O nascimento de um filho é sempre uma alegria, por isso você quer dar ao bebê o melhor e não se esquecer da segurança. E se todos os itens da "vida infantil" forem úteis um pouco mais tarde, as roupas serão necessárias desde os primeiros momentos de vida. Para proteger o bebê com precisão, você precisa fazer tudo sozinha. Portanto, siga a seguinte regra: costuramos para recém-nascidos com nossas próprias mãos, moldes de coisas interessantes que você mesmo pode "desenhar". Para fazer isso, você precisa escolher com precisão o tecido de alta qualidade e o modelo de uma ou outra versão do produto.
Quais tecidos são melhores para usar?
Depois de decidir o que costurar para um recém-nascido com suas próprias mãos, você ainda precisa selecionar os tecidos adequados para isso. O material deve atender a certos padrões:

- Segurança em termos de composição e higiene.
- Durabilidade que garante resistência ao desgaste.
- Conforto garantido pela agradável textura da superfície.
- É necessário um alto grau de higroscopicidade.
- Respirabilidade para que a pele do bebê possa respirar e não transpirar.
- É melhor evitar itens que enrugam durante o uso.
- O material não deve desbotar durante a lavagem, pois esse procedimento é realizado com frequência.

Informações adicionais! Ao escolher um material, você também deve considerar a estação em que ele será usado.
Existem muitas opções de tecidos naturais e sintéticos no mercado. Muitas mães têm dúvidas sobre qual tipo escolher para costurar roupas para um recém-nascido. Costureiras e mães experientes criaram uma regra precisa: quanto mais próximas as roupas estiverem do corpo do bebê, mais natural deve ser sua composição. Existem várias opções de tecidos ideais para recém-nascidos:
- Uma opção muito popular é o chita, um tecido com trama de fibra padrão. É usado principalmente para costurar fraldas e roupas leves de verão.
- A flanela é considerada relevante, sendo dividida em subespécies: algodão, lã e semilã. É usada para costurar camisetas de meia estação, pijamas, macacões, ceroulas e roupões.
- O tecido felpudo é um material leve e versátil. É agradável ao toque, fácil de cuidar, absorve bem a umidade e aquece. Adequado para fraldas, toalhas, luvas antirrisco e gorros.
- Tecidos de malha, que por sua vez se dividem em rodapé, jersey, interlock, ribana e capiton. São relevantes na confecção de quase tudo para um recém-nascido.
- O velo pode ser usado para costurar "casacos", como blusas e macacões para caminhadas, que podem ser usados sobre roupas mais naturais.
- A chita se tornará uma alternativa ao chita, mas é usada principalmente para fazer acessórios de quarto - um protetor de berço, um lençol, uma capa de colchão.

Existem outros tipos de tecidos que são compostos por apenas ¼ ou ½ fibras naturais. Alguns deles também podem ser usados para fazer roupas para recém-nascidos. Os mais populares são o veludo e o poliéster.
Determinando os tamanhos das crianças
Para que um molde para um recém-nascido se torne uma boa base para um produto futuro, todos os parâmetros devem não apenas corresponder à realidade, mas também ser adequados ao tipo de corpo do bebê.
Há várias nuances a considerar ao fazer medições:
- O bebê deve ser vestido com roupas leves e finas.
- A fita métrica não deve ser esticada demais, caso contrário o resultado será uma roupa muito apertada no corpo.
- Registre todos os dados imediatamente após a medição.

Como tirar medidas de um recém-nascido:
- Você precisa determinar sua altura — o comprimento do calcanhar ao topo da cabeça.
- Circunferência do peito - coloque a fita métrica de modo que ela passe por baixo dos braços e repouse sobre as escápulas.
- Você precisa usar a fita para determinar o diâmetro da cintura na área da barriga.
- Circunferência do quadril - meça ao redor das nádegas, na parte mais larga.
- Comprimento das costas - do meio do pescoço até o local onde a medida da cintura foi feita.
- Comprimento do braço - do ombro ao pulso quando dobrado.
- Circunferência do pescoço - enrole a fita métrica ao redor desta parte do corpo com uma sobreposição suficientemente grande.
- O comprimento do pé vai da ponta do dedão até o calcanhar.
- Determine o comprimento da perna a partir da lateral - meça da linha da cintura até um determinado nível.
- Circunferência da cabeça - coloque a fita de modo que ela fique localizada acima das orelhas e apoiada nas sobrancelhas.
Você precisa aprender a tirar as medidas corretamente e saber quais parâmetros são especialmente importantes. Se você fizer tudo corretamente, levando em consideração todas as recomendações, o item será muito confortável para o bebê.
De acordo com esses parâmetros, o tamanho das roupas para recém-nascidos é determinado. A comparação de dados ajudará nisso; basta selecionar uma tabela com os tamanhos relevantes no país:
Como costurar roupas com suas próprias mãos
Antes, a revista Burda era praticamente a única fonte de ideias. Agora, existem muitas outras fontes de informação. Depois de encontrar um modelo adequado, você pode costurar muitas coisas úteis para o seu bebê: um porta-bebês tipo cestinha para um recém-nascido, um sling tipo cachecol para carregar o bebê, um saco de dormir que lembra um casulo.

Portanto, é bem fácil se antecipar ao que você pode costurar para um recém-nascido com suas próprias mãos, mas primeiro você pode fazer as coisas mais necessárias e simples: camisetas, gorros, macacões, luvas de proteção, fraldas. Graças a esses produtos, você também pode equipar um berço. Moldes para recém-nascidos são muito mais fáceis de fazer do que para adultos, então você não precisa se preocupar com isso.
Macacão leve
Um macacão é um item indispensável no guarda-roupa de um recém-nascido. Você pode costurar um produto assim se tirar as medidas, principalmente as do tronco.
Moldes simples para roupas de recém-nascido:
- Prepare esse padrão.
- Transfira o molde para o tecido e costure todas as peças.
- Trate as costuras para deixá-las confortáveis.

A criança se sentirá confortável se todas as costuras forem externas, não internas.
Bonitinho gorrinho
Até completar um ano de idade, a cabeça do bebê precisa ser mantida aquecida, já que os ossos do crânio no topo da cabeça ainda não estão completamente unidos. Portanto, é importante fazer um chapéu para o bebê. Para costurar um gorro, você precisa preparar moldes para bebês deste tipo:

Usando esta opção, é fácil criar um cocar simples, mas confortável.
Envelope para bebê
A alta da maternidade exige um atributo obrigatório: um envelope para alta. Ele é feito seguindo o mesmo princípio de uma fralda de canto. Mas as dimensões desta versão do canto devem ser grandes — o lado do quadrado não deve ser inferior a 1,5 m.

Para tornar o produto ainda mais atraente, a métrica para recém-nascidos pode ser recriada com bordados. Você pode especificar os parâmetros de altura, peso, data de nascimento e peso. Qualquer esquema pode ser usado para execução.
Fraldas
Fraldas são as mais fáceis de costurar. Você só precisa cortar um quadrado com pelo menos 1 m de lado, de preferência 1,1 m. As bordas devem ser chuleadas na máquina de costura. Você pode fazer uma fralda de canto. Basta dobrar um canto e costurá-lo ao tecido principal.

Se você fizer um acabamento bonito, esse produto será um ótimo presente não só para o seu bebê. Você pode fazer um conjunto de batizado seguindo o mesmo princípio.
Controles deslizantes
Para costurar "calcinhas" para um recém-nascido, você terá que suar um pouco. Para não errar, a melhor opção seria um molde de macacão para recém-nascido em tamanho real. Não é difícil fazer isso, já que os parâmetros do bebê não são tão grandes.
Macacões para recém-nascidos, cujo molde com os tamanhos pressupõe as seguintes ações:
- Tire as medidas necessárias. Circunferência: quadris, cintura; determine o comprimento da perna, largura e comprimento do pé; determine a distância da ponta do dedão do pé ao ponto mais alto do peito do pé.
- Transfira todos os parâmetros para o papel de desenho. Faça um esboço da calça considerando a expansão em direção à parte inferior (considerando o cós). O detalhe do pé é desenhado separadamente.
- Coloque os pedaços de papel recortados sobre o tecido. Prenda-os com alfinetes. Trace os contornos, levando em consideração a margem de costura.

Importante! É melhor criar esse molde de forma que o macacão tenha o mínimo de peças possível. Isso melhorará a qualidade do uso do macacão.
- Recorte os blanks têxteis. Costure as peças. Mas primeiro, faça uma marcação para obter uma amostra aproximada do modelo.
Para garantir que o macacão fique bem no lugar, você precisa usar um elástico. Acabamentos decorativos adicionais também podem ser usados.
Arranhões
Arranhões são parte integrante do guarda-roupa de um recém-nascido. Você pode costurá-los em poucas horas sem usar equipamentos especiais:
- Meça o comprimento e a largura da sua palma.
- Da mesma cor do tecido, corte 4 pedaços que pareçam uma oval com diâmetro maior = comprimento da palma.
- Corte as pontas.
- Faça tiras do elástico que servirão de fixação para o produto.
- Costure todos os elementos. Primeiro, conecte duas formas ovais, que depois serão costuradas ao elástico.

Isso resulta em arranhadores confortáveis, funcionais e confiáveis.
Babador-babador
Para costurar um babador, você precisa preparar as seguintes ferramentas e materiais:
- Tecido que definitivamente contém fibras sintéticas. Isso melhora as propriedades de limpeza do material.
- Papel, alfinetes de segurança, lápis, giz, tesoura, agulha e linha.
- Fita métrica para determinação dos parâmetros do produto.
- Botão.
- Máquina de costura.
- Ferro.

Tecnologia de fabricação de babador de peito:
- Primeiro, tire as medidas. Basta medir a largura do peito na frente; o comprimento será determinado do umbigo até o ombro cinza. Você precisará da circunferência do pescoço.
- Transfira todos os parâmetros para o papel e faça um esboço do babador.
- Recorte o molde. Coloque-o sobre o tecido e prenda-o com alfinetes de segurança.
- Trace o formato do papel com uma pequena margem, que será usada para chulear as bordas.
- Recorte um pedaço de tecido. As bordas dos cortes podem ser dobradas e chuleadas à mão ou, sem virar, à máquina.
- Costure este encaixe na parte onde o botão será fixado para fixar o produto. Forme uma laçada no tecido base.

Você pode decorar o produto fazendo um aplique de tecido. Se for uma menina, a decoração é feita com elementos decorativos brilhantes. Motivos mais discretos combinam com meninos. Você pode fazer uma métrica simples. Por exemplo, para uma menina, borde um nome - Maya, Masha, Katya e outros nomes.
Os benefícios de fazer suas próprias roupas
Antes de decidirem fazer roupas elas mesmas, muitas mães avaliam todos os prós e contras. Fazer roupas para bebês não é apenas interessante e fácil, mas também útil. As vantagens desses produtos são os seguintes fatores:
- Ao escolher os moldes mais simples, até mesmo um iniciante consegue dar conta do recado, criando peças únicas em uma única cópia. O resultado é uma peça totalmente personalizada.
- Somente materiais de alta qualidade serão usados na produção.
- Você pode escolher qualquer esquema de cores e criar um acabamento exclusivo.
- Os tamanhos podem não ser padronizados, pois o molde é feito de forma independente.
- Além de roupas, você pode fazer outros itens para seu bebê, que também podem decorar sua casa.
- Graças a combinações e experimentos originais, você pode criar itens verdadeiramente universais.
- Essa habilidade pode se tornar a base de um negócio para uma mãe em licença-maternidade, já que cada item não será padronizado.
Costurar roupas e produtos para recém-nascidos sozinha não é difícil se você fizer tudo corretamente e com cuidado.

A cada ano, a moda traz novas variantes de modelos não só para o guarda-roupa adulto, mas também infantil. Muitas coisas podem ser criadas de forma independente – costure você mesmo, e não apenas peças. Para que tudo dê certo, você precisa remover corretamente as marcas do recém-nascido e preparar um molde. O trabalho em si não levará muito tempo, mas certamente trará muito prazer. Além disso, ao criar peças, você pode dar asas à sua imaginação e escolher os materiais que mais lhe agradam.




