Vários acessórios macios adicionam aconchego à casa. Um pegador de panela para a cozinha não só protegerá as mãos da anfitriã, como também tornará o interior do cômodo mais delicado e bonito. Este artigo explica como fazer pegadores de panela com suas próprias mãos e o que é necessário para isso.
- Para que servem os pegadores de panela?
- A história do surgimento do pegador de panela na cozinha
- Como escolher o enchimento e o tecido certos para um acessório de cozinha
- Principais características do corte e da costura
- Como costurar um pegador de panela quadrado para a cozinha com suas próprias mãos
- Pegador de panela faça você mesmo com sobras de jeans velhos
- Estilo patchwork para pegadores de panela
- Feito de feltro
Para que servem os pegadores de panela?
Os pegadores de panela são acessórios bastante práticos para cozinhar. Com eles, você pode retirar uma frigideira ou panela quente do fogão, retirar uma assadeira do forno, etc. Há uma grande variedade de tipos e cores, técnicas de execução e enchimento interno, mas todos têm uma função comum: proteger as mãos de queimaduras.

Quase toda dona de casa tem pegadores de panela, e quem não tem precisa passar muito tempo e se esforçar para escolher esse acessório. Mas poucas meninas querem comprá-lo, pois é mais fácil fazê-lo sozinha, combinando com o design da cozinha ou do avental. Poucas meninas e mulheres sabem o básico de costura e moldes, embora essa habilidade seja sempre necessária na vida. O processo de trabalho levará cerca de algumas horas e você nem precisará usar uma máquina de costura.

A história do surgimento do pegador de panela na cozinha
No século passado, este acessório doméstico era feito à mão, e para isso utilizavam-se pedaços de lã, tecidos e sobras diversas. Como a cozinha é um dos locais de residência permanente de uma mulher, cada uma delas se esforçava para torná-la o mais confortável e aconchegante possível. E como um acessório elegante e bonito, usavam-se pegadores de panela. Um ou vários pequenos panos bonitos traziam elegância ao design da cozinha, e não apenas protegiam as mãos de queimaduras.
O século XX viu o surgimento do patchwork, que ajudou a dar vida à beleza dos pontos e blocos feitos à mão com a ajuda de pegadores de panela.

Na década de 20, a popularidade desse acessório caiu, pois, como os pegadores de panela de tecido eram feitos inteiramente de renda, não protegiam as mãos, sendo usados como decoração para o ambiente. Pareciam bastante luxuosos e bonitos.
Na década de 30, começaram a fazer rostos de pessoas, animais, carros, frutas e até flores em luvas. E na década de 40, começaram a produzir conjuntos completos de luvas, aventais e toalhas. A cada ano, esse item ganhava popularidade.

Na década de 50, o amor por este produto começou a crescer. Costureiras apaixonadas se dedicaram à costura de projetos individuais e belos modelos. Basicamente, os pegadores de panela de tecido eram valorizados pelas donas de casa americanas. Todos os anúncios e revistas exibiam pôsteres com uma dona de casa segurando uma torta com este acessório. Tornou-se uma espécie de símbolo de uma verdadeira dona de casa. Todos os anúncios e lojas de TV vendiam conjuntos de luvas originais e interessantes.
Nos anos 50, era comum colecionar pegadores de panela. Era um dos melhores presentes para qualquer feriado. As avós ensinavam as netas a costurá-los e decorá-los corretamente. Acreditava-se que, se uma mulher não tivesse tal item na cozinha, ela não era uma dona de casa de verdade.

No mundo moderno, os produtos não têm tanta preferência como antes, mas mesmo agora muitas donas de casa os usam com prazer, e nas lojas há uma enorme variedade de modelos, às vezes eles vêm completos com aventais, para que tudo fique no mesmo estilo.
Como escolher o enchimento e o tecido certos para um acessório de cozinha
O principal fator ao criar pegadores de panela com as próprias mãos é a escolha certa do material e do enchimento. Os tecidos adequados para o trabalho são naturais, como linho, chita ou algodão. É aconselhável usar tecidos densos para que durem mais.
Além dos tecidos, você também precisa escolher o formato do produto. Lembre-se também de que diferentes tipos de luvas diferem em características, o que significa que é melhor fazer um conjunto universal: separadamente para vasos, para bandeja, etc.

O enchimento é sempre adicionado dentro do produto. Trata-se principalmente de penugem sintética, manta, feltro ou tecido drapeado. Feltro e outros materiais são mais adequados para enchimento e costura de utensílios de cozinha, pois são densos e suas mãos nem sentirão os pratos quentes.
Você pode desenhar moldes para o trabalho sozinho ou encontrá-los em diversas master classes. Os formatos favoritos de luvas são coração, círculo ou estrela. Para decorar a cozinha, você pode costurar mini quadrados com enchimento de poliéster e pendurá-los em alças.
Atenção! Recomenda-se lavar os produtos à mão em água morna com sabão. Na lavagem à máquina, o enchimento acumula e a luva pode ser descartada.

Principais características do corte e da costura
Você pode encontrar pegadores de panela DIY feitos de tecido com moldes na internet. Há muitas master classes sobre como fazer isso. Você precisa se lembrar dos principais fatores ao costurar:
- Para garantir que os pegadores de panela acabados cumpram todas as regras de resistência ao calor e densidade, é aconselhável escolher materiais de algodão natural;
- É importante saber que materiais sintéticos derretem e queimam rapidamente, por isso seu uso deve ser evitado.
- Para não queimar as mãos, o produto deve ter a espessura necessária para protegê-las de pratos quentes. Como enchimento denso, podem ser utilizados: algodão, penugem sintética, enchimento ou feltro.
- Para não desperdiçar dinheiro com tecido, você pode usar suéteres e blusas que já perderam a aparência;
- Para materiais densos, você precisa usar máquinas de costura.

Como costurar um pegador de panela quadrado para a cozinha com suas próprias mãos
O método mais fácil, que até um iniciante pode fazer, é uma luva quadrada. Se você costurar a alça não na lateral, mas no canto, o produto automaticamente parecerá um losango.
Materiais para fabricação:
- Tecido para a base;
- Enchimento;
- Tesouras, linhas e agulhas;
- Trança.
Execução da obra:
- Desenhe um padrão no papel no formato de um quadrado medindo 30 x 30 cm;
- Transfira o molde para o material principal e o enchimento, deixando 0,5 cm de margem nas bordas. Faça duas partes externas e duas internas (4 peças);
- Coloque as partes externas uma sobre a outra com os lados direitos voltados um para o outro e, em seguida, coloque o recheio por cima delas;
- Varrer na máquina, deixando uma abertura para virar;
- Vire o produto do avesso. Faça uma trança nas bordas e costure uma laçada na lateral. O trabalho está pronto.
Vale acrescentar que muitas vezes costureiras experientes bordam vários animais, flores ou palavras no produto final.

Pegador de panela faça você mesmo com sobras de jeans velhos
Em hipótese alguma você deve jogar fora jeans velhos, pois este é um tecido muito valioso. Além de luvas de cozinha, você pode fazer bolsas ou brinquedos infantis com eles. Até mesmo retalhos de tecido serão necessários. O método de patchwork é usado no trabalho.
Materiais e ferramentas para o trabalho:
- Jeans;
- Tesoura e linha;
- Ferro.
Andamento do trabalho:
Corte jeans velhos em tiras iguais. Dobre-as ao meio e depois ao meio novamente. É aconselhável prendê-las com linha ou simplesmente passá-las a ferro. Em seguida, trance as tiras, como se estivesse decorando o topo de uma torta. Costure as bordas e envolva-as com a tira maior de tecido. No final, costure um laço em qualquer lugar. O produto está pronto. Esta técnica é a mais fácil e comum, mesmo para iniciantes em bordado, não haverá problemas ao trabalhar.

Estilo patchwork para pegadores de panela
Você pode escolher qualquer material. Ficará mais bonito usar tecidos contrastantes, como vermelho, azul e marrom.
Faça um molde e recorte cinco partes. Por segurança, faça marcações adicionais no material nas juntas e reforce com uma folha grossa.
Recorte os pedaços com uma margem de 0,5 cm.
É composto por seis partes conectadas uma após a outra. Primeiro, você precisa costurar as partes 1 e 2, 3 e 4.
Em seguida, pegue 1 parte (1 e 2 partes) e costure com a parte central. Costure da borda até a margem esquerda.
Passe e costure à direita (sentido horário) a outra parte (das partes 3 e 4) e costure.
Conecte todas as peças dessa maneira.
Atenção! Para costurar a última parte, você precisa dobrar cuidadosamente a primeira parte do avesso e alfinetá-la. E também, como descrito acima, conectar sem atingir a margem.
No final, é costurado um isolamento, por exemplo, de fibra holográfica.

Feito de feltro
Para costurar pegadores de panela de feltro com suas próprias mãos, você precisa ter uma máquina de costura ou uma agulha bem grossa.
Para trabalhar você precisará de:
- Feltro de várias cores: marrom escuro e carmesim;
- Tesoura;
- Máquina de overlock;
- Enchimento (penugem sintética).
Corte dois pedaços redondos iguais com bordas entalhadas de tecido marrom. Para que o pegador de panela resista a altas temperaturas, você precisa usar uma camada de felpa sintética ou um pegador de panela desnecessário, aproximadamente do mesmo tamanho. Faça um círculo no centro de um dos pedaços. Corte um círculo do tecido framboesa alguns centímetros maior que o marrom. Coloque seis tiras entrelaçadas por cima e costure-as.

Costure os dois círculos para formar uma torta. Em seguida, você precisa montar a luva: a parte inferior marrom, uma camada de penugem sintética (ou você não precisa do produto), uma alça e a parte superior em formato de framboesa. O pegador de panela de feltro em formato de torta está pronto. Você pode fazer um suporte grosso de feltro com o mesmo design.
Pegadores de panela de tecido "faça você mesmo" parecem muito elegantes e originais. O trabalho não demandará muito tempo e dinheiro, mas ninguém terá um produto assim. Hoje em dia, as lojas de tecidos oferecem uma grande variedade de tecidos com lindas estampas, então escolher o material não será difícil. É aconselhável escolher um material bastante denso para o trabalho, para que o produto dure bastante.




