Almofadas decorativas são parte integrante do design de interiores de uma casa, seja com um sofá ou uma cama na sala de estar. Seja uma varanda ou varanda para relaxar, uma cozinha com um cantinho aconchegante ou uma sala de estar, acessórios macios são essenciais para adicionar leveza e conforto a esse espaço. Costurar almofadas para um sofá com as próprias mãos não é difícil se você tiver a vontade certa, pois às vezes é muito difícil comprar algo que combine com o interior. E é muito mais agradável sentar e descobrir por conta própria como costurar uma almofada de sofá que combine com o estilo do ambiente e o humor dos donos.
Propósito
Uma almofada de sofá não tem apenas funções práticas, mas também faz parte da decoração. Há uma série de razões pelas quais você não deve negligenciar a presença deste atributo:

- Um esquema de cores de almofadas bem escolhido, seu formato e tamanho poderão se encaixar harmoniosamente no interior, enfatizando o estilo e o design do ambiente;
- A originalidade dos acessórios com formas ou estampas inusitadas, com bordados à mão ou com inserções de veludo enfatizarão o gosto do dono da casa e refletirão a individualidade do caráter.
- Esses atributos permitem que você crie uma atmosfera de conforto incomum e acolhedora em sua casa;
- Um item decorativo na forma de uma almofada de pelúcia ou de um animal pode esconder algumas falhas no interior, atraindo toda a atenção para si.

Informações adicionais! Praticamente não há desvantagens em usar esses atributos se eles forem escolhidos com bom gosto e combinarem com o esquema de cores do interior ao redor.
Tipos de travesseiros
Há uma infinidade de tipos de almofadas, com diferentes formatos, tamanhos e finalidades. A Dumochka pode se parecer não apenas com uma almofada clássica, mas também com um personagem de conto de fadas, um carro ou um animal. Existem vários tipos principais usados na decoração:
- Um bolster é um pequeno travesseiro, também conhecido como dumka, que geralmente é usado não apenas como um acessório, mas também como uma almofada macia sob a cabeça durante o sono diurno.
- Seccional - consiste em várias inserções volumosas costuradas juntas com inserções nervuradas, na aparência lembra costura de patchwork.
- Turco - geralmente decorado com moedas e borlas, o formato é ligeiramente oblongo, o bordado no tecido lembra um ornamento oriental.
- Acolchoado - disponível em vários formatos: retangular, oval, redondo ou quadrado. A característica distintiva deste tipo de almofada é a superfície acolchoada da capa.
- Oxford - distingue-se por um ponto adicional aplicado ao longo do perímetro, que separa a borda sem enchimento. O vivo acompanha a almofada ao longo de todo o perímetro.

Preparando para costurar
Como itens decorativos macios são frequentemente movidos de um lugar para outro, derrubados e usados por crianças, para criá-los você precisa escolher um tecido durável, um enchimento seguro e uma textura elástica que não mude de forma com impactos físicos. Costurar lindas almofadas de sofá consiste em várias etapas: escolher o material, selecionar o enchimento certo e costurar diretamente.
Escolhendo o tecido
A escolha do tecido para a almofada é o primeiro e mais importante passo. A principal qualidade do material selecionado deve ser a durabilidade. Se você ainda não tem ideia de como costurar uma almofada para sofá com as próprias mãos, o melhor é escolher tecidos simples: algodão ou chita. Tecidos também frequentemente utilizados: feltro, seda, linho, estofamento ou chita. Para almofadas de malha, é melhor usar suéteres de malha velhos ou suéteres volumosos desnecessários. Um fator importante na escolha do material deve ser a solidez da cor e a densidade da textura, para que o enchimento não caia.
Prós e contras dos diferentes tipos de tecidos
Tecidos naturais:
- O tecido chintz é fácil de cuidar, com textura leve e respirável. Contras: sensível a altas temperaturas, pode encolher, amassa facilmente e tem vida útil curta.
- Seda - distingue-se pela sua resistência e resistência ao desgaste, pode ser lavada a uma temperatura bastante alta (cerca de 110 graus), é um material respirável. Contras: amassa facilmente, o preço é bastante alto.
- O tecido de linho é hipoalergênico, respirável e lavável. Contras: encolhe rapidamente e amassa com muita facilidade, o material em si é um pouco rígido.

Jeans, flanela e feltro são tecidos de origem mais densa, que possuem características próprias:
- Jeans ou denim é um tecido respirável e bastante durável, com cores muito elegantes e modernas, além de ser ecológico. Contras: muito suscetível ao desbotamento, endurece e encolhe após a lavagem.
- A flanela é um tecido econômico, agradável ao toque e prático de usar, além de ser hipoalergênico. Contras: desfia muito durante a costura, o que causa certas dificuldades, além de não ser nada elástico.
- Feltro - sem frente e verso, o que simplifica seu uso, ampla gama de cores, contém 90-100% lã. Desvantagens: podem aparecer bolinhas após a lavagem, tem medo de altas temperaturas de aquecimento, tanto durante a lavagem quanto durante o tratamento a vapor, e perde a forma se lavado incorretamente.
Informações adicionais! Ao costurar almofadas decorativas, é permitido combinar tecidos: um lado pode ser de linho e o outro de seda. Fica um visual incomum e bonito. Você também pode criar seus próprios padrões com muitos retalhos de tecidos diferentes. Esse tipo de bordado é chamado de patchwork.

Selecionando um enchimento
Costurar uma fronha é apenas uma pequena parte do trabalho, ela ainda precisa ser preenchida. Existem dois tipos de enchimento:
- Enchimento natural (origem vegetal ou animal).
- Enchimento artificial.
As vantagens dos enchimentos naturais, neste caso de origem animal, são a longa vida útil, a ausência quase total de aglomeração e a manutenção de boas propriedades sanitárias e higiênicas. A única desvantagem é que esse material raramente é utilizado na costura de almofadas decorativas, pois não são tão fofas quanto as de dormir. Esses enchimentos incluem penas e plumas.
Enchimentos de origem vegetal são frequentemente usados para fins medicinais ou para pessoas com certos tipos de alergia a fibras de algodão ou sintéticos. O enchimento pode ser: bambu, ervas medicinais, cascas de trigo sarraceno ou cones de lúpulo. Desvantagens: este material tem a capacidade de apodrecer, ficar úmido e até mesmo se deteriorar, por isso requer cuidados muito cuidadosos.

Enchimento artificial: holofibra e penugem sintética. Estes são os materiais mais recomendados, pois não perdem a elasticidade com o passar dos anos. Algodão, enchimento sintético, etc., esses materiais não são absolutamente adequados para o enchimento de almofadas decorativas, pois tendem a aglomerar e endurecer rapidamente.
Para travesseiros no quarto de uma criança, o melhor é usar grânulos de silicone; esse tipo de material também não molha e é hipoalergênico.
Importante! Travesseiros com enchimento artificial podem ser lavados na máquina de lavar sem problemas, removendo o pó acumulado, o que não é aceitável com enchimento feito de materiais naturais.
Itens necessários para costura:
- Tesoura;
- Tecido e enchimento, zíper (para certos tipos de travesseiros);
- Máquina de costura (também pode ser costurada à mão);
- Alfinetes e agulhas de alfaiate;
- Metro ou régua simples, giz;
- Linhas, um molde em papelão ou instruções;
- Ferro.
Aula mestre passo a passo sobre costura de almofadas
Todos os materiais estão preparados, as ferramentas estão coletadas, você pode começar a costurar o travesseiro:
- Nós decidimos qual será o tamanho e o formato do pensamento, por exemplo, um quadrado, 50x50 cm.
- No tecido desdobrado, no verso, você precisa desenhar dois quadrados de 50x50, adicionando 2-3 cm ao redor do perímetro para a costura.
- Dobre os quadrados com os lados direitos voltados para dentro, fure o perímetro com alfinetes para que o tecido não escorregue e corte.

O próximo passo é costurar as partes preparadas:
- Você precisa começar a costurar costurando 3 lados das peças cortadas, sem remover os alfinetes para que o tecido não escorregue. Recuando os mesmos 2-3 cm que sobraram.
- Dobre as costuras resultantes para um lado, passe-as bem e depois vire-as do avesso.
- Encha a fronha resultante com o enchimento escolhido e costure o lado restante, dobrando a costura para dentro.
Almofada grande para sofá
Almofadas de sofá de tamanhos impressionantes exigem muita habilidade e prática adquirida durante a costura. O algoritmo de costura é exatamente o mesmo dos produtos padrão, descritos anteriormente. Basta aumentar as dimensões do molde final para os parâmetros necessários. Almofadas de sofá grandes também podem ser feitas para combinar com os móveis, revestindo-as com tecidos para estofamento.
Padrões e diagramas
Travesseiro de brinquedo faça você mesmo - Coruja.

Materiais: giz, linha, tecido, tesoura, renda, botões pretos, feltro preto para o bico e os olhos, tecido e enchimento.
- Todos os detalhes necessários do molde desenhado são recortados no tecido. Cada elemento deve ser costurado, recuando alguns mm da borda do produto.


- Depois o brinquedo é enchido com enchimento.


- A etapa final é a produção de elementos decorativos.

Almofadas em formato de gatos são feitas de maneira semelhante.


Há também um padrão para uma almofada retangular.

Opções de decoração
Para dar ainda mais individualidade ao produto, você pode adicionar alguns elementos decorativos:
- Um elemento-chave, como um simples botão no meio ou pompons nas bordas, pode complementar perfeitamente a imagem geral do acessório criado.
- Desenho em relevo - bufantes, franjas, flores, laços.
- Impressão de fotos ou aplique simples.
- Acabamento em renda, bordado ou uma fronha de malha podem dar um visual elegante e caro.

A escolha certa de tecido, enchimento e esquema de cores é a chave para um bom resultado final. Qualquer costureira iniciante lidará facilmente com a tarefa se todas as condições especificadas nos diagramas forem atendidas. O restante dos pedaços de tecido pode ser usado para costurar dumkas em patchwork. O interior do jardim também pode ser decorado com acessórios macios, dispostos em uma rede ou balanço; sua aparência criará aconchego e conforto no ambiente.




