Hoje em dia, quase todas as roupas são produzidas em massa, então a probabilidade de encontrar pessoas com roupas exatamente idênticas aumenta a cada ano. E peças únicas e de grife sempre foram e sempre serão valorizadas. É por isso que hoje em dia existem tantos showrooms e estúdios de roupas exclusivos. E, às vezes, as pessoas costuram suas próprias roupas. Mas isso levanta questões sobre o processo de corte e costura das peças. Mais adiante no artigo, você aprenderá como fazer você mesmo um molde para uma camiseta.
Escolha do tecido
Para camisetas femininas, geralmente são escolhidos tecidos leves e agradáveis ao corpo, como malhas. A melhor escolha é um material bioelástico e elástico, que inclui algodão ou viscose. Mas você também pode usar outros tecidos:

- intertravamento;
- rodapé;
- Capitão.
Por exemplo, um molde para uma camiseta feminina utiliza tecidos finos e arejados na costura. Claro, há exceções, pois o material é selecionado de acordo com as preferências pessoais.

Padrão
O molde de uma camiseta feminina ou masculina é feito após a tomada de medidas. Elas são necessárias para criar um desenho preciso. Ou seja, é necessário medir:
- Og - circunferência do peito;
- Osh - circunferência do pescoço;
- Dst - comprimento das costas até a cintura;
- Df é o comprimento da camiseta;
- Vprz - altura da cava;
- Шс — largura traseira.
Tudo isso precisa ser conhecido para que costurar camisetas não seja difícil, e o produto tenha um tamanho normal e caia bem. Todas essas medidas são divididas ao meio, e o molde é feito na metade da futura camiseta. Assim, o molde é feito ao meio, de modo que os lados direito e esquerdo do produto sejam imagens espelhadas.
No início, é construído um ângulo de 90 graus, no qual o decote é marcado, e o comprimento de todo o produto é medido (um vestido pode ser cortado de acordo com este princípio). Metade da circunferência do peito deve ser medida para a direita. A altura da cava é separada do ponto superior do decote e desenhada. A cava também é dividida ao meio e uma linha é desenhada para baixo. Ela indica o corte lateral do produto, frente e costas. É aconselhável adicionar 1 a 2 cm a todas as medidas para margens de costura e para que o produto não fique apertado como uma meia-calça.

Um desenho separado é feito para a manga, dependendo do seu comprimento e corte. Também é desenhado um ângulo reto, a partir do qual o comprimento da manga é medido, e a largura da manga é medida para a direita. A largura também é dividida ao meio e um desenho é feito ao meio, ¾ da profundidade da cava será a altura da manga. A aparência do padrão pode variar ligeiramente, dependendo do estilo do futuro produto. A manga pode ser alargada, se desejado, ou, ao contrário, um babado, estreitado em direção à extremidade. Os pontos superiores direito e esquerdo são conectados por uma linha curva suave - o padrão de uma camiseta ou camiseta está pronto.
Modelagem
Este é o processo de criação de um modelo de camiseta, que leva em consideração a silhueta do produto e as preferências de design e estilo. A modelagem inclui 4 etapas consecutivas: elaborar um estilo e modelar mentalmente a peça, escolher um material, tirar medidas e costurar o produto. Portanto, primeiro você precisa entender como a camiseta ficará; para maior clareza na apresentação, é melhor fazer um esboço. Em seguida, o tecido e as peças que a acompanham são selecionados, como botões, se necessários, ou outros elementos decorativos. Em seguida, as medidas necessárias para a construção do molde são anotadas em uma lista. Quando o molde estiver pronto, você pode começar, mas antes disso, você precisa saber como costurar uma camiseta.
Camiseta ombro a ombro
Hoje em dia, este é um estilo de camiseta bastante popular e elegante usado pela juventude moderna. Elas podem ser de tricô ou elásticas. O modelo cria uma silhueta de ombros caídos e graciosos nas mulheres, sendo, ao mesmo tempo, confortável de usar e oferecendo liberdade de movimentos. Este modelo difere do estilo clássico apenas por ter uma manga caída até o ombro. O padrão é o mesmo, mas a costura do ombro é alongada para que a camiseta caia ligeiramente sobre o braço. Essa mudança garante uma exposição casual do ombro.

Com mangas de uma peça
A peculiaridade deste modelo é que a manga é construída como uma única peça, sem costuras adicionais, com a peça inteira. Esta peça única e sem costuras é frequentemente encontrada em manequins de lojas modernas de muitas marcas populares. Este modelo é o mais fácil de costurar e é recomendado para iniciantes. A tarefa é simples: desenhe a peça no papel, recorte-a, fixe-a ao tecido, trace-a, alinhave-a e costure-a. Esses modelos costumam ser oversized, ou seja, não são ajustados e não têm um tamanho específico.

Pólo
Este modelo se distingue pela presença de uma gola com botões e um estilo de execução mais esportivo. A polo é usada por meninas e meninos em diferentes tons e cores. Esta é a chamada camiseta universal. O padrão de uma camisa polo masculina varia na profundidade do fecho e na presença de uma barra na altura desejada.

Com manga raglan
Trata-se de uma manga em que a manga é colocada bem justa ao molde do produto, combinando os cortes dos ombros. Camisetas como essa também são procuradas.
Para o completo
Para pessoas mais cheias, os moldes são construídos da mesma forma que as camisetas comuns, apenas alguns centímetros são adicionados a todas as medidas para alargar o produto e facilitar o processo de colocar e tirar a camiseta.
Com capuz
Uma camiseta com capuz é construída separadamente e depois simplesmente conectada à camiseta principal. Camisetas assim são bastante raras, já que a importância prática do capuz não se justifica.

Com decote em V
Um modelo original de camisetas, camisetas e vestidos, já que para o decote basta determinar a profundidade e desenhar 1 ou 2 linhas. Esse decote enfatiza o pescoço e o colo, por exemplo, nas meninas. Este modelo alonga visualmente a parte superior do corpo e o pescoço, tornando a silhueta mais esbelta.
Como costurar com as próprias mãos
Uma camiseta ou regata original, costurada por você, ficará muito impressionante e diferente de todos os outros modelos produzidos em pacotes nas fábricas. Criar uma peça de roupa de grife como essa não parece ser uma tarefa difícil se você seguir alguns pontos importantes com constância. E o mais importante: custará muito menos dinheiro para costurar do que comprar uma camiseta da moda pronta. Os pontos a seguir ajudarão você a resolver a questão de como costurar uma camiseta com as próprias mãos para iniciantes.
De costura
Quando o molde estiver pronto, você precisa processar as costuras nos ombros, conectando as partes da frente e de trás do produto. Para fazer isso, você também precisa usar um overloque para processar as bordas do produto. Dessa forma, você obtém uma base que só precisará ser conectada ao longo das linhas laterais. Se este for um molde de camiseta, as costuras dos ombros também precisarão ser costuradas, elas serão apenas mais curtas. Neste caso, um overloque é usado para garantir que o interior do produto tenha uma aparência limpa, sem pedaços de tecido ou fios saindo por baixo das costuras. Costurar uma camiseta com suas próprias mãos é bem simples, é mais fácil do que costurar uma camiseta, porque não tem mangas. Leva menos tecido e não há esforço adicional para modelar as mangas e costurá-las.
De frente para o pescoço
Normalmente, ao fazer a borda do pescoço, as partes da frente e de trás do produto são divididas ao meio, marcadas com um alfinete ou linha colorida para melhor visibilidade. A frente e as costas devem ser dobradas ao meio novamente e pontos adicionais devem ser aplicados. Para o pescoço, é necessário fazer margens e bordas. É importante não se esquecer de deixar alguns centímetros da parte de trás para margens. Essa faixa deve ser menor que o próprio pescoço. Caso contrário, ficará feio e prejudicará a aparência geral do produto.

Processamento de cavas
A cava, ou seja, a ponta da manga, também é processada para que não sobressaiam fios, e a manga fica impecável e com aparência organizada. Geralmente, é processada com fita de viés. As costuras laterais são unidas e uma bainha é feita. Mas, às vezes, para economizar tempo no processamento, bem como materiais, utiliza-se apenas um overloque. Isso parece incomum, já que todos estão acostumados ao processamento usual da cava.
Processamento de costuras laterais
Elas são alinhavadas e as bordas são unidas. É importante não se esquecer das costuras laterais, pois elas também precisam ser processadas para a aparência adequada de qualquer produto, não apenas de uma camiseta ou regata.

Fazendo a bainha na parte inferior
A parte inferior do produto é dobrada costurando um elástico ao longo da borda inferior da camiseta. Isso é feito para que a camiseta não suba ao se movimentar ativamente ou levantar os braços. Ou você pode simplesmente dobrar a borda da camiseta e costurá-la, dobrando-a ao meio. Dessa forma, a camiseta terá uma borda mais solta e não ficará franzida com o elástico na ponta.

Portanto, costurar uma camiseta simples é mais fácil do que parece à primeira vista. A única coisa importante é uma sequência clara de ações para elaborar um esboço do produto, construir um molde e costurar o produto em si. Você precisa decidir com antecedência sobre o design, o material e a composição do tecido que será usado na costura, além dos detalhes decorativos necessários no processo. E então comece a costurar a camiseta ou regata planejada.




