambiente e às mudanças periódicas de temperatura.
Importante! A melhor opção é couro ou elastano.
Materiais e ferramentas necessários
Para costurar uma capa você precisará preparar as seguintes ferramentas:
- sabão ou giz para marcar;
- uma régua ou uma fita métrica;
- furador (se usar couro);
- lápis;
- pinos.
As costuras do produto são feitas em uma máquina de costura. O molde pode ser feito em papelão ou plástico. Suas dimensões devem ser maiores que as dimensões da futura capa. No processo, você também precisará de um elástico (com pelo menos 3 cm de largura) e linhas (na cor do futuro produto).

Preparando tecido e espuma
Antes de costurar a capa, você precisará alisar cuidadosamente o tecido para que não haja dobras. Você também precisará preparar a espuma de borracha para torná-la mais macia. Existem vários tipos de enchimentos usados para costurar capas de móveis. Os mais populares são:
- sintepon. Borracha de espuma artificial e durável que não deforma, possui boa elasticidade e apresenta altas propriedades de isolamento térmico. O sintepon é barato, por isso muitos usuários o escolhem para estofar bancos. Entre as desvantagens, o material permite a passagem de ar e perde suas propriedades em baixas temperaturas;

- Holofiber. O material é feito de fibras elásticas e apresenta boa plasticidade. Pode ser lavado na máquina de lavar. A fibra permite a passagem de ar, é fácil de limpar, não requer cuidados especiais e mantém sua forma por muito tempo. Desvantagens: o material pode absorver líquidos e não tolera o aumento da umidade do ambiente;
- Borracha esponjosa. Material denso que mantém bem sua forma. A borracha esponjosa é flexível, prática e hipoalergênica. Ela resiste a mudanças de temperatura ambiente e mantém sua forma em temperaturas abaixo de zero. Contras: a fibra não é ecologicamente correta e a borracha esponjosa também é bastante perigosa em caso de incêndio.
Para a sua informação! Antes de começar a costurar, você também precisa tirar as medidas do móvel para cortar o tecido no tamanho certo.

Esquemas, moldes e etapas de costura
Os moldes podem ser encontrados na internet ou em publicações especializadas. Normalmente, a superfície do banco é medida para o molde. Em seguida, um pedaço do tamanho necessário é cortado em papelão, aplicado ao enchimento, contornado com giz ou lápis, e o pedaço é recortado seguindo as marcações pretendidas. Os mesmos passos são realizados com o tecido. No entanto, neste caso, será necessário fazer um recuo de 1 a 2 cm em cada lado + 6 cm adicionais para a espessura do produto (devido ao enchimento). Em seguida, o elemento desenhado é recortado com uma tesoura afiada.
O tipo de corte pode variar dependendo do formato do móvel. Todo o processo de costura é dividido nas seguintes etapas:
- preparação de materiais;
- seleção do molde de costura, preparação do corte;
- processo de costura;
- inserção de espuma.

Importante! A etapa final é decorar o acessório finalizado.
Capas para bancos faça você mesmo
Depois de tirar as medidas, escolher o tecido e o enchimento, você pode começar o processo de costura.
Cobrimos assentos quadrados
Antes de costurar uma capa de banco com elástico, você precisa medir a superfície do produto e transferir os dados para o papelão. Aplique o enchimento e corte um pedaço do tamanho apropriado. Um elemento de papelão é aplicado ao tecido de forma semelhante, mas um pedaço é cortado com uma margem de 7 a 8 cm (dependendo da espessura do enchimento). Quando todas as peças estiverem preparadas, você pode iniciar o processo de união da capa do móvel.

Como costurar uma capa de banquinho com suas próprias mãos – instruções:
- o enchimento sintético e o tecido de forro são conectados e costurados ao longo do perímetro;
- uma ranhura é deixada na parte superior para costurar a bainha;
- as ações são repetidas com um segmento exagerado;
- a parte inferior do produto, na qual o enchimento é fixado, é aplicada na parte superior;
- as peças são unidas usando um ponto invisível;
- um elástico é passado através da lapela costurada. Um alfinete pode ser usado para esse fim;
- As costuras são processadas com uma máquina e alisadas através de tratamento a vapor.
Depois disso, o acessório pode ser experimentado em um banquinho. Se o produto ficar folgado, pode ser costurado nos cantos. Quando a capa se ajustar ao tamanho do móvel, pode ser decorada com vários elementos: lurex, miçangas, fitas de cetim.

Como projetar assentos redondos
Antes de costurar uma capa de banco com suas próprias mãos, você precisará estender o material preparado no chão, endireitá-lo (de preferência com um ferro de passar) e aplicar a parte superior do banco à superfície, contornando-o com um pedaço de sabão ou giz. O segundo círculo é desenhado seguindo o mesmo padrão, mas com um recuo de 10 cm das bordas do primeiro. O diâmetro da segunda parte deve ser 5 a 6 cm maior (os valores específicos dependem da espessura do enchimento selecionado).

O que fazer a seguir, master class:
- faça um molde a partir do enchimento de acordo com o esquema pretendido;
- aplique o enchimento sintético em um pedaço maior de tecido;
- chulear a peça de trabalho ao longo das bordas;
- dobre as pontas do círculo grande para que elas se ajustem firmemente ao redor do recheio macio;
- aplicar uma parte redonda de menor diâmetro na peça de trabalho;
- costure os elementos com ponto invisível, lembrando de deixar espaço para o elástico;
- faça uma dobra para passar o elástico;
- passe-o com um alfinete;
- costure cuidadosamente as costuras na máquina.
Importante! Agora você pode colocar o acessório no móvel. Se o tamanho for adequado, você deve começar a decorar a capa.

Decorando o produto
Ao usar tecidos coloridos ou estampados, você pode dispensar decorações adicionais nos produtos resultantes. No entanto, se um tecido de uma única cor foi usado no processo, o artesão pode atualizar um pouco o acessório e torná-lo mais interessante. Na maioria das vezes, os especialistas usam os seguintes elementos decorativos para decorar uma peça de mobiliário tão necessária:
- raio;
- arcos;
- gravatas decorativas;
- babados e babados;
- fitas de cetim;
- broches, flores artificiais;
- strass, lantejoulas, lurex;
- contas.

Ao escolher elementos decorativos, você precisa considerar que a capa precisará ser lavada periodicamente, por isso é melhor optar por elementos duráveis e resistentes à umidade. Nesses casos, fitas de cetim, laços e babados são adequados. Lantejoulas e strass podem cair ou perder sua aparência atraente com lavagens regulares.
Também vale a pena considerar que alguns elementos decorativos não são muito confortáveis para sentar. Isso se aplica a broches, babados e laços. Para o uso diário, é melhor usar detalhes mais práticos (ou recusá-los completamente).
Importante! Os elementos decorativos podem ser colados com cola de tecido forte (cola comum não funciona nesse caso) ou costurados com agulha e linha.

Capas para bancos com enchimento macio são capas confortáveis que ajudam a renovar móveis antigos e a dar-lhes uma aparência mais atraente. As capas são produzidas em diversas cores e soluções decorativas, o que permite criar um acessório para interiores de qualquer estilo. Além das características externas, o produto possui propriedades protetoras, evitando danos à superfície do móvel.




