As pessoas estão cada vez mais dando preferência às máquinas de costura e se afastando da costura manual. Esta última é frequentemente usada por artesãos profissionais apenas nos casos em que é necessário costurar tecidos grossos com um furador ou uma agulha grossa. As unidades de costura consistem em um grande número de peças móveis, por isso é necessário saber como cuidar delas adequadamente para que o processo de trabalho proporcione o máximo prazer. Entre esses elementos, há um elemento muito importante: a bobina. Este material explicará como enfiar uma bobina em uma máquina de costura e o que ela é.
O que é uma bobina
Uma bobina de máquina de costura é um carretel em miniatura no qual a linha é enrolada para criar o ponto inferior. Consequentemente, a linha usada nela é chamada de fundo. O processo de enrolamento é realizado automaticamente pela própria máquina. Para isso, basta fixar o carretel na parte superior da máquina de costura. Em seguida, a bobina é inserida em um compartimento especial - uma tampa de bobina, que é colocada em uma lançadeira horizontal ou vertical.

A bobina e a caixa da bobina estão entre as principais peças da máquina de costura. Elas devem estar sempre em boas condições. A superfície da caixa deve ser lisa, pois mesmo um pequeno defeito pode distorcer a costura e levar a um funcionamento incorreto: desde pontos saltados até uma linha inferior rompida.
Importante! Durante a costura, a linha de cima puxa a linha de baixo, que está na caixa da bobina. Após o entrelaçamento, forma-se um ponto. A tensão da linha depende do peso da bobina, bem como do material de que é feita. O plástico se move mais rápido do que o metal.
Vale ressaltar que as bobinas de costura, assim como as tampas de bobina, diferem significativamente entre si. Quase todas as máquinas são adequadas apenas para as bobinas e tampas produzidas pelo fabricante do equipamento. As bobinas diferem não apenas no raio e na largura, mas também no material de que são feitas. Geralmente, são fabricadas com peças de metal e plástico transparente.

Bobina de metal
Esses elementos são destinados a diversos tipos de lançadeiras: de giro vertical e de movimento duplo vertical. Naturalmente, uma bobina de metal é mais pesada que um elemento de plástico, mas, ao mesmo tempo, terá maior resistência e resistência ao desgaste.
Para a sua informação! Peças metálicas desse tipo são consideradas as mais confiáveis. São comuns não apenas em máquinas de costura domésticas, mas também em unidades de produção de classe econômica ou premium.

Bobina de plástico
A bobina de plástico é mais frequentemente usada em máquinas de costura japonesas com lançadeira horizontal. Normalmente, máquinas com lançadeira horizontal possuem placas de agulha transparentes através das quais as linhas são visíveis. A bobina nesses dispositivos também é feita de plástico e transparente. A vantagem desse componente é o seu peso e a desvantagem é a sua durabilidade.

Como inserir uma bobina em uma máquina de costura: Singer, Brother, Janome
Antes de instalar a peça, é necessário verificar se a largura da bobina corresponde à largura da tampa. A bobina deve estar "convenientemente" localizada dentro da tampa. Nada deve impedi-la de girar. Ao mesmo tempo, sua largura não deve ultrapassar a borda. Se lascas, rachaduras e cortes aparecerem na superfície da peça, isso, mais cedo ou mais tarde, levará a enroscos e à quebra da linha durante a costura. Mesmo que a linha não se quebre, isso pode ter um efeito extremamente negativo na qualidade do trabalho.

Além da inserção, é necessário realizar uma série de operações adicionais para enrolar a linha. Se o processo não for familiar, você deve seguir as instruções passo a passo:
- Coloque o carretel em um pino especial, que fica na parte superior do corpo da máquina de costura.
- Desenrole um pouco de linha e enrole-a na bobina manualmente. Se a peça for de plástico, geralmente possui um furo especial para inserir a linha e enrolá-la posteriormente.
- Coloque um pequeno carretel no enrolador e prenda-o firmemente.
- Pressione o pedal de uma máquina manual ou automática para iniciar o processo de enrolamento.

Importante! Resta aguardar que o processo de enrolamento seja concluído automaticamente. Se necessário, você pode parar a máquina após encher a bobina com linha, quando a quantidade de linha enrolada for suficiente.
Em seguida, vem a instalação propriamente dita, mas antes disso também é importante verificar que tipo de mecanismo de lançadeira é usado na máquina de costura. Com uma lançadeira horizontal, a ordem das ações é a seguinte:
- Remova a tampa. Tudo depende do modelo. Ela é removida de forma diferente em cada máquina. Leia o manual de instruções.
- Pegue a parte enfiada e desenrole aproximadamente 10 a 20 centímetros de linha. Essa ação é necessária para puxá-la pela agulha, seja ela simples, dupla ou superior.
- Insira a bobina com linha na tampa.
- Recoloque a tampa no lugar.
- Puxe a linha de baixo para fora.

Se a lançadeira da máquina for direcionada verticalmente, o processo passo a passo de enfiá-la será semelhante a este:
- Remova a tampa. Para isso, como no caso anterior, é melhor ler as instruções de uso do aparelho.
- Desenrole 15-20 centímetros de linha do carretel e coloque a parte no suporte (tampa).
- Passe a ponta da linha pelo regulador de tensão. É importante que a direção da linha corresponda à posição da mola.
- Insira a tampa na lançadeira, segurando-a pela lingueta ou trava designada.
- Instale a tampa e pressione a trava até ouvir um clique, indicando que a peça está no lugar.
- Verifique a exatidão das ações. A ponta da tampa deve estar em uma ranhura especial do dispositivo de transporte.
- Feche a tampa da maneira usual.
- Puxe a linha de baixo para fora.

Como enfiar uma lançadeira em uma máquina de costura
Antes de trabalhar em uma máquina de costura, você precisa enfiar corretamente as linhas superior e inferior, bem como ajustar a tensão delas. Também é importante determinar o tamanho do passo do ponto e seu tipo. Você também não pode prescindir de enfiar a lançadeira.

Como exemplo, vale a pena usar a lançadeira vertical comum. Ela é usada em grandes máquinas industriais e em máquinas domésticas de baixo custo. As instruções são as seguintes:
- A linha é enrolada na bobina. Para isso, ela passa por um mecanismo especial e é fixada na bobina. Resta apenas realizar alguns ciclos de enrolamento manual e alternar o dispositivo para o modo de enrolamento automático.
- Quando houver linha suficiente, o processo é interrompido e a bobina é inserida na caixa da bobina para que a linha circule no sentido horário.
- Passe a linha pelo furo da tampa e passe-a por baixo da mola de lâmina. Como resultado, ela deve sair para dentro do olhal com cerca de 10 centímetros de comprimento.

- Se necessário, aumente ou diminua a tensão da linha apertando o parafuso especial na tampa.
- A lançadeira é inserida no dispositivo de lançadeira vertical com a cauda voltada para cima, de modo que se encaixe bem nas ranhuras.
- Gire o volante de modo que a linha de cima pegue a linha da lançadeira.
- Puxe ambas as linhas em direção ao calcador da máquina.

Importante! A tensão da linha deve ser ajustada com extremo cuidado. Não deve haver situações em que a linha fique frouxa ou muito apertada. No primeiro caso, isso resultará em um ponto torto e, no segundo, em uma linha quebrada.

Como enfiar a lançadeira da máquina de costura
Se a máquina de costura tiver uma lançadeira horizontal, é muito mais fácil inserir a linha nela. Nesse sentido, esse dispositivo é mais conveniente do que um vertical. A questão é que a bobina simplesmente precisa ser inserida na lançadeira já embutida. Normalmente, ela é equipada com uma janela transparente através da qual é possível ver quantas linhas ainda restam na bobina. O mesmo pode ser dito sobre a tensão das linhas superior e inferior. Aqui, ela é feita automaticamente.

Para passar a linha na lançadeira horizontal, basta abrir a tampa transparente, inserir a bobina e fechá-la. O enrolamento da linha é automático. Você nem precisa remover o material de baixo do calcador ou remover a linha da agulha.
Importante! Durante a operação, a linha será desenrolada da bobina. Isso evitará que ela fique emaranhada, e a máquina funcionará de forma mais silenciosa e suave.

Passar a linha de baixo em uma máquina de costura não é o processo mais difícil. É muito mais difícil limpar ou consertar a máquina, substituir certas peças móveis ou pingar óleo nela. Trabalhar com linhas e bobinas na tecnologia moderna é o mais simples possível. Mesmo em modelos antigos como Zinger, Podolsk ou Singer Tradition, o processo não é particularmente difícil.




