Às vezes, ao comprar calças em uma loja, elas parecem perfeitas, vestem bem e combinam com sapatos, mas podem ser compridas. Nesses casos, as pessoas recorrem a costureiras profissionais. Este artigo explica como fazer a bainha de uma calça e quais são as regras para isso.
- Qual deve ser o comprimento das calças?
- Comprimento das calças femininas
- Comprimento das calças masculinas
- Preparando-se para encurtar as calças
- Quais materiais e ferramentas preparar
- Como colocar tags
- Sequência de bainha de calças com ponto invisível
- Ponto invisível feito à mão
- Fazendo bainha em calças com ponto invisível na máquina de costura
- Como encurtar calças sem costurar com teia de aranha
- Com fita para calças
- Como encurtar calças com punhos
Qual deve ser o comprimento das calças?
O comprimento das calças depende diretamente da largura dos modelos do produto. Há uma regra clássica que você precisa lembrar: calças afuniladas devem ser mais curtas e as largas, mais compridas.

Comprimento das calças femininas
De acordo com as leis de etiqueta, as calças femininas devem chegar ao calcanhar. Isso dá um visual suave, bonito e alonga visualmente as pernas. Esse comprimento é considerado tradicional, mas ultimamente surgiram muitos novos estilos, por isso é difícil dizer qual é o comprimento correto para as calças. Esses padrões não se aplicam mais às calças boca de sino.

O comprimento correto das calças para diferentes modelos:
- Reto. O comprimento chega à metade do calcanhar. Visualmente, as pernas parecem mais longas e finas. Isso também se aplica aos jeans;
- Cachimbos. Estilos com corte solto a partir do quadril. Calças muito curtas deixam os quadris visualmente mais volumosos. Com um bom corte, quase todo o calcanhar não fica visível, mas a ponta deve ficar para fora. A distância correta do chão é de 2 cm;
- Com flechas. O estilo é adequado para o escritório, reto, chegando até o meio do calcanhar, com flechas suaves em ambos os lados;
- Esportes. Se você escolher corretamente, se sentirá confortável e macio ao praticar esportes. Se a calça tiver elástico, o tornozelo não deve ficar visível.

Existem algumas nuances para calças de moletom. Como as calças são de tricô, nem sempre é possível fazer isso manualmente. Alfaiates usam máquinas especiais para isso, e em casa você pode fazer em uma overloque comum.
Para evitar que o tecido fique para fora, os especialistas sugerem o uso de agulhas com pontas ligeiramente arredondadas. Para ajudar o material a esticar melhor, é aconselhável colocar uma tira fina de papel por baixo. O processo de trabalho com calças de moletom:
- Meça o material para a dobra e corte-o;
- Overloque as bordas;
- Corrigir as dobras;
- Costure de dentro para fora.
Em seguida, faça outra costura a uma distância de 4 mm. Se o zíper estiver na lateral, abra-o, fazendo uma dobra de 5 cm.

Calças com listras têm bainha no local da costura decorativa. O mesmo é permitido se o produto tiver elástico.
Importante! A principal desvantagem das malhas é que elas esticam rapidamente sob a influência de fatores mecânicos. Para evitar isso, é aconselhável usar um calcador especial para avançar cuidadosamente o material durante o trabalho. Os novos modelos de máquinas de costura têm um ponto adicional para esse tipo de tecido.
Comprimento das calças masculinas
Ao comprar calças, experimente o máximo de modelos possível. É muito difícil encontrar o modelo certo de primeira. Às vezes, as lojas oferecem um serviço de ajuste na hora. É aconselhável usar os sapatos que você pretende usar com as calças.

Observe! Não importa que tipo de calça você compre, o principal é que ela vista bem e combine com seus sapatos.
Para recepções formais, é melhor não usar modelos curtos, como calças sociais, joggers e chinos. Eles serão mais estreitos até o tornozelo, adequados para o dia a dia. Para celebrações, é melhor usar calças clássicas e oxfords.
Preparando-se para encurtar as calças
Este processo requer um pouco de preparação. A altura do encurtamento é determinada dependendo do estilo da calça. É aconselhável ter um assistente no trabalho: um veste a calça e o outro mede o comprimento. Você pode tirar as medidas de calças velhas que já tenham sido bainhadas.

Preparação passo a passo para costura:
- Vire do avesso as calças com bainha;
- Dobre o produto de modo que as costuras se toquem;
- Marque o local do corte na parte externa;
- Faça uma linha reta a partir da seta;
- Desenhe uma linha longitudinal ao longo de ambas as pernas;
- Desenhe uma linha para a margem de dobra e faça uma segunda linha paralela alguns cm abaixo da primeira.
Observe! Antes de iniciar o processo, você pode assistir a um tutorial em vídeo simples, após o qual o processo ficará claro.
Quais materiais e ferramentas preparar
Lista de ferramentas e materiais para encurtar calças:
- Rolo de tecido ou tesoura;
- Agulhas com agulhas;
- Marcador de tecido, giz ou pedaço de sabão;
- Ferro;
- Centímetro.
É importante lembrar que os fios são feitos exatamente no mesmo tom do produto, para que não se destaquem do fundo geral.
Como colocar tags
A maneira mais tradicional de aplicar marcas é usar sabão. Antes de começar a cortar as calças, você precisa prendê-las com alfinetes para que a altura da dobra não se mova. Recomenda-se fazer isso com cada perna de cada vez. Em seguida, as calças serão bainhadas de diferentes maneiras, indicadas abaixo.

Sequência de bainha de calças com ponto invisível
Por exemplo, para jeans, você pode fazer uma costura visível, pois o próprio modelo do produto exige isso. Já para calças clássicas, uma costura oculta é necessária para que não se destaque do fundo geral.
Muitas vezes, as artesãs não realizam costuras invisíveis por serem difíceis. Nesse caso, você pode recorrer aos serviços de um ateliê. Mas é perfeitamente possível aprender a fazer você mesma.
Ponto invisível feito à mão
Esta costura recebeu esse nome porque não fica visível no produto, pois fica escondida entre os tecidos. Você pode usar fios 2 tons mais baixos. O processo de encurtamento:

- Vire as calças do avesso e prenda com alfinetes;
- Verifique as setas laterais, elas devem estar alinhadas;
- Insira a agulha no outro lado;
- Costure assim até o final com uma distância de 3 mm.
A costura está pronta.
Fazendo bainha em calças com ponto invisível na máquina de costura
Dobre o excesso de tecido para fora, marque a dobra com um marcador e prenda com alfinetes. Se o corpo for assimétrico, marque cada perna da calça.
Antes do trabalho, estenda as calças sobre uma mesa ou no chão. As pernas são dobradas costura a costura, assim como a cintura. Para evitar que o tecido se mova, você pode prendê-lo com alfinetes de segurança. Em seguida, ajuste a máquina na costura desejada e comece a trabalhar.

Como encurtar calças sem costurar com teia de aranha
A gossamer não pode ser usada em todos os tipos de material. Por exemplo, não é aconselhável usá-la para fazer bainhas em calças de malha, pois os materiais são muito elásticos e, com a gossamer, podem perder a elasticidade. Também é melhor não usar a gossamer em materiais finos. Ela pode engrossar o produto, criando volume extra. Quanto a materiais caros, é melhor confiar o trabalho de bainha a um especialista.
Outros tipos de tecidos são facilmente processados usando teia de aranha.
Atenção! Uma das grandes vantagens de usar fita adesiva é que não haverá fios visíveis na parte externa das calças.
Procedimento:
- Vire as calças do avesso;
- Dobre até o comprimento necessário;
- Coloque um pedaço de teia de aranha entre a dobra e a perna;
- Passe o ferro quente por dentro.
Se a teia for de má qualidade, ela não grudará. Portanto, você precisará usar fita adesiva e borrifá-la com água.
Existe uma fita adesiva nas lojas que é aplicada sobre uma base de papel. Essa fita tem uma série de vantagens em comparação com a clássica. O problema é que é bem difícil colocá-la de forma que ela fique no lugar certo. É muito mais fácil fazer isso se ela tiver uma base de papel.
A fita é colocada na dobra e passada várias vezes a ferro em alta temperatura. Portanto, o ferro deve ser aquecido fortemente. A fita derrete bem e cola o tecido.
Dicas de uso:
- A aplicação prática comprova que a fita pode descascar após três lavagens. Nesse caso, ela precisa ser colada novamente. Portanto, evite sujar as coisas;
- Ao lavar, a temperatura da água não deve ser superior a 50 graus;
- Às vezes, durante o processo, a fita gruda no ferro. Nesse caso, você precisa de um pequeno pedaço de pano embebido em álcool. Ele remove bem os resíduos da fita. Para evitar manchas no ferro, é aconselhável colocar uma bandagem ou um pano de algodão por baixo.
Com fita para calças
Antes de fazer a bainha da calça, você precisa decidir a cor e a textura da fita. Ela pode ser comprada em lojas de tecidos.
Ações passo a passo:
- Faça uma linha de dobra nas calças;
- Cole a fita da calça nele;
- Costure uniformemente em um círculo;
- A borda pode ser aparada ou finalizada com fita.
Se a fita ficar para fora, ela começará a brilhar rapidamente e a calça ficará com um aspecto desleixado. Este método requer um alto nível de costura e é mais adequado para fazer bainhas em calças infantis.

Como encurtar calças com punhos
Nos últimos anos, calças com punhos na barra tornaram-se muito comuns. Podem ser usadas tanto por homens quanto por mulheres. Esquema de trabalho:
- Marque uma linha no corte inferior;
- Dobre o punho do avesso e faça um ponto duplo ao longo dele;
- Faça uma bainha cuidadosa nas margens de costura com um ponto escondido;
- Vire o punho do avesso, costure e prenda a borda acima da costura interna.
A última etapa do trabalho é passar a ferro a 120 graus. Geralmente, os punhos são duplos. Mas às vezes o comprimento das calças não deve ser reduzido, mas sim alongado (principalmente em roupas infantis). Neste caso, os punhos são um e meio.
Todas as instruções de costura indicam: os punhos devem ser posicionados simetricamente. Se uma costureira iniciante não tiver experiência com isso, é melhor entrar em contato com um ateliê.

É importante lembrar que o comprimento das calças masculinas deste estilo pode ser ligeiramente menor do que o das calças clássicas. Isso é permitido pelos requisitos do estilo informal.
Após o tratamento, as calças precisam ser lavadas e passadas. Todos os zíperes e botões devem estar fechados. É melhor usar talcos e amaciantes líquidos.
Se estiver lavando à mão, use uma escova macia. Aplique gel ou detergente e limpe bem toda a superfície da calça, passando também na parte inferior que acabou de ser encurtada. Não é recomendado torcer a calça, pois a água deve escorrer sozinha.
Comece a passar as calças pelos bolsos. Em seguida, passe ao longo da cintura e da linha do cinto. Alise cuidadosamente todos os vincos. Para fazer os vincos, você precisa alinhar a costura da frente da perna da calça com a costura de trás. Trabalhe suavemente com o ferro para não criar vincos grandes. Você pode ligar o vapor nas linhas de dobra.

Às vezes, as setas desaparecem instantaneamente. Para que elas apareçam no produto, você pode usar o método antigo. Antes de começar a passar, esfregue a calça com qualquer sabonete.
Observe! Calças brancas podem apresentar marcas escuras de queimadura causadas pelo ferro. Para evitar isso, é aconselhável passar as calças com um pano fino dobrado ao meio.
Algumas pessoas se perguntam como encurtar calças sem cortá-las. Isso pode ser feito rapidamente se não houver tempo ou se a pessoa estiver com pressa. Para isso, você precisa de um ferro de passar, linhas e agulhas. Nas calças, você precisa marcar as linhas ao longo das quais a dobra será feita. Em seguida, você precisa fazer uma dobra do produto e passá-lo com um ferro bem quente ao longo da linha. Em seguida, a perna é alinhavada com uma costura perfeita à mão e pronto. Este método é usado principalmente para tecidos de linho. Esta opção é adequada para uso temporário, pois após a primeira lavagem você precisa dobrá-lo novamente.

Se a pessoa ainda tiver medo de estragar o objeto, é melhor levá-lo a um ateliê. Em Moscou, isso pode ser feito na área de Mitino ou Pavshinskaya Poima, pelo preço de cerca de 300 rublos.
Concluindo, vale ressaltar que é bem fácil fazer a bainha de uma calça em casa, o que evita a ida à alfaiataria e economiza dinheiro. É importante ter todas as ferramentas necessárias e algumas habilidades básicas de costura.




