Lambrequim é uma peça decorativa horizontal localizada na parte superior da composição da cortina com uma abertura para janela ou porta, servindo como elemento decorativo em toda a largura da cornija. Continue lendo para descobrir quais são os tipos de lambrequins, como escolher o material e como costurar um lambrequim você mesmo.
Tipos de lambrequins
Lambrequim é uma tira de tecido esticada horizontalmente, fixada na parte superior da cortina, na cornija. É conhecido desde o século XV e é popular hoje em dia em interiores barrocos e clássicos. Combina-se numa variação moderna com interiores high-tech, campestres e modernos. É feito de seda, organza, chiffon, linho, véu e cetim. Está disponível em diferentes tipos, variando em cor, formato e tamanho.

A versão clássica é o tipo mais comum de lambrequim. Diferencia-se dos demais pela presença de festões, laços e jabôs como elementos decorativos. Possui formato ondulado, reto e arqueado. Cobre uma cornija inestética ou o topo de uma janela.

O lambrequim macio combina com swag, semi-swag, jabot, coquille e puffs. É popular porque cria uma sensação de leveza no interior.

Bando é uma variedade decorativa feita de um material não tecido rígido. Serve como um bom complemento para cortinas, desde que combine com elas em design e cor. É fixado à janela com velcro ou cola. Dá um toque romântico ao ambiente e pode ampliar visualmente o espaço.

A versão vazada é uma decoração rígida não tecida que não possui uma superfície sólida, mas é apresentada na forma de renda com um ornamento.
Observe! Não deve ser colocado na cozinha ou no banheiro, pois não tolera alta umidade. O excesso de umidade faz com que se deforme e perca sua aparência estética.

O lambrequim modular é uma estrutura complexa composta por elementos de diferentes tamanhos. Distingue-se pela sua largura e solidez, com padrões e ornamentos complexos. É mais frequentemente utilizado em salas de estar, salas de jantar ou bibliotecas, num estilo clássico.

A opção de prancha é uma decoração de fita original, adequada para quartos de bebê ou quartos de bebê, com um estilo moderno. É produzida e lançada no mercado em rolos.

Um lambrequim assimétrico é um elemento decorativo de tecido colocado de forma irregular e assimétrica em vãos de janelas ou portas. É adequado como decoração para armários que bloqueiam janelas grandes ou como uma longa cornija clássica em ambientes amplos. Fica bem em interiores com estilo clássico.

Selecionando uma variedade
Antes de costurar um lambrequim, você precisa decidir o tipo e analisar os moldes para fazer você mesmo. A escolha deve ser feita com base nas características do ambiente e na direção estilística do ambiente. Nesse sentido, vale a pena considerar algumas dicas:
- Quando os convidados visitam o quarto, não há necessidade de pendurar telas finas e leves, para não danificá-las;

- É melhor pendurar cortinas de tecido na cozinha, que são fáceis de limpar quando sujas;
- Em janelas pequenas, não há necessidade de pendurar cortinas longas e pesadas;
- Observe o esquema de cores e o estilo geral ao escolher cortinas.

Quanto ao último ponto, você pode escolher lambrequins com base no estilo geral do ambiente. Telas caras com uma variedade de decorações europeias combinam com ambientes de estilo barroco.

Uma sala com uma direção estilística rococó combina com modelos exuberantes, assimétricos e semi-swag, complementados por douramento.

Observe! Em um interior retrô e shabby chic, você deve escolher lambrequins que não sejam muito sofisticados e envelhecidos artificialmente, com bordados de fita ou um padrão rústico.
Para um ambiente com estilo moderno ou high-tech, opte por opções vazadas em combinação com persianas romanas. Dê preferência a uma opção minimalista.

Materiais e ferramentas
Para fazer cortinas com as próprias mãos, você precisa preparar materiais e ferramentas. A escolha do tecido principal dependerá da finalidade e do tipo de interior. Para a cozinha, você precisa escolher tecidos resistentes ao fogo que não absorvam odores com poeira e umidade. Tecidos de poliéster, linho e algodão são adequados para isso. Para outros cômodos, a escolha é ilimitada. Especialistas recomendam escolher tecidos baratos primeiro para aprender a costurar cortinas e, em seguida, passar para designs mais complexos e tecidos caros.

Depois de escolher o tecido certo, você precisa colocar na sua frente as linhas com uma agulha, máquina de costura, régua, giz, furador, tesoura e uma cornija com fecho.

Fazendo um lambrequim macio
Para fazer um lambrequim macio, você precisa cortar vários retângulos de tecido, colocá-los com a face para baixo e alfinetá-los. Em seguida, costure o tecido em todos os lados, deixando 1,5 cm das bordas. Em seguida, remova os alfinetes e vire o produto costurado do avesso. Costure o furo você mesmo. Costure a trança no local onde o lambrequim será fixado. Trate a flacidez no centro puxando o tecido. Obtenha uma decoração pronta para o quarto, a sala de estar e qualquer outro cômodo.

Jabot
Jabot é um tipo de cortina franzida ao longo de um corte. O segundo corte permanece livre e forma uma onda. O jabot é cortado em formas simétricas, assimétricas, angulares, duplas e multicamadas. O corte desse tecido não é considerado complicado, então você mesmo pode fazer um jabot, usando o molde apropriado e os cálculos necessários.

Gravata
Uma gravata é um elemento estreito e alongado com um drapeado em espiral. É uma cascata unilateral, escalonada ou chanfrada. É usada como um sino, decorando as bordas e inserções do produto final. Ela fica localizada nas laterais das cortinas. No entanto, seu lado comprido fica adjacente à cortina. É formada cortando o tecido de acordo com o molde, processando as pontas do tecido e fixando-o à cornija.

Coquille
O coquille ou swing é considerado um tipo único de jabot, mas tem necessariamente um formato simétrico. As dobras no coquille são feitas das bordas curtas para as longas, mas existem opções em que o coquille tem uma aparência diferente: as bordas do produto são longas e o meio, ao contrário. Costurar o coquille, ao contrário de outras variedades, é mais fácil.

Swag
Swag é uma cortina semicircular com dobras ou franzidos uniformemente dispostos. O swag pode ser vertical ou mecânico. No primeiro caso, as dobras são dispostas ao longo de uma linha perpendicular ao comprimento da cornija. No segundo caso, as dobras são dispostas ao longo da fita da cortina. São feitas à máquina de costura, daí o nome - mecânicas. São formadas processando o tecido em ambas as extremidades, distribuindo-o uniformemente em duas ou três peças e prendendo as extremidades distribuídas com fechos na cornija. São decoradas com borlas e acessórios.

Há também a meia-taça ou manta. Trata-se de uma peça decorativa com formato semelhante a uma tâmara comum. A diferença é que há um espaço na parte superior da tâmara. O número de mantas varia de uma a seis.
Observe! O semicírculo pode ser simétrico ou assimétrico. No primeiro caso, o lambrequim é colocado uniformemente ao longo da cornija e, no segundo, o espaço livre no semicírculo começa a se deslocar ligeiramente para o lado.

Costurando um lambrequim rígido
Um lambrequim rígido é um bondo ou elemento decorativo de cortina criado sobre um material não tecido denso. É chamado de bondo porque o material de mesmo nome é usado para criá-lo, colado ao tecido principal. Graças a isso, a forma desejada é fornecida. Além da estética, desempenha a função de remover a cornija com a colocação de cortinas. Também é usado para aumentar visualmente a altura dos tetos.
Para criar um lambrequim rígido, você precisa do tecido principal, bondo, acessórios decorativos, linhas, alfinetes, papel, velcro, tesoura, ferro de passar e máquina de costura. Para formar um material de corte rígido mais volumoso, você pode usar uma camada de espuma de poliuretano.

Para formar o produto, é necessário fazer um molde em papel em tamanho natural, com base nas dimensões do comprimento da cornija. Para isso, você pode estudar o material sobre como fazer moldes de lambrequim em tamanho natural.
Em seguida, transfira o molde para o material adesivo. Recorte o produto sem folgas. Em seguida, prenda a peça resultante com alfinetes e passe-a a ferro até que o tecido adesivo esteja completamente fixado à cortina. Em seguida, faça o forro. Para isso, coloque as peças em branco sobre um pedaço de tecido, trace e recorte os moldes. Prenda o forro à peça principal com alfinetes de forma que as faces da frente coincidam e o tecido adesivo fique por cima. Costure todos os lados, exceto a extremidade superior. Vire o lambrequim para a frente e passe a ferro novamente. Costure ou cole o velcro na parte superior onde a cornija ficará.
Se o produto tiver curvas arredondadas ou acentuadas, antes de virá-lo do avesso, faça entalhes em todas as bordas. Isso aliviará a tensão do tecido e fará com que ele fique bem ajustado e mantenha seu formato.
Você pode decorar o lambrequim criado com lindas borlas, fios, miçangas e cordões de contas pendurados na parte inferior. Isso permitirá que você revitalize qualquer modelo de lambrequim e torne o interior original, independentemente do esquema de cores ou do estilo do cômodo.
Observe! Antes de costurar, é necessário levar em consideração o encolhimento do tecido e estudar como fazer um molde de lambrequim corretamente. Com o aumento da umidade, o produto perderá a forma, ficará enviesado ou deformado de alguma outra forma. Para evitar isso, é necessário lavar, secar e passar o forro ou a camada de base antes de costurar.

Lambrequim para quarto infantil
Para costurar um lambrequim infantil clássico simples, você precisa se familiarizar com o material,
Como cortar lambrequins você mesmo: instruções passo a passo. Em seguida, calcule o comprimento e a largura do produto. Em seguida, usando amostras de corte prontas, faça blanks de tecido e processe os cortes laterais. Para isso, dobre as bordas laterais, passe a ferro e costure. Para uma aparência mais elegante, dobre as bordas duas vezes.
Após processar os cortes laterais, é necessário fazer a parte inferior e construir um bolso para o varão da cortina, de acordo com o tutorial passo a passo. Para isso, dobre a borda superior e prenda-a à parte inferior. Passe a ferro e costure. Em seguida, avalie o trabalho experimentando a cortina pronta na abertura da janela ou porta. Se encontrar fios extras, remova-os com fogo. Esta é a principal condição para criar um produto bonito.

Você pode decorar a cortina com cetim, cetim e outras tranças, destacando as bordas da cortina ou as bordas de diversos tipos de tecido. Você também pode complementá-la com flores grandes: um padrão floral feito com tecidos macios em tons vibrantes pode tornar o quarto de uma menina elegante e original. Para os meninos, você pode decorar o produto desenhando seus personagens de desenho animado favoritos na tela usando tintas especiais para tecidos.

Fixação
Lambrequins são fixados em cornijas, janelas e portas de diferentes maneiras. A fixação é feita por meio de laços e laços. Esses fechos são apresentados em forma de cetim, laços de cetim, fitas de seda, feixes de corda ou cordões de algodão.

Há um fecho de lambrequim nos ilhós. São argolas de metal ou plástico, disponíveis em diferentes cores e tamanhos. São compostas por um bloco e uma perna. Complementam esteticamente o interior em estilos moderno, shabby-shake e até vintage.

Observe! Há também uma fixação com fitas. Trata-se de um acessório decorativo que permite fixar cortinas em cornijas e aberturas usando cola e velcro. O modelo mais comum em todos os tipos de lambrequins.
Em geral, um lambrequim é uma tira transversal de tecido decorativa que pode ser usada para decorar vãos de janelas e portas. Ela pode dar ao ambiente um efeito de luxo e riqueza. Esse design pode não apenas embelezar o ambiente, mas também enfatizar seu estilo, tornando-se um destaque. O lambrequim pode ser clássico, macio, vazado, modular, de tábua e assimétrico. Também é apresentado na forma de um bondo. Pode ser decorado com guirlanda, meio guirlanda, manta, jabot, gravata e bufante. É fácil de costurar de acordo com o padrão clássico e instruções detalhadas. É preso a laços, laços, ilhós e fitas com velcro.




