É possível pintar em tecido com tinta acrílica comum? Essa pergunta interessa a todos que já pensaram em criar algo original e chamativo para si ou para presentear. Tintas acrílicas podem ser compradas em lojas de arte e, antes de começar a pintar com elas, vale a pena conhecer algumas características.
Propriedades e características dos corantes acrílicos
É possível pintar com tinta acrílica em tecido? Sim, pintar com tinta acrílica em roupas é uma das maneiras mais famosas de criar algo único e vibrante. Existem diferentes tonalidades de tinta para pintura em tecido. A tinta acrílica também está disponível em diferentes formatos: em potes, tubos ou latas de spray.

A pintura acrílica não requer nenhuma habilidade ou equipamento especial. Você precisará de pincéis, um recipiente com líquido diluente ou água e o próprio objeto.

A tinta acrílica é uma tinta "densa" e pode ser aplicada em várias camadas, adicionando detalhes ou misturando-se à cor subjacente. O uso moderado de líquido a torna espessa e adequada para trabalhar com tecido, mas os contornos devem ser usados.
Este material tem muitas vantagens:
- Eles secam bem rápido.
- Você pode misturar cores para criar novas e usá-las na pintura.
- Acrílico pode ser comprado em qualquer loja de artesanato.
- O design realmente dura muito tempo e não sai na lavagem;
- Os padrões saem brilhantes.
Importante! Tintas acrílicas são seguras para crianças, mas é preciso ter cuidado para garantir que a tinta não entre em contato com os olhos, a boca ou áreas danificadas da pele que ainda não cicatrizaram.
Há também alguns detalhes importantes relacionados ao uso desta tinta:
- Vale a pena ficar atento à data de validade das tintas. Com o tempo, elas secam e não podem mais ser usadas para pintura.
- Pode se espalhar no tecido, o que prejudicará seriamente o desenho. Portanto, antes de começar o trabalho, é recomendável aplicar o contorno à peça e ter em mãos um esboço do futuro trabalho finalizado.
- Nem sempre é possível obter imediatamente a cor desejada ao misturar.
Caso contrário, trabalhar com tintas acrílicas é simples e adequado para artistas iniciantes.
Selecionando tecido para pintura
Antes de começar a trabalhar, você precisa saber quais tintas acrílicas para tecido comprar e como usá-las dependendo do tecido. Identificar a tinta acrílica certa não é difícil.

Para entender que tipo de tinta você precisa comprar, você deve olhar o rótulo.
- A marca "Silk" significa que a rigidez do tecido não será alterada e a tinta é adequada para peças leves e finas, como chiffon ou seda.
- Placa têxtil. Esta tinta é adequada para tecidos grossos e duros (jeans, couro, linho), não se espalha tanto e é fácil de trabalhar nessas superfícies.

Para o trabalho, é melhor escolher peças de tecido claro ou branco — assim, as cores acrílicas mantêm a cor original. Em peças escuras, os tons podem mudar.
Tipos de pintura
A pintura em tecido com tintas especiais (incluindo acrílicas) é chamada de batik. O batik envolve a aplicação de tinta no tecido usando um fixador (composto de reserva).

Existem vários tipos de coloração:
- Batik quente. Um processo bastante complexo que requer habilidades. Durante a pintura, é utilizada uma camada de cera, que é então removida, deixando um fundo branco ou colorido.
- Batik frio. As tintas são aplicadas com linhas bem delimitadas, o que evita que o acrílico saia com a lavagem ou borre o tecido. Estênceis são frequentemente usados para essa técnica; você também pode usar tinta em spray.
- Batik com nós. Pequenos nós são amarrados no tecido com um fio ou cordão, e então a tinta é aplicada a eles. Após a secagem, novos nós são feitos e assim por diante até que o padrão esteja finalizado.
- Pintura livre. Um esboço do futuro desenho é aplicado ao tecido e depois pintado com tintas. Às vezes, é possível fazer o trabalho sem um esboço preliminar, buscando inspiração e criando padrões inusitados. Para fixar o resultado, aplica-se uma composição de reserva.

Métodos de aplicação de tinta acrílica
Existem várias maneiras de pintar um desenho em tecido usando tintas acrílicas. Elas são adequadas tanto para iniciantes quanto para quem já pinta há algum tempo.
- Cópia. A maneira mais fácil, que não requer nenhuma habilidade específica. O mais necessário para este método é a capacidade de transferir o padrão com clareza para a peça. Primeiro, o padrão desejado é impresso (é desejável que os contornos sejam grossos e escuros), depois o tecido é esticado sobre um pedaço de papelão ou madeira compensada e fixado. O padrão impresso é colocado sob a peça e o contorno é refeito. Depois disso, eles começam a pintar.

- Outro método bastante simples é usar estênceis especiais. Você pode fazê-los você mesmo a partir de papel ou comprá-los em uma loja. Essa técnica é adequada quando o mesmo desenho precisa ser copiado (por exemplo, para camisetas de uniformes ou guardanapos de tecido originais). O estêncil é fixado no local desejado e a tinta é aplicada por cima.
- Um método mais complexo é desenhar um esboço à mão e depois pintá-lo. Se você tiver imaginação e habilidade suficientes, pode tentar esse método. Alguns profissionais nem sequer desenham um esboço e trabalham imediatamente com as cores; para iniciantes, é melhor começar com um desenho a lápis. Primeiro, você também deve desenhar o trabalho futuro em um álbum ou caderno de desenho para saber exatamente a localização do esboço, seu tamanho, etc.

Para começar a trabalhar com um método específico, você deve considerar algumas recomendações:
- Antes de comprar, verifique o preço, o fabricante e a data de validade. Isso ajudará a evitar a compra de tintas antigas e de baixa qualidade.
- Também são verificadas a presença de toxinas e alérgenos nos corantes e a presença de odores desagradáveis.
- Antes de pintar, aplique tinta em um pedaço de tecido para verificar a cor e a natureza da sobreposição.
- Pincéis, esponjas e rolos são feitos de materiais sintéticos.
- Uma nova camada (se não houver propósito em misturar tintas) é aplicada somente após a camada inferior secar.
- Um dia depois que o quadro estiver pronto, passe-o a ferro por 5 minutos.

Para iniciar qualquer trabalho, o artista deve ter as seguintes ferramentas e materiais:
- As tintas em si (há diferentes corantes nas lojas, eles podem ser rotulados como “tintas acrílicas” ou “acrílico”, e irão diferir pouco).
- Pincéis sintéticos macios.
- Alfinetes, prendedores de roupa, ganchos.
- Moldura, bastidor, madeira compensada ou um pedaço de papelão.
- Composto diluente (também disponível em lojas de materiais de construção).
- Esponjas, cotonetes.
- Paletas, recipientes para diluir tintas e água.
- Secador de cabelo e ferro de passar.

Como cuidar de um produto pintado
Depois que o item for pintado e seco, ele precisa ser devidamente cuidado para garantir que a tinta dure muito tempo e permaneça vibrante.
- O produto deve ser lavado somente em temperatura não superior a 40 graus.
- A quantidade de pó deve ser mínima e o produto deve ser usado sem alvejante.
- Ao lavar à mão: não torça o tecido nem esfregue a área onde o padrão está localizado.
- Antes de lavar, vire a peça do avesso, depois endireite-a e pendure-a no varal.
- O item não deve ser encharcado.
- Passe com cuidado, de dentro para fora.

Como remover tinta acrílica de tecido
É necessário remover acrílico de tecido em diferentes casos. Isso pode ser tinta derramada acidentalmente em roupas ou desenhos de acrílico malfeitos em tecido que você deseja remover.

Se uma mancha acabou de aparecer em suas roupas, você deve começar a limpá-la imediatamente antes que ela se instale:
- Pequenas gotas de tinta são removidas com uma colher de chá, um recipiente de plástico ou uma faca de manteiga.
- A peça é virada do avesso e colocada em água fria até a tinta desbotar. Depois, é lavada.
- Você também pode deixar a peça de molho em água fria e preparar uma solução de sabão durante esse tempo. A mancha é removida com uma esponja.
Em casos em que a tinta secou (por exemplo, uma pintura acabada ou uma mancha que está ali há muito tempo), os seguintes remédios podem ajudar:
- Uma mistura de amônia e vinagre 1:1. Aplique o produto em uma esponja e esfregue sobre a mancha, depois deixe a peça de molho e lave.
- Acetona. A esponja é embebida na substância e esfregada na mancha, e a peça é então lavada.
- Fita adesiva. Em alguns casos, este método é adequado. A fita adesiva é aplicada ao desenho, alisada e cuidadosamente removida.
- Álcool. Umedeça um algodão com álcool e aplique sobre a mancha por 15 a 20 segundos, depois esfregue um pouco mais. Os resíduos devem ser limpos com algodão seco. A peça deve ser lavada e seca.

Às vezes, manchas secas podem ser removidas facilmente com detergente de louça e uma esponja (ou escova macia).
É possível pintar com acrílico sobre tecido e fazê-lo de diferentes maneiras? Com certeza sim, e essa opção é adequada para trabalhar com crianças ou para criar seu próprio objeto único. Tintas de alta qualidade não só não causam danos, como também aderem bem ao tecido e duram muito tempo.




