Os figurinos das ginastas rítmicas são coloridos, vibrantes e individuais. Ao assistir a uma apresentação elegante, é importante observar atentamente cada detalhe da composição. É sabido que tais trajes são muito caros, e muitas vezes os próprios atletas precisam se perguntar como costurar um collant para ginástica rítmica, qual material escolher e como decorá-lo para que fique confortável e bonito.
Escolha do tecido
A costura dos collants perfeitos para ginástica rítmica começa com a seleção dos materiais e das decorações individuais. O tecido para collants de ginasta deve ter um grande número de características adequadas: o material não deve enrugar durante os exercícios ativos, assumir rapidamente sua forma original quando esticado, ser elástico, o corpo do atleta não deve transpirar e o tecido deve ser respirável.

Há uma série de tecidos que são particularmente populares para costurar esses ternos:
- Guipura;
- Veludo;
- Microfibra;
- Tecido térmico;
- Veludo elástico;
- Estiramento-atral;
- Malha elástica;
- Biflex;
- Georgette.

Os tecidos listados esticam muito bem e se destacam pela excelente resistência ao desgaste e durabilidade.
Observação! Esses materiais podem ser lavados e passados sem medo de danos ou deterioração. Eles resistem aos efeitos dos sais liberados pelo suor durante os treinos e apresentações. Esses materiais possuem uma ampla paleta de cores, iridescência brilhante e textura, permitindo a fixação firme de diversas decorações que não caem após a lavagem.
Os seguintes acessórios são usados para decorar os ternos:
- Penas;
- Contas;
- Várias aplicações;
- Strass;
- Laços, fitas e outros materiais decorativos.
Como as medições são feitas
Antes de tirar as medidas, você deve amarrar uma fita na cintura da menina, no ponto mais estreito, e começar a registrar.
- Comece de cima para baixo. Largura dos ombros: você precisa medir nos pontos mais externos dos ombros.
- Comprimento do ombro - da borda do ombro até o pescoço. Se não houver decote, subtraia 1,5 a 2 cm da medida resultante para que o ajuste fique mais folgado.
- Circunferência do pescoço - a medida deve ser feita de modo que a fita métrica não fique apertada no pescoço, permitindo a respiração livre sem causar desconforto.
- Largura das costas - a medida é feita nas pontas das axilas.
- Largura do Peito - A fita métrica deve ser desenhada na parte superior do peito, de axila a axila.
- Circunferência torácica - a medição é feita durante a inspiração ao longo das escápulas e do peito.
- Circunferência pélvica (não quadris) - a circunferência é medida com uma fita métrica no local onde normalmente fica a parte inferior da costura da calcinha.
- Circunferência da cintura - a medida é feita ao longo de uma fita previamente amarrada no meio da cintura, no ponto mais estreito.
- Circunferência corporal - deve ser passado um centímetro entre as pernas e as pontas devem ser conectadas na transição do ombro para o pescoço.
- Circunferência do braço - a medida é feita na região oposta à da axila.
- A circunferência do pulso é o ponto de medida acima da mão.
- Comprimento da manga - a medida é tirada do ponto mais baixo do ombro até o pulso.
- Comprimento das costas - do ponto mais alto do ombro até a linha da cintura.
- Comprimento frontal - esta medida geralmente é a mesma que a anterior, mas você pode verificá-la de maneira semelhante, só que pela frente.
- A largura da calcinha é medida da ponta lateral da parte inferior até o outro lado do mesmo ponto. A mesma medida é feita na parte frontal.
- Circunferência do quadril - a medida é feita ao redor das nádegas, a fita não deve ficar muito apertada no corpo.
- Costura lateral - da cintura até a axila.
- A altura da calcinha é do ponto mais baixo da costura lateral da calcinha até a fita na cintura.
- O comprimento da saia é da parte inferior da calcinha até a cintura.
- O comprimento da saia na parte de trás é da cintura até a dobra inferior das nádegas, de modo que a saia cubra o bumbum.
- Altura do peito - do ponto convexo do peito até o ponto superior do ombro.
- Largura do centro do peito - esta medida é tomada para distribuir uniformemente o molde ao decorar o maiô. A medida é tirada nos pontos superiores do peito.
- Segunda circunferência da cintura - você precisa recuar 5 a 6 cm da fita métrica na cintura e tirar uma medida. Esses indicadores são necessários para fixar a saia nessa posição.
- A altura da manga é da parte inferior do ombro até a axila, a medida deve ser feita com uma régua.

Padrão
Você deve começar preparando os elementos auxiliares necessários:
- Duas folhas grandes (você pode usar folhas de jornal), papel milimetrado funciona muito bem;
- Lápis ou um marcador brilhante para ver claramente onde cortar o molde;
- Tesoura.

Transfira todas as medidas tiradas para folhas de papel, que devem ser fixadas com um clipe para que não se separem. E recorte as figuras resultantes. São necessárias duas folhas para que, em uma delas, você possa desenhar os moldes e uma linha pontilhada ao longo da qual o tecido será cortado e, na outra, você possa montar um mosaico a partir dos elementos recortados e ter uma ideia de como ficará e se todos os pontos foram levados em consideração ao cortar os retalhos. Um exemplo é mostrado na imagem abaixo.

O molde é cortado primeiro pelas costas e o segundo pela frente. É preciso ter muito cuidado ao cortar o decote. Artesãos experientes fazem isso a olho nu, arredondando-o suavemente. O centro do peito deve ser marcado aqui, de acordo com a medida "largura do centro do peito".

Para iniciantes, é melhor fazer um padrão usando um modelo pronto, mostrado na imagem abaixo.

Construção da manga e seu padrão
O lençol deve ser dobrado ao meio e o comprimento da manga +1 cm deve ser medido ao longo da dobra. Em seguida, a circunferência do pulso indicada horizontalmente na parte inferior do lençol (circunferência do pulso +1,5 cm) deve ser dividida por 2. A partir do ponto superior da manga desenhada, deve ser medida uma seção da cava. Ao lado dela, deve ser desenhada uma linha igual às medidas da axila ao pulso. Em seguida, divida visualmente a manga em três partes e marque gradualmente o aprofundamento das costuras em 1 cm para estreitar.

Traçando um desenho para um molde de saia
Você pode costurar uma saia para uma ginasta de qualquer estilo; sua principal função é não interferir e permitir que você execute todos os elementos livremente. O molde mostrado na imagem mostra a versão clássica da saia, estreita na parte superior e divergindo em direção à extremidade.
Na folha, desenhe uma linha horizontal e reserve uma medida igual à metade da circunferência do quadril e adicione 0,5-1 cm. Em seguida, desenhe uma linha perpendicular igual à metade desse valor, da cintura até as costas, e desenhe uma linha horizontal.

Para marcar os dardos, você deve fazer um cálculo e descobrir o número K:
K = (circunferência do quadril + 2 cm) / 2 - (circunferência da cintura/2)
Fórmulas de dardo:
- Pinças para a parte da frente da saia: Kx0,25;
- Pinças para as costas da saia: Kx0,3;
- Parte lateral: Kx 0,45.
Após a dobra da folha, a pinça lateral deve ser posicionada exatamente ao longo da linha de dobra. Metade da largura da pinça é recuada do centro da linha em ambas as direções. Marcamos esses pontos e os conectamos ao ponto onde a horizontal intercepta a dobra.
O molde do collant de ginástica está pronto, agora você pode cortar os elementos resultantes do tecido.
Para costurar você precisará de:
- Máquina de costura;
- Têxtil,
- Acessórios de costura
- Alfinetes, agulhas e tesouras.
Os detalhes são aplicados no avesso do tecido, na direção do veio da peça. Deixando margem para as costuras, todos os elementos devem ser contornados.

Primeiro, você precisa dobrar as peças na área do reforço. As peças da frente e de trás devem ser dobradas com os lados direitos voltados para dentro. O reforço deve ficar por cima, com o avesso voltado para fora. Depois disso, todas as peças devem ser fixadas juntas.
Usando alfinetes, as costuras são criadas nos ombros do maiô, a uma distância de 0,7 a 1,1 cm da borda do tecido. Este truque permitirá costurar o produto sem tocar nos alfinetes e sem removê-los. Em seguida, as costuras são processadas com um overloque de 4 fios.

Os recortes do traje de banho devem ser processados; qualquer método conveniente para a artista pode ser usado.
Franja como decoração para collant de ginástica
A franja é usada para adornar a saia dos collants de ginástica rítmica. Durante os movimentos da ginasta, ela brilha lindamente e fica espetacular durante a apresentação.

A franja deve ser escolhida de acordo com a cor do terno; sua textura combina bem com qualquer tecido escolhido. A costura é feita em tufos ou fitas separadas.
Outros tipos de acabamento e decoração
Frequentemente, apliques são usados para decorar fantasias. Esta é uma opção mais econômica e muito mais fácil de costurar do que destacar o molde do maiô com strass caros. Mas pedras multicoloridas também são usadas para decoração. Para dar brilho, cristais especiais são frequentemente usados, que brilham em cores diferentes ao se mover, refletindo a luz ao redor; também são chamados de strass com efeito AB. Os strass devem ser colados antes da costura das peças, ou seja, na fase de corte. Você pode usar cola branca ou transparente, que deve ser aplicada no tecido.

Existem strass com superfície já adesiva, mas eles não são duráveis o suficiente e permanecem no tecido apenas por um curto período de tempo; ao lavar, a probabilidade de caírem é alta.

Se o desenho precisar ser completamente preenchido com elementos brilhantes, é melhor usar strass grandes costurados, e as áreas vazias devem ser cobertas com strass pequenos.

Costurar um collant de ginástica para uma menina para apresentações com as próprias mãos, sem gastar uma fortuna, pode não ser nada difícil se você seguir todas as instruções passo a passo, aprofundando-se no processo usando esboços e moldes. Marcas removidas corretamente são a chave para um bom resultado final. Um molde pronto para um collant para danças artísticas pode ajudar um mestre iniciante a colocar a mão na massa e, então, construir de forma independente desenhos para qualquer altura.




