Para cuidar de um recém-nascido, os pais precisam comprar muitas coisas, cujo principal objetivo é simplificar o processo de cuidado com o bebê. Entre elas está um casulo para recém-nascidos.
Ninho de casulo
O Baby Cocoon é essencialmente um colchão ortopédico que se adapta ao formato do corpo do bebê. Seu design permite que o bebê permaneça na mesma posição em que esteve no útero da mãe por nove meses.

Você pode comprar um casulo pronto, mas muitas pessoas costuram um ninho para recém-nascidos usando um molde. De qualquer forma, é altamente recomendável verificar se ele está disponível em casa.
Especialistas afirmam que, graças ao casulo, qualquer bebê se adapta muito melhor e mais rápido ao mundo ao seu redor e começa a se sentir confortável nele.
Diversidade
Os casulos estão disponíveis para venda em uma ampla variedade. Sua classificação mais geral é a seguinte.
· Travesseiro.
Este tipo pode ser usado desde os primeiros dias de vida da criança e não apenas para dormir, mas também para se alimentar e brincar.

· Ninho.
O ninho se parece mais com um berço. Ao escolher este tipo de casulo para recém-nascidos, você deve comprar versões com fundo resistente.

· Colchão.
O tipo mais comum. Muitas vezes, um colchão anatômico é colocado no berço do bebê.

· Fralda.
Existe um padrão especial para um casulo para recém-nascidos deste tipo, que leva em conta as características da estrutura corporal do bebê. Velcro é frequentemente usado como fecho, mas você também pode encontrar modelos com zíper.

Tamanhos universais de fraldas por mês
Não é difícil costurar ou comprar um casulo para recém-nascidos com as próprias mãos, mas vale a pena determinar o tamanho ideal. Este tipo de produto é dividido em três faixas etárias:
- de 0 a 3 meses (tamanho S para altura 62 cm);
- de 3 a 6 meses (tamanho M para altura 68 cm);
- de 6 meses a um ano (tamanho L para altura 74 cm).
As fraldas mais populares desse tipo são as de tamanho pequeno e médio. A maioria dos pais prefere parar de usar fraldas casulo quando o bebê completa seis meses.

Importante! É altamente recomendável costurar ou comprar uma fralda de crescimento para economizar dinheiro. Ela não cumprirá sua função principal: proporcionar à criança condições confortáveis durante o sono e a vigília.
Escolhendo materiais para fraldas
Tendo decidido costurar um casulo para recém-nascidos com suas próprias mãos de acordo com a master class, é altamente recomendável abordar cuidadosamente a escolha do material.
Ao escolher o tecido para costurar uma fralda casulo, você deve prestar atenção aos seguintes pontos:
- qualidade;
- naturalidade;
- a capacidade do tecido de permitir boa passagem de ar;
- boa absorção de umidade;
- suavidade;
- força;
- hipoalergênico.

Esses critérios são atendidos por chita, flanela, cambraia, jersey e rodapé. São esses tecidos os mais adequados para costurar fraldas.
Importante! Ao comprar tecido, você não deve confiar totalmente nas informações sobre a composição indicadas na etiqueta. Esses dados nem sempre correspondem à realidade. Nesse sentido, recomenda-se comprar o material em locais confiáveis e não tentar economizar nesse item de despesa.
Materiais e ferramentas para trabalho
Qualquer instrução sobre como costurar um casulo começa com uma lista de materiais e ferramentas necessárias para o trabalho.
Os materiais necessários são:
- 2 pedaços de tecido medindo 80×100 ou 80×110 cm;
- cerca de 3 metros de cordão (pode ser substituído por fita de cetim ou viés);
- cerca de 1 metro de fita de viés na mesma cor do tecido principal;
- renda (opcional);
- espuma de borracha medindo 70×40 e 2 cm de espessura (pode ser substituída por enchimento sintético enrolado com parâmetros semelhantes);
- tópicos.

As ferramentas que você precisará são:
- papel (para transferir o molde);
- fita métrica;
- padrão;
- caneta, giz ou lápis;
- tesoura;
- furador;
- alfinete de segurança;
- alfinete de alfaiate;
- agulha de alinhavo;
- máquina de costura;
- ferro.
Mas o mais importante, sem o qual você nem deveria começar a trabalhar, é um molde ou padrão, de acordo com o qual o molde será feito e, de fato, o produto será costurado. Se você tiver algum conhecimento e experiência, pode fazer o molde você mesmo ou encontrá-lo em um dos muitos sites na internet.
Master class sobre costura
Não é fácil responder à pergunta sobre a melhor forma de costurar um ninho casulo para um recém-nascido, mas é perfeitamente possível fornecer uma master class passo a passo demonstrando tudo com o máximo de detalhes.

Nas lojas, os preços dos casulos para recém-nascidos não são os mais baixos, então muitas mães que não são estranhas ao bordado preferem costurar o produto com as próprias mãos. Um casulo feito em casa não é pior.
A costura envolve a seguinte lista de trabalhos:
- Duas peças idênticas são cortadas do tecido de acordo com o molde.
- As peças são colocadas uma em cima da outra com os lados direitos voltados para dentro.
- Alfinete as bordas e costure. A parte inferior do produto não precisa ser costurada.
- O futuro ninho é virado do avesso e passado a ferro.
- Afaste-se 2 cm da borda e faça um segundo ponto à máquina. Uma fita ou cordão será inserido no furo resultante.
- Recorte a parte do meio do molde, transfira-a para o tecido e recorte a próxima parte.
- Coloque-o no centro do ninho costurado e costure na máquina.
- Corte um pedaço semelhante de enchimento sintético.
- Eles o inserem lá dentro.
- Afastando-se da borda os mesmos 2 cm, use alfinetes para conectar as três camadas (duas camadas de tecido e uma camada de enchimento sintético).
- Costure à máquina, deixando cerca de 2 ou 3 cm da borda para a bainha posterior. Recomenda-se costurar o colchão em vários outros pontos para que o enchimento fique o mais firme possível.
- A fita é inserida usando um alfinete.
- A lateral é preenchida com holofibra.
- A parte de trás é costurada.
- A fita é amarrada puxando-se as bordas laterais.
- O resultado é um casulo fofo para um recém-nascido.
Como tricotar um casulo
Os casulos não só podem ser costurados, como também feitos em crochê ou tricô. O envelope em si não é apenas uma excelente alternativa aos panos, como também aquece o bebê.

Você pode tricotar um produto de qualquer tamanho. Assim como acontece com os ninhos costurados, você deve usar materiais naturais e de alta qualidade para tricotar. Você pode encontrar um grande número de master classes sobre tricô com agulhas de crochê e tricô na internet. Portanto, não há sentido em dar instruções passo a passo. Se desejar, além do envelope, você pode tricotar um gorro ou um capuz original. É muito fácil tricotar uma peça nova para um bebê - todos os movimentos são realizados exclusivamente em círculo. Meias e gorros são tricotados da mesma maneira. Você só precisará deixar uma pequena margem na parte superior do produto, pois o tecido tricotado é muito elástico.

Casulos de malha são muito práticos de usar. Para colocar uma criança neles, bastam alguns movimentos simples. Esse tipo de ninho se torna especialmente relevante no inverno. O envelope é perfeitamente capaz de substituir uma enorme quantidade de roupas que envolvem uma criança para se aquecer.
Vantagens e desvantagens da autocostura
Você pode ficar muito tempo em frente a uma vitrine com casulos para recém-nascidos, mas se arrepender do dinheiro e sair sem nada. Mas isso não significa que você deva abandonar completamente esse produto. Além disso, costurar você mesmo um envelope de casulo não apresentará nenhuma dificuldade específica. Costurar um ninho você mesmo tem vantagens inegáveis:
- a capacidade de escolher de forma independente o tecido com suas características, cores, padrões e modelos;
- economia de dinheiro - uma opção caseira, mesmo levando em conta a compra de materiais e ferramentas, será mais barata;
- a capacidade de ajustar quaisquer nuances durante o processo de costura.
Há também algumas pequenas desvantagens. Em primeiro lugar, estamos falando do tempo gasto. Este processo, embora relativamente simples, exige muita mão de obra. Na melhor das hipóteses, levará alguns dias só para costurar ou tricotar. E você também precisará ir às compras em busca de materiais. Vale lembrar também que muitas pessoas simplesmente não sabem costurar ou tricotar e, quando começam a fazer algo novo para um bebê sozinhas, correm o risco de desperdiçar tempo, dinheiro e esforço.

Em geral, um casulo para bebê é uma invenção excelente, que muitos pais já apreciaram. Considerando que a resposta para a pergunta de como costurar um ninho casulo para um recém-nascido com as próprias mãos não é difícil de encontrar, existe a oportunidade de verificar a conveniência desta invenção com sua própria experiência.




