Uma máquina de costura permite realizar trabalhos grandes e complexos com alta qualidade e em menos tempo. É possível trabalhar com materiais grossos ou finos. No entanto, o uso incorreto de equipamentos e materiais pode causar problemas, um dos quais é a frequente falha de pontos. Para resolver isso, você precisa saber o que causa isso e o que pode ser feito em cada caso.
- Como um ponto é formado
- A principal razão para o aparecimento de lacunas na linha
- Por que a linha de cima não pega a linha de baixo: o que fazer
- Motivo da falha nas configurações da agulha e da lançadeira: o que fazer
- O uso de uma agulha de farpa redonda causa falta de sangue: o que fazer
- Usando agulhas especiais para costurar malhas e couro
- Agulha danificada: o que fazer
- Escolhendo as agulhas certas: causas e soluções
- O furo da placa da agulha está muito quebrado: o que fazer
- Fio torcido: o que fazer
Como um ponto é formado
A máquina de costura é possível graças à alta precisão e sincronização do movimento de várias peças. Aqui, isso é muito mais importante do que, por exemplo, em uma máquina de lavar. Ao costurar, são utilizadas duas linhas:
- A linha localizada na parte superior é enrolada no carretel e passada pelo buraco da agulha.
- Aquele que é enrolado a partir de uma bobina localizada abaixo da superfície de trabalho da máquina.

A lançadeira é uma peça que gira e prende a linha que sai do buraco da agulha. Para criar um ponto, esta lançadeira puxa a laçada para baixo, depois a linha é puxada para cima e prende a linha que sai da bobina. Em seguida, a máquina inicia um novo ponto.
Durante essas operações, a precisão dos movimentos e o posicionamento mútuo da agulha e da lançadeira são muito importantes. Também é importante prestar atenção à tensão correta das linhas superior e inferior: nem muito apertadas, nem muito soltas. Ao criar uma costura em zigue-zague ou outro trabalho, o procedimento é semelhante.

A principal razão para o aparecimento de lacunas na linha
Se uma máquina de costura Janome ou outra pular um ponto, em vez de uma grande quantidade de pontos, uma seção reta de linha fica visível no tecido. A principal razão para isso acontecer é que a lançadeira não consegue pegar a linha que sai do buraco da agulha ao descer. Saltar pontos em um ponto à máquina acontece se a costureira não prestar atenção ao defeito a tempo. Pode haver várias razões para tal falha. Para restaurar o funcionamento correto da máquina de costura, é necessário entender por que ela pula pontos ao costurar.

Por que a linha de cima não pega a linha de baixo: o que fazer
Para que a ponta da lançadeira consiga pegar a linha ao descer, a distância entre elas deve ser de 0,3 mm. Se for maior ou menor, ocorrerão pontos saltados. Esse defeito na costura também pode ocorrer por outros motivos. A força de tensão deve ser ajustada com precisão para as linhas superior e inferior.
A bobina da máquina Brothers tem um parafuso para isso, que precisa ser apertado na direção correta. Você pode verificar a tensão correta segurando a bobina pela linha e sacudindo-a levemente. Ela deve se mover um pouco para baixo. Se a bobina estiver muito apertada, ela não se moverá, e se estiver muito frouxa, começará a desenrolar rapidamente.

Motivo da falha nas configurações da agulha e da lançadeira: o que fazer
Se todas as peças forem instaladas corretamente, a máquina produzirá costuras perfeitas. No entanto, com o tempo, os componentes do mecanismo podem se deslocar, o que pode causar problemas de operação.
A lançadeira é uma estrutura composta por várias partes. Algumas marcas da máquina (por exemplo, "Podolsk") utilizam um anel de plástico, que pode perder a forma com o tempo. Para uniformizá-la novamente, você pode usar o seguinte método:
- Prepare água fervente.
- Coloque a peça ali por alguns segundos.
- Retire e coloque sobre um pano limpo.
- Um ferro frio deve ser colocado contra o lado que precisa ser alisado.
Como resultado, a peça ficará uniforme e o deslocamento do gancho estará correto, após o que a máquina parará de pular pontos.

O uso de uma agulha de farpa redonda causa falta de sangue: o que fazer
Para um trabalho de alta qualidade com biflex ou outro tecido, você precisa ter certeza de que o tipo correto de agulha com haste redonda esteja instalado.
Importante! Se for retirado de outro modelo, isso pode levar a uma violação das distâncias com outros elementos do mecanismo.
As diferenças podem ser pequenas, mas a agulha ainda rasgará o material. Pequenas diferenças de qualidade podem causar problemas.

Usando agulhas especiais para costurar malhas e couro
Quando pontos pulam na máquina de costura, os motivos podem ser diversos. Você também precisa verificar o seguinte: a agulha é adequada ao material. Às vezes, há dificuldades em costurar certos tipos de tecidos (por exemplo, camurça, pele ou couro); nesse caso, será apropriado usar agulhas com números e formatos especiais.
Somente neste caso, a agulha conseguirá perfurar facilmente a malha ou o couro sem rasgá-los. Uma agulha especialmente adaptada para trabalhar com este tecido produzirá pontos de alta qualidade e reduzirá o risco de pulos.

Agulha danificada: o que fazer
Às vezes, o motivo para a falha é o uso de uma agulha de baixa qualidade ou danificada. Isso pode acontecer quando ela está torta e tenta perfurar um tecido grosso. Essa curvatura pode ser completamente imperceptível à primeira vista. Outro motivo para o problema pode ser uma situação em que a agulha ficou cega. Essa situação ocorre com mais frequência ao criar uma costura multicamadas. É necessário substituir a agulha por uma mais adequada.

Escolhendo as agulhas certas: causas e soluções
A escolha da linha é importante para a qualidade da costura. Este é outro motivo pelo qual a máquina de costura salta pontos. Você precisa usar uma linha de uma determinada espessura para uma agulha específica. Caso contrário, ela se moverá de forma imprevisível durante o funcionamento da máquina de costura e começará a saltar pontos. Por exemplo, uma linha grossa em uma agulha fina pode se romper rapidamente. Isso acontece porque ela terá dificuldade para passar pelo tecido.

O furo da placa da agulha está muito quebrado: o que fazer
Nesse caso, o tecido no qual os pontos são feitos será pressionado contra o furo. Isso resultará em pontos saltados. O material interferirá na passagem da agulha com a linha. Isso se deve ao fato de que, no movimento de retorno, a linha não formará uma laçada e a lançadeira não conseguirá pegá-la. Para eliminar a causa dos pontos saltados na máquina de costura, você precisa substituir a peça danificada por uma que esteja funcionando.
Fio torcido: o que fazer
Se for usada uma linha de baixa qualidade, ela pode se comportar de forma imprevisível. Se for torcida, começará a se enrolar espontaneamente em nós. Se tiver espessura irregular, não permitirá que passe livremente pelo velo ou outro material. Esse defeito pode fazer com que as laçadas se formem incorretamente quando a agulha se move.
Ao selecionar manualmente, você precisa escolher fios de espessura uniforme, moderadamente elásticos e sem torção. Por exemplo, você pode usar fios de poliéster. A espessura deve corresponder à agulha utilizada e ao material com o qual o trabalho é realizado.

Se a máquina de costura pular pontos, você precisa se certificar de que a agulha e as linhas estejam selecionadas corretamente, e que a lançadeira e a agulha estejam a uma distância certa e precisamente verificada uma da outra. Para corrigir a situação, você precisa usar peças e linhas de alta qualidade. É importante que elas sejam adequadas ao tecido com o qual você está trabalhando. Se você não conseguir consertar a máquina sozinho, é recomendável entrar em contato com um especialista.




