Tudo sobre a lançadeira em máquinas de costura e seus tipos

Iniciantes em costura se perguntam sobre a lançadeira de uma máquina de costura: o que é, quais tipos existem? Ao escolher um modelo, as vantagens e desvantagens de cada tipo são consideradas. É melhor seguir os conselhos de especialistas.

Lançadeira em uma máquina de costura

Uma lançadeira é um dispositivo necessário para costurar com ponto de dois fios. Existem diferentes tipos de opções e, ao escolher, preste atenção às suas características. Uma lançadeira para máquina de costura consiste em uma cabeça e uma tampa. Há vários furos ao longo do contorno para a passagem da linha.

Pular tópicos
Pular tópicos

Tipos de ônibus

Os seguintes tipos de ônibus são considerados comuns:

  • pêndulo;
  • vertical;
  • horizontal.

Cada um deles difere no design.

Guia de linha horizontal
Guia de linha horizontal

Lançadeira pendular

O elemento apresentado é encontrado em máquinas de classe econômica. Por exemplo, o modelo "Chaika" utiliza uma lançadeira que opera com o princípio do pêndulo. A peça apresentada também é chamada de oscilante. Quando a cabeça retorna, a linha é capturada. A vantagem é que a máquina tem um design simples e o elemento pode ser facilmente substituído.

Interessante! Durante a operação, o pêndulo praticamente não requer inspeções frequentes. No entanto, em modelos mais antigos, ele geralmente exigia ajustes.

A tampa e a haste são fixas, não balançando durante o trabalho. Defeitos raramente são observados durante a costura. Ao examinar o desenho, são perceptíveis lacunas na formação das laçadas. Os elementos oscilantes têm suas desvantagens:

  • baixa velocidade;
  • alta vibração;
  • barulho;
  • funcionalidade limitada.
Guia de fio de pêndulo
Guia de fio de pêndulo

Lançadeira vertical de círculo duplo

O elemento vertical difere do pêndulo. Alguns especialistas o chamam de rotativo, mas há características de design. A cabeça é fixa, localizada no anel. É fornecida uma braçadeira semicircular, que pode mudar sua posição.

Importante! A unidade rotativa é frequentemente encontrada em modelos profissionais da mais alta categoria. Especialistas a escolhem porque proporciona alta velocidade de costura.

Você pode estar interessado nisto:  Guia para costurar você mesmo um protetor de colchão

O elemento rotativo de dupla rotação não tem medo de desgaste e pode durar muito tempo. De fato, oferece uma excelente linha, e você pode se orgulhar do seu trabalho. Outras vantagens incluem o seguinte:

  • alta resistência;
  • confiabilidade;
  • a capacidade de trabalhar com tecidos finos.

A única desvantagem é o alto custo.

Lançadeira horizontal

A lançadeira deste tipo fica na horizontal e se assemelha visualmente a um prato. Há opções com tampa aberta e translúcida. A ausência de tampa é outra característica. Assim, a linha fica sempre visível, o que é uma grande vantagem. Durante a costura, o mestre observa o material e consegue identificar rapidamente a cor.

Guia de linha horizontal
Guia de linha horizontal

O enrolamento é feito em uma bobina. Há elementos de plástico ou metal leve. Algumas partes do mecanismo são combinadas, mas isso não é bem-vindo em um ambiente profissional. Para lançadeiras horizontais, o tipo de linha é importante; recomenda-se seguir as recomendações dos fabricantes.

Interessante! A bobina com elementos horizontais pode ser substituída (os reparos não exigem grandes investimentos). Mas o desgaste da cabeça em alguns pontos requer a intervenção de um mestre.

Ao entrar em contato com um centro de serviço, você terá que pagar uma quantia alta. Ao considerar máquinas com elementos horizontais, as bobinas de reposição geralmente são compradas com antecedência.

Bobinas de substituição
Bobinas de substituição

Principais vantagens:

  • leve vibração;
  • ausência de ruído;
  • linha uniforme;
  • sem distorção;
  • a bobina pode ser substituída;
  • enfiamento rápido;
  • adequado para passadores de roupa;
  • a capacidade de controlar a unidade eletrônica;
  • acessibilidade.

A desvantagem é o longo ajuste do mecanismo. A chapa precisa ser ajustada antes da costura e um parafuso é instalado para esse fim. Outro problema é o inconveniente, já que a bobina fica em um local de difícil acesso.

Instalando o parafuso
Instalando o parafuso

Escolhendo um ônibus espacial

A lançadeira pendular é destinada principalmente a iniciantes. Assim, os mestres consideram elementos verticais e horizontais. O primeiro tipo precisará ser ajustado, mas há muitos fãs desse mecanismo. Mesmo considerando máquinas baratas da URSS (Podolsk 142, 2M), é notável que elas sejam práticas e confiáveis. Durante a operação, o elemento vertical não gira em círculo e não está sujeito a desgaste.

Você pode estar interessado nisto:  Enfiamento correto da bobina, lançadeira e linha inferior na máquina de costura
Podolsk 142
Podolsk 142

Alguns terão dificuldade em ajustar sua posição; para isso, as características de cada fabricante são levadas em consideração. Quebras são frequentemente observadas se você mantiver uma velocidade de rotação alta. O nariz da lançadeira é um ponto fraco. Ao comprar um elemento, o número de serrilhados é verificado (quanto mais, melhor).

Uma característica adicional está oculta no trabalho com tecido. Durante a costura, a agulha se move junto com o mecanismo. O elemento é dobrado, além de altas cargas serem permitidas. Os fãs da técnica Singer criticam as lançadeiras verticais, embora, na verdade, elas possam servir por muito tempo.

Técnicas de Cantor
Técnicas de Cantor

Interessante! Quando o modelo chega ao mestre, ele verifica a haste. Muitas vezes, ela está ligeiramente deformada, e a fixação também é verificada. Uma máquina em funcionamento é bastante funcional e conveniente.

A situação com o dispositivo de transporte horizontal é um pouco diferente. Este tipo é considerado moderno e muito procurado em modelos domésticos. Empresas populares que utilizam este tipo de dispositivo:

  • Irmão.
  • JANOME.
  • MINERVA.

Existem várias diferenças significativas no design. O eixo do mecanismo é curto. O painel possui marcações, sendo importante que sejam facilmente legíveis. As empresas vêm reduzindo os custos de produção nos últimos anos, por isso são fornecidas opções sem tampa. Na verdade, isso é prático e simples. Na prática, as folgas raramente são visíveis, mas muito depende dos elementos.

Boné para máquina de costura
Boné para máquina de costura

A quebra da linha ocorre com frequência porque a lançadeira se move para o lado e não está firmemente fixada. As máquinas Singer e Veritas são produzidas com mecanismos semelhantes e proporcionam uma largura de ponto alta. As operações de autoajuste às vezes são muito complicadas. Mesmo os modelos modernos exigem manutenção.

Conselhos de especialistas

Ao escolher um ônibus, vale a pena seguir os conselhos de especialistas:

  • elementos de pêndulo são adequados para iniciantes;
  • os ônibus horizontais quebram com menos frequência;
  • Com um modelo vertical você pode economizar linha.

Ao escolher uma lançadeira, os compradores se orientam pelo preço. O mercado oferece modelos modernos com lançadeiras verticais. Elas são caprichosas em termos de material. No entanto, um alto nível de qualidade de costura é garantido. Se você economizar em máquinas com elemento horizontal, o fabricante não se responsabiliza pela funcionalidade.

Você pode estar interessado nisto:  Moldes e procedimentos de costura para uma saia plissada

Acima estão as lançadeiras para máquinas de costura. Existem diferentes tipos de elementos, é necessário entender o design. Ao escolher uma lançadeira, é melhor considerar o conselho de especialistas.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior