Para muitas mulheres, a cozinha é o lugar onde passam a maior parte do tempo em casa. E criar conforto e aconchego ao redor dela influencia muito o desejo de estar lá. Itens e acessórios úteis feitos à mão permitem que você não só economize na compra de novos atributos, mas também os costure individualmente para você.
- O que é isso?
- Benefícios do uso
- Tipos de produtos e seus enchimentos
- Têxtil
- Silicone
- Padrões e diagramas
- O colorido "Anel"
- "Quadrado simples"
- "Borboleta"
- "Rato"
- "Luva"
- Pegador de panela quadrado de patchwork
- Pegador de panela faça você mesmo com sobras de jeans velhos
- Como costurar um pegador de panela com retalhos
O que é isso?
Os pegadores de panela são itens indispensáveis na cozinha e precisam ser trocados de tempos em tempos. Existe mais de uma tecnologia para criar uma luva prática. O material para costurar um pegador de panela pode ser encontrado em qualquer armário — podem ser retalhos de tecido ou jeans desnecessários.

Benefícios do uso
Um pegador de panela é um acessório prático de cozinha usado para preparar alimentos quentes, permitindo proteger as mãos de queimaduras. Com ele, você pode segurar uma assadeira quente no forno para verificar se o prato está pronto, retirar uma frigideira do fogão ou uma panela, pressionar a tampa e escorrer a água para a pia para que as batatas ou a massa permaneçam dentro. Este dispositivo também é usado como suporte para pratos quentes, protegendo a superfície de trabalho contra danos.

Uma luva ou tapete feito à mão pode ser um acessório decorativo maravilhoso que complementa o interior da cozinha. Devido à variedade de formas e cores, esse atributo também é oferecido como presente para donas de casa.
Tipos de produtos e seus enchimentos
Independentemente do formato, tamanho, esquema de cores e recursos de aplicação, apenas dois tipos de pegadores de panela são conhecidos:
- Têxtil;
- Silicone.

Têxtil
Para pegadores de panela de tecido, é melhor usar materiais feitos de fibras naturais: algodão, linho ou chita. Eles são mais duráveis, resistentes ao desgaste e suportam bem altas temperaturas.
Observe! Tecidos sintéticos podem deformar quando aquecidos e se tornar inutilizáveis muito rapidamente. Além disso, os sintéticos têm a propriedade de se inflamar rapidamente, portanto, tenha muito cuidado ao usar uma empunhadura feita desse material perto de uma fogueira.
Os seguintes são considerados o padrão para pegadores de panela têxteis:
- Apartamento comum;
- Que tem a forma de uma figura geométrica: quadrada, redonda ou retangular;
- Em forma de luva.
Enchimento. É o fator-chave para proteger suas mãos de queimaduras. Ao escolher um enchimento, é melhor optar por manta ou tecido drapeado; feltro e flanela também são usados às vezes - não será assustador pegar um bule ou panela quente com esse enchimento.

Importante! Pegadores de panela com enchimento sintético em vez de enchimento aumentam o risco de queimaduras em três vezes, em comparação com os de tecido drapeado ou acolchoado. Se isso não for detectado na hora da compra, é melhor usá-lo como acessório decorativo.
Silicone
Um pegador de panela de silicone é uma abordagem moderna para a criação de utensílios de cozinha. Possui uma ampla gama de funções e diversos tipos de design. Também está disponível em uma ampla gama de formatos: uma pinça, uma luva, uma luva. Ou em formato de animais: gatos, um porco, cachorros, ratos, sapos, borboletas. As características técnicas deste tipo de pegador de panela apresentam muitos aspectos positivos, o que lhes permite ganhar cada vez mais popularidade entre as donas de casa.
Padrões e diagramas
Pegadores de panela DIY com retalhos: moldes podem ser encontrados em sites de corte e costura. Como regra, esses recursos sempre oferecem moldes para modelos interessantes de luvas, além de tecnologias fáceis e originais para criar lindas luvas ou guardanapos para a cozinha. Costureiras iniciantes recebem masterclasses e instruções passo a passo para costurar uma luva usando o molde correto.
Informações adicionais! Crianças em idade escolar podem se envolver nessa atividade. Mais tarde, ela se tornará sua atividade favorita. Todas as meninas vão adorar costurar pequenos remendos, aprender a técnica de patchwork e criar artesanatos inusitados que podem ser úteis em aulas de artesanato.
Antes de começar a costurar um pegador de panela, você precisa criar um molde. Não será necessário criar designs complexos. Luvas velhas ou moldes prontos da internet servirão de molde. Você pode desenhar um quadrado ou um círculo você mesmo.
Importante! Antes de costurar, o material deve ser lavado, seco e passado.
O molde é transferido para o tecido e cuidadosamente desenhado. Deve haver duas peças do tecido principal e duas peças do enchimento. Assim, há quatro elementos principais no total. Eles devem ser idênticos e com uma margem adicional de 0,7-1 mm nas bordas para folgas!
O colorido "Anel"
Não há nada de complicado em costurar um pegador de panela colorido. Basta preparar o material e transferir o molde para o tecido. Deve haver 4 partes; se desejar, um vivo é aplicado ao longo das bordas. O processo de fabricação repete exatamente o mecanismo para criar um "Quadrado Simples".

"Quadrado simples"
O padrão deste pegador de panela é o mais simples possível. Até uma artesã inexperiente consegue costurá-lo.
Informações adicionais! Se o laço for costurado na lateral, o quadrado automaticamente se tornará um losango.
Materiais necessários:
- Tecido para a base,
- Enchimento,
- Tesoura, linha e agulha,
- Opcional - trança.

Processo passo a passo:
- O padrão de formato quadrado é feito de 20*20 cm.
- Transfere-se para o tecido, deixando 1 segundo nas bordas para margem. Total de 4 peças: 2 externas e 2 internas.
- As externas são colocadas frente a frente e o enchimento é colocado sobre elas.
- As costuras são costuradas, deixando espaço para virar.
- Depois que a empunhadura é virada do avesso, as bordas são finalizadas com fita adesiva e um laço é costurado.
"Borboleta"
O padrão de pegador de panela em forma de borboleta em tamanho real tem sua peculiaridade: é feito especificamente para ser colocado apenas nos dedos. O recesso não é profundo e, ao mover os dedos localizados na "borboleta", você pode captar o bater de suas asas. Com ele, queimaduras nos dedos e nas palmas das mãos não são assustadoras.

Informações adicionais! Depois de muitas donas de casa experimentarem esse tipo de pegador de panela no dia a dia, a maioria delas não volta mais às opções clássicas.
Também pode ser feito no formato de uma maçã, galinha poedeira ou ovo — a tecnologia é a mesma, assim como a aplicação subsequente. "Ovos" simples costumam ser usados como decoração para uma mesa festiva.
"Rato"
Quando costuramos pegadores de panela incríveis em forma de "rato", sempre nos vem à mente a associação com a agilidade desse bichinho maravilhoso. Não é de se espantar que existam ideias assim: um rato corre rápido, assim como utensílios quentes queimam rapidamente.

O padrão das peças é fornecido abaixo. Mas vale a pena considerar algumas dicas:
- O tecido deve ser não sintético, mas natural, para evitar que grude em pratos quentes.
- A camada interna, o enchimento, deve ser substancial. A melhor opção é um enchimento sintético com folhas. Alternativamente, se você tiver toalhas felpudas ou moletons velhos em casa, também pode usá-los.
- O vivo é feito com viés de tecido em tons contrastantes.
"Luva"
Na costura de patchwork, os pegadores de panela costumam ter o formato de luvas. Este é um formato muito comum.
Os materiais que você precisará são:
- Tecido, enchimento,
- Tesouras, linhas, agulhas,
- Máquina de costura,
- Trança,
- Lápis e papel vegetal.
O mecanismo de criação não é diferente dos descritos acima. Os tamanhos dos moldes são mostrados na imagem. Papel vegetal é necessário para transferir imediatamente o desenho do papel para o tecido.
Pegador de panela quadrado de patchwork
Ao criar pegadores de panela com suas próprias mãos a partir de tecido com padrões de patchwork, você pode usar tecidos de diferentes tons. Tudo depende das cores predominantes na cozinha. Se bege, caramelo ou cinza, as cores pastel são as preferidas. No entanto, opções mais vibrantes também são apropriadas e frequentemente utilizadas, principalmente no conjunto de um elemento decorativo, como uma pintura ou um vaso.
Os materiais são simples:
- 2 pedaços de tecido de linho 24*24 cm.
- 24 tiras do mesmo tecido 2,5*24 cm.
- 2 pedaços de lã ou algodão medindo 24*24 cm.
- Pegue 25 cm de borda (para que ela combine com o tecido principal). Você também pode fazer você mesmo.
- E, claro, tesouras, agulhas, ferro, linha, máquina de costura — todas as ferramentas à mão.
O tecido de linho é colocado sob o enchimento e, por cima, tiras que precisarão ser costuradas ao enchimento. Duas tiras são colocadas uma ao lado da outra, dobradas no centro da parte principal e costuradas em um dos lados. A tira superior precisará então ser dobrada para trás e a costura passada a ferro.
Importante! As listras devem ficar voltadas para a costureira.
Em seguida, pegue outra tira, coloque-a sobre a passada a ferro e costure-a seguindo o mesmo princípio. Por fim, vire-a e passe-a a ferro. Como resultado, a peça deve ficar completamente coberta com tiras. Faça o mesmo com o segundo tecido principal. Em seguida, costure a borda sobre essas tiras. A borda crua da borda deve ser conectada à borda crua do pegador de panela. Primeiro, ela é costurada em um dos cantos do pegador de panela e, antes de cada novo canto, a borda é dobrada em 24 graus. O resultado é que ela é costurada ao longo de todo o perímetro.
No final, vale a pena retornar ao canto inicial e dobrar a borda para a frente. Em seguida, prenda-a com alfinetes, a ponta vira um "laço" e o restante é dobrado para dentro.
O toque final é costurar a borda na parte da frente.
Na verdade, na prática, vale a pena tentar apenas uma vez - e o estilo patchwork parecerá o mais simples de todos.
Pegador de panela faça você mesmo com sobras de jeans velhos
Algumas alças são até feitas de tecido de cortinas velhas ou jeans. Por que você deve escolher jeans:
- Está sempre disponível. Certamente, toda dona de casa tem uma calça jeans velha e surrada acumulando poeira no armário.
- Tecido muito denso e grosso não permitirá que você se queime.
- O material é natural, por isso não derrete, não gruda e raramente se formam furos e danos.
- É fácil de lavar e não precisa ser passado, pois quase não amassa.

Quanto a como costurar pegadores de panela com esse material: absolutamente qualquer dona de casa consegue! Basta dar asas à sua imaginação e imaginação. Mesmo que você não tenha tido a oportunidade de costurar antes ou não tenha conseguido, esses detalhes elevarão sua autoestima e lhe darão habilidades de bordado e costura.
Você pode escolher o formato com segurança: um círculo, um quadrado, ou talvez animais ou insetos? Experimente uma vez e você poderá criar uma coleção inteira com a sua própria marca.
Como costurar um pegador de panela com retalhos
Como se sabe, o estilo patchwork era usado pelos nossos ancestrais. Sua vantagem é que, ao criá-lo, são utilizados tecidos de peças antigas e desnecessárias, de absolutamente qualquer tipo. E isso adiciona um toque picante à peça – padrões simples interessantes ou pequenos detalhes extraordinários permanecem.

O processo em si não é complicado, mas é bastante trabalhoso — requer muita atenção, concentração e precisão na execução.
Abaixo está uma breve aula magistral sobre como criar um pegador de panela usando sobras.
Materiais:
- 4 pedaços de tecido (partes interna e externa) 24*24 cm.
- Tiras de 2,5*24cm.
- Encadernação para bordas.

Esquema:
- Pegue um pedaço do tecido principal (parte externa), coloque o enchimento (parte interna) sobre ele e comece a costurar as tiras nos quadrados.
- Duas prateleiras são costuradas face a face à base de um lado. Dobradas e passadas a ferro. A próxima tira é aplicada e costurada ao suporte, dobrada e passada a ferro.
- A superfície deve ser preenchida com listras.
- A fita é aplicada no lado avesso e fixada em todo o perímetro. Em cada canto, ela deve ser dobrada em um ângulo de 25 graus.
- O debrum é costurado no pegador de panela, deixando espaço para a alça.
- Agora ele deve ser virado para a frente, preso com alfinetes e pontos leves.
- A parte restante do encanamento servirá como um laço, e a “cauda” pode ser escondida dentro.
- Etapa final: o debrum é costurado ao punho.

Ao fazer itens com suas próprias mãos, você pode escolher o formato: maçã, árvore de Natal, coração, coruja, porco, boneca russa, fruta. A imaginação humana é ilimitada. Pegadores de panela com padrões não são difíceis de encontrar na internet e, seguindo os padrões, crie seu próprio conjunto de acessórios originais, que incluirá luvas e itens com figuras que combinem com o esquema de cores do ambiente.




