Um único botão costurado incorretamente ou solto pode arruinar todos os esforços de uma pessoa para ter uma aparência elegante e atraente. Você também deve se lembrar de quantos botões faltavam nas roupas da criança depois que ela voltava de um passeio: às vezes, eram muitos. Com base nisso, você precisa saber como costurar um botão corretamente para que ele dure muito mais do que um botão costurado de forma simples, sem o uso de equipamentos. Qualquer processo de costura tem suas próprias nuances e sutilezas que precisam ser levadas em consideração. O artigo de hoje explica como costurar um botão com 4 ou 2 furos corretamente e como escolher a agulha e a linha certas.
Quais são os melhores fios para usar?
Ao escolher as linhas, não há necessidade de reinventar a roda e criar algo novo e próprio, pois tudo já foi feito há muito tempo. Ao escolher, você pode se basear em várias regras, que incluem os seguintes pontos:
- Se forem utilizados botões planos, os fios para costurá-los serão selecionados de acordo com a cor dos próprios elementos;
- Se forem utilizados botões de haste, os fios para costurá-los serão selecionados de acordo com a cor do tecido da roupa;
- Quanto mais denso e grosso for o tecido do produto alvo, mais fortes e grossos os fios devem ser.

Evite usar fios de algodão, caso contrário, eles se tornarão um "hobby", pois tais elementos se rasgam e se desgastam rapidamente com o uso diário. A questão é que fios feitos de materiais naturais têm propriedades ambientais positivas, mas sua resistência é nula em comparação com materiais sintéticos.

É melhor usar fios reforçados, duráveis e de alta qualidade. Eles têm características de maior resistência e, devido à sua gama de cores e propriedades, são adequados para quase todos os tipos de materiais.

Seleção de agulha e fixação inicial da linha
Como você pode ver, o tamanho é importante na hora de escolher uma agulha. Aqui estão algumas regras simples:
- Para roupas grossas de inverno, como casacos de pele, casacos de pele de carneiro e artigos de couro, você deve escolher agulhas grossas com um orifício grande;
- Para tecidos leves e finos, como cetim, seda e viscose, agulhas finas e afiadas são ideais, capazes de perfurar o tecido de maneira uniforme e sem prender;

- Não negligencie o uso de um dedal. Ele ajudará você a evitar furar os dedos ao costurar botões em tecidos grossos e densos.
A melhor opção para qualquer tipo de tecido é usar uma agulha de tamanho médio, mas você deve entender que ela nem sempre consegue "pegar" materiais densos. Na ponta de um pequeno pedaço de linha, você deve dar um nó para dar uma fixação inicial.

Importante! Ao trabalhar com botões pequenos, costurar com uma linha é adequado, mas se o elemento for grande e o tecido for grosso, você deve costurar e costurar em duas camadas.
Como costurar um botão em uma haste
Se o botão em si for plano, você mesmo pode fazer uma haste para ele. Tal elemento passará facilmente pela laçada e não se soltará. Mesmo que o botão tenha sua própria haste, muitas vezes é feita uma haste adicional para expandir a peça e aumentar a durabilidade do tecido e dos atributos. Somente as peças costuradas à máquina de costura não possuem haste.

Para fazer uma "perna" entre o elemento e o material, coloque um fósforo ou uma haste de caneta para criar um pequeno espaço entre eles. Isso é necessário para enrolar a perna com um fio e colocar facilmente a laçada no botão.
Importante! Um revestimento em forma de fósforo ou vareta pode ser inserido não apenas sob o produto, mas também acima dele. Isso é mostrado esquematicamente na figura.

Para tecidos finos e delicados, use alfinetes ou agulhas finas, mas para tecidos grossos e duráveis, um fósforo para acender o forno será a solução ideal. O processo de costura é o seguinte:
- Encontre o local onde o produto antigo foi costurado;
- Remover tópicos antigos;
- Fure cuidadosamente o tecido pelo lado avesso, no ponto onde estava a linha antiga;
- Puxe-o até o final e dobre-o passando pelo fósforo;
- Passe a linha pelo furo e puxe bem;
- Insira a agulha no outro lado da lista ou alfinete.

Se as peças tiverem 4 furos, você pode fazer pontos com linhas cruzadas ou paralelas. Dez vezes serão suficientes. Você só precisa lembrar que cada novo ponto deve ser feito do outro lado do fósforo.
Plano com dois furos
Ao trabalhar com esse tipo de botão, há uma nuance importante: faça uma espécie de "suporte" com os fios ao costurar um botão plano. Graças a isso, será mais fácil passá-lo pela alça ao abotoar roupas. O tamanho dessa perna deve ser igual ao tamanho do forro onde as alças são colocadas.

Para obter a mesma altura da sapatilha a cada novo ponto, você deve usar ferramentas auxiliares que funcionem como uma almofada entre o tecido e o produto. Como mencionado anteriormente, alfinetes, grampos de cabelo, fósforos e hastes de caneta são ideais para isso. Quando o trabalho estiver concluído, essa almofada será fácil de remover.

Depois que todas as ferramentas estiverem prontas, você pode começar o processo de costura passo a passo:
- Na parte interna da borda do material, fure o local previamente marcado com uma agulha e dê um nó nele;
- Da “face” do tecido, passe um botão por qualquer furo na agulha que saiu;
- Coloque um elemento sob o produto. Você pode usar um alfinete ou um fósforo;
- Passe a linha pelo segundo furo e fure novamente o tecido da borda da peça;
- Repita esses passos várias vezes até que o botão pareça encaixar corretamente. Você deve segurá-lo de forma que ele não escorregue e o forro não caia ou fique torto;

- Fixe o produto. Para isso, no último ponto, a agulha é passada não pela casa do botão, mas pela borda do tecido;
- Remova a ferramenta de revestimento e enrole a perna resultante várias vezes para dar rigidez e resistência;
- Prenda a linha com um nó ou ponto no avesso do tecido e corte o excesso.

Plano com quatro furos
Costurar esse elemento não é mais difícil do que o anterior. Os processos são muito semelhantes e a diferença, naturalmente, é que há dois furos ali, e aqui, quatro. Eles devem ser costurados um a um. Primeiro, um ponto é feito através de um par de furos e, em seguida, através do outro. Isso continua até que o botão "assente" firme e qualitativamente no material. Para dar ao botão uma perna levantada neste caso, você também pode usar forros em forma de hastes, alfinetes e fósforos.

Importante! Todas as ações são válidas, mas você deve usar uma rosca mais longa, pois há o dobro de furos.
Existem muitas opções de como fazer pontos. As mais simples e populares são:
- Linhas paralelas;
- Ponto quadrado;
- Ponto cruz;
- Ponto flecha.

Para quem acredita em magia e presságios, existem mais alguns pontos que, segundo algumas pessoas, podem influenciar o destino. Não se sabe até que ponto essa informação é verdadeira e como botões costurados dessa maneira podem causar uma mudança no curso dos acontecimentos, mas você pode tentar os seguintes pontos:
- Na forma da letra "I" do alfabeto cirílico - sucesso em empreendimentos criativos e popularidade;
- Na forma da letra latina "Z" - sucesso em termos materiais e financeiros;
- Em forma de um quadrado com uma cruz - amor apaixonado.

Assim, costurar botões em calças, jeans, casacos, jaquetas, camisas ou até mesmo shorts é fácil. O processo não requer conhecimentos profundos de costura, mas você ainda precisa se familiarizar com os pontos básicos. Eles ajudarão você a evitar erros de iniciante e a não costurar botões todos os dias.




