As luvas modernas vêm em muitos tipos. Elas podem dizer muito sobre seu dono: sua riqueza, hábitos, estilo de vida, preferências e assim por diante. Alguns argumentam que até mesmo o padrão das mãos e dos dedos é transferido para as luvas, podendo ser visto ao microscópio. Esse elemento da vestimenta sempre atraiu a atenção e hoje se tornou um atributo essencial. Se for feito à mão, além de todas as outras vantagens, a alta qualidade do produto e a originalidade são adicionadas. Este material lhe ensinará como costurar luvas, como um molde para luvas de couro é criado e quais tipos existem. Então, vamos costurar luvas nós mesmos.
- Que tipo de acessório é esse? Que tipos existem?
- Calculando os tamanhos dos padrões
- Como costurar luvas: características da criação de um padrão
- Construção de um molde para luvas curtas
- Padrão para o polegar
- Sem dedos
- Como fazer luvas sem dedos com suas próprias mãos a partir de malhas
- Luvas de renda
- Tecnologia de costura de luvas de couro
- Fazendo um padrão
- Preparando a pele
- Luvas de costura
Que tipo de acessório é esse? Que tipos existem?
Ao contrário de mitenes ou manoplas, as luvas têm compartimentos para cada dedo. Isso ajuda a preservar parcialmente a mobilidade e as habilidades motoras. Esses produtos são feitos de uma grande variedade de materiais: couro, látex, borracha, tecido, etc.

Importante! A história desses acessórios de vestuário remonta a tempos muito antigos. Mesmo no Egito Antigo, era possível ver uma pessoa com esse tipo de vestimenta nas mãos. Isso sempre inspirava respeito e demonstrava sua posição na sociedade.

Existem muitos tipos de luvas. Se não considerarmos luvas de boxe, médicas, de reparo e diversos tipos de luvas de trabalho, os acessórios femininos e masculinos são divididos por finalidade, largura e comprimento, e pelo material de que são feitos. A finalidade pode ser completamente diferente – para uso diário, para eventos sociais e para ir ao teatro, para esportes e exercícios físicos. O comprimento também pode ser diferente: curto, longo, sem dedos ou como "luvas de mão". Não há necessidade de falar sobre o material. As luvas são feitas de couro, malha, camurça, lã, tecidos e são tricotadas em máquinas especiais.

Calculando os tamanhos dos padrões
Antes de começar a costurar luvas, você precisa criar um molde para o futuro produto e, para isso, calcular as dimensões do desenho e do acessório final. O cálculo é feito da seguinte forma:
- A largura do produto ao longo das almofadas deve ser 3 centímetros maior que a largura da mão.
- A largura de todos os dedos deve ser dobrada para cada um deles.
- A seção do polegar é 2,5 vezes maior que sua largura. Se for mais estreita, será mais difícil remover a luva.

Como costurar luvas: características da criação de um padrão
Cada tipo de luva possui características próprias, não apenas no momento do uso, mas também na fabricação. Produtos diferentes exigem abordagens diferentes na construção de um molde e na escolha do material. A seguir, discutiremos o molde de luvas curtas, a fabricação de acessórios sem proteção para os dedos e a construção separada de um molde para o polegar.

Construção de um molde para luvas curtas
Pegue uma folha de papel e dobre-a ao meio. Em seguida, coloque a mão na borda dobrada de forma que o polegar não encoste na folha. Deixe também uma pequena distância entre o indicador e a borda do papel. Afaste um pouco os dedos e afaste toda a mão, deixando 3 milímetros acima da borda superior. É aconselhável começar pelo dedo mínimo, afastando-os gradualmente para um traçado mais confortável.
Importante! As linhas entre os dedos devem ser estritamente paralelas, caso contrário, todo o produto ficará torto e não ficará bem encaixado na mão.

Em seguida, os pontos B e C marcam o local onde ficará o polegar e traçam uma linha vertical a partir do ponto de separação entre os dedos indicador e médio (ponto A). As linhas B e C também são desenhadas em forma de listras horizontais. Um círculo ou oval é marcado para o futuro polegar. Tudo isso é mostrado no diagrama. Em seguida, o molde é recortado, colocado sobre o tecido ou couro, que também deve ser dobrado ao meio, e recortado.

Padrão para o polegar
É feito separadamente e é necessário para o máximo conforto ao usar. O processo é simples:
- Pegue uma folha de papel e dobre-a ao meio.
- Coloque o dedo na folha e trace-o até os pontos onde você fez o padrão da palma.
- Transfira os contornos para o outro lado simetricamente.
- Desdobre a folha e desenhe o molde.

Sem dedos
O molde sem dedos é feito de forma semelhante a todos os outros. A mão é colocada sobre uma folha de papel, dobrada ao meio e traçada. No caso de luvas de couro duro para o trabalho ou para andar de moto, você não precisa se preocupar com um molde adicional para o polegar, mas sim colocá-lo imediatamente junto com todos os outros. Não se esqueça dos recortes nas laterais e na parte superior. Isso é especialmente verdadeiro para couro áspero. O riso finalizado é mostrado na imagem abaixo.

Como fazer luvas sem dedos com suas próprias mãos a partir de malhas
Primeiro, você precisa tirar as medidas. Existem apenas duas: a altura do produto e a circunferência da mão. Para fazê-las, use exatamente os mesmos moldes apresentados acima. Uma pessoa experiente levará cerca de duas horas para fazê-las de acordo com todas as regras. Um iniciante pode usar moldes prontos para esses fins.
É fácil fazer luvas sem dedos usando opções antigas ou clássicas. Para isso, basta cortar todas as seções dos dedos no comprimento que for confortável para uma pessoa. Isso pode ser feito com produtos feitos de qualquer material, incluindo malhas.
Importante! Excelentes luvas sem dedos e luvas com seções também são feitas de meias de tricô ou crochê antigas, porém lindas. Elas também são cortadas para caber sob os dedos, e a maior, como de costume, sai pela lateral através de um furo especial.

Luvas de renda
Luvas de renda também são comuns. Pessoas experientes do mundo da moda recomendam usá-las com vestidos e sarafans acima do joelho. Combinam com paletós, vestidos de noiva, de noite e de baile.
Luvas de renda são feitas de forma semelhante para todos os produtos, mas geralmente são bem mais compridas. São ótimas para recriar a imagem de um vampiro. Para isso, luvas de renda, um vestido longo e sapatos de salto alto são a escolha certa. Você pode completar o visual com um colar de renda preso a uma fita. Também é possível usá-las em ambientes esportivos. No entanto, o estilo será diferente.

Tecnologia de costura de luvas de couro
Fazer luvas de couro é bem simples. Nem sempre ficam perfeitas na primeira vez, mas não exigem muito tempo nem esforço para serem costuradas. Para criá-las, você precisa criar um molde, preparar o material e costurar.
Fazendo um padrão
Primeiro, é criado um molde do futuro produto. Para isso, use suas habilidades e conhecimentos ou simplesmente encontre desenhos de domínio público na internet. Construir um molde para luvas de couro não é fundamentalmente diferente de todos os outros tipos. A única coisa é que você deve levar em conta uma margem considerável, já que o couro pode ser bastante áspero. Depois que todos os detalhes estiverem marcados no papel e recortados, você deve transferi-los para o couro.

Preparando a pele
Antes da transferência propriamente dita, você precisa escolher o material em si. É mais fácil trabalhar com couro sintético fino ou couro legítimo. Se for liso ou com granulação uniforme, isso proporcionará maior flexibilidade às luvas.
Em seguida, verifique a elasticidade do couro. Para isso, puxe-o uniformemente em diferentes direções. Se ele esticar bem e retomar rapidamente sua forma original, não serão necessários mais preparativos. Se o couro ceder, sua densidade deverá ser aumentada.

Importante! A etapa final é hidratar e esticar o couro. Este último é feito com força. Se o material rasgar, significa que o couro é de má qualidade.

Luvas de costura
O momento mais importante é o processo de costura passo a passo. É assim:
- Costure a nervura no meio do “rosto” com um ponto na borda.
- Posicione a borda arredondada do produto e faça alguns pontos pequenos.
- Vire a pele para a frente e faça a bainha, se houver.
- Costure as cunhas e os dedos em pares ao longo da parte inferior, de dentro para fora.
- Costure o polegar.
- Costure a cunha da ponta do corte até o dedo. Faça o mesmo com as cunhas dos dedos médio e indicador.
- Costure a costura lateral do produto a partir do dedo mínimo e abaixo.

Assim, aqui foi descrito em detalhes como costurar luvas sem dedos e como criar um molde para luvas de qualquer tipo. Não há nada de complicado nisso. Basta selecionar o material (guipura, malha, couro), criar um molde, inclusive para menina ou menino, e realizar a costura passo a passo do produto.




