Um grande número de jovens pais se interessa pela questão: como costurar roupa de cama infantil. Ou talvez a melhor opção seja comprar roupa de cama infantil em uma loja? Para determinar o que é melhor, é necessário comparar os prós e os contras de cada lado. É claro que o preço de um conjunto completo de roupa de cama é mais alto do que o de lençóis comprados separadamente. No entanto, costurar exige muito esforço e tempo, o que nem sempre é suficiente.
A vantagem de costurar você mesma também é que a própria mãe escolherá o material adequado, de boa qualidade e cor, e o processo, embora leve algum tempo, não é difícil mesmo para iniciantes. Hoje, vamos considerar: como costurar um conjunto de berço para um recém-nascido com suas próprias mãos.

- Escolhendo o tecido certo
- Tamanhos e medidas
- Consumo de tecido na costura
- Como costurar roupa de cama para um berço de bebê com suas próprias mãos
- Fronhas
- Folha
- Capa de edredom
- Protetores para berço
- Como decorar um conjunto de cama infantil
- Dicas úteis para finalizar o trabalho
- Lindos conjuntos de cama infantil para inspiração
Escolhendo o tecido certo
Se você mesmo fizer sua escolha, considere apenas tecidos de alta qualidade, de preferência de origem natural. Escolha apenas os tipos de materiais que apresentem as seguintes qualidades:
- Hipoalergênico;
- Limpeza ecológica;
- Maior conforto;
- Respirabilidade;
- Fácil de lavar e cuidar.

A melhor opção é o tecido 100% algodão. Roupas de cama feitas com ele são adequadas para qualquer estação: verão e inverno. As seguintes classes de tecidos de algodão são diferenciadas entre si pelo tipo de trama do fio:
- Calico. É hipoalergênico, permite a passagem do ar em ambas as direções e é altamente resistente ao desgaste, mas é mais áspero ao toque do que outros tipos e requer lavagem adequada, caso contrário, começará a desbotar;
- Chintz. O material é natural e agradável ao toque. Também é muito respirável, mas, ao contrário da chita, não requer cuidados especiais. Sua desvantagem é o desgaste rápido e a perda de brilho (cor) com o tempo. É ideal para crianças imediatamente após a alta da maternidade;
- Cetim. Possui excelente resistência ao desgaste, não eletrifica e não amassa. Além disso, o cetim mantém sua aparência após várias lavagens e transmite bem o calor. Não apresenta desvantagens distintivas;
- Popeline. É respirável e evapora bem a umidade, fácil de lavar e não acumula eletricidade estática. Praticamente não possui qualidades negativas, mas pode encolher quando lavado em água quente;
- Bambu. Possui alta resistência e propriedades antimicrobianas. Absorve perfeitamente umidade e odores. A desvantagem é o alto custo;
- Flanela. Macia ao toque, fica ainda mais macia após a lavagem. Retém o calor rapidamente e não causa reações alérgicas. Desvantagens: formação de bolinhas com o tempo, além de enrugamento intenso.

Tamanhos e medidas
Com as medidas do linho, tudo é simples. Para adultos, para crianças, há uma classificação de linho em simples, um e meio e duplo. A costura é feita em dois padrões: europeu e russo. A roupa de cama infantil deve ser costurada com base na altura e nas preferências pessoais. Em geral, o padrão define os seguintes tamanhos para crianças:
- Capa de edredom - 110-120 centímetros por 140-150 centímetros;
- Folha - 100-120 centímetros por 138-160 centímetros;
- Fronhas - 40 por 60 centímetros.
Importante! O conjunto infantil difere do conjunto adulto não apenas no tamanho, mas também, às vezes, na configuração. Uma das características é a presença de elásticos que prendem o lençol ao colchão. Isso evita que o lençol fique amassado pela manhã e garante um sono melhor para o bebê, que costuma se revirar na cama à noite.

Consumo de tecido na costura
Para comprar exatamente a quantidade de tecido necessária para costurar e não errar nos tamanhos, você precisa medir cada atributo:
- Travesseiro;
- Cobertor;
- Colchão;
- Cama.
Você pode medir a roupa íntima que já tem para economizar ainda mais. Você pode calcular usando tamanhos padrão sem precisar correr pela casa com uma régua e usando os números de tamanho indicados na seção anterior. Você também deve levar em consideração que o tecido deve ser comprado 10 ou 15 cm mais longo do que o necessário. O tecido frequentemente "encolhe" e, ao costurar, pode ser necessário alongar o produto alguns centímetros.

Como costurar roupa de cama para um berço de bebê com suas próprias mãos
Antes de começar a costurar, você precisa preparar todas as ferramentas necessárias:
- O tecido, cuja largura será de um metro e meio e o comprimento de quatro metros;
- Material denso para as laterais;
- Linhas e agulha;
- Máquina de costura;
- Tesouras e alfinetes;
- Fita e régua;
- Giz de cera ou restos de sabão;
- Borracha de espuma e ferro.
Além disso, você precisa de bom humor e tempo livre. Trabalho feito às pressas terá a qualidade correspondente.

Fronhas
Costurar uma fronha é fácil, mas você precisa ser preciso. Para isso, você precisa dobrar o molde e seguir as instruções:
- Meça um pedaço de tecido medindo 70 x 50 cm da tela e dobre-o com o lado direito para dentro;

- O canto de 30 cm que sobrar do corte deve ser dobrado para cima, criando uma aba que impeça a almofada de cair da fronha;
- Dobre as laterais e costure-as primeiro na parte da frente e depois na parte de trás;
- É aconselhável vaporizar e passar o produto acabado.

Folha
A folha é feita de várias maneiras: com um elástico e da maneira usual. Para o primeiro método, as instruções passo a passo são as seguintes:
- Corte um pedaço de tecido e deixe alguns centímetros de cada lado. O resultado será uma peça com 145 de comprimento e 115 de largura;
- Vire o tecido de cada lado uma ou duas vezes e comece a costurá-lo. As bordas acabadas não ficam muito bonitas, então você pode fazer a bainha também;
- O produto também deve ser passado a ferro, principalmente as bordas.

O segundo tipo de lençol é adequado para bebês ativos. É mais difícil de costurar, mas seguindo as instruções, tudo dará certo:
- Corte o tecido 120 x 150 cm;
- Dobre-o em quatro e meça um quadrado de 20 x 20 no canto superior direito;
- Corte com uma tesoura, costure os cantos e faça um chuleado;
- Faça a bainha de todos os lados, levando em consideração o espaço para o elástico, que será inserido posteriormente;
- Insira o elástico no lençol e puxe-o por todos os lados, depois faça a bainha.
Importante! O lençol com elástico deve ficar bem ajustado, mas não muito apertado, ao colchão, para que não possa ser removido simplesmente virando o corpo. Se não couber, o elástico deve ser substituído por um mais longo ou, inversamente, costurado caso o lençol caia.

Capa de edredom
Para fazer isso, você precisa de um pedaço de 210 x 290 cm. Você deve experimentá-lo imediatamente no cobertor e verificar se serve. Os próximos passos são os seguintes:
- Dobre o tecido ao meio e processe a parte superior e inferior;
- Nas laterais, deixe 40–50 cm de tecido para fazer um furo para inserir o cobertor;
- Cubra o buraco com fita ou trate-o como desejar;
- Passe o produto e alise todos os cantos e costuras.

Protetores para berço
Protetores de berço são um item útil que pode proteger as crianças de baterem nas grades da cama. Para fazê-los, você precisa de um tecido mais grosso, que deve ser comprado separadamente. Você pode fazê-lo da seguinte maneira:
- Faça um molde para os lados retangulares. Corte tecidos de 40 por 60 ao longo do comprimento da cama e 40 por 120 ao longo da largura;
- Finalize as bordas costurando fitas ou fitas para prendê-las à cama;
- Vire as laterais do avesso e preencha-as com espuma de borracha para dar maciez;
- Costure um zíper em cada item para remover a espuma durante a lavagem;
- Coloque e prenda as laterais ao longo da cama.

Como decorar um conjunto de cama infantil
O conjunto finalizado também pode ser decorado. Nesse caso, todos devem demonstrar imaginação e cuidado. Lembre-se também de que, se a criança estiver deitada na cama, ela pode colocar o elemento decorativo na boca, o que pode ser perigoso.
O conjunto pode ser decorado com rendas bordadas, babados, babados e fitas largas. É estritamente desaconselhável o uso de botões, zíperes, strass e miçangas. Eles podem cair ou rasgar e a criança pode engoli-los por curiosidade.

Dicas úteis para finalizar o trabalho
Quando o conjunto estiver pronto, você precisa lavá-lo bem novamente, secá-lo e passá-lo, verificando se o linho encolheu. Depois disso, você pode colocar os travesseiros nas fronhas com segurança e o cobertor na capa de edredom. Se você gostou do processo, pode fazer vários conjuntos para o berço e trocá-los um por um. Cada um deles pode ser decorado com seus próprios elementos.
Importante! Antes de usar, verifique cuidadosamente se há alguma agulha ou alfinete preso no tecido. Isso é bem possível e, mais cedo ou mais tarde, a criança pode se machucar ou até mesmo causar danos irreparáveis à sua saúde.

Lindos conjuntos de cama infantil para inspiração
Aqui está uma seleção de lindas roupas de cama infantis que ajudarão você a se inspirar e entender exatamente o que você quer fazer, de que tecido e como decorá-las depois.

Assim, costurar roupas de cama para bebê é fácil e divertido, mesmo para costureiras iniciantes, sem mencionar as mestres do ofício. Ao escolher o material e costurar você mesma, você não só economiza dinheiro, como também proporciona prazer para você e seu bebê.




